Jump to content

Pista de CNF está fechada após pouso de emergência do 777 da LATAM


Recommended Posts

  • Replies 345
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu estava no voo. De repente todas as luzes e o sistema de entretenimento apagaram. Ficaram apenas as luzes de emergência. Ele começou a descer logo depois e uma das conversas com a torre/controle s

Rafael Santos, piloto de Triple Seven da Korean. Ao que me lembro, ele foi o segundo Cmte. mais jovem da Varig e o mais jovem Cmte, da Pioneira no Internacional (WB). Alem da enorme experiencia, é

A concorrência entre empresas aéreas é limitada às questões mercadológicas.   Quando envolve safety, security, cooperação em caso de contingência/acidentes com ou sem vítimas ou qualquer situação e

https://twitter.com/Tiagojoanesburg/status/1075740246153850880

 

 

Achei essa foto no twitter de logo após o pouso, o que me chama atenção é o avião estar todo apagado.

Pane elétrica, fez a aproximarão assim também, a torre até avisou ao piloto na app final que o farol estava apagado, o mesmo falou que era devido a pane.

Edited by Safe Flight
Link to post
Share on other sites

Vão liberar a pista com restrições no comprimento pelo que parece, mantendo a aeronave no local:

 

F2500/18 N 20/12/2018 12:49
THR 34 DESLOCADA 1200M DEVIDO ACFT ACIDENTADA

20/12/18 12:49 a 20/12/18 21:30 UTC

F2499/18 N 20/12/2018 12:48
DIST DECLARADAS RWY 16/34 MODIFICADAS DEVIDO ACFT ACIDENTADA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 16 1300M 2000M 1300M 1300M
RWY 34 1800M 3200M 1800M 0M
RMK: DIST DECLARADAS RWY 16/34 MODIFICADAS DEVIDO ACFT ACIDENTADA - PARA OPERACAO MILITAR:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 16 1800M 1800M 1800M 1800M
RWY 34 1800M 1800M 1800M 1800M

20/12/18 12:48 a 20/12/19 21:30 UTC

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Vão liberar a pista com restrições no comprimento pelo que parece, mantendo a aeronave no local:

F2500/18

N

20/12/2018 12:49

THR 34 DESLOCADA 1200M DEVIDO ACFT ACIDENTADA

20/12/18 12:49 a 20/12/18 21:30 UTC

F2499/18

N

20/12/2018 12:48

DIST DECLARADAS RWY 16/34 MODIFICADAS DEVIDO ACFT ACIDENTADA:

TORA TODA ASDA LDA

RWY 16 1300M 2000M 1300M 1300M

RWY 34 1800M 3200M 1800M 0M

RMK: DIST DECLARADAS RWY 16/34 MODIFICADAS DEVIDO ACFT ACIDENTADA - PARA OPERACAO MILITAR:

TORA TODA ASDA LDA

RWY 16 1800M 1800M 1800M 1800M

RWY 34 1800M 1800M 1800M 1800M

20/12/18 12:48 a 20/12/19 21:30 UTC

Nao seria apenas para OPR MIL?

Link to post
Share on other sites

Precisamos colocar algumas questões às claras:

 

1) nenhum de nós, por que sejam as intenções, sabemos o que realmente aconteceu no B777. Vou além: saber o que de fato houve levará um tempo, então não podemos conjecturar os motivos pelos quais a tripulação optou por pousar em Confins ao invés do Galeão, ou de Guarulhos, ou de Brasília...

 

2) alguns tipos de emergência requerem "pouse no aeroporto mais próximo".

 

3) quando há uma janela de tempo boa para isso, a decisão do alternado é sempre tomada em conjunto com a empresa aérea via rádio, discutindo questões técnicas, questões práticas e chegando em um denominador comum que fique bom para todos. Quando não há esse tempo (que é o que tudo indica os colegas da Latam não tiveram) prevalece sempre a decisão do aviador - e tudo bem por isso.

 

4) a coordenação bombeiros/aeronave/torre foi péssima e vejo que se uma situação mais grave tivesse se desenhado poderíamos ter problemas de maior gravidade. Vejo com preocupação especialmente a questão da evacuação da aeronave, onde por informações dúbias os aviadores não conseguiam tomar decisões na velocidade necessária.

  • Like 13
Link to post
Share on other sites

Com esse Notam já tem Azul (E195) pousando na rwy 16.

 

 

Serio? Achei que iam operar no máximo uns ATR. Vi um vídeo agora feito pelo helicoptero da band e deu pra ter noção exata de onde o 77w parou e ta num pessimo lugar.

Link to post
Share on other sites

O nosso controle de voo é amador demais. Precisam aprender um pouco de procedimentos assistindo os vídeos do vasavation.

Fico imaginando se fosse com uma aeronave estrangeira, um Air France da vida ou outra qualquer, com um inglês limitado...

Link to post
Share on other sites

O SDU possui 1323m na 02R/20L.

Em termos de performance, 1300m a 2700ft significam cerca de 1000m. Pousar até pousa... Agora, decolar, vai ser bem restrito.

Link to post
Share on other sites

 

 

Serio? Achei que iam operar no máximo uns ATR. Vi um vídeo agora feito pelo helicoptero da band e deu pra ter noção exata de onde o 77w parou e ta num pessimo lugar.

Sim, rwy 16 (1300m), até então só pousaram E195, estão livrando na twy Fox 1.

 

Decolagens parece que vão ser via rwy 34 (1800m)

Edited by Safe Flight
Link to post
Share on other sites

Sim, rwy 16 (1300m), até então só pousaram E195, estão livrando na twy Fox 1.

 

Decolagens parece que vão ser via rwy 34 (1800m)

Só vi agora que liberaram 1800m na 34, ainda deve dar bastante restrição de performance.

Link to post
Share on other sites

 

Só pode ser bug no transmissor de ADS-B, a pane elétrica deve ter afetado ele de alguma forma, por que 638kt a 2900ft... Impraticável.

Tb acho. E a última velocidade registrada de 263 nós, provavelmente na curta final, o que dá aprox. 486km/h. Só pode ser erro.

Link to post
Share on other sites

A velocidade do ADS-B é groundspeed ou airspeed?

GS

 

mas gente ta óbvio que é bug né, 638 a 2.900ft o avião se desintegrava.

 

Voltando, alguém tem imagem aérea ou plotada de onde o avião parou? Curioso por essas decolagens da 34 com 1800m. Pista restrita e ainda vão querer matar um componente de cauda no peito?

Link to post
Share on other sites

GS

 

mas gente ta óbvio que é bug né, 638 a 2.900ft o avião se desintegrava.

 

Voltando, alguém tem imagem aérea ou plotada de onde o avião parou? Curioso por essas decolagens da 34 com 1800m. Pista restrita e ainda vão querer matar um componente de cauda no peito?

 

Img01.jpg

 

PT-MUG.jpg?resize=696%2C1237&ssl=1

 

fonte: Aeroin e https://www.aviacaobrasil.com.br/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-incidente-com-o-boeing-777-da-latam-que-fazia-a-rota-gru-lhr/

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Teve uma variação violenta na velocidade mesmo. Pode-se dizer que foi uma situação parecida com o Lionair (obviamente, e graças a Deus, com um desfecho menos trágico)??

O playback desse voo no FR24 apresenta um gráfico de variações absurdas de velocidade durante a descida para BH...

Capture.JPG

Link to post
Share on other sites

Teve uma variação violenta na velocidade mesmo. Pode-se dizer que foi uma situação parecida com o Lionair (obviamente, e graças a Deus, com um desfecho menos trágico)??

 

Não pois é extremamente provável que essas variações sejam bug do ADS-B com falha elétrica. Uma variação desse porte os passageiros certamente estariam hospitalizados e relatando um apocalipse.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Acabou de pousar um A320 (PR-YRA) da Azul em CNF, pelas informações do FlightRadar foi alternado. Estava fazendo rota FOR-VCP.

 

Alguém tem informações?

 

Edit: PR-YRK na final para pousar também, esse vindo de VCP. Translado provavelmente.

Edited by Schonarth
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade