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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Aeroporto de Guarulhos indica empresa para fazer transporte da CPTM ao terminal

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2020/03/aeroporto-de-guarulhos-indica-empresa-para-fazer-transporte-da-cptm-ao-terminal.shtml

 

Em resumo: A GRU já protocolou na ANAC as propostas das empresas que participaram do processo de concorrência para construção do People Mover e, na visão da GRU, a proposta feita pela austríaca Doppelmayr é considerada como "boa opção" . 

 

Oakland Airport:  

 

Edited by Doug

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8 hours ago, Doug said:

Aeroporto de Guarulhos indica empresa para fazer transporte da CPTM ao terminal

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2020/03/aeroporto-de-guarulhos-indica-empresa-para-fazer-transporte-da-cptm-ao-terminal.shtml

 

Em resumo: A GRU já protocolou na ANAC as propostas das empresas que participaram do processo de concorrência para construção do People Mover e, na visão da GRU, a proposta feita pela austríaca Doppelmayr é considerada como "boa opção" . 

 

Oakland Airport:  

 

Excelente noticia!

Resolve na ponta do aeroporto fica faltando o prologamento da linha para alem da estacao Eng Goulart. integracao com o metro.

Isso vai aumentar sig a utilizacao da linha tanto por trabalhadores do aero quanto aumentar o numero de pax que hoje nao usa a linha por ser extremamente complicado usar a mesma.

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Uma dúvida, eu não percebo muito bem o funcionamento dos comboios, entretanto não seria possível essa linha atender em simultâneo com a linha que vai até o Brás? Não seria mais fácil por painéis nas plataformas com indicação do destino do trem para as pessoas não confundirem o destino, seja aero, seja ZL?

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2 hours ago, Matheus_SP said:

Uma dúvida, eu não percebo muito bem o funcionamento dos comboios, entretanto não seria possível essa linha atender em simultâneo com a linha que vai até o Brás? Não seria mais fácil por painéis nas plataformas com indicação do destino do trem para as pessoas não confundirem o destino, seja aero, seja ZL?

É possível e já opera assim com os serviços Connect e Airport Express, o problema é que os dois são uma tremenda gambiarra.

Por que gambiarra, o sistema de sinalização de trem (ATC) não está ajustado para o tipo de serviço com duas linhas, além disso há um problema físico. Para operar sentido Brás, o trem da L13 tem que cruzar com o trilho que faz Calmon Viana, fazendo que o trem que vai para este lugar ter que esperar o outro cruzar. Isto você resolve fazendo um viaduto sobre a via, chamado de Flying Junction, mas a CPTM mal tem dinheiro para o básico...

edit: Quanto a indicação de destino, isto está parcialmente resolvido, pois os trens novos da CPTM (série 2500) vem com displays dinâmicos, portanto alterando conforme a linha.

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Invepar estuda prorrogação de Guarulhos
A companhia planeja oferecer investimentos adicionais em troca da extensão do contrato que termina em 2032

Em uma tentativa de atrair novos parceiros e voltar a expandir seus negócios, a Invepar tem sondado o governo com uma proposta de prorrogação da concessão do aeroporto de Guarulhos por mais cinco anos. A companhia pretende oferecer investimentos adicionais, em troca da extensão do contrato, cujo prazo inicial é de 20 anos, contados a partir de 2012.

(...)

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/06/invepar-estuda-prorrogacao-de-guarulhos.ghtml

 

 

 

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On 06/03/2020 at 10:32, bellinihugo said:

Invepar estuda prorrogação de Guarulhos
A companhia planeja oferecer investimentos adicionais em troca da extensão do contrato que termina em 2032

Em uma tentativa de atrair novos parceiros e voltar a expandir seus negócios, a Invepar tem sondado o governo com uma proposta de prorrogação da concessão do aeroporto de Guarulhos por mais cinco anos. A companhia pretende oferecer investimentos adicionais, em troca da extensão do contrato, cujo prazo inicial é de 20 anos, contados a partir de 2012.

(...)

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/06/invepar-estuda-prorrogacao-de-guarulhos.ghtml

 

Essa prorrogação de 5 anos já é prevista em todos os contratos de concessão. Eles tem que aproveitar essa crise pra conseguir algum benefício do Governo, resta saber se este vai dar +5 anos sem cobrar nada a mais. Investimentos adicionais? não tem como pagar nem o que já foi investido, e ainda falta  a expansão do T3 e o 2º pier.

A relação EBITDA/dívida está em 11,7 vezes, já foi 19 na crise em 2016.  GRU ainda tem 12 anos de concessão. O problema é que o retorno da CAIG está no ebitDA, o EBIT deveria pagar bancos e outorga.

http://ri.gru.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=54598

Edited by TheJoker

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Relatório da ADM e Balanço de 2019 da CAIG  http://ri.gru.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=54595

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS

Em 2019, GRU Airport, iniciou investimentos na infraestrutura com o objetivo de aprimorar o nível de atendimento, conforto e segurança aos passageiros. Dentre os projetos, destaca-se: (i) construção do Pátio 7 - concluído em dezembro de 2019, que contempla em seu escopo a disponibilização de novas posições de aeronaves; (ii) adequações do sistema de detecção, alarme e combate a incêndio do Aeroporto nas áreas de Terminais e TECA com vistas de regularização junto ao Corpo de Bombeiro para obtenção do Auto de Vistoria (AVCB), demonstrando a responsabilidade do aeroporto em proporcionar maior segurança aos passageiros e estar em ordem com as normas de segurança dispostas pela ANAC; (iii) revitalização do pavimento das pistas de taxiamento com objetivo de mitigar riscos de acidentes e colapsos na capacidade operacional da área de manobras de aeronaves do aeroporto; (iv) investimento de duas novas pontes de embarque no Terminal 3, ampliando a estrutura do Píer; e (v) investimento em equipamento de Raio-X de cargas para exportação proporcionando aos clientes uma melhor eficiência no processo.

R$196,8 milhões custo de construção (2018+2019)

Em 2019, pagaram R$230,6 milhões de outorga variável (5% sobre faturamento) + R$1.454 milhões de outorga fixa = R$1.684,6

                 +captações-pagamentos de principal+juros = R$396,9 

Dez19 tinha R$300 milhões em caixa/aplicações.  Em 6 meses, entre geração de caixa e novos empréstimos e/ou aumento de capital, faltam pelo menos R$1.8 bi. O Governo prorrogou o pagamento de julho pra dezembro, mas com a queda no faturamento, vai  ser difícil arrumar esse dinheiro.

2019 vs 2018    PAX +1,8%  Mov -0,7%  Carga -7,3%   Faturamento líquido  +0,7%  Custos&desp operacionais +4,4%  EBITDA R$1.384,2 milhões -0,4%

1384,2-1684,6-396,9 = -697,3  sem covid19

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O Aeromóvel teve problemas em POA, como a falência da empresa que fabricava e fazia manutenção do aparelho e a dificuldade de peças. Nem sei dizer se está operando.

Sinceramente, é o menor dos problemas de GRU, basta por ora fazer melhorias nos ônibus e algumas intervenções nas vias.

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22 hours ago, A345_Leadership said:

O Aeromóvel teve problemas em POA, como a falência da empresa que fabricava e fazia manutenção do aparelho e a dificuldade de peças. Nem sei dizer se está operando.

Sinceramente, é o menor dos problemas de GRU, basta por ora fazer melhorias nos ônibus e algumas intervenções nas vias.

Olha, que eu saiba a empresa ainda existe e o Aeromóvel continua operando.

Um dos trens, o maior, está parado, não sei o motivo.  Talvez demanda.

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3 hours ago, Caravelle said:

Olha, que eu saiba a empresa ainda existe e o Aeromóvel continua operando.

Um dos trens, o maior, está parado, não sei o motivo.  Talvez demanda.

Mês passado estava em Poa e estava inativo no ida e na volta( 2 semanas após), nem aviso tinha, subi ao segundo andar a toa

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On 09/05/2020 at 17:18, Luckert said:

Mês passado estava em Poa e estava inativo no ida e na volta( 2 semanas após), nem aviso tinha, subi ao segundo andar a toa

Acho que não está funcionando então nesse período de quarentena com poucos voos.

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https://www.youtube.com/watch?v=2GsB1aBGpG0

Entrevista com Miguel Dau a partir dos 31 min. Lá pela 01h, melhorias no sistema de pistas (saídas rápidas na 27L, trocas dos 4 ILSs e do radar de solo, redesenho da TMA SP, etc) podem elevar pra 65 mov/hora e  +70 milhões/ano.

spacer.png

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Tem que ter TPS pra tudo isso.

Que não esqueçam desse "pequeno detalhe".

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5 hours ago, Leandrinho said:

Tem que ter TPS pra tudo isso.

Que não esqueçam desse "pequeno detalhe".

Capacidade atual 50 milhões + 10 com a expansão do T3 + 10 com o 3º pier do T2, mas lembrando que o futuro a Deus pertence...

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eles fechariam o atual terminal 1 nesse desenho?

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4 hours ago, TheJoker said:

Capacidade atual 50 milhões + 10 com a expansão do T3 + 10 com o 3º pier do T2, mas lembrando que o futuro a Deus pertence...

Se fizer mesmo esse terceiro píer no T2, vai ficar muito bom.

Não seria mais viável e necessário fazer ele primeiro do que o do T3?

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Este terceiro pier do T2 por que nao fazê-lo entre o T2 e T3, será que a questão é a presença da torre de controle?

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2 hours ago, Leandrinho said:

Se fizer mesmo esse terceiro píer no T2, vai ficar muito bom.

Não seria mais viável e necessário fazer ele primeiro do que o do T3?

Já deveria ter sido feito, antes mesmo do T3. O problema é que o tráfego doméstico não dá o mesmo retorno do internacional, então vão empurrando pra frente. Voltando o movimento, devem reativar o T1, estavam fazendo ampliação das áreas comerciais, não vão desperdiçar esse investimento.

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e pelo que chora as pitangas o Miguel Dau, pode colocar os burrico tudo na sombra porque mal vai sair o pier do T3.

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11 hours ago, FCRO said:

eles fechariam o atual terminal 1 nesse desenho?

Não vejo motivo para desativar o T1, o próprio projeto do monotrilho prevê parada lá. Depois da Azul migrar para o T2 é natural que fique disponível a futuras low-cost, mas não necessariamente aberto se estiver subutilizado.

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22 hours ago, CaioPaulista said:

Não vejo motivo para desativar o T1, o próprio projeto do monotrilho prevê parada lá. Depois da Azul migrar para o T2 é natural que fique disponível a futuras low-cost, mas não necessariamente aberto se estiver subutilizado.

Mas essa é a questão "não necessariamente aberto"

O aeroporto ganha direito alugando as áreas do terminal para comércio 

Quem vai alugar uma área num terminal que pode ser deixado de usar a qualquer momento 

No meu ver ou fazem um projeto para atrair empresas a utilizar o terminal 1 ou fechem de vez 

Por experiência pessoal , fechem de vez

Já peguei filhas quilométricas no rx daquele terminal que parece mais um puxadinho

Horrível a disposição do terminal principalmente do rx e de como se forma a fila

O único ponto bom é a rápida saída do avião até a Praça de desembarque 

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