Jump to content
Sign in to follow this  
Léo Almeida

Voos internacionais em Fortaleza dobraram em 1 ano; o que está acontecendo?...

Recommended Posts

Com concorrência maior, TAP mantém ocupação acima de 80%

Por Redação, negocios@verdesmares.Com.Br 23:00 / 27 de Novembro de 2019

Mesmo com maior acirramento na Capital, companhia portuguesa estuda aumentar oferta de voos entre Fortaleza e Portugal com novas aeronaves menores do que as utilizadas, a depender da demanda. Empresa está há 21 anos em Fortaleza e há mais de 50 no País. Companhia cogita começar a utilizar os novos A321neo

Apesar do aumento da oferta de voos entre Fortaleza e Europa, a veterana TAP permanece com a média de ocupação de suas seis frequências para Lisboa a partir da Capital cearense acima de 80%. A companhia ainda tem intenção de reforçar a operação, segundo o diretor geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho.

Carvalho revela que as frequências podem aumentar, dependendo do crescimento da demanda. "O Nordeste e o Brasil em geral continuam sendo as grandes prioridades da TAP. Estamos no País há mais de 50 anos e nunca deixamos de operar um destino. Aqui (Fortaleza), já estamos há 21 anos", ressalta.

Além do possível aumento de frequência, o diretor aponta que a Capital está no radar da companhia para começar a utilizar as novas aeronaves Airbus A321. "Nós iniciamos em Belém, também vamos utilizar esse modelo em Natal e em 12 de junho inauguramos a rota para Maceió com ele. Em Fortaleza, nós iremos utilizar um misto entre o A330 e o A321. Ainda não temos um planejamento das frequências de cada um, mas conseguiremos ter uma oferta maior de assentos", explica.

Emissores

Segundo Carvalho, 60% dos passageiros da rota entre Fortaleza e Lisboa são europeus, oriundos principalmente de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Para esta alta estação, ele aponta que os bilhetes já estão praticamente todos vendidos, mas coloca o rumo do próximo ano nas mãos do contexto econômico brasileiro.

"A nossa dúvida é como vai ser o ano econômico em 2020. Mas já estamos com tempo suficiente para saber que temos altos e baixos. Nós temos crescido muito na América do Norte, no Brasil temos andado meio de lado. Obviamente, agora com este aumento do câmbio, pode ser que o Brasil fique um pouco mais barato e que isso atraia mais gente da Europa. Por outro lado, penaliza quem sai daqui", diz.

Após o Brasil, a outra grande prioridade da companhia é a América do Norte, onde onze cidades já recebem rotas fixas da TAP - mesmo número de destinos no Brasil.

Aeroportos regionais

Apesar do processo de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara e da concessão de Juazeiro do Norte para a espanhola Aena, Carvalho avalia como improváveis rotas para estes dois destinos no momento. "Se você não tiver frequência, talvez seja uma operação muito cara porque a tripulação fica parada, entre outras coisas. Então, Jericoacoara não acredito que aconteça tão rápido. Além de ser um destino muito sazonal".

Sobre Juazeiro do Norte, o diretor admite que já conversou com a Aena. "Aqui tem mercado para cargas muito bom, principalmente em Juazeiro com as frutas e calçados, que escoam por Fortaleza. Mas não vejo uma operação lá, a não ser que fosse um cargueiro", aponta Carvalho.

Ao todo, a Capital tem 13 ligações semanais com o continente europeu, com mais duas a serem inauguradas em dezembro a Madrid.

Fonte: Diário do Nordeste - 28/11/2019

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 hours ago, riclima said:

Estamos no País há mais de 50 anos e nunca deixamos de operar um destino.


Manaus lhe diz algo?!

  • Haha 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
45 minutes ago, Delmo said:


Manaus lhe diz algo?!

VCP tb, Ainda que substituído pela AD.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem sabe agora que assinaram o codeshare com a G3, os voos da UX melhorem.  O 2º voo só a partir de 01/04/20, quando passa a operar quartas e dom. cheg 18:35 part 20:35

HUX0021 UX0022 20DEC20DEC 0000500 299332 MADMAD2010 2210MADMAD JJ
HUX0021 UX0022 24DEC28JAN 0200000 299332 MADMAD2010 2210MADMAD JJ    2 vps só em jan20
HUX0021 UX0022 27DEC27DEC 0000500 299332 MADMAD2000 2210MADMAD JJ
HUX0021 UX0022 03JAN31JAN 0000500 299332 MADMAD2010 2210MADMAD JJ
HUX0021 UX0022 06FEB26MAR 0004000 299332 MADMAD2010 2205MADMAD JJ

Share this post


Link to post
Share on other sites

2020 traz a Gol de volta de B737-800NG para a Flórida (via Punta Cana/PUJ), com 1 voo diário, e promessa de retornarem os 2 voos diários quando os MAX voltem a operar. A Gol evitando bater de frente com a LATAM em MIA, e pondo mais voos para MCO (5vps) doq ue para MIA (2vps).

Total de 12 voos por semana de FOR para a Flórida:
- MIA = 7vps
- MCO = 5vps
- GOL = 7vps (5x MCO + 2x MIA)
- LATAM = 5vps (5x MIA)


Mas a Gol volta a lutar pela liderança no internacional frente à Latam para a Flórida:
- GOL: 186 assentos por voos, 2.604 assentos por semana (equivalente a 135.408 por ano)
- LATAM: 221 assentos por voos, 2.210 assentos por semana (equivalente a 114.920 por ano)

for-florida.jpg

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...