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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Na verdade é a implantação de seis pontes de embarques, só.

 

É muito raso relacionar número de aviões atendidos por ponte de embarque. Comparar GIG com GRU não dá, pois o primeiro há uma ociosidade que o segundo não tem. CGH tem 3x mais aviões por ponte do que GRU, por que os turnarounds são rápidos. Um A380 da EK equivale a quase 3 738 da Gol.

 

É um dado interessante, mas que precisa ser detalhado para evitar distorções.

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Na verdade é a implantação de seis pontes de embarques, só.

 

É muito raso relacionar número de aviões atendidos por ponte de embarque. Comparar GIG com GRU não dá, pois o primeiro há uma ociosidade que o segundo não tem. CGH tem 3x mais aviões por ponte do que GRU, por que os turnarounds são rápidos. Um A380 da EK equivale a quase 3 738 da Gol.

 

É um dado interessante, mas que precisa ser detalhado para evitar distorções.

Mas o bom da notícia é ver que a administração não ficou parada e segue investindo em melhorias.

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A primeira parte dessa nova fase já pode ser notada pelos usuários. São a instalação de seis pontes de embarque, duas delas no Terminal 3 e o restante no píer oeste do Terminal 2.

 

 

novas-pontes-gru.jpg

 

 

Seria esse, o Plano Diretor da GRU Airport?

 

 

concourse-t3.jpg

Edited by ruifo

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Mas o bom da notícia é ver que a administração não ficou parada e segue investindo em melhorias.

Verdade. Estão sempre trabalhando, aprimorando a experiência dos passageiros nos T2 e T3, seja melhorando e otimizando o fluxo de passageiros entre os dois terminais internacionais (airside), retrofitando a Asa B, novas lojas e Restaurantes em todos os terminais (land e airside), o novo terminal de ônibus na Asa E do T2 e agora estas 6 novas pontes. Ano que vem teremos os 2 CEMANs (AA e Latam) prontos e o início da construção do novo páteo em volta de onde será o Píer do T3 e aí em 2020 a construção do Píer com mais fingers para 24 NBs ou 12 WBs. Está de parabéns a GRU Airport!

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Todos esses investimentos são muito bons, mas acho que a GRUAirport peca nos cuidados de manutenção e limpeza, principalmente dos banheiros. Penso, ainda, que o fluxo de embarque doméstico do T2 pode e deve ser melhorado.

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Desembarquei pela remota no T2 pela primeira vez, vindo de Gol. Péssima experiência pois ao chegar no desembarque você praticamente já está ao lado das esteiras de bagagem, então eles isolam uma pequena área (pequena mesmo) ao lado da escada e escada-rolante (que tem sentido para este andar) para conexão.

Nesse lugar ficou uma atendente da Gol e um amontoado de gente perguntando sobre conexão.

Se você passa dessa faixa delimitada tem que desembarcar, subir pro embarque novamente e passar pela segurança.

Adivinhem o que ocorreu? Um monte de gente (incluindo vários estrangeiros) passaram dessa faixa sem perceber e o guarda gritando que eles não podiam voltar para conectar, que iam ter que sair e embarcar novamente...

Mas detalhe, essas pessoas não foram nem 10 passos após essa linha...

 

Em suma: muito mal organizado mesmo. E mal sinalizado. A moça da Gol tentou intervir, o guarda não quis saber. Muita gente provavelmente perdeu conexão...

 

Fail mesmo.

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Considerando a área atual do sítio aeroportuário, quantos terminais ainda poderão ser construídos em GRU, sem sobrecarregar as pistas atuais?

Ou melhor ainda, quantos passageiros/ano o GRU poderia atender apenas com as pistas já existentes?!

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Desembarquei pela remota no T2 pela primeira vez, vindo de Gol. Péssima experiência pois ao chegar no desembarque você praticamente já está ao lado das esteiras de bagagem, então eles isolam uma pequena área (pequena mesmo) ao lado da escada e escada-rolante (que tem sentido para este andar) para conexão.

Nesse lugar ficou uma atendente da Gol e um amontoado de gente perguntando sobre conexão.

Se você passa dessa faixa delimitada tem que desembarcar, subir pro embarque novamente e passar pela segurança.

Adivinhem o que ocorreu? Um monte de gente (incluindo vários estrangeiros) passaram dessa faixa sem perceber e o guarda gritando que eles não podiam voltar para conectar, que iam ter que sair e embarcar novamente...

Mas detalhe, essas pessoas não foram nem 10 passos após essa linha...

 

Em suma: muito mal organizado mesmo. E mal sinalizado. A moça da Gol tentou intervir, o guarda não quis saber. Muita gente provavelmente perdeu conexão...

 

Fail mesmo.

Tive o mesmo problema! E eles são bem grosseiros. Quando desembarquei vindo do SDU, tinha um funcionário da gol que resolveu juntar um grupo que havia perdido a conexão pra Maringá bem nesse miolo, e tive de dar a volta pra tentar subir a escada, e o infeliz do segurança gritou comigo dizendo que teria de sair. A GRU tinha de melhorar esse fluxo!

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Alguma imagem e previsão de conclusão desse terminal de ônibus?

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Penso que é um trabalho herculano e caríssimo, que poderia ser condição para a renovação da concessão em 2032 (?): transferir a pista 9R para onde é o acesso da Base Aérea de Cumbica. Não sei se a nova distância entre as pistas seria plausível para ter operações simultâneas, ia aumentar a capacidade do aeroporto. Transpor a 9L poderia ser com a solução igual de ATL, rebaixamente parcial da taxiway.

 

GRU é um aeroporto que tem margem para ampliação, desde que tenha investimento adequados.Do ponto de vista operacional, nunca chegará a ser um HKG da vida, mas vai atender bem.

 

Por exemplo, o TECA ocupa a área mais nobre do sítio aeroportuário, poderia ter um novo TPS 1, a estação atual da CPTM já estaria na porta do terminal!

 

As remotas poderiam virar piers e o estacionamento das aeronaves ser entre o TPS 3 e os hangares da LATAM e AA.

 

o TECA poderia ser mais perto da 27R, onde era o cemitério de aviões ou então no lado oposto.

 

Base Aérea de Cumbica manda para o interior de SP.

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Tive o mesmo problema! E eles são bem grosseiros. Quando desembarquei vindo do SDU, tinha um funcionário da gol que resolveu juntar um grupo que havia perdido a conexão pra Maringá bem nesse miolo, e tive de dar a volta pra tentar subir a escada, e o infeliz do segurança gritou comigo dizendo que teria de sair. A GRU tinha de melhorar esse fluxo!

 

 

 

Alí eu percebi como essa parte do desembarque na remota / T2 está bem mal organizado / pensado.

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Alí eu percebi como essa parte do desembarque na remota / T2 está bem mal organizado / pensado.

 

Com 4 pontes a mais, serão menos passageiros a desembarcar por lá. Devem estar olhando isto também porque estão sempre atentos a aperfeiçoar os fluxos nos terminais 2 e 3. Utilizo GRU com frequência, amanhã mesmo voarei SDU-GRU à tarde. Vamos ver se já terei novidades.

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Penso que é um trabalho herculano e caríssimo, que poderia ser condição para a renovação da concessão em 2032 (?): transferir a pista 9R para onde é o acesso da Base Aérea de Cumbica. Não sei se a nova distância entre as pistas seria plausível para ter operações simultâneas, ia aumentar a capacidade do aeroporto. Transpor a 9L poderia ser com a solução igual de ATL, rebaixamente parcial da taxiway.

Esquece, as elevações ao sul da 09R-27L sao muito altas.

A construção da pista ja levou a intervenções no terreno muito grandes.

Mias fácil investir nas desapropriações ao norte e a construção de uma nova pista que que ja tem seu calculo da zona de proteção feito a décadas.

 

Base Aérea de Cumbica manda para o interior de SP.

E tem o que mandar? rs

Infelizmente a base é apenas uma triste desculpa para justificar um belo condomínio de oficiais.

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Esquece, as elevações ao sul da 09R-27L sao muito altas.

A construção da pista ja levou a intervenções no terreno muito grandes.

Mias fácil investir nas desapropriações ao norte e a construção de uma nova pista que que ja tem seu calculo da zona de proteção feito a décadas.

Ao sul ou ao norte, de qualquer forma não seria uma obra barata e a GRU Airport ou outro concessionário não iria fazer se a concessão for muito curta para o retorno do investimento.

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Ao sul ou ao norte, de qualquer forma não seria uma obra barata e a GRU Airport ou outro concessionário não iria fazer se a concessão for muito curta para o retorno do investimento.

Certeza que não.

O Governo não é inteligente o suficiente para ver isso.

Se a prefeitura de Guarulhos ou o governo de sp fossem inteligentes, desapropriaria por contra própria a area da terceira pista, para forçar o governo federal a fazer algo. o retorno financeiro seria imenso a longo prazo.

Mas como sabemos os governantes não estão lá para pelo município ou o estado.

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Certeza que não.

O Governo não é inteligente o suficiente para ver isso.

Se a prefeitura de Guarulhos ou o governo de sp fossem inteligentes, desapropriaria por contra própria a area da terceira pista, para forçar o governo federal a fazer algo. o retorno financeiro seria imenso a longo prazo.

Mas como sabemos os governantes não estão lá para pelo município ou o estado.

 

E por ai... A questao da ampliacao para parte Norte do aeroporto nao e questao de viabilidade visto que bilhoes sao gastos em Outorga para o Estado e questao de vontade politica.

 

Transferir a parte logistica do aeroporto, com acesso ao rodoanelnorte, a construcao da terceira pista, hangares e novos patios de estacionamento remoto criaria um grande complexo logistico de carga e passageiros. Com possibilidade de propiciar a expansao ou criacao de um grande T1, operacoes simultaneas de pouso decolagem, novos patios, a ligacao de trem para VCP/CPS, Concourses, area para um novo T4 entre outros...

 

E o governo tem de tomar a iniciativa e desapropriar a aerea transferindo as familias para locais apropriados e deixar a iniciativa privada Concessionaria como contrapartida investir. seja esta ou a futura Concessionaria

 

A atual concessao vai ate 2032. Imagina o leilao de GRU para uma nova area de expansao Norte liberada pelo estado como seria?

 

 

 

euUzD.jpg

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A atual concessao vai ate 2032. Imagina o leilao de GRU para uma nova area de expansao Norte liberada pelo estado como seria?

euUzD.jpg

A nova pista é mais ao sul onde hj fica a R Jamil Joao Zarf.

A area que vc destacou já tem muitas elevações. Principalmente onde fica a Praça Belmiro Marques Prata.

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expansão do pier 3

 

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Lindo este 748 vintage da LH %

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27ybn6d.jpg

 

No vídeo, os dois 772 albinos da LTM.

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No início do vídeo (de 03/01) dá pra ver que já estão começando as obras do novo pátio. Nos 05:00 77W da AA no pátio do hangar.

 

Edited by TheJoker
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