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TheJoker

Boeing unveils new Transonic Truss-Braced Wing

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January 08, 2019

 

Lightweight, ultra-thin and more aerodynamic wing concept

 

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Boeing revealed the newest Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), which researchers say will fly higher and faster than the previous TTBW concepts. The new configuration is designed to offer unprecedented aerodynamic efficiency while flying at Mach 0.80.

From end-to-end, the folding wings measure 170 feet. The high wingspan is made possible by the presence of a truss, which supports the extended length of the ultra-thin wing.

Originally, the TTBW was designed to fly at speeds of Mach 0.70 – 0.75. To increase the aircraft’s cruise speed, the new concept now has an optimized truss and a modified wing sweep. By adjusting the wing sweep angle, the truss can carry lift more efficiently. The end result was a more integrated design that significantly improved vehicle performance.

The new changes follow extensive wind tunnel testing at NASA Ames Research Center. For nearly a decade, Boeing and NASA have been studying the concept as part of the Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR) program. The research focuses on innovative concepts that reduce noise and emissions while enhancing performance.

https://www.boeing.com/features/2019/01/spreading-our-wings-01-19.page

O lançamento do 797 está próximo. Toda vez que a Boeing vem com conceito novo, tipo Sonic Cruiser, é pra chamar atenção pra um novo avião de conceito antigo. :lol:

Edited by TheJoker

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170 feet = 51.9m de envergadura, deve ser +/- a do 797.

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Modelo rompe com conceito estabelecido há 70 anos

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação - Boeing em 9 de Janeiro de 2019 às 16:00

link da matéria: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/novo-aviao-desenvolvido-pela-nasa-e-boeing-podera-ter-asas-mais-leves-e-ultrafinas_4138.html

O conceito é baseado no estudo Transonic Truss-Braced Wing (TTBW) foi projetado para oferecer uma eficiência aerodinâmica sem precedentes ao voar a Mach 0,80. A revisão do projeto permitiu aumentar a velocidade após a otimização do ângulo de ataque das asas e redesenho do suporte, que permitiu uma redução na espessura da asa, que se tornou mais leve. O projeto se aproveita da maior eficiência das asas de grande alongamento, similar ao princípio utilizado nos planadores.

ttbw_2_free_medium.jpg

 

As novas mudanças seguem um extenso teste de túnel de vento no NASA Ames Research Center. Por quase uma década, a Boeing e a NASA vêm estudando o conceito como parte do programa Subsonic Ultra Green Aircraft Research (SUGAR). A pesquisa se concentra em conceitos inovadores que reduzem o ruído e as emissões, melhorando o desempenho.

A expectativa da indústria é que a próxima geração de aviões quebre com os atuais paradigmas de engenharia, que concentraram seus esforços no modelo derivado da década de 1950. A redução de consumo, novas matrizes energéticas e motores mais eficientes devem ser os três pilares que deverão definir o layout básico das aeronaves de próxima geração.

 

ttbw_1_free_big.jpg


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Interessante é que o corpo do avião é parecido com o ATR!!

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