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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Estive em GRU para ver o Hangar da LA que ja esta iniciando operacoes As obras do patio esta a pleno vapor. Se nao acelerar vai faltar patio..

 

Hangar da AA tambem já esta operando

Ja tem aviao sendo deixado entre o T3 e as vagas estadia do T3 exatamente um T7 da AF.

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Estive em GRU para ver o Hangar da LA que ja esta iniciando operacoes As obras do patio esta a pleno vapor. Se nao acelerar vai faltar patio..

 

Hangar da AA tambem já esta operando

Ja tem aviao sendo deixado entre o T3 e as vagas estadia do T3 exatamente um T7 da AF.

Sempre ficou desde que o T3 inaugurou. Agora tem 4 posições pra AA no seu Ceman, e na JJ quando ela começar a utilizar, cabem uns 7 WB. Pra estadia vai dar uma folga.

 

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Edited by TheJoker

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Governo quer estender concessão da GRU Airport em troca de monotrilho

Estadão Conteúdo

11/01/19

O governo federal poderá oferecer uma extensão do prazo de concessão do Aeroporto de Guarulhos para que a administradora do local, a GRU Airport, construa uma interligação entre a Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e os terminais do aeroporto. A informação foi dada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que comentou sobre o projeto em entrevista coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 11.

 

De acordo com Doria, a obra foi um dos temas discutidos na quinta-feira entre o governo paulista e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília. As alternativas para viabilizar uma nova forma de conectar a estação com o aeroporto serão debatidas com a GRU Airport em reunião nos próximos dias e a ideia é fechar “em poucas semanas” uma solução. “Não faz, ao nosso ver, o menor sentido um transporte público que não leva até o terminal do aeroporto. Aliás, é um fenômeno. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo”, comentou o governador.

 

Na avaliação de Doria e seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), a extensão da concessão seria a maneira mais “econômica e rápida” de seguir com a obra, que não consta no contrato assinado pela GRU Airport. Entre as possibilidades estudadas para o projeto, estão o “people mover” (espécie de monotrilho) e uma passarela com esteira rolante.

 

“Nessa reunião de ontem (quinta), acho que ficou claro para o governo federal a necessidade de nós darmos uma alternativa ao passageiro para acessar o Aeroporto de Guarulhos via trem construído e bancado pelo governo de São Paulo. Ou com a extensão da concessão, que é a maneira mais rápida e fácil de levarmos o passageiro até os terminais, ou se isso eventualmente não for possível e não for uma decisão do governo federal, o governo do Estado vai buscar uma solução para o passageiro”, afirmou Garcia.

 

Atualmente, a GRU Airport disponibiliza ônibus gratuitos para transportar os passageiros que chegam na estação da CPTM até os terminais. Anos atrás, a antiga administração da concessionária chegou a prometer o “people mover“, mas recuou alegando que já existia uma proposta de construção de um centro comercial no local.

 

Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”.

 

 

https://www.istoedinheiro.com.br/governo-quer-estender-concessao-da-gru-airport-em-troca-de-monotrilho/

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Dois pontos:

 

1) posso estar sendo otimista mas acho que vão começar as fundações do novo píer junto com as obras do pátio, a ver...

 

2) sobre o drama do people mover, sei lá, mas como pax me incomoda 7x mais depender da impraticável CPTM para acessar o aeroporto com a linha nada-lugar nenhum do que pegar um ônibus na ponta de lá. Pra mim esse drama todo de monotrilho só um jeito de apontar o dedo pra concessionária pra ignorar que o elo público não tem nenhum interesse de tornar a linha mais acessível ao centro da cidade.

 

Acho ridículo não ser possível ir pro aeroporto depois das 16:00, quem é de sp sabe que simplesmente não de entra em trem/metro sentido leste depois desse horário. Não em condições saudáveis, que dirá com uma mísera mochila...

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A questão é simples, a Linha 13 nunca foi projetada para atender o aeroporto. Com o fiasco do TAV e do Airport Express restou fazer um Frankstein que atenda a população de Guarulhos, os usuários e funcionários do aeroporto.

 

Sai mais barato incentivar a GRU Airport bancar uma estação próximo do Edifício Garagem. Em troca a CPTM faz o elevado até lá.

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Dois pontos:

 

1) posso estar sendo otimista mas acho que vão começar as fundações do novo píer junto com as obras do pátio, a ver...

 

2) sobre o drama do people mover, sei lá, mas como pax me incomoda 7x mais depender da impraticável CPTM para acessar o aeroporto com a linha nada-lugar nenhum do que pegar um ônibus na ponta de lá. Pra mim esse drama todo de monotrilho só um jeito de apontar o dedo pra concessionária pra ignorar que o elo público não tem nenhum interesse de tornar a linha mais acessível ao centro da cidade.

 

Acho ridículo não ser possível ir pro aeroporto depois das 16:00, quem é de sp sabe que simplesmente não de entra em trem/metro sentido leste depois desse horário. Não em condições saudáveis, que dirá com uma mísera mochila...

 

A obra do pier só começa em 2021.

 

Futuro – A meta agora é iniciar o novo ciclo de obras para atingir, no final da concessão, em 2032, a capacidade para receber mais de 60 milhões de passageiros por ano e melhorar, cada vez mais, a percepção dos usuários como um todo. Para chegar neste patamar, a Concessionária planeja algumas obras em diversos setores do aeroporto, com destaque para um novo pátio de aeronaves, com planejamento para 2019, e o novo Píer no Terminal 3, para 2021. Além disso, existem projetos para novos pátios até o final da concessão.

 

https://www.gru.com.br/pt/institucional/imprensa/releases/detalhe?code=109

 

Engraçado que só falam do 2º Pier e nada da ampliação do terminal (processador).

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Fala sério!

 

A obra de prolongamento da linha 13 não prevê desapropriações nem nada. Trata-se de 1Km de via que em parte pode nem ser elevada!
Estender a concessão por isso ?!?

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Mais fácil conceder os 49% da estatal e exigir a estação.
Nada de outro modal, nada de outra baldeação!
Por outro lado o governo do estado de sp poderia conceder a linha e exigir a extensão da linha até o aeroporto, e uma linha exclusiva no sentido da cidade.
Mas o governador está mais preocupado em fechar o Campo de Marte.

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Mais fácil conceder os 49% da estatal e exigir a estação.

Nada de outro modal, nada de outra baldeação!

Por outro lado o governo do estado de sp poderia conceder a linha e exigir a extensão da linha até o aeroporto, e uma linha exclusiva no sentido da cidade.

Mas o governador está mais preocupado em fechar o Campo de Marte.

 

 

Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte.

 

O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema.

 

No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer.

Edited by lespc

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O people mover se você analisar a área do T1 é subaproveitada, deve ser usada em futuras ampliações, já existe demanda para a movimentação entre os terminais, pax em conexão func entre outros, aproveita já planeja para atender o acesso ao trem aeroporto.que esta ao lado do T1... e resolve o problema do lado aeroporto. E a outra ponta?

Edited by lespc
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O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema.

:uhm:

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Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte.

 

O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema.

 

No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer.

Melhor forma de integrar a linha 13 ao centro de SP seria a estendendo até a Barra Funda. A estação tem duas plataformas ociosas, é conectada a uma rodoviária, uma linha do metrô e duas da CPTM. Na Luz é complicado pois a estação não tem nenhuma plataforma ociosa, e é terminal de duas linhas muito movimentadas da CPTM, a 11 e a 7. Levar a linha até a Paulista é impossível, pois é o metrô que passa por lá, e não a CPTM.

Outro ponto a favor da Barra Funda é que, provavelmente, o trem Intercidades do Doria vai sair de lá, pois como disse, a estação tem duas plataformas ociosas, e nos tempos da FEPASA, era de onde saíam os trens para o interior.

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Melhor forma de integrar a linha 13 ao centro de SP seria a estendendo até a Barra Funda. A estação tem duas plataformas ociosas, é conectada a uma rodoviária, uma linha do metrô e duas da CPTM. Na Luz é complicado pois a estação não tem nenhuma plataforma ociosa, e é terminal de duas linhas muito movimentadas da CPTM, a 11 e a 7. Levar a linha até a Paulista é impossível, pois é o metrô que passa por lá, e não a CPTM.

Outro ponto a favor da Barra Funda é que, provavelmente, o trem Intercidades do Doria vai sair de lá, pois como disse, a estação tem duas plataformas ociosas, e nos tempos da FEPASA, era de onde saíam os trens para o interior.

 

Pode ser ...boa ideia tem de interligar a cidade aos Aeroportos. O Grande problema da linha 13 esta nela parar em Eng Goulart - as linhas da ZL são superlotadas - e não a estação aeroporto parar no T1. isso não existe você ter de pegar a linha 12 Bras etc etc

 

Agora esta correto resolver a construção do people mover no aeroporto pois o mesmo já é necessário para o transporte entre os terminais T1 T2 e o T3 e quem sabe um T4 futuramente.

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Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16.

 

O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus.

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Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16.

 

O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus.

 

 

Conheço todo o traçado planejado da linha 13. Discordo completamente pois a linha, inicialmente que deveria ir para o Centro virou um remendo. Na minha tem de atender o aeroporto sentido Cidade e não ocupação irregular do seu entorno o mesmo deveria ser desencorajado não o inverso. Senão vamos ter em GRU uma futura CGH

Edited by lespc

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Falam em "novos pátios", devem ser essas novas posições junto ao T1 e onde tinha aquele buraco perto 09L. Como não vai ter posição pra A380, no novo pátio (7) vai poder caber 13 NB.

 

arte_aeroportos.JPG

 

2j0gpz7.jpg

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Pessoal, a Linha 13 termina em Engenheiro Goulart por enquanto, pois ela vai sentido Norte para Bonsucesso e sudoeste sentido Paulista. Há uma discussão se ela vai terminar na Chácara Klabin, conectando com a Linha 2 e 5, ou na futura estação Parque da Mooca, integrando com a proposta Linha 16.

 

O que devemos cobrar é a expansão da linha, e não um mero people mover. Basta a GRU Airport melhorar suas linhas de ônibus.

 

 

 

Ai tem de ter os 2 a extensão da linha. que para em Eng Goullart e o people mover. Um terminal como GRU linha de onibus? Alias esse foi o grande erro de planejamento transporte no Brasil acabar com as linhas ferreas e partir para o modal rodoviário. O resultado esta ai no Custo Brasil.

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A saída rápida pra quem pousa pela 27L ficou só na promessa, né?

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A saída rápida pra quem pousa pela 27L ficou só na promessa, né?

 

Não tem exigência nem prazo em contrato, então só vão fazer quando o movimento exigir. Tem muita coisa que poderia ser feita no sistema de pistas pra elevar a utilização. 55 mov/hora é piada com as tecnologias de hoje.

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Existe um projeto que vai atender a cidade de guarulhos - SP essa extensão da linha 13 foi feito lobby do aeroporto pois quer utilizar o terreno da parte norte.

 

O problema da linha 13 esta na outra ponta Eng Goulart isso faz da mesma uma linha capenga pois você tem de fazer inúmeras baldeações para chegar a Paulista/Centro. Se fizer um people mover resolve o problema.

 

No meu entender, para atender o aeroporto/passageiros/funcionários a linha teria de continuar exclusiva de Eng Goulart para Paulista ou Centro Luz e seguir até CGH Essa mesma estação Luz ou Paulista deveria partir o trem de velocidade para VCP que o Doria falou que vai fazer.

 

Tem dois pares de trilho com alta ociosidade - não vejo qualquer problema em rodar uma linha até a Luz

A linha que vai para Mogi tem intervalos altos , acima de 5 minutos. Impossível não ter capacidade de rodar

 

Se o problema é a tecnologia da sinalização que precisa ser atualizada - que façam isso.

 

E essa historia de trem de velocidade.... eu canso de dizer que precisamos CRIAR a mentalidade do trem primeiro - ou vai ser um desastre financeiro - melhor que seja uma rede de média velocidade com 5 elos no eixo BH-Brasilia-Curitiba-Rio-Sao Paulo:

 

Curitiba-Sao Paulo-Guarulhos-Sao Jose dos Campos-Taubate-Resende-Rio de Janeiro-Niteroi

Rio de Janeiro-Petropolis-Tres Rios-Juiz de Fora-Belo Horizonte-Brasilia

Santos-Sao Paulo-Campinas-Ribeirao Preto-Goiania-Brasilia

Itanhaem-Santos-Ubatuba-Angra dos Reis-Rio de Janeiro

Sao Paulo-Sorocaba-Marilia-Sao Jose do Rio Preto

 

Trens de 140 (local) e 220Km-h (expresso) , o primeiro fazendo parada em todas as cidades (mesmo as que não citei e estariam ao longo das rotas) e o segundo com paradas nas principais cidades ou aeroportos. Quatro pares de trilho capazes de cuidar da demanda de passageiros e carga ao longo dos trajetos.

 

Sim, custaria muito dinheiro, mas seria uma mudança radical na matriz de transportes do país - das 0h as 5h seria usada para cargas

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Não tem exigência nem prazo em contrato, então só vão fazer quando o movimento exigir. Tem muita coisa que poderia ser feita no sistema de pistas pra elevar a utilização. 55 mov/hora é piada com as tecnologias de hoje.

Esse movimento de 55 por hora é a capacidade de cada uma das pistas, certo?

 

Ou é a capacidade das duas juntas?

 

 

PS: Sabe me dizer a capacidade de cada uma das pistas de CGH? Grato.

Edited by Leandrinho

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Ai tem de ter os 2 a extensão da linha. que para em Eng Goullart e o people mover. Um terminal como GRU linha de onibus? Alias esse foi o grande erro de planejamento transporte no Brasil acabar com as linhas ferreas e partir para o modal rodoviário. O resultado esta ai no Custo Brasil.

Vc reclama do custo brasil, mas quer novo modal ferroviário completamente novo e minusculo em vez de simplesmente extender uma linha já existente?

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Vc reclama do custo brasil, mas quer novo modal ferroviário completamente novo e minusculo em vez de simplesmente extender uma linha já existente?

 

Trata-se do mesmo modal sob trilhos... Só que vai atender todos os terminais e interligado a linha de trem, não vejo problema algum, alias isso é comum nos grandes aeroportos pelo mundo.

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Pensando...deve ter alguma maldição sobre a aviação comercial brasileira, principalmente sobre aeroportos. Demoram tanto a fazer obras e quando se decidem o mercado retrai.

Edited by TheJoker

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