Jump to content

GRU anuncia expansão


Recommended Posts

  • 4 weeks later...

  • Replies 509
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

https://www.instagram.com/azulpilot/

Tem dois pares de trilho com alta ociosidade - não vejo qualquer problema em rodar uma linha até a Luz A linha que vai para Mogi tem intervalos altos , acima de 5 minutos. Impossível não ter capacida

Toda vez que eu passo em GIG, POA e SSA eu juro que tenho vontade de pegar o projetista que fez aquilo e fazer o desgraçado usar de fato a ##### que projetou. No GIG se desembarcar no pier internacion

Postado por Mpuzone, via Skyscrapercity.

No processo que está andando no TCU sobre o people mover (ligação CPTM - Terminais), a ANAC informa que a concessionária pediu a alteração da localização da estação do TPS3 para contemplar expansão e futura construção do TPS4. A estação atenderia aos DOIS terminais, atendendo PLANO de EXPANSÃO do aeroporto. O que está escrito:

"Proposta alternativa de atendimento ao TPS 3.

Conforme apresentado pela proposta comercial apresentada pelo consórcio Aero GRU (SEI 5389895), existe a possibilidade de alteração da localização da estação do APM que atende ao Terminal 3 do aeroporto. Essa proposta alternativa, validada pela GRU Airport, adiciona R$ 10.541.320 (dez milhões, quinhentos e quarenta e um mil trezentos e vinte reais) ao projeto, sob a seguinte justificativa: “A proposta alternativa, que prevê a expansão futura do sistema para o Terminal 4, alterando a disposição das estações do TPS3, que foi objeto de estudo e proposta técnica e comercial durante a primeira fase da solicitação de proposta, perfaz nesse novo cenário (com reajuste e implantação por etapas) um valor total adicional ao valor supracitado de R$ 10.541.230,00 (dez milhões, quinhentos e um mil, trezentos e vinte reais). Enfatizamos que a possibilidade de expansão futura seria adequada e interessante, pois o sistema já nasceria em total conformidade com o Plano Diretor do Aeroporto".

4.89. Quanto a este ponto, cabe pontuar que GRU Airport está em tratativas junto à ANAC para definição do plano de expansão futuro, tendo apresentado diversos cenários de expansão que não necessariamente são iguais ao Plano Diretor vigente. Nesse cenário, do ponto de vista técnico, entende-se que a proposta alternativa, mais cara, não deve ser considerada como primeira opção. Não obstante, caso a SAC/MInfra entenda, do ponto de vista da política pública e do interesse público, ser necessária a adoção da solução alternativa, pode assim se manifestar para que o contrato reflita essa opção. Dessa forma, por ora, tal valor não está sendo incluído no montante a reequilibrado, conforme proposta de aditamento anexa (SEI n. 5727733)".

Essa de Terminal 4 me foi uma surpresa. Alguém sabe de algo à respeito?

E a ampliação e novo píer do Terminal 3, sem previsão ainda, né?

Link to post
Share on other sites

lembre que antes eram T1 e T2 (os terminais originais, atual T2), o T3 ("novo"), e T4 era o atual T1 ("low cost"). 

Link to post
Share on other sites

Também nunca tinha ouvido sobre o terminal 4, na minha cabeça só iriam construir o segundo Pier do T3, sabe lá Deus quando, e uma expansão do check-in atual, possivelmente nunca. 
 

Surpreendente, mas o histórico de migué da concessionária com essa história de “localização de estação” me dá um mal pressentimento. Ainda estamos esperando o shopping que ia ficar no lugar da estação da CPTM, o que causou todo esse imbróglio. 

Link to post
Share on other sites

No início de maio,

Após atraso no cronograma de início das obras, o Governo do Estado de São Paulo e entidades envolvidas devem anunciar até 31 de maio de 2021, o novo prazo de execução da construção do People Mover, sistema de transporte que vai conectar os trens da linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/06/audio-people-mover-do-aeroporto-de-guarulhos-tera-novo-cronograma-das-obras-anunciado-ate-o-final-de-maio/

 

Vamos ver se essa semana sai alguma coisa +definitiva.

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, bellinihugo said:

lembre que antes eram T1 e T2 (os terminais originais, atual T2), o T3 ("novo"), e T4 era o atual T1 ("low cost"). 

Não nesse caso.

Ali no documento deixa claro que é um futuro Terminal 4.

E que seria uma estação do People Mover para atender ambos os terminais (T3 e T4).

Link to post
Share on other sites

https://www.metrocptm.com.br/aerogru-propoe-implantar-people-mover-de-guarulhos-em-fases/

Fala sobre o aumento de custos de construção, detalhe das fases e traçado do APM, etc, e esclarece sobre o

Futuro Terminal 4 do aeroporto

O documento da agência de aviação civil traz ainda uma nova informação a respeito dos planos da GRU Airport de construir o Terminal 4 do aeroporto. Trata-se de alteração do plano original, que se limitava apenas a expandir o Terminal 3 com uma nova área de processamento e um segundo píer com pontes de embarque e que seria acessado por um túnel.

No entanto, a concessionária parece sugerir o desmembramento desse projeto em favor de um quarto terminal independente. Para isso, ela solicitou à AeroGRU uma proposta alternativa que altere o traçado do People Mover de forma a permitir sua extensão até o hipotético Terminal 4.

O consórcio então considerou um valor adicional de R$ 10,5 milhões para alterar a posição da estação do Terminal 3, que no projeto original está localizada numa área bloqueada pelo edifício-garagem. Nota-se que esse custo extra não envolve uma futura extensão do sistema, mas sim prepará-lo para essa possível necessidade.

“Enfatizamos que a possibilidade de expansão futura seria adequada e interessante, pois o sistema já nasceria em total conformidade com o Plano Diretor do Aeroporto,” explicou a ANAC no documento enviado ao TCU, que analisa o caso.

Apesar de diversos aspectos continuarem sem consenso, a agência propôs uma terceira versão do aditivo para ser analisado pelas partes envolvidas e considerou que o assunto merece urgência para ser resolvido o quanto antes, mas não estipulou um prazo para que isso ocorra.

 

Estão ganhando tempo. Melhor esperar até 2025??? pra ver como será o novo normal pós-pandemia. Acho precipitado desistir da ampliação do T3, e construir um T4 doméstico ou misto??? Ninguém sabe ainda como ficará a demanda, os rumos da nossa economia, o impacto da novas concessões/ampliações de pista no tráfego de conexão de GRU/VCP/BSB/GIG/CNF.

Link to post
Share on other sites

Master plan original de 2014. Tem 4 EDGs na frente do 2º pier ou um retângulo cinza +escuro (2 primeiras posições pátio do lado direito) que podem virar o terminal 4.

spacer.png

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

https://www.poder360.com.br/brasil/ligacao-entre-aeroporto-de-guarulhos-e-cptm-sai-ate-o-fim-de-2023-diz-minfra/

Por RAFAELLA BARROS

18.ago.2021 (quarta-feira)

A ligação ferroviária entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e os terminais de passageiros da Linha Jade, da CPTM, será inaugurada até o final de 2023. A previsão foi dada ao Poder360 pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, logo após a sua participação no seminário virtual “Indústria em debate: infraestrutura e retomada da economia”, realizado nesta 4ª feira (18.ago.2021) pelo jornal digital e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo Freitas, as obras devem ter início em janeiro de 2022 e devem durar 24 meses. Os recursos, estimados em R$ 145 milhões, serão retirados da outorga da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. “Uma parcela da outorga vai virar o investimento na ligação ferroviária da última estação da CPTM até os três terminais de Guarulhos, que vai atender de maneira mais eficiente os usuários do metrô de Guarulhos”, disse Tarcísio. Toda a transação foi estabelecida em um aditivo ao contrato atual da concessão, aprovado em julho pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, TheJoker said:

Aonde vai ser será? Airside ou Landside? Se bem que sala vip doméstica não dá pra "inventar muito", não dá pra pegar muitos pagantes não (menos ainda do que Intl)

Link to post
Share on other sites
34 minutes ago, raverbashing said:

Aonde vai ser será? Airside ou Landside? Se bem que sala vip doméstica não dá pra "inventar muito", não dá pra pegar muitos pagantes não (menos ainda do que Intl)

Airside. 

O passageiro conseguirá visualizar a escada e o elevador que dá acesso ao lounge logo depois do raio-x. Após passar por uma íntima recepção, o passageiro terá acesso à uma vista ampla da pista, estação de alimentação, espaço família, 18 banheiros, chuveiros, espaço de co-working com 18 posições e sala de reunião para oito pessoas, áreas de descanso, um lounge privativo com sofá, espaços com maior privacidade, com direito a boosters revestidos com tecido, e todo um ambiente harmômico que passe a tranquilidade que o passageiro espera antes do embarque.

+infos https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/plaza-premium-abrira-lounge-de-1-530m²-em-guarulhos-no-proximo-mes/

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
17 minutes ago, TheJoker said:
Quote

Neste primeiro momento, em Guarulhos, o lounge doméstico funcionará em regime soft-opening com preço promocional de R$ 150,00. Após a abertura completa, o valor sobe para R$ 180,00.

R$180? Ah tá... (Pensando em Dólar/Euro "tá barato")

Sinceramente só compensa se eu vou passar +4h pra esperar a minha CNX e olha lá

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

https://www.metrocptm.com.br/aeromovel-confirmado-como-people-mover-do-aeroporto-de-guarulhos/

 

A informação foi confirmada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta manhã, que assinou hoje o aditivo que permitirá que a concessionária do aeroporto possa descontar os valores investidos no projeto da outorga paga à União.

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, disse Tarcísio.

 

ou

 

Link to post
Share on other sites
3 hours ago, TheJoker said:

https://valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2021/09/08/invepar-busca-socio-para-o-aeroporto-de-guarulhos.ghtml

 

Fundo Farallon e CCR são apontados como possíveis interessados no ativo, segundo fontes

Espero que, quem entrar de sócio, tire as demais obras do papel.

Mas tb não crio expectativas.

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, Leandrinho said:

Espero que, quem entrar de sócio, tire as demais obras do papel.

Mas tb não crio expectativas.

CAIG precisa de uns R$900 milhões, pra fechar as contas de 2021, a Invepar necessita de alguém pra suavizar a parte dela que seria uns 450 milhões.

Link to post
Share on other sites

Impressionante, os bombeiros chegam 6 min. depois do pouso, e o push chegou bem antes! :o

Ainda bem que ele não se estabacou....

 

 

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites
  • 5 weeks later...
2 hours ago, TheJoker said:

Não sei o que achar.

Em horário de pico fica tão apertado quanto o T2 cheio.

Mas pra conexão é mais ágil.
Já as opções de sobrevivência pra comer são bem menos.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade