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Léo Almeida

Voos internacionais em Fortaleza dobraram em 1 ano; o que está acontecendo?...

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Concorrência pra VR, TP e UX.

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Se não fizerem questão do público business, 737 Max seria perfeito, mas, se rolar, acredito no 763.

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Ontem o A340 da Joon deu pane e veio um 777-200 da Air France

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FOR.jpeg?1566224096

 

Final do ano ainda tem Air Europa chegando...

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FOR.jpeg?1566224096

 

Final do ano ainda tem Air Europa chegando...

Muito bom ver a localização estratégica de FOR nos voos para Europa sendo devidamente explorada e com tamanho sucesso.

 

Semana passada estava pesquisando LIS-GRU-LIS para o período de 18/12 a 07/01 e consegui EXECUTIVA a 1.200 euros o seguinte trecho: LIS-AMS-GIG-GRU- FOR-AMS-LIS (sendo GIG-GRU-FOR de G3). Os voos LIS-CDG/AMS-GRU estavam bem mais caros. Entendo estas promoções por ser período de ferias de verão e a esmagadora maioria da demanda para Rio e Fortaleza ser de turistas.

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De TAP direto tava muito mais caro?

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De TAP direto tava muito mais caro?

ECONÔMICA A EUR1.400

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Dados do 1º Semestre de 2019

ANAC, Jan-Jun/2019

 

AFR-KLM dando um baile na TAP e na Condor. Vamos ver como se comportará com a Air Europa para Madri ao longo de 2020.

 

 

 

KLM - FOR-AMS: 20,566 (93.3%)
AFR - FOR-CDG: 17,749 (90.2%)
KLM - AMS-FOR: 17,142 (76.9%)
AFR - CDG-FOR: 15,846 (76.3%)
=========================================
AFR-KML - FOR-CDG/AMS-FOR: 71,303 (84.1%)
TAP - FOR-LIS: 37,332 (83.1%)
TAP - LIS-FOR: 31,668 (69.6%)
=================================
TAP - FOR-LIS-FOR: 69,000 (76.3%)
CFG - FOR-FRA: 6,346 (84.5%)
CFG - FRA-FOR: 4,946 (65.9%)
=================================
TAP - FOR-FRA-FOR: 11,292 (75.2%)
Total Europa:
===============================
FOR-EUROPA-FOR: 151,595 (79.7%)

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Dados do 1º Semestre de 2019 - FOR/EUA-Panamá

ANAC, Jan-Jun/2019


A LATAM já passou a GOL no hub regional NE-Florida. Vamos ver como se comportará com o retorno dos MAX da Gol, ao longo de 2020. LATAM focando mais MIA, GOL focando mais MCO.



TAM - FOR-MIA: 21,275 (86.0%)

TAM - MIA-FOR: 21,015 (84.1%)

TAM - MCO-FOR: 4,799 (77.6%)

TAM - FOR-MCO: 4,777 (77.2%)

=========================================

TAM - FOR-MIA/MCO-FOR: 51,866 (83.5%)



GOL - MCO-FOR: 11,046 (81.5%)

GOL - FOR-MCO: 10,785 (90.1%)

GOL - FOR-MIA: 9,239 (73.9%)

GOL - MIA-FOR: 9,208 (73.7%)

=========================================

GOL - FOR-MCO/MIA-FOR: 40,278 (79.7%)



CMP - PTY-FOR: 1,343 (68.2%)

CMP - FOR-PTY: 1,258 (63.9%)

=========================================

CMP - FOR-PTY-FOR: 2,601 (66.1%)

Nota: Não há dados da Copa para FOR para todo o 1º semestre. São dados parciais.



Total EUA-Panamá:

===============================

FOR-EUA/PANAMA-FOR: 94,745 (81.3%)

Edited by ruifo

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Dados do 1º Semestre de 2019 - FOR/EUA-Panamá

ANAC, Jan-Jun/2019

 

 

CMP - PTY-FOR: 1,343 (68.2%)

CMP - FOR-PTY: 1,258 (63.9%)

=========================================

CMP - FOR-PTY-FOR: 2,601 (66.1%)

Nota: Não há dados da Copa para FOR para todo o 1º semestre. São dados parciais.

 

 

Total EUA-Panamá:

===============================

FOR-EUA/PANAMA-FOR: 94,745 (81.3%)

Copa saiu de FOR, não?

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Copa saiu de FOR, não?

 

Sim, mês passado.

Faltam os dados do início do ano, não informados à ANAC.

Edited by ruifo
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E a G3 parece que desistiu do FOR-MIA.

H G37732 27OCT27OCT 0000007 18673H 1240MIAMIA J
H G37732 02JAN30JAN 0204060 18673H 1240MIAMIA J   opera em jan20
H G37732 27MAR27MAR 0000500 18673H 1240MIAMIA J
H G37732 28MAR28MAR 0000060 18673H 1240MIAMIA J

 

no Airliners, postaram hoje que o voo está zerado para a alta de verão.

G3 FOR-MIA JUL 1.0>0[0] AUG 1.0>0[1.0]

MCO vai continuar reduzido até o final do W19.

H G37654 27OCT27OCT 0000007 18673H 1225MCOMCO J  sem operação nov e dez19
H G37654 01JAN31JAN 0030507 18673H 1225MCOMCO J  4 vps em jan20
H G37654 06JAN27JAN 1000000 18673H 1225MCOMCO J
H G37654 01FEB21MAR 0000060 18673H 0840MCOMCO J  3 vps em fev20
H G37654 04FEB26MAR 0204000 18673H 1225MCOMCO J  2 vps em mar20, aumentando pra 4 vps na última semana 
H G37654 27MAR27MAR 0000500 18673H 1225MCOMCO J
H G37654 28MAR28MAR 0000060 18673H 1225MCOMCO J

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Será que desistiram de manter no GDS FOR-MIA pela indefinição dos MAX ou efeito LATAM-Delta já surtindo efeito?

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3 hours ago, TheJoker said:

E a G3 parece que desistiu do FOR-MIA.


H G37732 27OCT27OCT 0000007 18673H 1240MIAMIA J
H G37732 02JAN30JAN 0204060 18673H 1240MIAMIA J   opera em jan20
H G37732 27MAR27MAR 0000500 18673H 1240MIAMIA J
H G37732 28MAR28MAR 0000060 18673H 1240MIAMIA J

 

no Airliners, postaram hoje que o voo está zerado para a alta de verão.

G3 FOR-MIA JUL 1.0>0[0] AUG 1.0>0[1.0]

MCO vai continuar reduzido até o final do W19.


H G37654 27OCT27OCT 0000007 18673H 1225MCOMCO J  sem operação nov e dez19
H G37654 01JAN31JAN 0030507 18673H 1225MCOMCO J  4 vps em jan20
H G37654 06JAN27JAN 1000000 18673H 1225MCOMCO J
H G37654 01FEB21MAR 0000060 18673H 0840MCOMCO J  3 vps em fev20
H G37654 04FEB26MAR 0204000 18673H 1225MCOMCO J  2 vps em mar20, aumentando pra 4 vps na última semana 
H G37654 27MAR27MAR 0000500 18673H 1225MCOMCO J
H G37654 28MAR28MAR 0000060 18673H 1225MCOMCO J

Ficará então só com BSB-MIA pela Gol? E MCO, a Gol está voando para lá ou não mais?

Já FOR deve manter os 5 763 da Latam para MIA e até aumentar para diário. 

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A Latam e a AA mataram a Gol na rota.

Basta procurar com 2 meses de antecedencia e pelo preço de US$ 1,500 voce faz FOR-MIA-FOR (e na volta ainda pode voltar via GRU ou GIG) de executiva. 

Dos EUA por vezes, US$ 390 de economica.

Esse é o problema de você encarar de frente entrar em rotas que players estabelecidos vão com certeza reagir. E a Gol está longe de ser uma empresa saudável com caixa sobrando.  

 

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3 minutes ago, boulosandre said:

Ficará então só com BSB-MIA pela Gol? E MCO, a Gol está voando para lá ou não mais?

Já FOR deve manter os 5 763 da Latam para MIA e até aumentar para diário. 

Depende... a Latam vai tentar primeiro precificar corretamente a rota. E agora com a American sendo inimiga, não acredito que não existe reação a isso. 

Por isso eu duvido que FOR vire diário, mais fácil a Latam cortar para 3x semanais. 

 

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Voos entre Madri e Fortaleza estão com ocupações de cerca de 70%

Por Hugo Renan do Nascimento, hugo.renan@svm.com.br 07:00 / 20 de Novembro de 2019

Operações da Air Europa iniciam no dia 20 de dezembro. Confira alguns serviços disponíveis a bordo dos aviões da companhia

Daqui a um mês - em 20 de dezembro - a Air Europa inicia as operações entre Madri (Espanha) e Fortaleza. As ocupações dos voos nos meses de dezembro e janeiro já chegam perto de 70%. A informação foi confirmada por Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa no Brasil. 

"Nós estamos felizes com os resultados faltando um mês para o início da operação. É uma ocupação esperada para este começo e tem vindo em um bom ritmo. A partir de fevereiro e março a ocupação está em torno de 60%, mas ainda temos mais dias pela frente para as vendas", diz. 

Segundo ele, no início da comercialização dos bilhetes, em agosto deste ano, os brasileiros eram o principal mercado consumidor. No entanto, com o passar dos meses, os turistas europeus ganharam força e atualmente as vendas estão equilibradas.  

"Está crescendo muito da Europa para Fortaleza. Agora temos mais vendas de europeus e estamos equilibrados. Os italianos conhecem muito o Ceará e eles ficam mais no Estado. O resto da Europa que chega no Brasil uma parte fica no Ceará e uma outra parte faz conexão para outras cidades pela Gol", acrescenta.

Divulgação
O executivo diz ainda que a companhia está fazendo ações de divulgação do voo no Ceará e na Europa.

"Nós estamos fazendo ações para o público final conhecer o nosso produto. Estamos falando de divulgação visual nas ruas de Fortaleza, como outdoor e busdoor, comunicação em revistas, jornais e rádios, além de termos uma boa comunicação no Aeroporto de Fortaleza. É uma comunicação forte e agressiva na cidade".

Na Europa, ele afirma que a divulgação está concentrada, principalmente, na Espanha e na Itália. "Estamos fazendo muitas ações em shoppings e nas redes sociais da Air Europa. A divulgação está sendo muito boa e temos a cooperação do Governo do Ceará".   

 

executiva

Classe executiva da Air EuropaFoto: Divulgação

 

Serviço
A Air Europa começa as operações com dois voos semanais - às terças-feiras e sextas-feiras - e já no próximo ano acrescenta um voo semanal. Em Fortaleza, a empresa vai voar com o Airbus A330-200 com capacidade para 274 passageiros na classe econômica e 26 na executiva.

"Nosso serviço atualmente é muito conhecido pela qualidade de atendimento da tripulação. Nós oferecemos duas cabines. Na econômica, nós oferecemos serviço de refeições (jantar e café da manhã). Nossa cabine está equipada com entretenimento de bordo com streaming através de aplicativos para celulares, tablets e notebooks. Temos também Wi-Fi a bordo com pacotes de velocidade variados", explica.

Na cabine executiva, os passageiros estão dispostos em três fileiras, cada uma com dois assentos. Isso significa que nem todos os assentos têm acesso direto ao corredor da aeronave. "Nosso chef de cozinha da Business é espanhol e muito conceituado. Temos diferentes opções de comidas e cardápio muito bom de bebidas. É um serviço completo e reconhecido mundialmente". 

Fonte: Diário do Nordeste - 20/11/2019

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KLM reduz de quatro para três voos por semana em Fortaleza a partir de janeiro 

Por Redação, negocios@verdesmares.com.br 07:00 / 05 de Novembro de 2019

Companhia informou que movimentações sazonais de malha e disponibilidade de frota foram fatores decisivos 

KLM opera em Fortaleza desde maio do ano passadoFoto: Kléber A. Gonçalves

A companhia holandesa KLM decidiu suspender, a partir de 14 de janeiro de 2020, as operações da empresa às terças-feiras entre Amsterdã e Fortaleza. A suspensão reduz de quatro para três voos por semana entre as duas cidades. 

Em comunicado, a aérea informou que tomou a decisão por conta de movimentações sazonais de malha aérea e disponibilidade de frota para os mais de 165 destinos que a KLM tem no mundo.

"A companhia holandesa continuará com três frequências (segundas, quintas e sábados), somadas às três frequências operadas pela Air France (quartas, sextas e domingos), totalizando seis voos por semana entre a capital cearense e a Europa", disse a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, a restauração da quarta frequência está em avaliação pela companhia. 

A KLM não informou se a retirada do quarto voo semanal tem relação direta com a chegada da parceira Air Europa em Fortaleza, que inicia as operações duas vezes por semana, no próximo mês de dezembro, para Madri (Espanha). 

"Algo que pode ser decisivo também para eles é testarem as taxas de ocupação da Air Europa. Acho estranho tirarem esse voo em janeiro, no auge do inverno europeu", avalia Igor Pires, engenheiro aeronáutico. 

Movimentação
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a agosto deste ano, a KLM transportou mais de 54,3 mil passageiros entre a Holanda e o Ceará.

Apenas em agosto, a companhia movimentou pouco mais de 8 mil viajantes, cerca de 39,2% a mais na comparação com igual período de 2018.

De acordo com a Anac, a empresa registrou ocupação média de 86,3% em seus voos de janeiro a agosto de 2019.

Em agosto, os dados indicam ocupação média de 87,5%, abaixo dos 89,8% no registrado de agosto do ano passado.

Fonte: Diário do Nordeste - 07/11/2019

 

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https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/voos-entre-madri-e-fortaleza-estao-com-ocupacoes-de-cerca-de-70-1.2176909

Voos entre Madri e Fortaleza estão com ocupações de cerca de 70%

Por Hugo Renan do Nascimento, hugo.renan@svm.com.br 07:00 / 20 de Novembro de 2019

Operações da Air Europa iniciam no dia 20 de dezembro. Confira alguns serviços disponíveis a bordo dos aviões da companhia

[RESIZE="600"]image.jpg[/RESIZE]
Airbus A330-200 da companhia espanhola
Foto: Divulgação/Air Europa

Daqui a um mês - em 20 de dezembro - a Air Europa inicia as operações entre Madri (Espanha) e Fortaleza. As ocupações dos voos nos meses de dezembro e janeiro já chegam perto de 70%. A informação foi confirmada por Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa no Brasil. 

"Nós estamos felizes com os resultados faltando um mês para o início da operação. É uma ocupação esperada para este começo e tem vindo em um bom ritmo. A partir de fevereiro e março a ocupação está em torno de 60%, mas ainda temos mais dias pela frente para as vendas", diz. 

Segundo ele, no início da comercialização dos bilhetes, em agosto deste ano, os brasileiros eram o principal mercado consumidor. No entanto, com o passar dos meses, os turistas europeus ganharam força e atualmente as vendas estão equilibradas.  

"Está crescendo muito da Europa para Fortaleza. Agora temos mais vendas de europeus e estamos equilibrados. Os italianos conhecem muito o Ceará e eles ficam mais no Estado. O resto da Europa que chega no Brasil uma parte fica no Ceará e uma outra parte faz conexão para outras cidades pela Gol", acrescenta.

Divulgação

O executivo diz ainda que a companhia está fazendo ações de divulgação do voo no Ceará e na Europa.

"Nós estamos fazendo ações para o público final conhecer o nosso produto. Estamos falando de divulgação visual nas ruas de Fortaleza, como outdoor e busdoor, comunicação em revistas, jornais e rádios, além de termos uma boa comunicação no Aeroporto de Fortaleza. É uma comunicação forte e agressiva na cidade".

Na Europa, ele afirma que a divulgação está concentrada, principalmente, na Espanha e na Itália. "Estamos fazendo muitas ações em shoppings e nas redes sociais da Air Europa. A divulgação está sendo muito boa e temos a cooperação do Governo do Ceará".   

[RESIZE="500"]image.jpg[/RESIZE]
Classe executiva da Air Europa
Foto: Divulgação

Serviço

A Air Europa começa as operações com dois voos semanais - às terças-feiras e sextas-feiras - e já no próximo ano acrescenta um voo semanal. Em Fortaleza, a empresa vai voar com o Airbus A330-200 com capacidade para 274 passageiros na classe econômica e 26 na executiva.

"Nosso serviço atualmente é muito conhecido pela qualidade de atendimento da tripulação. Nós oferecemos duas cabines. Na econômica, nós oferecemos serviço de refeições (jantar e café da manhã). Nossa cabine está equipada com entretenimento de bordo com streaming através de aplicativos para celulares, tablets e notebooks. Temos também Wi-Fi a bordo com pacotes de velocidade variados", explica.

Na cabine executiva, os passageiros estão dispostos em três fileiras, cada uma com dois assentos. Isso significa que nem todos os assentos têm acesso direto ao corredor da aeronave. "Nosso chef de cozinha da Business é espanhol e muito conceituado. Temos diferentes opções de comidas e cardápio muito bom de bebidas. É um serviço completo e reconhecido mundialmente".

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A KLM continua operando com o A330, pelo menos até 2021. A intenção da companhia é mandar embora os 747 e os 330, até 2021, e pra longo curso vai manter 777 e 787. A Airfrance vai alternar entre 777 e 787, de acordo com a season.

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11 hours ago, riclima said:

KLM reduz de quatro para três voos por semana em Fortaleza a partir de janeiro 

Por Redação, negocios@verdesmares.com.br 07:00 / 05 de Novembro de 2019

Companhia informou que movimentações sazonais de malha e disponibilidade de frota foram fatores decisivos 

KLM opera em Fortaleza desde maio do ano passadoFoto: Kléber A. Gonçalves

A companhia holandesa KLM decidiu suspender, a partir de 14 de janeiro de 2020, as operações da empresa às terças-feiras entre Amsterdã e Fortaleza. A suspensão reduz de quatro para três voos por semana entre as duas cidades. 

Em comunicado, a aérea informou que tomou a decisão por conta de movimentações sazonais de malha aérea e disponibilidade de frota para os mais de 165 destinos que a KLM tem no mundo.

"A companhia holandesa continuará com três frequências (segundas, quintas e sábados), somadas às três frequências operadas pela Air France (quartas, sextas e domingos), totalizando seis voos por semana entre a capital cearense e a Europa", disse a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, a restauração da quarta frequência está em avaliação pela companhia. 

A KLM não informou se a retirada do quarto voo semanal tem relação direta com a chegada da parceira Air Europa em Fortaleza, que inicia as operações duas vezes por semana, no próximo mês de dezembro, para Madri (Espanha). 

"Algo que pode ser decisivo também para eles é testarem as taxas de ocupação da Air Europa. Acho estranho tirarem esse voo em janeiro, no auge do inverno europeu", avalia Igor Pires, engenheiro aeronáutico. 

Movimentação
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a agosto deste ano, a KLM transportou mais de 54,3 mil passageiros entre a Holanda e o Ceará.

Apenas em agosto, a companhia movimentou pouco mais de 8 mil viajantes, cerca de 39,2% a mais na comparação com igual período de 2018.

De acordo com a Anac, a empresa registrou ocupação média de 86,3% em seus voos de janeiro a agosto de 2019.

Em agosto, os dados indicam ocupação média de 87,5%, abaixo dos 89,8% no registrado de agosto do ano passado.

Fonte: Diário do Nordeste - 07/11/2019

 

Desde quando a KLM é parceira da Air Europa, ainda mais agora que é do Grupo IAG, acho que o repórter comeu bola ao afirmar que são parceiras , ou vcs sabem de algo que eu não tenha lido?

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47 minutes ago, Luckert said:

Desde quando a KLM é parceira da Air Europa, ainda mais agora que é do Grupo IAG, acho que o repórter comeu bola ao afirmar que são parceiras , ou vcs sabem de algo que eu não tenha lido?

Alguns fatos:

  • Air France, KLM e Air Europa são todas membros da Sky Team e possuem codeshare mútuos.
  • O Grupo Air France-KLM também ainda é acionista da Air Europa (a compra da Iberia é de Nov/2019 e provavelmente mudará esse panorama no médio prazo).
  • En julio de 2019, Air Europa firma con el grupo francoholandés Air France-KLM la creación de una joint venture para operar todos los vuelos de largo radio de las tres aerolíneas entre París, Madrid y Amsterdam hacia Centro y Sudamérica, creando un fondo común repartiendo gastos y beneficios, creando así un triple código compartido que beneficiará a los clientes de las tres aerolíneas, ofreciendo de esta forma más destinos y más frecuencias.
  • Após a compra da LATAM pela Delta, a Air France e KLM assinaram um acordo de codeshare com Gol por mais cinco anos (2019-2024), para evitar problemas no médio prazo.
  • Quando a Air Europa decidiu abri MAD-FOR, foi na base da Joint-Venture descrita acima, e também com code share com a Gol, para distribuição de voos no Brasil. Inclusive o voo entra bem no horária do banco de conexões lá de FOR.
  • KLM e Air France reduziram seus números de assentos em FOR para dar espaço à entrada da Air Europa por lá.
  • A compra da Air Europa pela Iberia provavelmente irá mudar vários desses fatos acima (como a Air Europa sair da SkyTeam, por exemplo), mas isso se dará no médio prazo, não no curtíssimo prazo.

 

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31 minutes ago, ruifo said:

Alguns fatos:

  • Air France, KLM e Air Europa são todas membros da Sky Team e possuem codeshare mútuos.
  • O Grupo Air France-KLM também ainda é acionista da Air Europa (a compra da Iberia é de Nov/2019 e provavelmente mudará esse panorama no médio prazo).
  • En julio de 2019, Air Europa firma con el grupo francoholandés Air France-KLM la creación de una joint venture para operar todos los vuelos de largo radio de las tres aerolíneas entre París, Madrid y Amsterdam hacia Centro y Sudamérica, creando un fondo común repartiendo gastos y beneficios, creando así un triple código compartido que beneficiará a los clientes de las tres aerolíneas, ofreciendo de esta forma más destinos y más frecuencias.
  • Após a compra da LATAM pela Delta, a Air France e KLM assinaram um acordo de codeshare com Gol por mais cinco anos (2019-2024), para evitar problemas no médio prazo.
  • Quando a Air Europa decidiu abri MAD-FOR, foi na base da Joint-Venture descrita acima, e também com code share com a Gol, para distribuição de voos no Brasil. Inclusive o voo entra bem no horária do banco de conexões lá de FOR.
  • KLM e Air France reduziram seus números de assentos em FOR para dar espaço à entrada da Air Europa por lá.
  • A compra da Air Europa pela Iberia provavelmente irá mudar vários desses fatos acima (como a Air Europa sair da SkyTeam, por exemplo), mas isso se dará no médio prazo, não no curtíssimo prazo.

 

Muito esclarecedor, não poderia ter detalhado melhor 

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1 hour ago, ruifo said:

Alguns fatos:

  • O Grupo Air France-KLM também ainda é acionista da Air Europa (a compra da Iberia é de Nov/2019 e provavelmente mudará esse panorama no médio prazo).

 

A Air France-KLM não é acionista da Air Europa.

AFR-KLM continuam parceiras da Air Europa até a compra pela IAG for aprovada. As coisas em aviacão não mudam do dia para a noite.

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https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/opiniao/hugo-renan-do-nascimento-1.2147731/numero-de-voos-europa-se-consolida-e-americas-seguem-fracas-1.2177817

Número de voos: Europa se consolida, e Américas seguem fracas

Por Redação, hugo.renan@svm.com.br 17:06 / 22 de Novembro de 2019 ATUALIZADO ÀS 17:07
 
Os voos de/para Fortaleza e Europa definitivamente já se consolidaram como os mais demandados e movimentados no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Atualmente, existem 13 voos semanais nas rotas para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda), com um total de 7,2 mil assentos disponíveis por semana. 

A partir de dezembro, o número de voos semanais sobe para 15, com a entrada da Air Europa para Madri (Espanha). Isso totaliza uma oferta de quase 8,4 mil assentos por semana. Com o lançamento deste destino, Fortaleza passará a disponibilizar 33 mil assentos por mês e quase 400 mil por ano.

Enquanto os destinos europeus só crescem em número de frequências e de turistas, os voos de/para América Latina e Estados Unidos não ganham fôlego. Há hoje apenas 7 voos semanais.

A Latam Brasil mantém 5 voos semanais para Miami (EUA), a Gol um, com frequência semanal para Buenos Aires (Argentina), e mais um da Azul voando semanalmente para Caiena (Guiana Francesa).

Com a parada temporária dos Boeing 737 Max, a Gol voltará a realizar os voos para Miami e Orlando, que já chegaram a ser diários a partir de Fortaleza. Atualmente, a empresa não opera as rotas. A previsão é janeiro de 2020, mas sem ainda sabermos se os voos seriam realizados pelo Max ou por outro Boeing da companhia.

No site da empresa - sem confirmação oficial da Gol -, já estão à venda três vezes por semana voos para Miami (às terças, quintas e sábados) e quatro vezes semanais para Orlando (segundas, quartas, sextas e domingos). 

"Os voos diretos serão normalizados assim que os aviões 737 Max 8 retornem para a operação companhia. A Gol esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, junto com as autoridades regulatórias, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares", informou a empresa sem precisar quantos voos vai retomar quando os Max forem liberados.   

Além disso, neste ano, perdemos os voos para a Cidade do Panamá (dois semanais) e um para Bogotá (Colômbia) operados pela desvalida Avianca Brasil. Ademais, as promessas da Gol de voar mais vezes por semana para Buenos Aires ainda não se concretizaram e pelo visto ainda estão longe de se tornarem realidade.

Novos Embraer

A produção e a entrega dos jatos E195-E2, da Embraer, continuam a todo vapor. Nesta quinta-feira (21), a Binter, companhia aérea da Espanha, celebrou a incorporação do seu primeiro jato E195-E2 à sua frota em cerimônia em São José dos Campos (SP). 

A empresa é a primeira cliente europeia a receber a maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais. A Binter possui um pedido firme para cinco E195-E2. Além dela, a brasileira Azul segue recebendo os novos aviões. 

Há algumas semanas, a Embraer e a holandesa KLM Cityhopper assinaram acordo para um pedido firme de 21 aeronaves E195-E2, com direito de compra para mais 14 unidades. 

 

Edited by ruifo

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