Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Brasil ganha um dos maiores e mais modernos Bancos de Provas de motores aeronáuticos do mundo

Recommended Posts

Meus prezados

Brasil ganha um dos maiores e mais modernos Bancos de Provas de motores aeronáuticos do mundo

A história da aviação brasileira acaba de ganhar um importante capítulo. A GE Celma, unidade de aviação da GE no Brasil, inaugurou no município de Três Rios (RJ), seu novo banco de provas de motores aeronáuticos

Com uma área de 250 mil m², a planta tem capacidade para revisar, em média, 700 motores por ano, dentre eles, o GENX-1B, das aeronaves Boeing 787 Dream Liner. A construção teve duração de dois anos, envolveu mais de 150 fornecedores e mão de obra de 700 pessoas.

Como um motor é testado?

O processo de teste de um motor de avião envolve três etapas: a preparação do motor, com inspeções completas na peça; o teste em si no banco de provas; e, por fim, sua desmontagem e despreparação. Ao todo, o processo demora cerca de 120 horas, enquanto a revisão geral dura, em média, 1.500 horas.

O passo a passo do teste:

1. O motor é levado para uma sala especial e conectado a sensores gerenciados remotamente pela equipe do banco. O banco é dotado com um software capaz de dizer, em tempo real, se o motor está aprovado ou não para cada uma das fases do teste. Em caso de rejeição, a equipe pode, imediatamente, repetir apenas uma fase do programa de testes.

2. Na célula de teste, o motor é submetido às mesmas condições de voo, como velocidade, aterrisagem e voo de cruzeiro, por exemplo.

3. Após rigorosos cálculos de performance, certifica-se a aprovação ou não do motor.

Sustentabilidade

A nova planta foi planejada para o aproveitamento da água da chuva e uso nos banheiros, além da utilização da energia solar para o aquecimento de água dos vestiários. A iluminação do prédio é 100% LED e conta com isolamento térmico como forma de reduzir o consumo de condicionamento de ar. Possui, ainda, estação própria de tratamento de esgoto.

Próximos passos

O próximo passo do banco será a capacitação para testes da nova geração de motores GE/CFMI, o LEAP, que já é o motor mais vendido no mundo. O primeiro modelo de LEAP a ser testado em Três Rios é o LEAP-1A, que equipa as aeronaves Airbus A320 Neo, já voando na região com a Azul, a Avianca e a Oceanair. Na sequência, será testado o LEAP-1B, das aeronaves Boeing 737 MAX.

Fonte: GE do Brasil via Ghost - site Plano Brasil 28 out 2018

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information