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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Poder podem, mas o único que o recebe em operações regulares no momento é GRU.

 

Acredito que só liberaram a 09R-27L pro A380 agora porque precisavam de ajustes na largura da pista para que a operação fosse autorizada.

E acredito que GRU será o primeiro, o único e o último aeroporto Sul-Americano a receber operações regulares do 380.

 

Sobre a utilização da 09R-27L, será que ela foi alargada para 60m?

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E acredito que GRU será o primeiro, o único e o último aeroporto Sul-Americano a receber operações regulares do 380.

 

Sobre a utilização da 09R-27L, será que ela foi alargada para 60m?

 

Não foi. O 388 só tem necessidade de pista/acostamentos + largos pra decolagem. No pouso só tem reversão em 2 motores (inboard). Vai ver tinha alguma limitação nas taxiways da 09R-27L que foram resolvidas.

 

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Não foi. O 388 só tem necessidade de pista/acostamentos + largos pra decolagem. No pouso só tem reversão em 2 motores (inboard). Vai ver tinha alguma limitação nas taxiways da 09R-27L que foram resolvidas.

 

Qual a largura mínima de pista e pista+acostamento pra decolagem?

Edited by Airbus Driver

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E podem sim, ambos são adequados para aviões dessa categoria, mas no caso de VCP tem um problema, ele só pode pousar onde tem duas pistas.

 

Por isso que sempre alterna GIG, quando acontece algo de errado em GRU

A EK alterna no GIG pq tem pessoal lá, ao contrário do VCP.

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Pousei há pouco vindo de CMN no T2. Tanto o T2 quanto o T3 bastante iluminados e os dois banheiros que estive (na área de recuperacao de bagagem e já na área externa de desembarque entre as Asas D e E) limpos, apesar de ainda haver muita gente aguardando passageiros desembarcando.

 

Voo lotado na Y, 50% na C, esmagadora maioria de Brasileiros com origem na Europa (Portugal, Espanha, França e Inglaterra). A RAM tem operado 3 vps em GRU, mas duas destas com seus 789. Deve passar a 4 e até 5 vps na alta temporada. Pelo preço que se paga, vale a pena, ainda que seja cansativo (um LIS-GRU direto, economiza-se umas 5hs).

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Qual a largura mínima de pista e pista+acostamento pra decolagem?

 

45m largura + acostamentos = 75 m largura total é o que tem em GIG/GRU.

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45m largura + acostamentos = 75 m largura total é o que tem em GIG/GRU.

Vou mandar a engenharia revisar os manuais e p AFM do avião.... Me passa a fonte por favor?

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Boulos, você conhece bem o ALGARVE.

Pode dar umas dicas via MP.

 

ABS.

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Vou mandar a engenharia revisar os manuais e p AFM do avião.... Me passa a fonte por favor?

A380 é homologado pra operar em pista de 45m de largura, mas a ICAO recomenda 60m + acostamentos = 75m pelo menos.

 

Anexo A.2 do centerline até o final dos acostamentos 37.5m x 2 = 75m

 

https://www.icao.int/MID/Documents/2017/NCLB-Aerodrome%20Certification%20Wksp-Trg/Day%205-PPT18-AttA-SL17-044e-Proposed%20Amento%20An14%20Vol%20I.pdf

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A380 é homologado pra operar em pista de 45m de largura, mas a ICAO recomenda 60m + acostamentos = 75m pelo menos.

 

Anexo A.2 do centerline até o final dos acostamentos 37.5m x 2 = 75m

 

https://www.icao.int/MID/Documents/2017/NCLB-Aerodrome%20Certification%20Wksp-Trg/Day%205-PPT18-AttA-SL17-044e-Proposed%20Amento%20An14%20Vol%20I.pdf

Errado ; AFM é mínimo de 45 metros de largura e 58 (rwy +shoulders) para não haver penalidades ; anexo da ICAO não é regulação de autoridade alguma, é inúti e prolixa como a ONU e desconsiderada como o bom senso...

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Errado ; AFM é mínimo de 45 metros de largura e 58 (rwy +shoulders) para não haver penalidades ; anexo da ICAO não é regulação de autoridade alguma, é inúti e prolixa como a ONU e desconsiderada como o bom senso...

 

Então tá, GRU Apt e RioGaleão gastaram dinheiro à toa alargando os acostamentos.

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Errado ; AFM é mínimo de 45 metros de largura e 58 (rwy +shoulders) para não haver penalidades ; anexo da ICAO não é regulação de autoridade alguma, é inúti e prolixa como a ONU e desconsiderada como o bom senso...

Voce so esqueceu de combinar esta sua analise do Anexo 14 com a ANAC...

 

Observe o RBAC 154:

 

154.203 Acostamentos de pista de pouso e decolagem

(a) Disposições gerais

NOTA Orientações sobre as características e tratamento de acostamentos de pista de pouso e decolagem podem ser encontradas no Apêndice G deste RBAC.

(1) Os acostamentos de pista de pouso e decolagem devem ser implantados em uma pista onde a letra de código for D, E ou F. (Redação dada pela Resolução no 465, de 13.03.2018)

(b) Largura dos acostamentos de pista de pouso e decolagem

Os acostamentos de pista de pouso e decolagem devem estender-se simetricamente em cada um dos lados da pista, de modo que a largura total da pista e de seus acostamentos não seja inferior a:

(1) 60 m, onde a letra de código for D ou E para aeronaves com OMGWS maior ou igual a 9 m e menor que 15 m;

(2) 60 m onde a letra de código for F para aeronaves de dois ou três motores com OMGWS maior ou igual a 9 m e menor que 15 m; e

(3) 75 m, onde a letra de código for F para aeronaves de quatro (ou mais) motores com OMGWS maior ou igual a 9 m e menor que 15 m. (Redação dada pela Resolução no 465, de 13.03.2018)

 

 

E The Joker, concessionarias brasileiras se submeteram as regras das ANAC, nao da ICAO. Neste caso, sao bem similares, mas isso pode nao ser uma realidade em todos os pontos.

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Alguém confirma obras/reforma no terminal 1?

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Alguém confirma obras/reforma no terminal 1?

Mas ele foi todo reformado e criado em 2013,o que fariam? Fingers?

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Mas ele foi todo reformado e criado em 2013,o que fariam? Fingers?

 

Aumentar, o terminal 1 na verdade são dois galpões (VP/TR), atualmente só usam um.

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trem-aeroporto-guarulhos.jpg

 

Fizeram a marquise unindo os dois galpões, mas só usam o primeiro da VP. No master plan tem obras no galpão da TR, todas as expansões/terminal 3 estão em laranja.

 

2j0gpz7.jpg

 

 

No Skyscrapercity disseram que viram obras por lá, por isso estou perguntando se alguém confirma. Afinal AD crescendo, vai precisar de mais terminal.

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Alguém saberia dizer o que irá ocorrer com o espaço deixado no T2 pela O6?

Alguma reacomodação de outra cia aérea?

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2mrsd28.jpg

 

Isso é de 2009, o terminal 4 (atual 1) foi adaptado em 2011.

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Alguém saberia dizer o que irá ocorrer com o espaço deixado no T2 pela O6?

Alguma reacomodação de outra cia aérea?

 

Ué, JJ e G3 vão crescer muito com o "+SP (-ICMS)".

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Com a saída da AVB, a Azul deveria ir para o Terminal 2. Só acho!

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Com a saída da AVB, a Azul deveria ir para o Terminal 2. Só acho!

Mas se mudar do puxadinho para o T2 ela pagará mais caro,correto?

Se for arrumar o outro galpão a Azul vai dobrar sua área de checkin e salas de embarque,não precisará migrar do puxadinho pro T2

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Com a saída da AVB, a Azul deveria ir para o Terminal 2. Só acho!

Acho muito dificil, outro dia chegamos em uma aeronave que era pernoite e paramos na 204R. Fiquei até na dúvida se o pessoal não estava enganado.

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Mas se mudar do puxadinho para o T2 ela pagará mais caro,correto?

Se for arrumar o outro galpão a Azul vai dobrar sua área de checkin e salas de embarque,não precisará migrar do puxadinho pro T2

 

De fato existe um custo menor se consideramos a falta de estrutura do TP1. Sou passageiro frequente da Azul nas rotas que parte de GRU, principalmente para o SDU.

Eu vejo que em breve a empresa passará a ter os mesmos problemas que ela tinha em VCP quando as operações estavam sendo feitas no antigo terminal.

São muitos voos sendo operados o que gera uma confusão grande nos embarques e desembarques. E com a visível expansão desta empresa em GRU, vejo que os aviões têm ficado cada vez mais distantes dos portões o que exigirá ônibus (aumento do custo). Outra coisa sabida é que esse tipo de embarque atrasa o voo.

A Azul tem uma equipe muito boa. Se isso tudo que eu escrevi realmente estiver causando algum tipo de prejuízo, devem pensar em mudar. Caso contrário, ter um terminal exclusivo é muito bom.

 

A única coisa que eu, como usuário, gostaria de contar em GRU é um conector entre o TP1 e TP2. É péssimo que ter pegar aqueles ônibus fedorentos da GRU Airport.

 

 

Abraços,

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Só se tiver algum patrocínio.

Dinheiro sempre existe, é so querer:

 

Governo anuncia monotrilho entre estação da CPTM e aeroporto de Guarulhos

Ligação foi prometida até maio de 2021 e as obras devem começar em setembro deste ano

 

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/05/governo-anuncia-monotrilho-entre-estacao-da-cptm-e-aeroporto-de-guarulhos.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha

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