lespc Report post Posted January 11 Estive em GRU para ver o Hangar da LA que ja esta iniciando operacoes As obras do patio esta a pleno vapor. Se nao acelerar vai faltar patio.. Hangar da AA tambem já esta operando Ja tem aviao sendo deixado entre o T3 e as vagas estadia do T3 exatamente um T7 da AF. Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 11 (edited) Estive em GRU para ver o Hangar da LA que ja esta iniciando operacoes As obras do patio esta a pleno vapor. Se nao acelerar vai faltar patio.. Hangar da AA tambem já esta operando Ja tem aviao sendo deixado entre o T3 e as vagas estadia do T3 exatamente um T7 da AF. Sempre ficou desde que o T3 inaugurou. Agora tem 4 posições pra AA no seu Ceman, e na JJ quando ela começar a utilizar, cabem uns 7 WB. Pra estadia vai dar uma folga. Edited January 11 by TheJoker Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 11 Governo quer estender concessão da GRU Airport em troca de monotrilhoEstadão Conteúdo 11/01/19 O governo federal poderá oferecer uma extensão do prazo de concessão do Aeroporto de Guarulhos para que a administradora do local, a GRU Airport, construa uma interligação entre a Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e os terminais do aeroporto. A informação foi dada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que comentou sobre o projeto em entrevista coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 11. De acordo com Doria, a obra foi um dos temas discutidos na quinta-feira entre o governo paulista e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília. As alternativas para viabilizar uma nova forma de conectar a estação com o aeroporto serão debatidas com a GRU Airport em reunião nos próximos dias e a ideia é fechar “em poucas semanas” uma solução. “Não faz, ao nosso ver, o menor sentido um transporte público que não leva até o terminal do aeroporto. Aliás, é um fenômeno. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo”, comentou o governador. Na avaliação de Doria e seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), a extensão da concessão seria a maneira mais “econômica e rápida” de seguir com a obra, que não consta no contrato assinado pela GRU Airport. Entre as possibilidades estudadas para o projeto, estão o “people mover” (espécie de monotrilho) e uma passarela com esteira rolante. “Nessa reunião de ontem (quinta), acho que ficou claro para o governo federal a necessidade de nós darmos uma alternativa ao passageiro para acessar o Aeroporto de Guarulhos via trem construído e bancado pelo governo de São Paulo. Ou com a extensão da concessão, que é a maneira mais rápida e fácil de levarmos o passageiro até os terminais, ou se isso eventualmente não for possível e não for uma decisão do governo federal, o governo do Estado vai buscar uma solução para o passageiro”, afirmou Garcia. Atualmente, a GRU Airport disponibiliza ônibus gratuitos para transportar os passageiros que chegam na estação da CPTM até os terminais. Anos atrás, a antiga administração da concessionária chegou a prometer o “people mover“, mas recuou alegando que já existia uma proposta de construção de um centro comercial no local. Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”. https://www.istoedinheiro.com.br/governo-quer-estender-concessao-da-gru-airport-em-troca-de-monotrilho/ Quote Share this post Link to post Share on other sites
A350XWB Report post Posted January 11 Dois pontos: 1) posso estar sendo otimista mas acho que vão começar as fundações do novo píer junto com as obras do pátio, a ver... 2) sobre o drama do people mover, sei lá, mas como pax me incomoda 7x mais depender da impraticável CPTM para acessar o aeroporto com a linha nada-lugar nenhum do que pegar um ônibus na ponta de lá. Pra mim esse drama todo de monotrilho só um jeito de apontar o dedo pra concessionária pra ignorar que o elo público não tem nenhum interesse de tornar a linha mais acessível ao centro da cidade. Acho ridículo não ser possível ir pro aeroporto depois das 16:00, quem é de sp sabe que simplesmente não de entra em trem/metro sentido leste depois desse horário. Não em condições saudáveis, que dirá com uma mísera mochila... 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
A345_Leadership Report post Posted January 12 A questão é simples, a Linha 13 nunca foi projetada para atender o aeroporto. Com o fiasco do TAV e do Airport Express restou fazer um Frankstein que atenda a população de Guarulhos, os usuários e funcionários do aeroporto. Sai mais barato incentivar a GRU Airport bancar uma estação próximo do Edifício Garagem. Em troca a CPTM faz o elevado até lá. 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 12 Dois pontos: 1) posso estar sendo otimista mas acho que vão começar as fundações do novo píer junto com as obras do pátio, a ver... 2) sobre o drama do people mover, sei lá, mas como pax me incomoda 7x mais depender da impraticável CPTM para acessar o aeroporto com a linha nada-lugar nenhum do que pegar um ônibus na ponta de lá. Pra mim esse drama todo de monotrilho só um jeito de apontar o dedo pra concessionária pra ignorar que o elo público não tem nenhum interesse de tornar a linha mais acessível ao centro da cidade. Acho ridículo não ser possível ir pro aeroporto depois das 16:00, quem é de sp sabe que simplesmente não de entra em trem/metro sentido leste depois desse horário. Não em condições saudáveis, que dirá com uma mísera mochila... A obra do pier só começa em 2021. Futuro – A meta agora é iniciar o novo ciclo de obras para atingir, no final da concessão, em 2032, a capacidade para receber mais de 60 milhões de passageiros por ano e melhorar, cada vez mais, a percepção dos usuários como um todo. Para chegar neste patamar, a Concessionária planeja algumas obras em diversos setores do aeroporto, com destaque para um novo pátio de aeronaves, com planejamento para 2019, e o novo Píer no Terminal 3, para 2021. Além disso, existem projetos para novos pátios até o final da concessão. https://www.gru.com.br/pt/institucional/imprensa/releases/detalhe?code=109 Engraçado que só falam do 2º Pier e nada da ampliação do terminal (processador). Quote Share this post Link to post Share on other sites
LipeGIG Report post Posted January 12 Fala sério! A obra de prolongamento da linha 13 não prevê desapropriações nem nada. Trata-se de 1Km de via que em parte pode nem ser elevada!Estender a concessão por isso ?!? Quote Share this post Link to post Share on other sites
Landing Report post Posted January 12 Mais fácil conceder os 49% da estatal e exigir a estação.Nada de outro modal, nada de outra baldeação!Por outro lado o governo do estado de sp poderia conceder a linha e exigir a extensão da linha até o aeroporto, e uma linha exclusiva no sentido da cidade.Mas o governador está mais preocupado em fechar o Campo de Marte. Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 12 (edited) Mais fácil conceder os 49% da estatal e exigir a estação. Nada de outro modal, nada de outra baldeação! Por outro lado o governo do estado de sp poderia conceder a linha e exigir a extensão da linha até o aeroporto, e uma linha exclusiva no sentido da cidade. Mas o governador está mais preocupado em fechar o Campo de Marte. Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte. O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema. No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer. Edited January 12 by lespc Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 12 (edited) O people mover se você analisar a área do T1 é subaproveitada, deve ser usada em futuras ampliações, já existe demanda para a movimentação entre os terminais, pax em conexão func entre outros, aproveita já planeja para atender o acesso ao trem aeroporto.que esta ao lado do T1... e resolve o problema do lado aeroporto. E a outra ponta? Edited January 12 by lespc 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
Landing Report post Posted January 12 O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Vitor2000 Report post Posted January 12 Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte. O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema. No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer. Melhor forma de integrar a linha 13 ao centro de SP seria a estendendo até a Barra Funda. A estação tem duas plataformas ociosas, é conectada a uma rodoviária, uma linha do metrô e duas da CPTM. Na Luz é complicado pois a estação não tem nenhuma plataforma ociosa, e é terminal de duas linhas muito movimentadas da CPTM, a 11 e a 7. Levar a linha até a Paulista é impossível, pois é o metrô que passa por lá, e não a CPTM. Outro ponto a favor da Barra Funda é que, provavelmente, o trem Intercidades do Doria vai sair de lá, pois como disse, a estação tem duas plataformas ociosas, e nos tempos da FEPASA, era de onde saíam os trens para o interior. Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 12 Melhor forma de integrar a linha 13 ao centro de SP seria a estendendo até a Barra Funda. A estação tem duas plataformas ociosas, é conectada a uma rodoviária, uma linha do metrô e duas da CPTM. Na Luz é complicado pois a estação não tem nenhuma plataforma ociosa, e é terminal de duas linhas muito movimentadas da CPTM, a 11 e a 7. Levar a linha até a Paulista é impossível, pois é o metrô que passa por lá, e não a CPTM. Outro ponto a favor da Barra Funda é que, provavelmente, o trem Intercidades do Doria vai sair de lá, pois como disse, a estação tem duas plataformas ociosas, e nos tempos da FEPASA, era de onde saíam os trens para o interior. Pode ser ...boa ideia tem de interligar a cidade aos Aeroportos. O Grande problema da linha 13 esta nela parar em Eng Goulart - as linhas da ZL são superlotadas - e não a estação aeroporto parar no T1. isso não existe você ter de pegar a linha 12 Bras etc etc Agora esta correto resolver a construção do people mover no aeroporto pois o mesmo já é necessário para o transporte entre os terminais T1 T2 e o T3 e quem sabe um T4 futuramente. Quote Share this post Link to post Share on other sites
A345_Leadership Report post Posted January 12 Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16. O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus. Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 12 (edited) Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16. O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus. Conheço todo o traçado planejado da linha 13. Discordo completamente pois a linha, inicialmente que deveria ir para o Centro virou um remendo. Na minha tem de atender o aeroporto sentido Cidade e não ocupação irregular do seu entorno o mesmo deveria ser desencorajado não o inverso. Senão vamos ter em GRU uma futura CGH Edited January 12 by lespc Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 12 Falam em "novos pátios", devem ser essas novas posições junto ao T1 e onde tinha aquele buraco perto 09L. Como não vai ter posição pra A380, no novo pátio (7) vai poder caber 13 NB. Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 12 Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16. O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus. Ai tem de ter os 2 a extensão da linha. que para em Eng Goullart e o people mover. Um terminal como GRU linha de onibus? Alias esse foi o grande erro de planejamento transporte no Brasil acabar com as linhas ferreas e partir para o modal rodoviário. O resultado esta ai no Custo Brasil. 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
Leandrinho Report post Posted January 12 A saída rápida pra quem pousa pela 27L ficou só na promessa, né? Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 12 A saída rápida pra quem pousa pela 27L ficou só na promessa, né? Não tem exigência nem prazo em contrato, então só vão fazer quando o movimento exigir. Tem muita coisa que poderia ser feita no sistema de pistas pra elevar a utilização. 55 mov/hora é piada com as tecnologias de hoje. Quote Share this post Link to post Share on other sites
LipeGIG Report post Posted January 12 Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte. O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema. No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer. Tem dois pares de trilho com alta ociosidade - não vejo qualquer problema em rodar uma linha até a Luz A linha que vai para Mogi tem intervalos altos , acima de 5 minutos. Impossível não ter capacidade de rodar Se o problema é a tecnologia da sinalização que precisa ser atualizada - que façam isso. E essa historia de trem de velocidade.... eu canso de dizer que precisamos CRIAR a mentalidade do trem primeiro - ou vai ser um desastre financeiro - melhor que seja uma rede de média velocidade com 5 elos no eixo BH-Brasilia-Curitiba-Rio-Sao Paulo: Curitiba-Sao Paulo-Guarulhos-Sao Jose dos Campos-Taubate-Resende-Rio de Janeiro-Niteroi Rio de Janeiro-Petropolis-Tres Rios-Juiz de Fora-Belo Horizonte-Brasilia Santos-Sao Paulo-Campinas-Ribeirao Preto-Goiania-Brasilia Itanhaem-Santos-Ubatuba-Angra dos Reis-Rio de Janeiro Sao Paulo-Sorocaba-Marilia-Sao Jose do Rio Preto Trens de 140 (local) e 220Km-h (expresso) , o primeiro fazendo parada em todas as cidades (mesmo as que não citei e estariam ao longo das rotas) e o segundo com paradas nas principais cidades ou aeroportos. Quatro pares de trilho capazes de cuidar da demanda de passageiros e carga ao longo dos trajetos. Sim, custaria muito dinheiro, mas seria uma mudança radical na matriz de transportes do país - das 0h as 5h seria usada para cargas 6 Quote Share this post Link to post Share on other sites
Leandrinho Report post Posted January 12 (edited) Não tem exigência nem prazo em contrato, então só vão fazer quando o movimento exigir. Tem muita coisa que poderia ser feita no sistema de pistas pra elevar a utilização. 55 mov/hora é piada com as tecnologias de hoje. Esse movimento de 55 por hora é a capacidade de cada uma das pistas, certo? Ou é a capacidade das duas juntas? PS: Sabe me dizer a capacidade de cada uma das pistas de CGH? Grato. Edited January 12 by Leandrinho Quote Share this post Link to post Share on other sites
Landing Report post Posted January 12 Ai tem de ter os 2 a extensão da linha. que para em Eng Goullart e o people mover. Um terminal como GRU linha de onibus? Alias esse foi o grande erro de planejamento transporte no Brasil acabar com as linhas ferreas e partir para o modal rodoviário. O resultado esta ai no Custo Brasil. Vc reclama do custo brasil, mas quer novo modal ferroviário completamente novo e minusculo em vez de simplesmente extender uma linha já existente? Quote Share this post Link to post Share on other sites
lespc Report post Posted January 13 Vc reclama do custo brasil, mas quer novo modal ferroviário completamente novo e minusculo em vez de simplesmente extender uma linha já existente? Trata-se do mesmo modal sob trilhos... Só que vai atender todos os terminais e interligado a linha de trem, não vejo problema algum, alias isso é comum nos grandes aeroportos pelo mundo. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Lucas Gabardo Report post Posted January 18 Dia 15 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
TheJoker Report post Posted January 18 (edited) Pensando...deve ter alguma maldição sobre a aviação comercial brasileira, principalmente sobre aeroportos. Demoram tanto a fazer obras e quando se decidem o mercado retrai. Edited January 18 by TheJoker Quote Share this post Link to post Share on other sites