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Avianca Brasil entra com pedido de recuperação judicial [PARTE 1]

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Avianca que se cuide! Não se confia em consumidor. Na média, não há PTV ou sanduíche que segure o povão! Michael O'Leary da Ryanair e o Ben Baldanza da Spirit Airlines são os caras com razão: tratam o povão como gado, cobram tudo pelos adicionais, criam dificuldade pra reembolsos, não dão descontos para militares ativos (nos EUA isso é quase antipatriótico), não se ocupam com planos de fidelidade, apertam a cadeira ao limiar da trombose... Porém saem e chegam no horário e cobram o menor preço-base na tarifa. Pronto!

 

Pessoal que sempre reclama e comenta nos fóruns sobre suas experiências ruins e que dizem que nunca mais voltarão por estas companhias.... voltam com o rabo entre as pernas logo logo quando vêem uma passagem mais barata... e com as caras mais lavadas do mundo!

A finada BRA que o diga. A diferença era que ela não chegava e nem saia no horário, rs.

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Eu escolho a mais barata. SEMPRE. Saudades da Webjet

 

Hoje ainda vou de mais barata. Myid travel

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Nas análises que vejo vcs esquecem de algo que Avianca tem,público para seu principal mercado que e o nordeste. Enquanto a Gol tinha apenas 1 voo em JDO, Avianca entrou e hoje tem 5 e Azul 2, aí pergunto, onde estava todo esse público que a Gol desdenhou para entrada de 2 azul e 5 Avianca? Não vou nem falar de PNZ. Várias cidades do nordeste tem um potencial enorme, porém as cias preferem acredita ALGUMAS capitais e algumas cidades de interior porém na região sul/ sudeste.

Avianca se tirar o serviço de bordo, e manter seu atendimento terá um público fiel no nordeste.

 

Esse é o ponto - esse DNA da Avianca foi deixado de lado pelo objetivo global - ser membro Star, ter malha maior e ter presença internacional.

 

A Avianca podia ser sim a cia aéra do Nordeste em uma época que foi pioneira em ter um aeroporto como hub regional (SSA). REC e FOR estavam longe do status de hoje. Talvez hoje a Avianca pudesse ser a cia com 70% do mercado de SSA.

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Avianca que se cuide! Não se confia em consumidor. Na média, não há PTV ou sanduíche que segure o povão! Michael O'Leary da Ryanair e o Ben Baldanza da Spirit Airlines são os caras com razão: tratam o povão como gado, cobram tudo pelos adicionais, criam dificuldade pra reembolsos, não dão descontos para militares ativos (nos EUA isso é quase antipatriótico), não se ocupam com planos de fidelidade, apertam a cadeira ao limiar da trombose... Porém saem e chegam no horário e cobram o menor preço-base na tarifa. Pronto!

 

Pessoal que sempre reclama e comenta nos fóruns sobre suas experiências ruins e que dizem que nunca mais voltarão por estas companhias.... voltam com o rabo entre as pernas logo logo quando vêem uma passagem mais barata... e com as caras mais lavadas do mundo!

 

 

Thiago, concordo com tudo,

 

Só tem que lembrar também que a Ryanair do Michael O'Leary (pelo menos) tentou espremer os funcionários para gastar menos com eles. Seja na formação, nos contratos.

Com certeza devem haver outros exemplos pelo mundo.

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No BR temos poucas opções de doméstico, principalmente pros lugares que costumo ir. Sempre tento escolher entre LATAM e GOL. Seria um imbecil se não escolhesse a mais barata, visto que o serviço é muito parecido. Se a diferença não for muita, tendo sempre a optar pela laranja.

 

Já nos voos ao exterior, JAMAIS voltarei a voar de AA. Nesses casos, dá pra cumprir a promessa, em razão da diversidade de opções.

 

 

 

 

Avianca que se cuide! Não se confia em consumidor. Na média, não há PTV ou sanduíche que segure o povão! Michael O'Leary da Ryanair e o Ben Baldanza da Spirit Airlines são os caras com razão: tratam o povão como gado, cobram tudo pelos adicionais, criam dificuldade pra reembolsos, não dão descontos para militares ativos (nos EUA isso é quase antipatriótico), não se ocupam com planos de fidelidade, apertam a cadeira ao limiar da trombose... Porém saem e chegam no horário e cobram o menor preço-base na tarifa. Pronto!

 

Pessoal que sempre reclama e comenta nos fóruns sobre suas experiências ruins e que dizem que nunca mais voltarão por estas companhias.... voltam com o rabo entre as pernas logo logo quando vêem uma passagem mais barata... e com as caras mais lavadas do mundo!

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Não creio que a lei da mais barata funcione pra todos não. As vezes, você tem uma dor de cabeça tão grande com uma cia, que você evita ou deixa de voar a todo custo.

 

Eu por exemplo evito voar Gol de qualquer forma.

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Saiu umas notas nos jornais hoje onde a ONE acusa a AZUL, sim inclusive essas notas falam que a ONE vai denunciar a AZUL ao CADÊ pois é a AZUL que está por trás dessa situação da ONE!

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Saiu umas notas nos jornais hoje onde a ONE acusa a AZUL, sim inclusive essas notas falam que a ONE vai denunciar a AZUL ao CADÊ pois é a AZUL que está por trás dessa situação da ONE!

Não é bem assim né ONE?! Você não pagou as contas e agora quer culpar alguém.

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Não é isso que a Avianca está alegando, que está na crise que está por causa da Azul... Ela diz que existe uma mobilização da Azul contra ela, inclusive midiática, o que eu não duvido... Basta ver o comportamento dos torcedores azuis nesse fórum...

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Hahahaha,ninguém está torcendo contra a avianca, as pessoas estão omitindo opniões. Quanto mídia? O que a azul tem a ver com o fato da avianca não pagar suas contas?

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Saiu umas notas nos jornais hoje onde a ONE acusa a AZUL, sim inclusive essas notas falam que a ONE vai denunciar a AZUL ao CADÊ pois é a AZUL que está por trás dessa situação da ONE!

O cara não paga e culpa os outros?

Onde saiu?

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Esta ficando feio para AVB estas tentativas de desvio de atenção.

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Esta ficando feio para AVB estas tentativas de desvio de atenção.

O erro não começou de agora, nem de 2 anos atrás.

Não foi a AD quem pressionou nessa empreitada na inter adquirindo modelos antes doa vôos começarem, nem determinou a entrada em mercado já bem ofertados é nem mandou jogar o yield pra baixo.

 

Não é de hoje que os irmãos cometem erros e os balanços são testemunhas. A AVB nunca deu lucro, essa é a verdade.

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A AVB está agora pagando pelos próprios erros, em não ter feito a lição de casa e não ter tomado as medidas de mudança de malha e equipamentos quando a economia não favorecia. Pelo contrário, ela foi agressiva tentando na crise crescer. Isso pode dar certo em outros mercados, mas aviação é um negócio complicado e de margens estreitas.

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É normal a Azul abocanhar A320N da ONE, as empresas de leasing preferem assim. Com certeza ofereceram para a LATAM também.

 

E se a Azul sabe que os lessors vão ter prejuízo se tirar as aeronaves do país ou tomar calote da ONE, então por que não fazer uma oferta vantajosa para eles?

 

Capitalismo.

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Interessante que gostam de chamar os azuis de azulboys

 

Agora vejo muitos avboys defenderem a empresa que não paga as contas e... culpar a azul ?

 

O dia que a azul não pagar as suas, não jogarei a culpa em outro. Vou é torcer que pague

 

Muitos amigos da azul sairiam pra avb

E fora esses também tenho os amigos avb...

 

Será que estamos torcendo contra mesmo? O que ganharia com isso?

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O erro não começou de agora, nem de 2 anos atrás.

Não foi a AD quem pressionou nessa empreitada na inter adquirindo modelos antes doa vôos começarem, nem determinou a entrada em mercado já bem ofertados é nem mandou jogar o yield pra baixo.

 

Não é de hoje que os irmãos cometem erros e os balanços são testemunhas. A AVB nunca deu lucro, essa é a verdade.

 

 

Eu diria que ela foi rentável sim em alguns trimestres, ha mais de 2 anos atrás.

 

Havia uma oportunidade para crescer sim, mas não o tanto que decidiram fazer - e quando fizeram, sairam caçando aeronave pagando qualquer preço - isso afetou a possibilidade de rentabilidade das rotas.

Os numeros não mentem ! Além de perder muito no internacional, perdem no doméstico sim com um custo maior de leasing que da concorrência, além de menor geração de receitas adicionais e tarifas médias abaixo do que deveriam ser obtidas para garantir a rentabilidade.

 

A missão de arrumar a casa será bem ardua !

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Lipe e eu não acredito que se levante pelas próprias pernas não. Ela precisará de capital de fora e mudanças drásticas na gestão. Sair capengando da RJ não é interessante, não terá vida longa. Com capital novo e o produto que tem, acredito que ainda saia em condições de manter uma fatia boa de mercado.

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Lipe e eu não acredito que se levante pelas próprias pernas não. Ela precisará de capital de fora e mudanças drásticas na gestão. Sair capengando da RJ não é interessante, não terá vida longa. Com capital novo e o produto que tem, acredito que ainda saia em condições de manter uma fatia boa de mercado.

 

 

Também não creio em salvação sem aportes e sem um terceiro controlando pois a fama dos atuais não vai permitir as mudanças que se fazem necessárias.

 

O problema com os leasings só se resolve com dinheiro - tem que devolver os contratos atuais e fazer contratos melhores

E pra fazer contratos novos, precisam de amparo cadastral, algo que os sócios atuais não tem.

 

A partir dai tem algumas mudanças no faturamento - tem que cobrar algumas coisas que hoje não são cobradas

E na precificação, que deve levar a reduzir frequencias em algumas rotas onde o incremento da receita levou a rentabilidade.

E claro com isso tudo terão cortes.

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Imagina a situação dos donos desses A320neo: o mundo inteiro implorando por essas máquinas, a Azul com a imagem que tem no mercado querendo alugá-los já e a AVB com um bocado deles usando sem pagar há meses... Pergunta: se um ex-AVB é devolvido, sai do país e volta para a Azul, há todo aquele processo de nacionalização novamente?

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Imagina a situação dos donos desses A320neo: o mundo inteiro implorando por essas máquinas, a Azul com a imagem que tem no mercado querendo alugá-los já e a AVB com um bocado deles usando sem pagar há meses... Pergunta: se um ex-AVB é devolvido, sai do país e volta para a Azul, há todo aquele processo de nacionalização novamente?

 

E essa é a razão pelo qual mesmo muitos de nós, entusiastas acima de tudo, temos que pensar a respeito desse processo (e qualquer outro) de RJ em aviação - usam-se ativos valiosos que também são de uma empresa.

 

Imagina se o dono da aeronave precisa do recurso para pagar seu financiamento ao banco ou a fabricante do avião ?

 

Imagina se ele tem fluxo de caixa justo e precisa pagar seus funcionários ?

 

E seus fornecedores de produtos e serviços ?

 

A economia é uma cadeia de processos, produtos e serviços, e quando alguém cria um abalo, não prejudica a si só.

Eu nem entro no mérito do interesse de outras cias - eu já cito o fato de que a empresa de leasing precisa alugar o avião para pagá-lo.

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Imagina a situação dos donos desses A320neo: o mundo inteiro implorando por essas máquinas, a Azul com a imagem que tem no mercado querendo alugá-los já e a AVB com um bocado deles usando sem pagar há meses... Pergunta: se um ex-AVB é devolvido, sai do país e volta para a Azul, há todo aquele processo de nacionalização novamente?

 

Creio que sim, pois aconteceu com o PR-OBQ que virou recentemente PR-YYA. Fez AMA-BVB-CNF para nacionalizar novamente.

 

O que talvez poderia ser feito, seria continuar com a mesma matrícula e apenas mudar a pintura, como aconteceu com os B738 que eram da GOL e foram para a WH. Mas enfim, ambas eram a mesma empresa teoricamente, então não sei se seria possível no caso atual.

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Imagina a situação dos donos desses A320neo: o mundo inteiro implorando por essas máquinas, a Azul com a imagem que tem no mercado querendo alugá-los já e a AVB com um bocado deles usando sem pagar há meses... Pergunta: se um ex-AVB é devolvido, sai do país e volta para a Azul, há todo aquele processo de nacionalização novamente?

Concordo 100%

 

Porém só achei estranho uma agencia Reguladora tentar influenciar o processo

Os Donos dos Aviões e Motores que tem todo direito de pressionar os Inadimplentes Arrendatários com todos os meios possíveis

A Azul ou qualquer outra empresa que esteja torcendo para a quebra de um concorrente e querendo aviões Tb tem direito de não ajudar, e usar sua influência para acelerar esse processo

Agora a Anac, tem que se preocupar com a Segurança dos Voos e se o direito dos passageiros estão sendo respeitados dentro da regulação vigente.

O resto, o mercado fará a seleção natural

Ficou muito estranho essa ação da Anac no meio de uma negociação com data marcada para ententendimento das partes

Ação Legal por parte da Anac, mas totalmente fora de contexto e Tb fora do seu Objetivo principal.

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Indiretamente a AD tem culpa da retomada das aeronaves, mas não da situação financeira da O6.

O lessor sabendo do interesse imediato de outra cia (boa pagadora) vai querer retomar as aeronaves o mais rápido possível

pra que possam ser transferidas e voltem a receber pelo leasing. E é algo óbvio.

Se isso gerar investigação, mostrando que houve "competição injusta" e o juiz deferir o pedido, a AD será penalizada com certeza.

A situação é critica e qualquer medida pode atrapalhar essa tentativa de reestabelecimento por parte da O6.

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