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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Pensando...deve ter alguma maldição sobre a aviação comercial brasileira, principalmente sobre aeroportos. Demoram tanto a fazer obras e quando se decidem o mercado retrai.

Isso é em geral, na construção civil como um todo, não é um caso exclusivo nosso.

 

O país passa por um ciclo de crescimento, a euforia e a expectativa de crescimento fazem que os investidores sejam mais ousados. Vão aos poucos e quando vai deslanchar, vem a crise e a ociosidade.

 

Só lembrar do Mirabel, Kansai, CDG, Ciudad Real...

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ofo65i.jpg

O páteo do segundo Píer está avançando. Bom sinal! Que este Píer comece a ser construído ainda este ano ou no mais tardar em 2020.

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que puxadão!

Fiquei surpreso por não estarem seguindo o mesmo padrão arquitetônico na fachada, vai ver o vidro laminado está pela hora da morte! :lol:

Edited by TheJoker
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que puxadão!

 

Fiquei surpreso por não estarem seguindo o mesmo padrão arquitetônico na fachada, vai ver o vidro laminado está pela hora da morte! :lol:

Põe umas placas de ACM, joga uma tinta, põe uns vasos no interior e pronto :P

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Por isso eles estao acelerando as obras....

 

Melhor ano da história: Aeroporto de Guarulhos recebe 42 milhões de passageiros em 2018

aeroporto-de-guarulhos-marcelo-camargo-a
Ano de 2018 foi o mais movimentado da história do Aeroporto de Guarulhos, superando 2014, ano da Copa do Mundo. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Aeroporto de Guarulhos registrou em 2018 o melhor ano de sua história em número de passageiros. Ao todo, 42,8 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram no terminal do ano passado, sendo 27,9 milhões em viagens domésticas e aproximadamente 14,9 em viagens internacionais.

O número do ano passado supera o de 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo, até então considerado o melhor, quando Guarulhos recebeu 39,5 milhões de passageiros, sendo 25,9 milhões domésticas e 13,6 milhões internacionais.

Na comparação com 2017, o crescimento foi de expressivos 13,5%, maior dos últimos cinco anos, de acordo com dados da GRU Airport, concessionária responsável pelo terminal. O número de passageiros em voos internacionais cresceu 7% e o de domésticos 17%.

O destaque ficou por conta do mês de julho, com 3,98 milhões de passageiros, sendo 2,61 milhões domésticos e 1,36 milhão internacionais. Na sequência aparecem dezembro (3,879 mi) e junho (3,87 mi). Em todos os meses a movimentação ficou acima dos 3 milhões de passageiros.

Em pousos e decolagens, o ano de 2018 ainda fica atrás de 2014. Foram 292.871 no ano passado, contra 306.050 do ano da Copa do Mundo. Do total registrado em 2018, 80.175 foram de voos internacionais e 212.696 de domésticos. O resultado do ano passado também fica atrás de 2015, quando o terminal registrou 296.618 pousos e decolagens.

RESULTADOS 2018

Resultados-operacionais-Guarulhos-2018-7

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Com o rodo anel, acabaram com todas as esperanças de uma nova pista em GRU.

 

mapa_rodoanel.jpg

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Com o rodo anel, acabaram com todas as esperanças de uma nova pista em GRU.

 

mapa_rodoanel.jpg

 

 

Sequer estao mexendo na alca de acesso ao aeroporto que pode ter seu tracado revisto ou refeito... ai vai

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Com o rodo anel, acabaram com todas as esperanças de uma nova pista em GRU.

 

mapa_rodoanel.jpg

 

Ao que tudo indica, o Governo do Estado já levou em consideração a construção de uma nova pista quando do planejamento de obras tocadas pelo estado ou estatais paulistas, tanto é que o Rodoanel e a ligação Rodoanel <-> Helio Smidt (Dersa), a expansão da Linha 13 - Jade (CPTM) e a futura construção dos piscinões do Baquirivu (DAEE) já levaram em consideração no planejamento a construção de uma 3ª pista em GRU.

 

No planejamento foi considerado que a terceira pista ficaria onde hoje ficam algumas ESATAs/estacionamento de suporte aos taxis da Guarucoop

 

Em 2017 a CPTM fez uma apresentação e citou claramente (slide 21) que o projeto da linha 13 foi compatibilizado com aqueles previstos por outros órgãos (Infraero, DAEE, Dersa, Metro, EMTU, Prefeitura de Guarulhos). No slide 24 é possível visualizar a localização da 3ª pista com o traçado da expansão da linha 13, piscinões do DAEE e ligação Rodoanel - GRU.

 

Me chamou a atenção que parte expressiva da taxiway da nova pista passará sobre os reservatórios.

 

Link apresentação: http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/bissacot.pdf

 

Link da palestra da CPTM (audio - trecho da terceira pista entre 13:05 e 13:20)

Edited by Doug

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Alias Ja que vao desapropriar e ja foram desapropriadas varias casas na regiao para construcao do Rodoanel Norte aproveita e ja desapropria o resto necessario para construcao da terceira pista.

 

As casas proximas ao morrinho, a cabecei da pista 09/27 e que estao na area Norte e tudo irregular

Edited by BLUE - SBKP -

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Ao que tudo indica, o Governo do Estado já levou em consideração a construção de uma nova pista quando do planejamento de obras tocadas pelo estado ou estatais paulistas, tanto é que o Rodoanel e a ligação Rodoanel <-> Helio Smidt (Dersa), a expansão da Linha 13 - Jade (CPTM) e a futura construção dos piscinões do Baquirivu (DAEE) já levaram em consideração no planejamento a construção de uma 3ª pista em GRU.

Exato, tanto que era possível construir o rodo anel com muito menos desapropriações caso a area da terceira pista não fosse preservada.

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Bonita imagem de GRU.

 

Qual seria o comprimento dessa terceira pista?

 

Por essa imagem, dá pra ver que o TPS-3 pode ter um terceiro ou, até mesmo, um quarto píer (porém em tamanho menor).

 

A pista teria por volta de 1.800 m, destinada aos voos domésticos. Alguns tiros longos não seriam possíveis full.

 

A área da terceira pista ilustra bem um dos problemas da administração pública: atribuições. Há interesses ali municipais, estaduais e federais. Ali não precisa apenas de alinhamento político, mas interesse e boa vontade das três esferas.

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Mais do que os custos de desapropriações fico imaginando o custo de terraplanagem. Tem uns morros bel chatos ali...

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É pra rir ou pra chorar?

 

Governo propõe passarela gigante para levar passageiros da Linha 13 ao Aeroporto de Guarulhos

Com cerca de 1.400 metros de extensão deve substituir “people mover” prometido pela concessionária GRU Airport, mas tempo de deslocamento pode ser absurdo

 

15 de fevereiro de 2019

 

O governo estadual propôs uma “nova solução” para aproximar a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM, e os terminais 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos: uma passarela com 1.400 metros de extensão e que contará com esteiras rolantes.

A informação foi confirmada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo informações do Metro Jornal. O projeto descarta o meio de transporte “people mover” na interligação, que chegou a ser anunciado, e que é usado em aeroportos no exterior.

O passageiro que acessa o aeroporto pela ferrovia atualmente precisa utilizar ônibus gratuitos para chegar até os terminais de embarque. O investimento, segundo Baldy, será feito pelo concessionário. Já a GRU Airport, por sua vez, disse estar disposta a discutir a implantação de novo sistema.

O usuário então não terá mais que esperar pela chegada dos ônibus, mas a medida é bem diferente do projeto inicial, que previa a parada próxima ao terminal 3. A mudança ocorreu após o aeroporto, que era administrado pela Infraero, ser concedido à iniciativa privada.

A GRU Airport, por sua vez, não permitiu a construção da estação próxima aos terminais de maior movimento porque iria erguer um centro comercial que, segundo a GRU, está no contrato de concessão. O centro comercial, até o momento, não foi construído.

O anúncio, no entanto, é diferente do defendido pelo governador João Doria. Em recente entrevista, Doria disse que a parada longe dos terminais era um equivoco. O governador afirmou que levaria a Linha 13-Jade da CPTM para dentro do Aeroporto.

passarela-gru-airport-750x500.jpgSoluções continuam distantes da ideal (clique para ampliar)

Longo passeio

O people mover já possuía até um traçado definido, mas a concessionária abortou o projeto por questões financeiras. Se fosse construído, o transporte ligaria rapidamente os terminais, além de oferecer mais conforto para os passageiros. Já a proposta da passarela soa como a famosa “gambiarra”.

De acordo com o jornal, o governo pretende utilizar esteiras não usadas no Metrô para baratear a obra, mas o que não está claro na ideia é que o percurso de 1.400 metros levará apenas até o início do Terminal 2. De lá até o Terminal 3 são cerca de 800 metros a mais. Mesmo que a GRU Airport instalasse uma “super esteira” em toda a passarela, um passageiro pode levar de 20 a 30 minutos para ir da estação até a o Terminal 2 – num people mover essa distância seria facilmente percorrida em poucos minutos.

Com Ricardo Meier

https://www.metrocptm.com.br/governo-propoe-passarela-gigante-para-levar-passageiros-da-linha-13-ao-aeroporto-de-guarulhos/

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Esteiras rolantes que não podem levar carros de bagagem!
Queria saber quem tem essas ideias!

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Na boa, qualquer coisa é melhor do que como está sendo feito com aqueles ônibus. Já presenciei até briga dentro desses ônibus entre um terminal e outro.

As paradas são muito rápidas e muitas vezes passageiros com malas maiores não conseguem descer na sua parada.

Acho que é um fracasso essa ligação atual.

Quão viável é conectar os 3 terminais e a estação por meio de um corredor? Aquele prédio entre o terminal 1 e 2 é só de cargas?

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Bonita imagem de GRU.

 

 

A pista teria por volta de 1.800 m, destinada aos voos domésticos. Alguns tiros longos não seriam possíveis full.

 

Que a usem só para pouso então. Eu sabia que a terceira pista não seria muito longa, mas achei que teria entre 2000 e 2500 metros.

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Uma duvida, por que não prolongam a 9R? tem espaço pra isso.

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