harry Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Eu estava no voo. De repente todas as luzes e o sistema de entretenimento apagaram. Ficaram apenas as luzes de emergência. Ele começou a descer logo depois e uma das conversas com a torre/controle saiu no pa, dizendo que tinha um problema sério, tinha perdido todos os sistemas elétricos, inclusive o alijamento. Não houve escândalo no avião, mas evidentemente todo mundo ficou com medo. O pouso foi ben duro, deu uma sensação de que quicou um pouco. A espuma foi jogada no trem de pouso principal. Esperamos cerca de 1h para sair. Já no terminal, ouvi falar (aí já pode ser boato, não sei) que não tinha nenhum instrumento de navegação funcionando, que o comandante levou o bicho na mão com a ajuda do rádio. Foi bonito quando a tripulação apareceu na sala de embarque onde estávamos esperando. Aplausos, gente pedindo pra tirar foto, comandante bem simpático respondeu um monte de pergunta. Mas por ser um pouso de emergencia, 1h não foi tempo demais para sair do avião? Quote Link to post Share on other sites
Cmte. Erick Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Ainda bem que alternou CNF... Se tivesse vindo pro Rio, iria embananar a aviação toda. Ainda mais que, nesse período de chuvas de verão, temos sido a válvula de escape de SP. Se tivesse alternado pro GIG teria fechado uma das duas pistas disponíveis no aeroporto, mantendo assim, o aeródromo operacional; poderia restringir o número de operações por hora por conta de ter apenas uma pista em uso, sim; mas, acredito eu, que o caos ou o embananamento da aviação como um todo, nesse período crítico de festas e férias, seria bem menor que o que essa ocorrência vai gerar em BH. Ademais, isso mostra a necessidade urgente de duas pistas nos principais aeroportos do país, mesmo que o movimento de aeronaves não justifique. Tivemos o caso em VCP, esse em CNF, tempos atrás um avião da FAB fez espera com alguma pane nas proximidades de FOR e, ao invés de optar por seguir para NAT (no caso o Augusto Severo que operava na época) que dispunha de mais de uma pista, pousou em FOR mesmo e deixou o aeroporto fechado por algumas horas também e já houve em MAO também, são os que me lembro. 2 Quote Link to post Share on other sites
Schonarth Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Mas por ser um pouso de emergencia, 1h não foi tempo demais para sair do avião? Não é tão simples botar escada em um 777 quando o aeroporto não opera o modelo. E em casos que não há risco imediato (fogo), é normal fazer desembarque e não evacuação. Quote Link to post Share on other sites
Rafael Maul Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 O nosso controle de voo é amador demais. Precisam aprender um pouco de procedimentos assistindo os vídeos do vasavation. 2 Quote Link to post Share on other sites
Eva_777 Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Difícil ser uma pane elétrica total, para não dizer impossível. Perdendo tudo ainda tem a RAT que vai sustentar os sistemas elétricos básicos até o pouso. 1 Quote Link to post Share on other sites
Antonio (CENI) Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Se tivesse alternado pro GIG teria fechado uma das duas pistas disponíveis no aeroporto, mantendo assim, o aeródromo operacional; poderia restringir o número de operações por hora por conta de ter apenas uma pista em uso, sim; mas, acredito eu, que o caos ou o embananamento da aviação como um todo, nesse período crítico de festas e férias, seria bem menor que o que essa ocorrência vai gerar em BH. Ademais, isso mostra a necessidade urgente de duas pistas nos principais aeroportos do país, mesmo que o movimento de aeronaves não justifique. Tivemos o caso em VCP, esse em CNF, tempos atrás um avião da FAB fez espera com alguma pane nas proximidades de FOR e, ao invés de optar por seguir para NAT (no caso o Augusto Severo que operava na época) que dispunha de mais de uma pista, pousou em FOR mesmo e deixou o aeroporto fechado por algumas horas também e já houve em MAO também, são os que me lembro. Tudo bem, mas como nas últimas semanas CGH e GRU tem fechado com frequência por causa das chuvas, pra onde alternaria? Galeão rodando sua malha, recebendo alternado com uma pista iria dar ruim. Repito, gracas a Deus foi Confins Quote Link to post Share on other sites
vfman Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Difícil ser uma pane elétrica total, para não dizer impossível. Perdendo tudo ainda tem a RAT que vai sustentar os sistemas elétricos básicos até o pouso. Total total também acho que não foi o caso, pq senão a tripulação nem conseguiria usar o rádio, manejar os motores ou mesmo controlar o avião, pois o FBW não estaria funcionando, mas parece ter sido uma pane bem extensa. Uma dupla pane de geradores talvez? Quote Link to post Share on other sites
Hudson Eduardo Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Difícil ser uma pane elétrica total, para não dizer impossível. Perdendo tudo ainda tem a RAT que vai sustentar os sistemas elétricos básicos até o pouso. Acredito quw o problema deve ter ocorrido apos as fontes de energia, ou seja, pode ser nao estou afirmando, mas pode ser que mesmo com os 3 geradores dos motores e apu e mais o da RAT estavam funcionando, porem deu algum problema apos a fonte geradora de energia... 1 Quote Link to post Share on other sites
gabrielmagacho Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Foto do trem de pouso e os pneus estourados. Via: G1 Quote Link to post Share on other sites
gabrielmagacho Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 (edited) "De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777. Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas." Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA. Edited December 20, 2018 by gabrielmagacho Quote Link to post Share on other sites
bmallet Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Os pneus estouraram ou foi aquele plug de segurança que permite o esvaziamento dos pneus para que eles não explodam? O B77W tem isso? 2 Quote Link to post Share on other sites
raverbashing Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Mas o pneu "estourou" mesmo ou é apenas o Fusible Plug? Isso não seria substituível? 1 Quote Link to post Share on other sites
Chico-MII Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 "De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777. Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas." Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA. Deve ser pra substituir essa que está fazendo o POA-GRU https://www.flightradar24.com/AZU9650/1eee475a Quote Link to post Share on other sites
piloto Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Na verdade, o PR-AKD está fazendo POA-GRU no momento. ETA 11h20. 1 Quote Link to post Share on other sites
Cassio.Fernandes Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 (edited) Olha a Azul se aproveitando da base em PLUVCP-PLU https://www.flightradar24.com/AZU9360/1eee3dedPLU-CFB : https://www.flightradar24.com/AZU9354/1eee43f7 Já teve voos para SDU e BPS hoje também, tudo a partir de la. E hoje esta cheio de aviões privados fazendo PLU-SP, RJ e outros destinos. Edited December 20, 2018 by Cassio.Fernandes Quote Link to post Share on other sites
Mayday Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Azul ou Gol não possuem equipamentos para auxiliar na retirada da aeronave, ou somente o recovery team pode efetuar os procedimentos? 1 Quote Link to post Share on other sites
Eduardo Mello Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Em um caso desses não rola pegar o primeiro cargueiro disponível (caso exista na Modern, Sideral, etc) e pedir autorização especial para pousar em PLU. Claro que teria a logística de levar por caminhão pra CNF, mas quanto antes liberar a pista, melhor. A taxiway de VCP é homologada para pousos/decolagens, mas na época do acidente do MD-11, parece que o pavimento estava precário, já que uma tal estatal que cuidava antes do aeroporto, não fez a recuperação do pavimento. http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/concessionaria-de-viracopos-afirma-que-ira-recuperar-pista-de-taxiamento.html Eu imaginei que aquele acidente tivesse servido de ensinamento para vários aeroportos que tem apenas uma pista, e que CNF já teria a taxiway autorizada a operar como pista secundária. Quote Link to post Share on other sites
Lyon Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Pampulha aberta para receber alguns voos. 1 Quote Link to post Share on other sites
atairlines Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 O playback desse voo no FR24 apresenta um gráfico de variações absurdas de velocidade durante a descida para BH... Quote Link to post Share on other sites
Jlito Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 "De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777. Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas." Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA. O ATR vai pousar em Confins mesmo com a pista interditada ? Quote Link to post Share on other sites
Leirbag Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Os pneus estouraram ou foi aquele plug de segurança que permite o esvaziamento dos pneus para que eles não explodam? O B77W tem isso? Mas o pneu "estourou" mesmo ou é apenas o Fusible Plug? Isso não seria substituível? Os fuse melt plugs derretem ao atingir determinada temperatura e fazem com os que pneus murchem, evitando que estourem devido ao calor. Independente de os pneus terem estourado ou murchado devido aos fuse melt plugs, não dá pra rebocar a aeronave em nenhuma dessas condições, é preciso trocar os pneus primeiro para que a aeronave possa ser locomovida. 2 Quote Link to post Share on other sites
MarceloF Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 O ATR vai pousar em Confins mesmo com a pista interditada ? Pode ser que autorizem o pouso na twy, ou então pousa na PLU e leva de caminhão pra lá... 1 Quote Link to post Share on other sites
ViniLeo Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Pode ser que autorizem o pouso na twy, ou então pousa na PLU e leva de caminhão pra lá... Tem SBLS mais perto também Quote Link to post Share on other sites
Leirbag Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 (edited) Escutei os áudios agora. A coordenação entre torre/bombeiros e aeronave foi péssima. A torre totalmente perdida sem saber direito qual informação passar e sem entender a intenção dos pilotos... Como que os bombeiros não possuem um meio de comunicação via rádio com a aeronave? Evacuação é algo muito sério e nenhum piloto deseja iniciá-la de forma desnecessária, por isso em situações como essa é fundamental que as informações prestadas pela torre/bombeiros sejam as mais claras possíveis para auxiliar o comandante na tomada de decisão. Edited December 20, 2018 by Leirbag 5 Quote Link to post Share on other sites
rbullara Posted December 20, 2018 Share Posted December 20, 2018 Hj é dia de aeroporto fechado pelo jeito. LGW fechado há 16hrs por causa de Stones, sem previsão para reabrir TB. Ainda bem que em nenhum dos casos tivemos nada mais sério. Quote Link to post Share on other sites
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