Jump to content

GRU anuncia expansão


Recommended Posts

A ponta do pier do T2 ficou uma aberração com tanta ponte de embarque, tem muito pax pra pouco espaço e pouquíssimos assentos para comportar a todos, fica uma multidão em pé.

 

Esses contratos são amadores ao exigirem "quantidade de pontes de embarque" mas não "área destinada a sala de embarque por ponte de embarque".

 

De qualquer forma, acredito que um pier doméstico é até mais necessário que um novo pier internacional, o espaço de remotas entre o T2 e o T3 deveria ser convertido em novo pier doméstico já que ele fica mais perto do T3 para os pax que forem conectar com o internacional. Se escolherem fazer primeiro o pier no local das remotas entre T2 e T1 farão (conforme na imagem acima) será uma grande burr*da.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

  • Replies 449
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Tem dois pares de trilho com alta ociosidade - não vejo qualquer problema em rodar uma linha até a Luz A linha que vai para Mogi tem intervalos altos , acima de 5 minutos. Impossível não ter capacida

https://www.instagram.com/azulpilot/

Toda vez que eu passo em GIG, POA e SSA eu juro que tenho vontade de pegar o projetista que fez aquilo e fazer o desgraçado usar de fato a ##### que projetou. No GIG se desembarcar no pier internacion

28/02/2019

Entrevista- Comandante Miguel Dau, Diretor no Aeroporto Internacional de Guarulhos

 

O Cmte Miguel Dau fala sobre a evolução da Aviação Comercial no Brasil, os principais desafios no controle das operações de um grande aeroporto e as partes que compõem esse processo.

Cmte Miguel Dau, iniciou sua carreira na Força Aérea Brasileira, onde atuou como Piloto de Caça, foi convidado a se juntar à VARIG Airlines como Piloto, tendo sido seu Vice-Presidente Técnico-Operacional/COO, passou pela direção da Azul Linhas Aéreas como cofundador e Vice-Presidente Técnico-Operacional/COO e seu primeiro Comandante, foi diretor de operações/COO no MetrôRio, e atualmente é Diretor de operações/COO no Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU Airport desde março de 2014.

Quais são os principais desafios encontrados para gerenciar as operações de um dos maiores aeroportos da América Latina?

Conciliar os requisitos de Segurança com as necessidades de conforto do Passageiro. Esta não é uma equação muito fácil de se resolver. Entendo que no futuro breve, somente com muita tecnologia para se aumentar o conforto, sem perder os aspectos necessários de segurança.

A IATA anunciou que espera um crescimento de 3,5% para o tráfego aéreo de passageiros para os próximos anos. Além disso, a recém-aprovada redução do ICMS sobre o querosene de aviação acrescentará 490 novos voos semanais para São Paulo e também proporcionará até três dias de stopover para os passageiros. Como isso impactará o Aeroporto Internacional de Guarulhos? O que está sendo planejado para manter a qualidade das operações no ano de 2019?

Estamos revendo o nosso Master Plan, de forma a acompanhar a curva de demanda. As primeiras obras já se iniciaram com a construção do pátio 7 e o aumento de movimentos do sistema de pistas de 52movimentos/hora para 55 movimentos/hora, ainda em 2019.

Com o crescimento da Aviação, aumenta também a necessidade das atividades auxiliares das operações. Como você enxerga a oferta de prestadores de serviços de atividades auxiliares? Atualmente, como o Aeroporto de Guarulhos gerencia e desenvolve esses fornecedores?

O aeroporto apenas acolhe estes prestadores de serviço. Estamos tentando desenvolver, cada vez mais, mecanismos que ajudem a melhorar o padrão e o desempenho destas empresas no aeroporto, com foco básico na segurança operacional. Neste aspecto, a ABESATA tem sido um grande parceiro.

De acordo com a SAC, a GRU Airport assumiu o Aeroporto de Guarulhos com nível de satisfação geral abaixo de 3,5 pontos. Na última medição da Pesquisa de Satisfação do Passageiro foi registrado 4,36 pontos para o aeroporto. A que se deve essa evolução no índice de satisfação?

Inicialmente, desenvolvemos um trabalho inteiramente focado no Cliente/Passageiro, procurando atender o conforto e a mobilidade. O desafio agora é manter um bom nível de serviço nesta fase esperada de retomada do crescimento.

O Aeroporto de Guarulhos foi concedido à iniciativa privada em 2012, por um período de 20 anos. Como estão sendo esses sete primeiros anos de concessão? Quais são as expectativas para os próximos anos de concessão?

Estamos muito confiantes na retomada da economia, mola mestra do transporte aéreo em qualquer país. Nestes primeiros 7 anos estivemos voltados para grandes obras (ILS CAT IIIa, EDG, Terminal 3, Retrofit do Terminal 2). Nesta fase atual procuramos aumentar a nossa eficiência operacional, sendo que o A-CDM é o nosso carro-chefe, pois envolve todos os stakeholders do aeroporto. Conseguimos saltar de 42 movimentos/hora (2012) para 55 movimentos/hora (2019), através de uma forte parceria entre o DECEA/SRPV-SP, INFRAERO (Torre de GRU), e empresas aéreas.

http://institutoaviacao.org/noticia/entrevista-comandante-miguel-dau-diretor-no-aeroporto-internacional-de-guarulhos

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

Então a GRU Airport já considera concluído o retrofit do T2, mesmo sem ter terminado tudo o que havia sido apresentado nos renders, como, por exemplo, o piso com aparência amadeirada nos píers do T2?

Link to post
Share on other sites

Então a GRU Airport já considera concluído o retrofit do T2, mesmo sem ter terminado tudo o que havia sido apresentado nos renders, como, por exemplo, o piso com aparência amadeirada nos píers do T2?

 

Bizarro, porque o terminal segue com aparência de velho e mal cuidado.

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Têm previsão de aumentar ainda mais os slots por hora ou vão continuar nos 55 por um bom tempo?

 

E previsão de dois pousos e duas decolagens simultâneas?

Link to post
Share on other sites

Azul anuncia três novas rotas a partir de Guarulhos (SP)

 

A Azul anunciou três novas rotas a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No dia 1º de julho, a companhia aérea passará a voar para Manaus e, a partir de 1º de setembro, será a vez de Belém e Foz do Iguaçu (PR). Serão utilizadas aeronaves A320neo.

Divulgação/ Azul Linhas Aéreas
default.jpgA320neo da Azul

Atualmente, a empresa já opera onze rotas domésticas no maior aeroporto da América do Sul, ligando a capital paulista a Porto Seguro (BA), Brasília, Cuiabá, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Vitória e Rio de Janeiro.

 

Confira as novas operações da Azul:

Guarulhos - Manaus (um voo diário)

Ida: decola às 6h05 e pousa às 9h (horários locais)

Volta: decola às 8h30 e pousa às 13h35 (horários locais)

 

Guarulhos - Belém (um voo diário)

Ida: decola às 21h45 e pousa à 1h10

Volta: decola à 1h50 e pousa às 5h25

 

Guarulhos - Foz do Iguaçu (dois voos diários)

Ida: decola às 7h45 e 12h50, pousando às 9h25 e 14h25

Volta: decola às 10h05 e 15h10, pousando às 11h45 e 16h50

Link to post
Share on other sites

Falar de A-CDM em GRU ou qualquer outro aeroporto brasileiro me soa como piada.

Miguel Dau, por si só, é uma piada...

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
  • 4 weeks later...

Nova invasão em Guarulhos pode afetar área do aeroporto.

 

https://www.aeroflap.com.br/nova-invasao-pode-afetar-area-do-aeroporto-de-guarulhos/

 

 

E isso que falo o municipio de Guarulhos e um total desgoverno invadem a Serra da Cantareira ( area de preservacao Notar que para isso nao existe nenhum impedimento no desmatamento lei ambiental etc etc fazem o que querem. Agora vai construir a 3 pista pra ver o que a qualquer empresa que adm o aeroporto tera de cumprir para fazer a obra)

 

Os terrenos ao lado do aeroporto que pertence ao sitio aeroportuario, a Infraero nao vio a invasao com a administracao da estatal com vista para a mesma????, E a maior cara dura junto ao poder publico municipal que finge que nao esta vendo nada....

 

 

E ainda tem gente querendo expandir a linha 13 para as favelas do entorno de GRU.

Link to post
Share on other sites

O pátio deve estar pronto em breve. O novo píer é que a concessionária vai se fazer de tonta e quando atingir o gatilho vai forçar uma repactuação...

Link to post
Share on other sites

Nova invasão em Guarulhos pode afetar área do aeroporto.

 

https://www.aeroflap.com.br/nova-invasao-pode-afetar-area-do-aeroporto-de-guarulhos/

Em Recife as casas foram construídas praticamente ao lado da cabeceira 18. O próprio muro do aeroporto serve de parede (do muro pra dentro, não para o lado de fora, dentro mesmo da aérea da pista). O governo tentou tirar mas não tem jeito, e as operações continuam normalmente...

Link to post
Share on other sites

A American Express tomou conta do Executive e First Lounge.

E ainda ocupou um espaço atrás onde não havia nada. Deve estar um belo Lounge.

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Qual a previsão de conclusão desse novo pátio?

 

Era pro 1º semestre...mas não deve demorar muito, talvez +1-2 meses até homologarem tudo.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade