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Pista de CNF está fechada após pouso de emergência do 777 da LATAM


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Eu estava no voo.

De repente todas as luzes e o sistema de entretenimento apagaram. Ficaram apenas as luzes de emergência.

Ele começou a descer logo depois e uma das conversas com a torre/controle saiu no pa, dizendo que tinha um problema sério, tinha perdido todos os sistemas elétricos, inclusive o alijamento.

Não houve escândalo no avião, mas evidentemente todo mundo ficou com medo.

O pouso foi ben duro, deu uma sensação de que quicou um pouco.

A espuma foi jogada no trem de pouso principal.

Esperamos cerca de 1h para sair.

Já no terminal, ouvi falar (aí já pode ser boato, não sei) que não tinha nenhum instrumento de navegação funcionando, que o comandante levou o bicho na mão com a ajuda do rádio.

Foi bonito quando a tripulação apareceu na sala de embarque onde estávamos esperando. Aplausos, gente pedindo pra tirar foto, comandante bem simpático respondeu um monte de pergunta.

 

Mas por ser um pouso de emergencia, 1h não foi tempo demais para sair do avião?

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A concorrência entre empresas aéreas é limitada às questões mercadológicas.   Quando envolve safety, security, cooperação em caso de contingência/acidentes com ou sem vítimas ou qualquer situação e

Ainda bem que alternou CNF... Se tivesse vindo pro Rio, iria embananar a aviação toda. Ainda mais que, nesse período de chuvas de verão, temos sido a válvula de escape de SP.

Se tivesse alternado pro GIG teria fechado uma das duas pistas disponíveis no aeroporto, mantendo assim, o aeródromo operacional; poderia restringir o número de operações por hora por conta de ter apenas uma pista em uso, sim; mas, acredito eu, que o caos ou o embananamento da aviação como um todo, nesse período crítico de festas e férias, seria bem menor que o que essa ocorrência vai gerar em BH.

 

Ademais, isso mostra a necessidade urgente de duas pistas nos principais aeroportos do país, mesmo que o movimento de aeronaves não justifique.

 

Tivemos o caso em VCP, esse em CNF, tempos atrás um avião da FAB fez espera com alguma pane nas proximidades de FOR e, ao invés de optar por seguir para NAT (no caso o Augusto Severo que operava na época) que dispunha de mais de uma pista, pousou em FOR mesmo e deixou o aeroporto fechado por algumas horas também e já houve em MAO também, são os que me lembro.

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Mas por ser um pouso de emergencia, 1h não foi tempo demais para sair do avião?

Não é tão simples botar escada em um 777 quando o aeroporto não opera o modelo.

 

E em casos que não há risco imediato (fogo), é normal fazer desembarque e não evacuação.

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Se tivesse alternado pro GIG teria fechado uma das duas pistas disponíveis no aeroporto, mantendo assim, o aeródromo operacional; poderia restringir o número de operações por hora por conta de ter apenas uma pista em uso, sim; mas, acredito eu, que o caos ou o embananamento da aviação como um todo, nesse período crítico de festas e férias, seria bem menor que o que essa ocorrência vai gerar em BH.

 

Ademais, isso mostra a necessidade urgente de duas pistas nos principais aeroportos do país, mesmo que o movimento de aeronaves não justifique.

 

Tivemos o caso em VCP, esse em CNF, tempos atrás um avião da FAB fez espera com alguma pane nas proximidades de FOR e, ao invés de optar por seguir para NAT (no caso o Augusto Severo que operava na época) que dispunha de mais de uma pista, pousou em FOR mesmo e deixou o aeroporto fechado por algumas horas também e já houve em MAO também, são os que me lembro.

Tudo bem, mas como nas últimas semanas CGH e GRU tem fechado com frequência por causa das chuvas, pra onde alternaria? Galeão rodando sua malha, recebendo alternado com uma pista iria dar ruim. Repito, gracas a Deus foi Confins

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Difícil ser uma pane elétrica total, para não dizer impossível.

Perdendo tudo ainda tem a RAT que vai sustentar os sistemas elétricos básicos até o pouso.

 

Total total também acho que não foi o caso, pq senão a tripulação nem conseguiria usar o rádio, manejar os motores ou mesmo controlar o avião, pois o FBW não estaria funcionando, mas parece ter sido uma pane bem extensa. Uma dupla pane de geradores talvez?

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Difícil ser uma pane elétrica total, para não dizer impossível.

Perdendo tudo ainda tem a RAT que vai sustentar os sistemas elétricos básicos até o pouso.

Acredito quw o problema deve ter ocorrido apos as fontes de energia, ou seja, pode ser nao estou afirmando, mas pode ser que mesmo com os 3 geradores dos motores e apu e mais o da RAT estavam funcionando, porem deu algum problema apos a fonte geradora de energia...

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"De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas."

 

Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA.

 

E2D8tPc.png

Edited by gabrielmagacho
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"De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas."

 

Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA.

 

 

 

 

 

Deve ser pra substituir essa que está fazendo o POA-GRU

 

https://www.flightradar24.com/AZU9650/1eee475a

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Olha a Azul se aproveitando da base em PLU

VCP-PLU https://www.flightradar24.com/AZU9360/1eee3ded

PLU-CFB : https://www.flightradar24.com/AZU9354/1eee43f7

Já teve voos para SDU e BPS hoje também, tudo a partir de la.

E hoje esta cheio de aviões privados fazendo PLU-SP, RJ e outros destinos.

Edited by Cassio.Fernandes
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Em um caso desses não rola pegar o primeiro cargueiro disponível (caso exista na Modern, Sideral, etc) e pedir autorização especial para pousar em PLU. Claro que teria a logística de levar por caminhão pra CNF, mas quanto antes liberar a pista, melhor.

 

A taxiway de VCP é homologada para pousos/decolagens, mas na época do acidente do MD-11, parece que o pavimento estava precário, já que uma tal estatal que cuidava antes do aeroporto, não fez a recuperação do pavimento.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/concessionaria-de-viracopos-afirma-que-ira-recuperar-pista-de-taxiamento.html

 

Eu imaginei que aquele acidente tivesse servido de ensinamento para vários aeroportos que tem apenas uma pista, e que CNF já teria a taxiway autorizada a operar como pista secundária.

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"De acordo com a BH Airport, foi feita a medição da pista em Confins para verificar se algum avião poderia pousar e trazer as 7 toneladas de equipamento (8 rodas e o macaco hidráulico) para a retirada do Boeing 777.

Uma aeronave ATR da Azul, que sairia às 9h de Porto Alegre, pegaria um equipamento em Guarulhos e deve chegar a Confins às 15h. A operação deve durar entre 3 e 4 horas."

 

Pelo visto, a aeronave em questão (PR-AKJ) está saindo de VCP neste momento, e indo para POA.

 

E2D8tPc.png

 

O ATR vai pousar em Confins mesmo com a pista interditada ?

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Os pneus estouraram ou foi aquele plug de segurança que permite o esvaziamento dos pneus para que eles não explodam?

 

O B77W tem isso?

 

 

Mas o pneu "estourou" mesmo ou é apenas o Fusible Plug? Isso não seria substituível?

 

 

Os fuse melt plugs derretem ao atingir determinada temperatura e fazem com os que pneus murchem, evitando que estourem devido ao calor.

 

Independente de os pneus terem estourado ou murchado devido aos fuse melt plugs, não dá pra rebocar a aeronave em nenhuma dessas condições, é preciso trocar os pneus primeiro para que a aeronave possa ser locomovida.

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Escutei os áudios agora. A coordenação entre torre/bombeiros e aeronave foi péssima.

 

A torre totalmente perdida sem saber direito qual informação passar e sem entender a intenção dos pilotos...

Como que os bombeiros não possuem um meio de comunicação via rádio com a aeronave?

 

Evacuação é algo muito sério e nenhum piloto deseja iniciá-la de forma desnecessária, por isso em situações como essa é fundamental que as informações prestadas pela torre/bombeiros sejam as mais claras possíveis para auxiliar o comandante na tomada de decisão.

Edited by Leirbag
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Hj é dia de aeroporto fechado pelo jeito.

LGW fechado há 16hrs por causa de Stones, sem previsão para reabrir TB.

 

Ainda bem que em nenhum dos casos tivemos nada mais sério.

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