Jump to content
Sign in to follow this  
teiacontabil

Prefeito e deputada tratam da finalização de reforma da pista do Aeroporto de Guanambi em audiência na Seinfra

Recommended Posts

Prefeito e deputada tratam da finalização de reforma da pista do Aeroporto de Guanambi em audiência na Seinfra

Quinta, 31 de Janeiro de 2019

Gabinete

 

192210201931011.jpg

 

192210201931012.jpg

 

192210201931013.jpg

Com a finalização das obras de reconstrução da pista e pátio de manobras de aeronaves do Aeroporto de Guanambi previsto para a primeira quinzena de fevereiro, o prefeito Jairo Magalhães e a deputada Ivana Bastos se reuniram em audiência com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, na tarde desta quarta-feira (31), em Salvador, para tratar dos próximos passos para a viabilização de voos comerciais no município. Também estavam presentes o diretor de aeroportos e terminais da Seinfra, Denisson de Oliveira, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.

Durante a reunião, foram debatidas questões técnicas e burocráticas, além de pequenas adequações. “Seguimos trabalhando de forma incansável para que todas as questões sejam resolvidas e pedimos também que o Governo do Estado continue empenhado para que a inauguração do Aeroporto aconteça o mais rápido possível”, destacou o prefeito.

Já a deputada ressaltou que o mandato parlamentar continuará empenhado para levar mais essa conquista para Guanambi. “Estamos vencendo cada obstáculo para a implantação de voos em Guanambi, ao lado do determinado prefeito Jairo Magalhães, seguimos de forma intensa buscando, nos reunindo, mostrando que Guanambi merece e precisa que o Aeroporto Isaac Moura Rocha funcione normalmente”, afirmou a deputada.

Segundo Jairo, uma outra empresa de aviação, além da Azul Linhas Aéreas está interessada em operar vôos regulares na cidade, a Passaredo, que atua na viação regional em todo país está negociando junto ao Governo do Estado. “Já contatamos uma empresa especializada devidamente autorizada e certificada pelos órgãos competentes que fará o projeto para as adequações técnicas finais, como a instalação da estação rádio, etc, estamos também em contato com a Anac e o Governo da Bahia agilizando os trâmites para viabilizar a concessão da empresa que fará a administração e todo gerenciamento do aeroporto”, disse o prefeito.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi

 

Fonte: http://www.guanambi.ba.gov.br/noticias/prefeito_e_deputada_tratam_da_finalizacao_de_reforma_da_pista_do_aeroporto_de_guanambi_em_audiencia_na_seinfra-1783

Edited by teiacontabil

Share this post


Link to post
Share on other sites

Técnicos da ANAC ontem e hoje em Guanambi, para inspeção de homologação do aeroporto após a reforma. Poderemos ter o anúncio do voo em breve pela Azul.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aeroporto de Guanambi recebe certificação da Anac

por
Tiago Marques
 -

14 de fevereiro de 2020 - 23:10

 

Aeroporto-de-guanambi-4-696x464.jpg

Após quase cinco anos  do anúncio do Governo da Bahia, o Aeroporto Isaac Moura Rocha enfim conseguiu a certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O certificado em caráter provisório foi publicado nesta sexta-feira (14), após vistoria de técnicos e análise do órgão.

Segundo o documento, a certificação fica condicionada à manutenção pelo operador aeroportuário dos aspectos avaliados durante o processo de concessão. A empresa Infeacea foi contratada pela prefeitura de Guanambi para fazer a gestão do equipamento aeroportuário.

A concessão permite operação com aeronaves do tipo 2C e ATR 72, modelo usado pela Azul Linhas Aéreas em linhas regionais. Esse tipo de aeronave tem capacidade para transportar até 70 passageiros.

280729e6-b599-4720-96c7-98610cd546be-150
932bef40-ce18-47a0-b792-c986e7600607-150

A Agência Sertão entrou em contato com Ronaldo Veras, assessor especial da presidência da Azul. Ele afirmou que a companhia continua interessada em operar voos regulares partindo de Guanambi.

A princípio, o plano de expansão é interiorização da Azul e prevê uma linha ligando a cidade a Belo Horizonte, com frequência de voos a ser definida de acordo com a demanda. No entanto, segundo Veras, a empresa também poderá operar voos ligando Guanambi a Salvador.

Outras empresas como a Passaredo e a Abaeté também demonstraram interesse na operação de voos partindo de Guanambi. A Passaredo, assim como a Azul, possui em sua frota aviões do modelo ATR-72. Já a Abaeté, empresa que operou na cidade com voos para Salvador entre 1995 e 2012, com aeronaves dos modelos Cesna e Embraer Bandeirante, com capacidade para apenas 14 lugares.

Passo a passo

O processo de instalação de voos comerciais no aeroporto de Guanambi foi iniciado em 2015, quando o saguão foi requalificado, sendo construído à época as instalações de combate a incêndios aeroportuários.

Em março de 2016, o Governo do Estado assumiu a gestão do aeroporto pelo período de 35 anos. No mesmo ano, uma inspeção das autoridades aeronáuticas constatou que os morros do entorno da pista poderiam representar obstáculos perigosos para aeronaves maiores.

Em fevereiro de 2017, uma comitiva de técnicos e executivos da Azul veio a Guanambi para uma avaliação preliminar do local.

Somente em 2018, após ser apresentado um novo plano de zona de proteção de aeroportos, a restrição foi retirada.

Ainda em 2018, a pista começou a ser recuperada, com um investimento de cerca de R$ 7 milhões, por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura.

Logo após a conclusão da obra, já em 2019, a prefeitura de Guanambi contratou uma empresa para gerenciar as operações no aeroporto.

 

Fonte: https://agenciasertao.com/2020/02/14/anac-concede-certificacao-e-empresas-ja-podem-solicitar-permissao-para-operar-no-aeroporto-de-guanambi/?fbclid=IwAR2M_16FwdzvHwykJt8ZNoeMncdUJnFaVyfSJwA9PranlswYnsItOGvHim0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ter voos comerciais neste aeroporto sera ótimo, principalmente para a população do norte de MG, pois ele é mais próximo que Montes Claros para muitas cidades. 

Edited by Cassio.Fernandes

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 hours ago, Cassio.Fernandes said:

Ter voos comerciais neste aeroporto sera ótimo, principalmente para a população do norte de MG, pois ele é mais próximo que Montes Claros para muitas cidades. 

Se os voos p/ BH ou SP pode tirar passageiros de MOC mesmo. Caso seja Salvador - Guanambi não acredito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information