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faiojoffe

GRU anuncia expansão

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Vai custar R$175 milhões, GRU Apt vai descontar da outorga anual, que está em R$1,2 bi. O problema é saber se ano que vem ela vai ter R$1 bi pra pagar o resto.

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Que noticia espetacular! 2021 e 2022 serão anos maravilhosos para GRU, com o monotrilho e com a inauguração do Pier 2 do T3.

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Otima a solucao encontrada,... pois alem de atender a conexao via trilho entre a estacao da CPTM e os terminais vai possibilitar o deslocamento de PAX/visitantes e funcionarios de forma mais rapida, sem onibus, entre os terminais.

 

Agora falta Eng Goulart e conexao com VCP.

Resolver a concessao de VCP tambem na lista... e o pais crescer.

 

Outra a abre a parte norte para expansao do aeroporto, patios remotos, 3 pista, transferencia do Terminal de Cargas junto ao acesso do rodoanel Norte e ate um novo T4.

 

 

Nas imagens da pra ver claramente o amplo espaco demolindo os galpoes. Uma area enorme que pode ser somada a parte norte.

Essa Outorga de 12B e surreal. Tem de ser mais investimento e menos Outorga. Ou faz um contrato mais longo. Com menor Outorga fixa e participacao de lucros do Estado.

 

 

 

trem-aeroporto-guarulhos.jpg

 

2mrsd28.jpg

Edited by BLUE - SBKP -

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E vai ate o T3

 

Muito bom!

 

LAX tambem tem o mesmo sistema.

 

Tra%C3%A7ado-do-monotrilho-da-Linha-13-J

Edited by BLUE - SBKP -

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LAX tambem tem o mesmo sistema.

 

 

 

O mesmo não vai ser, vai custar $2.7 bi :o

 

https://www.constructiondive.com/news/fluor-jv-wins-lax-people-mover-contract/516605/

 

3.6 Kms, seis estações, nove trens com quatros carros (50 pax/carros) 8 mil pax/hora por sentido, 30 milhões pax/ano.

 

https://www.lawa.org/en/connectinglax/automated-people-mover

Edited by TheJoker

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Vou me abster de comentar este monotrilho, mostra como ainda vivemos de puxadinhos.

 

Seria muito melhor estender a L13 e fazer a curva mais fechada.

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Que noticia espetacular! 2021 e 2022 serão anos maravilhosos para GRU, com o monotrilho e com a inauguração do Pier 2 do T3.

Cara, eu to tentando me manter otimista, mas vendo o que a falta de grana fez com o puxadinho do T3, medo do novo píer sr inteiro aquele lixo de acabamento...

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Vou me abster de comentar este monotrilho, mostra como ainda vivemos de puxadinhos.

 

Seria muito melhor estender a L13 e fazer a curva mais fechada.

 

 

Vou discordar completamente nao vi nada de puxadinho muito pelo contrario, resolve numa tacada so, uma solucao via trilhos, nao somente a ligacao da estacao da CPTM bem como a interligacao entre os terminais, sem afetar o acesso do aeroporto na parte Norte, Aquele prolongamento seria um PUXADAO fora de proposito pois alem de ficar muito distante dos terminais atrapalharia a utilizacao de toda area Norte do aeroporto um verdadeiro trambolho suspenso atrapalhando toda area bem como o prolongamento da linha para Bomsucesso e nao resolveria o problema.

 

Sou contra o adensamento de areas proximas ao aeroporto. Ja basta CGH.

 

Sistema usado em varios aeroportos MIA LAX, entre outros e pelo porte de GRU seria necessario um transporte entre terminais condizente onde a estacao Aeroporto pode servir de apoio nao somente ao acesso ao transporte metroviario como do outro lado uma grande area para servicos de locacao de veiculos, acesso ao trasporte Onibus etc etc como em MIA voce tem o Central Rental Car e acesso a transporte ligados aos terminais pelo servico de monorail.

 

Excelente a solucao tomara que alguem olhe para os terrenos proximos a estacao Aeroporto para servicos.

Edited by BLUE - SBKP -
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Eu achei a solução muito boa.

 

A única mudança que faria, seria por mais uma estação em frente ao terminal de cargas.

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Vou me abster de comentar este monotrilho, mostra como ainda vivemos de puxadinhos.

 

Seria muito melhor estender a L13 e fazer a curva mais fechada.

 

Concordo também, o ideal era a estação ir até mais adiante porem, se é pra fazer uma nova estação da CPTM vamos jogar dinheiro fora nessa altura do campeonato.

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Vou me abster de comentar este monotrilho, mostra como ainda vivemos de puxadinhos.

 

Seria muito melhor estender a L13 e fazer a curva mais fechada.

 

A345,

 

Se fossem estender a Linha 13, o público que utilizaria seria somente aquelas pessoas que estão utilizando o transporte para sair ou chegar ao aeroporto.

 

Fazendo um APM, além do público da CPTM, atende-se a demanda pela locomoção entre os terminais.

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Concordo também, o ideal era a estação ir até mais adiante porem, se é pra fazer uma nova estação da CPTM vamos jogar dinheiro fora nessa altura do campeonato.

 

 

Vou me abster de comentar este monotrilho, mostra como ainda vivemos de puxadinhos.

 

Seria muito melhor estender a L13 e fazer a curva mais fechada.

 

A construção de uma estação no T2/T3 seria, de fato, a opção perfeita assim podemos dizer, porém para a construção dessa parada o governo precisaria:

 

1. Construir um túnel/passagem subterrânea entre a estação T2/T3 e a estação São João.

 

Entre estas duas estações está previsto a construção das TWYs para a 3ª pista. Embora a nova pista continue sendo apenas uma possibilidade, para efeitos de planejamento, a maioria dos projetos a nível estadual já contemplam tal intervenção.

 

2. A construção de T2/T3 automaticamente elimina a estação Jardim dos Eucaliptos

 

Seria impossível incluir em um mesmo traçado Jardim dos Eucaliptos + T2/T3 pois elas são praticamente paralelas. Caso o GovSP optasse em excluir Jd. Eucaliptos para a construção de T2/T3 isso causaria um sentimento, no mínimo, de desprestígio na população daquela área.

 

Eu considero mais relevante a construção da estação que atenderá aquela população ao invés de T2/T3. Acredito que todos do fórum são favoráveis a T2/T3, mas é preciso levar em consideração o impacto social de um investimento público, o que torna Jd. Eucaliptos prioritária em relação a T2/T3, visto que aquela região é carente de transporte de alta capacidade.

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Acrescentando, na coletiva de imprensa informaram que a CPTM pretende, no decorrer deste ano, dar um Up na malha férrea da região central, talvez vão priorizar os investimentos em sinalização/energia, com isso há boas chances de até mai/2021 o Expresso Luz - Aeroporto operar de hora em hora ou a cada hora e meia.

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com isso há boas chances de até mai/2021 o Expresso Luz - Aeroporto operar de hora em hora ou a cada hora e meia.

 

Eles fizeram essa previsão mesmo ou você inferiu?

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Eles fizeram essa previsão mesmo ou você inferiu?

 

Foi informado o seguinte na coletiva:

 

"....Para responder às suas perguntas, nós hoje temos várias opções do expresso Aeroporto de Guarulhos, são 8 viagens diárias que partem do terminal da estação da Luz e são 21 viagens diárias que partem do terminal do Brás que não haja a necessidade da baldeação na estação de embarque desembarque enfim. Esse aqui como mencionei durante a apresentação faz parte da reformulação da infraestrutura dos trilhos que a CPTM está no planejamento de iniciar ainda em 2019 para que haja uma ampliação das viagens que a linha 13 poderá realizar. Tanto da estação da Luz quanto do Brás, para que nós não tenhamos a necessidade de fazer a baldeação na estação de embarque desembarque da CPTM. Segundo que, os trens para o maior conforto dos passageiros que possam transitar com as suas bagagens especialmente as que como mundo afora com rodinhas enfim, nós receberemos em agosto e assim disponibilizaremos os 8 trens, as 8 composições, para os passageiros no mês de agosto de 2019, a partir de agosto..."

 

Íntegra da coletiva - trecho acima entre -16:05 e -14:50

https://www.facebook.com/jdoriajr/videos/2306917569574809/

 

Ressaltando que em dias úteis o Expresso Luz já opera a cada 2 horas fora do horário de pico e o Connect Brás opera a cada 40 minutos no horário de pico. Se o GovSP pretende ampliar as viagens tanto para Luz quanto para Brás, logo o espaçamento das viagens reduzirá.

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Uma linha que já foi feita toda remendada (a atual é o cruzamento da Linha G com o Expresso Aeroporto), o monotrilho só vai aumentar a fama do puxadinho dos projetos urbanos brasileiros, como foi o MOP da Infraero, as soluções de toque de caixa da época da Copa e outras típicas das obras públicas brasileiras.


A primeira questão a ser levantada é o tempo de transferência. Técnicos transporteiros sempre consideram o percurso à pé como um dos fatores para cálculo de tempo de viagem. A estação Paulista e Consolação pode levar 3-5 minutos em horários de vale, por exemplo, Sé em 90 segundos. Então haverá a extensão da passarela existente até o APM e, quanto tempo isto levará, considerando pessoas com mala – seja uma grande ou uma carry-on? Sistema de trens para aeroportos tem que ser do tipo “seamless”, ou seja, com o mínimo de troca de bitola.


“Ah mas, aeroporto XYZ tem este transfer”. É a falsa impressão que se funciona lá fora significa coerente. Nenhum novo aeroporto faz este transfer e GRU tem área para fazer.


Fazendo uma curva mais fechada, o trem poderia chegar bem próximo do T2 e T3 e de forma aérea, e passe sobre o hipotético acesso à terceira pista por viaduto também, como em alguns lugares, e é mais fácil subir do que descer este elevado. Não sei se a nova estação Aeroporto mataria Jardim dos Eucaliptos, teria que olhar o plano novamente.


No fundo é, se é para fazer uma ligação, que faça direito. Resolve o problema o APM? Diria que sim, mas é o mesmo que morar em uma casa quadrada feita em cinco minutos.


É apenas uma forma do governo dizer que está fazendo algo, mas com dinheiro dos outros (diria até outra coisa, mas as regras do CR lembram que não pode neste horário comercial :P), esquece de fazer sua parte de estender a linha até o Centro e na ponta do Bonsucesso. E mostra uma visão parcial, a estação Aeroporto não é bizarra, ela atende muito bem o que estava planejada há anos: atender o terminal Taboão da EMTU, foi o antecessor que tentou empurrar que aquilo é o “Trem do Aeroporto”.


A ligação entre terminais é importante sim, mas pode ser feita com esteiras e um transfer mais decente. A GRU Airport não teve capacidade de sincronizar as saídas dos ônibus com os horários de chegada do trem(!)

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A345, pena vc não ter entendido a explicação precisa do Doug e continua na mesma ladainha de “puxadinho” aqui, etc....nossa realidade não é a de SIN, HKG ou KUL. A finalidade principal da linha 13 é atender a população de um dos 3 municípios mais populosos do estado que, por coincidência, passa ao lado de GRU, então o “monorail” é a melhor solução possível. Expresso aeroporto seria parte do trem-bala da Dilma que, como sabemos, nunca saiu do papel.

 

Ainda assim, há uma boa vontade do Gov de SP em criar mais horários expressos a partir da Luz, inclusive nos finais de semana e de melhorar a qualidade do serviço, o que já é para se comemorar num país que relega a infraestrutura a quinto plano.

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A345, pena vc não ter entendido a explicação precisa do Doug e continua na mesma ladainha de “puxadinho” aqui, etc....nossa realidade não é a de SIN, HKG ou KUL. A finalidade principal da linha 13 é atender a população de um dos 3 municípios mais populosos do estado que, por coincidência, passa ao lado de GRU, então o “monorail” é a melhor solução possível. Expresso aeroporto seria parte do trem-bala da Dilma que, como sabemos, nunca saiu do papel.

 

Ainda assim, há uma boa vontade do Gov de SP em criar mais horários expressos a partir da Luz, inclusive nos finais de semana e de melhorar a qualidade do serviço, o que já é para se comemorar num país que relega a infraestrutura a quinto plano.

Boulos, não é ladainha, mas quem trabalha com planejamento urbano, transportes e desenvolvimento urbano sabe o quão aberrado esta linha tornou e está se tornando com estas adições.

 

Expresso Aeroporto foi projeto do governo estadual, mas diante do fiasco em saber que não conseguiria viabilidade em conceder e do surgimento do TAV, jogaram a culpa neste último.

 

Compreendi perfeitamente a explicação do colega forista e é coerente, mas por que não duas estações, T2/T3 e Jd. dos Eucaliptos? A questão de proximidade afetar a velocidade dos trens não é problema, visto que as séries 8000 e 9000 da CPTM tem alta taxa de frenagem e aceleração.

 

A minha crítica é que não há visão de big picture em relação a L13. Mesma toda remendada, a L13 tem capacidade de atender Guarulhos e o Aeroporto, desde que seja colocado em prática as Fases II e III da linha. Com CBTC e área de ultrapassagem, diria até que pode implantar um verdadeiro Expresso Aeroporto junto com a L13 paradora.

 

A boa vontade do governo paulista, na verdade tem que ver no contexto geral, pois foi medida eleitoreira de Alckmin. Os técnicos da CPTM foram contra porque ia prejudicar o carrossel das linhas 12 e 11, sendo que esta última está no limite que a sinalização permite.

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É conveniente em alguns momentos falar que GRU é igual aos aeroportos asiáticos, mas quando tenta ter o mesmo planejamento deles, a realidade é outra...

 

A boa vontade do governo paulista, na verdade tem que ver no contexto geral, pois foi medida eleitoreira de Alckmin. Os técnicos da CPTM foram contra porque ia prejudicar o carrossel das linhas 12 e 11, sendo que esta última está no limite que a sinalização permite.

Passei hoje na estação Brás e passou um trem na plataforma sentido Luz direto, achei até que estava recolhendo, mas era o expresso aeroporto. Dava para juntar todos os passageiros e colocar em um vagão, sentados. Isto no final do pico da manhã. Como tinha perdido o trem antes dele que ia para Luz, tive que esperar 7 minutos pois ele ocupou um espaço que era do trem que vinha de Guaianases.

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A)

Compreendi perfeitamente a explicação do colega forista e é coerente, mas por que não duas estações, T2/T3 e Jd. dos Eucaliptos? A questão de proximidade afetar a velocidade dos trens não é problema, visto que as séries 8000 e 9000 da CPTM tem alta taxa de frenagem e aceleração.

 

B)

A minha crítica é que não há visão de big picture em relação a L13. Mesma toda remendada, a L13 tem capacidade de atender Guarulhos e o Aeroporto, desde que seja colocado em prática as Fases II e III da linha. Com CBTC e área de ultrapassagem, diria até que pode implantar um verdadeiro Expresso Aeroporto junto com a L13 paradora.

 

 

A) Por que não duas estações T2/T3 e Jd dos Eucaliptos?

Em relação aos trens, também não vejo razão que pudesse inviabilizar, mas vamos considerar que seja possível tecnicamente incluir as duas paradas no trajeto.

 

O primeiro ponto que joga contra a construção das duas estações é dinheiro.

 

A capacidade de investimento de SP está um pouco apertada, o cobertor já é curto por natureza, mas ficou um pouco mais, infelizmente. A cada ano que passa, mais engessado vai ficando o orçamento.

 

Só como exemplo, o GovSP já expressou que está com dificuldades em identificar disponibilidade orçamentária de R$ 600MI para as desapropriações da L18 Bronze, que é uma PPP na região do ABC. As demais fases da L17 e da expansão da L15 até Cid. Tiradentes também já ficaram sem previsão de quando iniciarão, se é que um dia serão retomadas. L2 até Penha, que já está bem adiantada em desapropriações, também está complicado para iniciar de fato as obras. L6, se não sair uma nova PPP, não sei como vão tirar ela do papel.

 

Esses exemplos já sinalizam que talvez até 2024/2025 não teremos grandes acréscimos (extensão) na malha, salvo L17 Fase I.

 

Um segundo ponto é de ocupação do solo. Entre Jd dos Eucaliptos e T2/T3 existirá (?) a 3ª pista de GRU, ou seja, o trecho entre estas estações precisaria ser em túnel. Só que tem um detalhe, no meio do caminho será construído o piscinão do Baquirivu, talvez o piscinão encareça um pouco mais esse túnel, não sei.

 

B) Fase II e III

Fase II e III vão depender primordialmente de recursos orçamentários, que andam escassos. A fase III, por ser praticamente toda em túnel entre Tiquatira e Ch. Klabin, vai custar caro, então já complica ainda mais a situação.

 

Sem contar que a L2 indo até Dutra e conectando com a L13 e a L19 saindo do papel, Guarulhos já estaria conectada com a Paulista, via L13+L2.

 

Essas duas linhas substituem a Fase III? Na minha visão não, mas quando o cobertor é curto, escolhas precisam ser feitas para ver qual o melhor custo benefício. L2 Dutra e L19 já poderiam compensar parcialmente a ausência de L13 Fase III.

 

Em relação ao CBTC, realmente é um drama.

 

Referente a uma análise ampliada da L13, ela realmente demanda muitos investimentos para se tornar ótima, mas se fossem aguardar orçamento para tirar do papel de uma vez só a versão full (ótima), sequer teríamos o que há atualmente (tolerável) e o que pretendem implantar em curto/médio prazo (aumento de viagens do Connect e Expresso). E não é questão de se conformar com pouco, é a realidade, infelizmente.

 

A concepção da linha, de fato, era para atender aquela região de Guarulhos (cidade) e o próprio planejamento estratégico de expansão já deixava claro que seria uma linha para Guarulhos e outra para GRU (aerop.). Só que no meio do caminho percebeu-se que não haveria recursos para tirar do papel as duas linhas aí saiu o que foi financeiramente possível.

 

E quando digo financeiramente possível precisamos considerar que o orçamento seja a nível federal ou estadual já é, por si só, engessado, quando analisamos o que é possível investir em infra, aí é que aperta mais ainda.

 

Há grupos que consideram que para infra vale todo esforço, mesmo que seja via financiamento. Só que financiamento uma hora precisa ser pago, reduzindo ainda mais a capacidade orçamentária, então precisa planejar bem para não asfixiar no futuro a capacidade fiscal.

Edited by Doug
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Doug,

 

A L13 é uma linha que tem viabilidade de concessão, que resolveria muito dessas questões. A primeira porque teria uma parcela significativa da população de Guarulhos utilizando a linha sentido Centro de São Paulo e a outra com destino ao aeroporto e a região industrial da cidade, fora que ela pode pegar os passageiros da L12 e levá-los diretamente à Paulista via estação Gabriela Mistral. Governo de São Paulo poderia até incentivar investimentos imobiliários ao longo da linha concessionada para que a linha fosse mais atrativa. Isto resolveria a questão orçamentária da L13 e poderia até ter sinergia entre a concessionária e a GRU Airport para ter uma estação no aeroporto.

 

Não acho que túnel seria melhor solução ali por causa do piscinão, o esforço para descer será maior do que para subir. Considerando que o encontro da linha férrea com o acesso à pista 3 até o elevado da L13 existente tem 2 km e usando inclinação de 2% para o trem, a altura ali seria superior a 45 metros, mesmo descontando a estrutura do tabuleiro do elevado, ainda passaria o A380. Não sei se há questão de interferência de via aérea da CPTM neste trecho, para minimizar poderiam fazer um "túnel elevado", semelhante ao Água Vermelha da L1.

 

Concordo com a L2, a L19 eu vejo para além de 2030 e colocaria para depois da conclusão das fases da L13.

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