Jump to content

Pista de CNF está fechada após pouso de emergência do 777 da LATAM

Recommended Posts

Imagina o caos em LHR com o voo de retorno cancelado. Supostamente a parceira de OW, BA, não terá condições de embarcar todo mundo.

LHR já está o caos hoje, com o fechamento de Gatwick por praticamente 24h por conta de drones...

• Replies 345
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu estava no voo. De repente todas as luzes e o sistema de entretenimento apagaram. Ficaram apenas as luzes de emergência. Ele começou a descer logo depois e uma das conversas com a torre/controle s

Rafael Santos, piloto de Triple Seven da Korean. Ao que me lembro, ele foi o segundo Cmte. mais jovem da Varig e o mais jovem Cmte, da Pioneira no Internacional (WB). Alem da enorme experiencia, é

A concorrência entre empresas aéreas é limitada às questões mercadológicas.   Quando envolve safety, security, cooperação em caso de contingência/acidentes com ou sem vítimas ou qualquer situação e

Meus prezados

Voo da LATAM tem choro, oração, porta arrombada e gritos antes do pouso em Confins

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/12/voo-da-latam-tem-choro-oracao-porta-arrombada-e-gritos-antes-de-pouso-em-mg.shtml

• Like 1

Meus prezados

Voo da LATAM tem choro, oração, porta arrombada e gritos antes do pouso em Confins

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/12/voo-da-latam-tem-choro-oracao-porta-arrombada-e-gritos-antes-de-pouso-em-mg.shtml

Meu Deus! Eu, como jornalista, tenho P A V O R a essas matérias. Prefiro não ter acesso nas minhas pautas a escrever certas coisas.

• Like 5

Galera, dúvida que pode ser ridícula, mas vai lá...rs

Sera que fizeram um quick chance ninguém ATR, retirando os assentos e abrindo espaço para os pneus?! Isso é possível/necessário ou há compartimento de carga que suporte as peças?

Abs

• Like 1

Galera, dúvida que pode ser ridícula, mas vai lá...rs

Sera que fizeram um quick chance ninguém ATR, retirando os assentos e abrindo espaço para os pneus?! Isso é possível/necessário ou há compartimento de carga que suporte as peças?

Abs

Hahahahah não é ridícula não! SE NÃO ME ENGANO esse ATR específico é convertido pra carga, mas não tenho certeza, colegas me corrijam aí

Meu Deus! Eu, como jornalista, tenho P A V O R a essas matérias. Prefiro não ter acesso nas minhas pautas a escrever certas coisas.

Quanto drama...

Du3NaE2WsAAbdZy.jpg

https://twitter.com/AeroEntusiasta/status/1075741780040138752

48395488_2348510971826162_16767662961941

48393035_2348511105159482_81786192621228

48387372_2348511278492798_87147334567198

As fotos do AD são do "feice"

E olha o tamanho do pneu deve ter dado trabalho. Os ATR 72 tem capacidade para 6t de cargas.

Um ponto meio off mas fundamental em situacoes como esta. A pista de CNF os 600m ainda nao esta homologado pela Anac. Olha vou te falar...

Depois quando falo da falta de estrutura.... Cade a 2 pista ou ao menos uma taxiway preparada para funcionar como pista auxiliar em casos como este em CNF? Nestes eventos e que vemos a precariedade da nossa estrutura.

Isso sem falar da novela da 3 pista em GRU As pistas de POA 2 de SSA 2 de VCP.... Em pouco tempo vai voltar ao debate

Na primeira foto do BLUE ada pra ver que a RAT desceu, devo ter sido uma falha bem ampla mesmo, se não engano ela é a última fonte possível de energia elétrica e só pro básico do básico

• Like 2

Na primeira foto do BLUE ada pra ver que a RAT desceu, devo ter sido uma falha bem ampla mesmo, se não engano ela é a última fonte possível de energia elétrica e só pro básico do básico

Pergunta de leigo, se os dois motores estavam funcionando e em teoria gerando energia, por que houve necessidade da RAT?

Pergunta de leigo, se os dois motores estavam funcionando e em teoria gerando energia, por que houve necessidade da RAT?

Motor funcionando é uma coisa, gerador é outra... suponho que perderam os dois geradores e aí a RAT entrou em cena.

• Like 2

Provavelmente o que causou a pane elétrica não foram os geradores, um avião desse porte costuma ter no mínimo 6 geradores independentes (2 em cada motor, mais APU, mais uma RAT, no mínimo). O que causou o acionamento da RAT (que é literalmente a última carta na manga de um avião em pane elétrica) foi a energia de todos os demais geradores não ter sido aproveitada, o que indica um problema bem generalizado e centralizado, algo a ver com o cabeamento, provavelmente.

Agora, pra ter certeza do que foi que aconteceu exatamente, só com o relatório do Cenipa...

O RAT pode ser comandado manualmente ou ele se estende automaticamente se ambas AC transfer busses perdem alimentação elétrica em voo.

Outras condições são: 1. Falha dos 2 motores e baixa pressão hidráulica no sistema central; ou 2. Baixa pressão hidráulica nos 3 sistemas. Acredito que nenhuma destas duas últimas coisas ocorreram, mas muito provavelmente houve uma tremenda falha elétrica combinada que deve ter deixando o EICAS repleto de pendências que os checklists não deram conta de suprir a necessidade de cobrir todas as eventualidades sem fazer uso do "pensar fora da caixinha".

Sabendo da complexidade, proteção e redundância do sistema elétrico do B777, a tripulação fez um belo esforço em colocar essa máquina no solo, principalmente com LW e, consequentemente, uma Vref elevados, possivelmente com F25, freio manual e, quem sabe, com A/S inop.

CENIPA:

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO (SBGR), SÃO PAULO, SP, PARA O HEATHROW AIRPORT (EGLL), NA CIDADE DE LONDRES, INGLATERRA, PARA REALIZAR UM VOO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. DURANTE O VOO DE CRUZEIRO, OCORRERAM FALHAS NO SISTEMA ELÉTRICO COM O COMPROMETIMENTO DE OUTROS SISTEMAS DA AERONAVE E A TRIPULAÇÃO DECIDIU EFETUAR UM POUSO DE PRECAUÇÃO NO AERÓDROMO TANCREDO NEVES (SBCF), CONFINS, MG. O POUSO FOI REALIZADO COM A AERONAVE ACIMA DO PESO MÁXIMO DE POUSO (OVERWEIGHT LANDING) E OCORREU SUPERAQUECIMENTO NO SISTEMA DE FRENAGEM COM EXPANSÃO TÉRMICA DOS PNEUS DOS TRENS DE POUSO PRINCIPAIS. O AERÓDROMO DE SBCF OPERAVA EM CONDIÇÕES VISUAIS NO MOMENTO DA OCORRÊNCIA. A AERONAVE TEVE DANOS LEVES. OS OCUPANTES DA AERONAVE NÃO TIVERAM LESÕES.

Olha, eu tava na fila 25 e não vi nada disso. Tinha gente até dormindo.

Meus prezados

• Like 1

Partiram de GRU, PT-MSZ constando como JJ3571 mas ta na proa norderste, provavelmente pra Europa. E ao invés do LA8084 (cancelado), PT-MUF está decolando agora como LA9484 pra LHR. Conseguiram diluir alguns pax nos BA240, 244 e 248.

Meus prezados

Matéria só acessível para assinantes Folha!

Que relato é esse: "porta arrombada"?

Matéria só acessível para assinantes Folha!

Que relato é esse: "porta arrombada"?

Aqui o trecho

Em meio a gritos, choro e pânico, diz ele, uma passageira se trancou em um dos banheiros da aeronave. Um dos tripulantes precisou praticamente arrombar a porta e tirá-la a força. A orientação era para que todos permanecessem sentados e com os cintos de segurança afivelados.

Matéria reproduzida na Folha de Pernambuco, não precisa ser assinante pra ler.

https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/brasil/2018/12/20/NWS,91095,70,450,NOTICIAS,2190-VOO-LATAM-TEM-CHORO-ORACAO-PORTA-ARROMBADA-GRITOS-ANTES-POUSO.aspx

Edited by Shamrock
  • Like 1