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Avianca Brasil entra com pedido de recuperação judicial [PARTE 1]


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Desde a última semana, empresa vem sendo alvo de ações pedindo a retomada de aeronaves arrendadas por falta de pagamento


Renée Pereira e Cynthia Decloedt, O Estado de S.Paulo


11 Dezembro 2018 | 15h40


A Avianca Brasil entrou nesta segunda-feira, 10, às 15h23 com pedido de recuperação judicial, na 1ª Vara Empresarial de São Paulo, apurou o Estado. O pedido, de R$ 50 milhões, está em segredo de Justiça. A empresa ainda não respondeu ao pedido de entrevista.


Desde a semana passada, a empresa vem sendo alvo de ações pedindo a retomada de aeronaves arrendadas por falta de pagamento. Após se expandir rapidamente, a Avianca no Brasil enfrenta dificuldades para pagar fornecedores, cumprir obrigações com concessionárias de aeroportos e pode ter de devolver aviões.


O Estado apurou que a dívida com todos os aeroportos brasileiros, públicos e privados, chega a quase R$ 100 milhões – só com o de Guarulhos são R$ 25 milhões. Nos últimos dias, no entanto, a companhia conseguiu pagar parte das dívidas.


Com pagamentos atrasados junto a fornecedores e obrigações com concessionárias de aeroportos, a companhia aérea está sob risco de ter de devolver 11 aviões, equivalentes a 18% de sua frota, à Constitution Aircraft.


A companhia captou recentemente R$ 130,7 milhões com os bancos ABC, Daycoval, Safra e Fibra, com vencimentos entre 2018 e 2021, elevando para R$ 306 milhões o endividamento da companhia ao final do terceiro trimestre. No fim de 2017, estava em 194 milhões.



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Avianca Brasil estuda recuperação judicial e aguarda aporte


Dentro de seu processo de readequação de frota, depois de um ano repleto de dificuldades e desafios, a Avianca Brasil tenta encontrar formas de pagar menos aos lessores (arrendadores) de aeronaves e devolver apenas oito de seus aviões (de um total de 56). As negociações com a Aircastle, no entanto, segundo apurou o Portal PANROTAS, estão difíceis e a empresa pode perder 11 de suas aeronaves, além das oito já ociosas, o que afetaria suas operações.


Para manter as aeronaves da Aircastle em sua frota uma saída seria o pedido de Recuperação Judicial, que lhe garantiria a manutenção dos aviões para seguir o plano de recuperação.


A empresa aérea também aguarda para os próximos dias um aporte financeiro na casa de US$ 500 milhões, mas não há confirmação se seria da United Airlines. “A Avianca Brasil somente deixou de pagar aos arrendadores depois que iniciou a renegociação, pois vinha pagando valores acima do mercado”, disse uma fonte que não quis ser identificada. “A recuperação judicial seria uma saída para a empresa manter essas aeronaves”, garante essa fonte.


Um anúncio oficial deve ser feito em breve, pois até agora não há confirmação nem do aporte, nem do pedido de RJ.


Segundo o portal do Estado de S. Paulo, o pedido de recuperação judicial já foi feito.


DESEMPENHO NO ANO

Em 2018, a Avianca Brasil aumentou o número de passageiros transportados, com 9,7 milhões de viajantes até o momento. O acumulado de janeiro a outubro apresenta crescimento de 11,5% em relação ao mesmo recorte de 2017. Como comparação, Azul, Gol e Latam Brasil tiveram crescimentos de um dígito, segundo dados da Anac.


Na participação de mercado, medida em número de passageiros transportados, a Avianca Brasil também vem crescendo no ano. A aérea subiu de 11,7% para 12,6%, ao passo que seus rivais caíram, como Latam Brasil (-2%) e Azul (-0,7%), ou se mantiveram no mesmo patamar, como a Gol.


No mercado corporativo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) informa que a Avianca Brasil teve a tarifa média mais competitiva do terceiro trimestre de 2018, com R$ 530. No período, em viagens nacionais, foram gerados R$ 108 milhões para os cofres da aérea (9,6% do share de venda das TMCs associadas).


Atualmente, a Avianca Brasil atende 25 destinos domésticos e quatro no Exterior com mais de 260 decolagens diárias, utilizando 56 aviões da Airbus



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Prezados,

 

O processo corre ainda sob segredo de justiça. O número é 1125658-81.2018.8.26.0100

Caso a informação que obtive seja verdadeira, o processo caiu na 1º Vara. Assim, já foi distribuído. Deve estar na fase de avaliação da documentação para saber se ela preenche o que pede o artigo 51 da Lei de Falencias (11.101/2005)

 

Como trabalho na áera, sou adm judicial, em breve devo ter novidades e trago para vcs.

 

Só digo o seguinte: um pedido deste não é feito do dia pra noite. Coloque aí pelo menos uma semana, NO MINIMO, para fazer a inicial e juntar a documentação requerida. Quem divulgou aquela nota da O6 simplesmente MENTIU para todos

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Pra ver como esse povo no comando da O6 tem palavra. Até ontem estavam jurando pros funcionários que não iriam entrar com o pedido de RJ.

 

Negação é a primeira fase do luto

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Avianca Brasil estuda recuperação judicial e aguarda aporte
Dentro de seu processo de readequação de frota, depois de um ano repleto de dificuldades e desafios, a Avianca Brasil tenta encontrar formas de pagar menos aos lessores (arrendadores) de aeronaves e devolver apenas oito de seus aviões (de um total de 56). As negociações com a Aircastle, no entanto, segundo apurou o Portal PANROTAS, estão difíceis e a empresa pode perder 11 de suas aeronaves, além das oito já ociosas, o que afetaria suas operações.
Para manter as aeronaves da Aircastle em sua frota uma saída seria o pedido de Recuperação Judicial, que lhe garantiria a manutenção dos aviões para seguir o plano de recuperação.
A empresa aérea também aguarda para os próximos dias um aporte financeiro na casa de US$ 500 milhões, mas não há confirmação se seria da United Airlines. “A Avianca Brasil somente deixou de pagar aos arrendadores depois que iniciou a renegociação, pois vinha pagando valores acima do mercado”, disse uma fonte que não quis ser identificada. “A recuperação judicial seria uma saída para a empresa manter essas aeronaves”, garante essa fonte.
Um anúncio oficial deve ser feito em breve, pois até agora não há confirmação nem do aporte, nem do pedido de RJ.
Segundo o portal do Estado de S. Paulo, o pedido de recuperação judicial já foi feito.
DESEMPENHO NO ANO
Em 2018, a Avianca Brasil aumentou o número de passageiros transportados, com 9,7 milhões de viajantes até o momento. O acumulado de janeiro a outubro apresenta crescimento de 11,5% em relação ao mesmo recorte de 2017. Como comparação, Azul, Gol e Latam Brasil tiveram crescimentos de um dígito, segundo dados da Anac.
Na participação de mercado, medida em número de passageiros transportados, a Avianca Brasil também vem crescendo no ano. A aérea subiu de 11,7% para 12,6%, ao passo que seus rivais caíram, como Latam Brasil (-2%) e Azul (-0,7%), ou se mantiveram no mesmo patamar, como a Gol.
No mercado corporativo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) informa que a Avianca Brasil teve a tarifa média mais competitiva do terceiro trimestre de 2018, com R$ 530. No período, em viagens nacionais, foram gerados R$ 108 milhões para os cofres da aérea (9,6% do share de venda das TMCs associadas).
Atualmente, a Avianca Brasil atende 25 destinos domésticos e quatro no Exterior com mais de 260 decolagens diárias, utilizando 56 aviões da Airbus

 

 

Segundo a matéria abaixo, a Aircastle já solicitou o arresto das 11 aeronaves dela... (10 320 e 1 330).

 

https://www.aeroflap.com.br/aircastle-solicita-a-devolucao-de-11-aeronaves-da-avianca-brasil/

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Segundo a matéria abaixo, a Aircastle já solicitou o arresto das 11 aeronaves dela... (10 320 e 1 330).

 

https://www.aeroflap.com.br/aircastle-solicita-a-devolucao-de-11-aeronaves-da-avianca-brasil/

 

ACG que é a Aircastle ? Eu postei no outro tópico o processo, sem querer:

 

http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/123738-expansao-da-frota-avianca-brasil-2018/page-29

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ACG que é a Aircastle ? Eu postei no outro tópico o processo, sem querer:

 

http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/123738-expansao-da-frota-avianca-brasil-2018/page-29

Não é amigo, é outra empresa... pelo visto todas estão entrando com o pedido! :(

 

2ue624m.jpg

A ACG já entrou com o dela também:

 

Dados do processo final_subtitulo.gif

Processo: 1125521-02.2018.8.26.0100 (Tramitação prioritária) Classe: Reintegração / Manutenção de Posse Área: Cível Assunto: Esbulho / Turbação / Ameaça Distribuição: 10/12/2018 às 12:11 - Livre 27ª Vara Cível - Foro Central Cível Controle: 2018/001929 Juiz: Vitor Frederico Kümpel Valor da ação: R$ 3.500.000,00

Partes do processo final_subtitulo.gif

Exibindo Somente as principais partes. >>Exibir todas as partes.

Reqte: Acg Acquisition 5754 Llc

Advogada: Renata Duarte Iezzi

Advogado: Carlos Geraldo Egydio Rameh

Advogada: Larissa Regina Souza Paganelli Torelli Reqda: 'OCEANAIR - Linhas Aéreas Ltda.

Movimentações final_subtitulo.gif

Data Movimento 11/12/2018 Conclusos para Decisão 10/12/2018 Distribuído Livremente (por Sorteio) (movimentação exclusiva do distribuidor)

 

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Quem vai dar um aporte pra perder dinheiro? Duvido que a United esteja se metendo nessa furada...

 

Desconfio que sobram os "restos" da Avianca que serão incorporados pela Azul...

 

Uma pena para o grupo de voo e pessoal de terra. Não consigo ver um desfecho animador...

 

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Está dando na globonews agora

Eles estão tentando contato com alguém da avianca mas ninguém quer dar entrevista

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A falta também de cuidado com o passageiro nem se fala. Para quem vai viajar agora nas férias, foi dada alguma garantia? O que vai rolar de pedido de reembolso agora... Se a O6 não conter essa sangria, não vai sobrar nada...

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Concedida a Medida Liminar

Vistos. 1) Fls. 3689, com documento: defiro a reintegração de posse da aeronave Airbus Modelo A320-214, número de série do fabricante 6173, marca de registro brasileira PR-OCD, juntamente com dois motores CFM Internacional Inc. Modelo CFM56-5B4/3, números de série do fabricante 569335 e 569336, que deverá ser entregue ao autor ou a quem este indicar - no ato da apreensão (que ficará com o encargo de depositário), a quem competirá a sua guarda e conservação até decisão ulterior deste juízo. Com o recolhimento das despesas imprescindíveis à expedição do mandado, expeça-se-o com urgência a ser cumprido pelo oficial de plantão. 2) Sem prejuízo, diga o autor sobre o andamento da precatória outrora expedida para Comarca de Guarulhos para o mesmo fim. Intime-se.

 

Não sou da área, mas pelo que entendi foi deferida a reintegração do PR-OCD. Alguém sabe dizer se ele tava na lista das "devoluções programadas" ?

 

https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.codigo=2S000YDHY0000&processo.foro=100&conversationId=&dadosConsulta.localPesquisa.cdLocal=100&cbPesquisa=NMPARTE&dadosConsulta.tipoNuProcesso=UNIFICADO&dadosConsulta.valorConsulta=OCEANAIR&uuidCaptcha=&paginaConsulta=1

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Vcs falam dos funcionários e o que pode ocasionar a eles, mas esquecem dos passageiros que gastaram dinheiro e nem sabem se vão voar.

 

 

agora imagina a quantidade de bilhetes emitidos via agências?

 

eu tenho somente um voo de amigo entre poa/ssa em janeiro. Tem agencia q tem grupos pra MIA com 120 pax em 4 voos.

 

Por enquanto ta "estavel", é recuperação judicial e não falencia, já vimos várias cias q foram e voltaram no exterior e uma no brasil q foi a Passaredo.

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A avianca vem a meses fazendo inumeras promoçoes de bonus 100% no amigo. Existem milhoes e milhoes de pontos no mercado, vai ocorrer uma corrida para emissão.

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