Jump to content

Pista de CNF está fechada após pouso de emergência do 777 da LATAM

Recommended Posts

• Replies 345
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu estava no voo. De repente todas as luzes e o sistema de entretenimento apagaram. Ficaram apenas as luzes de emergência. Ele começou a descer logo depois e uma das conversas com a torre/controle s

Rafael Santos, piloto de Triple Seven da Korean. Ao que me lembro, ele foi o segundo Cmte. mais jovem da Varig e o mais jovem Cmte, da Pioneira no Internacional (WB). Alem da enorme experiencia, é

A concorrência entre empresas aéreas é limitada às questões mercadológicas.   Quando envolve safety, security, cooperação em caso de contingência/acidentes com ou sem vítimas ou qualquer situação e

Vc acredita mesmo que dá pra construir e entregar uma pista até 2020?

Hahaha.

Considerando que tem uma ampliação de pista de 600 metros está demorando quase 5 anos?Alem do local da nova pista o terreno ser bastante “propício” a construção? Nem em 2020 nem em 2021.

Negócio é as empresas começarem a alternar e interditar as pistas de lugares como CWB e POA. Vai que rola segunda pista nesses locais também.

CWB tem duas pistas.

Inclusive, muitos anos atrás, era comum operar na 11/29 em operação visual.

• Like 1

CWB tem duas pistas.

Inclusive, muitos anos atrás, era comum operar na 11/29 em operação visual.

CWB tem uma pista e meia, a secundária é bem limitada (aliás, até a principal é apertada pros 747 cargueiros que operam por lá). Além disso as pistas se cruzam, impossibilitando de operar em simultaneo.

Já estamos cansado de saber que GRU não terá uma terceira pista.

Quanto a construção de uma segunda pista nos aeroportos citados, só vão fazer quando tiver movimento para tal.

Só quando as atuais estiverem atingindo sua capacidade máxima de movimentos.

Essa é grande diferença entre o Brasil e outros países mais avançados, como EUA e China. Lá o crescimento da infraestrutura leva em conta projeções para as próximas décadas.

Aqui nós pensamos reativamente, sem longo prazo.

Eu acabei de voltar do Texas e é impressionante como eles planejam anos à frente.

Vc acredita mesmo que dá pra construir e entregar uma pista até 2020?

Hahaha.

Se fosse no Japão, dava pra acreditar se falassem que estaria pronto até o meio do ano que vem...

Mas como estamos no Brasil, deve levar no mínimo uma década até o primeiro avião tocar a famosa segunda pista de cnf.

• Like 1

A Latam, snme, é a única cia aérea que possui equipamento de recovering no Brasil, então deve rolar uma camaradagem módica entre as empresas nesses cascasos, pois nunca se sabe o dia de amanhã.

Latam falha total do sistema AC , só bateria no final , nem horizonte stand-by,Vapp 220 Kt , peso 100 toneladas a mais do peso Max de pouso , total 302 toneladas, sem arremetida , sem auto break , sem anti Skid, sem alijamento de combustível , ou seja à beira de um acidente gravíssimo, graças a Deus só foi pneus , parabéns a tripulação pôr gerenciar a situação!

Geradores funcionando mas não se conectaram às barras, assim como a bus tie não fechou com o APU virando. Pane feia mesmo.

CWB tem uma pista e meia, a secundária é bem limitada (aliás, até a principal é apertada pros 747 cargueiros que operam por lá). Além disso as pistas se cruzam, impossibilitando de operar em simultaneo.

Bom era ter performance para decolar da 11 de CWB e conseguir decolar antes de todo mundo!

Latam falha total do sistema AC , só bateria no final , nem horizonte stand-by,Vapp 220 Kt , peso 100 toneladas a mais do peso Max de pouso , total 302 toneladas, sem arremetida , sem auto break , sem anti Skid, sem alijamento de combustível , ou seja à beira de um acidente gravíssimo, graças a Deus só foi pneus , parabéns a tripulação pôr gerenciar a situação!

Geradores funcionando mas não se conectaram às barras, assim como a bus tie não fechou com o APU virando. Pane feia mesmo.

Como se orientaram em relação ao solo, ao pitch e às curvas sem o horizonte?

100ton acima de MLW? Creio q quis digitar 10ton

Sera?

Considerando um consumo aí de 5.500kg/h

10t seria muito pouco

Quem sabe houve exagero nas 100t mas creio ser possível sim, visto que tava no início de um voo longo

Voando visual ué

Quanto ao peso, creio que 100t acima mesmo. Era um voo longo

Faltou um complemento à pergunta: voando à noite. Que referências se têm sobre o solo além das luzes da cidade?

Faltou um complemento à pergunta: voando à noite. Que referências se têm sobre o solo além das luzes da cidade?

Existe vfr diurno e noturno

Voar igual paulistinha sem instrumento

Nao existem referências além das luzes

• Like 1

O despreparo da torre é gritante! Absurdo! Digno de punição dos controladores!

Não sabiam o protocolo a ser seguido, eram confusos nas comunicações, não passavam informações essenciais ao comandante.

Já é inadmissível que não haja comunicação direta entre comandante e bombeiros, situação piorada pela inaptidão da controladora.

Não houve feridos, mas poderia haver muitos se o comandante inicia uma evacuação com base nas informações desencontradas que recebeu.

O comandante e todos os pilotos do voo merecem uma medalha! Só não aconteceu uma tragedia em razão do profissionalismo e do preparo deles. Pousar uma máquina como essa no braço e com poucos instrumentos operacionais não é para qualquer um.

Parabéns, comandante!

• Like 8

Voando visual ué

Quanto ao peso, creio que 100t acima mesmo. Era um voo longo

Nao creio em aviao q a diferença de MLW para MTOW seja 100ton! Na wikipedia do 773 falam em 293 para mtow e 251 para mlw, o que me parece prudente, nao fui ver em TCDS na Anac ou Boeing.

Nao creio em aviao q a diferença de MLW para MTOW seja 100ton! Na wikipedia do 773 falam em 293 para mtow e 251 para mlw, o que me parece prudente, nao fui ver em TCDS na Anac ou Boeing.

Não conheço os dados de performance do 777

Mas dependendo da versão, pode ou não ser possível

Colega acima falou em valor similar

Enfim, Fato que foi muito acima

Considerando que tem uma ampliação de pista de 600 metros está demorando quase 5 anos?Alem do local da nova pista o terreno ser bastante “propício” a construção? Nem em 2020 nem em 2021.

Só tem que, LITERALMENTE, mover uma montanha...

Depende da certificação, e os valores de MTOW do B777 podem ser diferentes daqueles apresentados no google.

Há versões com MTOW de 351t e MLW 251t. Mas outra coisa que deve ser considerada não é somente o aspecto estrutural, mas de performance específico de cada localidade operada, e restaria saber quais são os valores para CNF.

Atualmente a 11/29 está fechada para obras. Ela já quebrou um bom galho em tempos passados, como em 2003 quando um DC-10 da Cielos varou na 15, as operações ficaram exclusivas na pista auxiliar. Em 2014 durante a copa um A330F da Tampa decolou da 11 devido restrições de sobrevoo.

https://www.easa.europa.eu/sites/default/files/dfu/TCDS_EASA%20IM%20A%20003_B777_%20Iss_15_2018-12-10.pdf

Na página 22; MTOW de 340 toneladas e MLW de 251 toneladas para o 77W. Então um pouso 85 toneladas acima do MLW parece plausível.

Edited by F-BHSP

Se fosse no Japão, dava pra acreditar se falassem que estaria pronto até o meio do ano que vem...

Mas como estamos no Brasil, deve levar no mínimo uma década até o primeiro avião tocar a famosa segunda pista de cnf.

Vai ficar pronta pra Copa.

• Like 2