Jump to content
Sign in to follow this  
PR-FHI

Boechat e piloto morrem em acidente de helicóptero

Recommended Posts

Uma grande perda ao jornalismo brasileiro.

Pelas reportagens sobre o acidente, ele aconteceu próximo a um viaduto, o que deve ter dificultado o caminhoneiro de visualizar que o helicóptero vinha pra um pouso forçado. E até parar um caminhão há uns 80 km/h, se vão muitos metros percorridos. Mas, vamos deixar o Cenipa trabalhar...

O helicóptero que caiu nesta segunda-feira provocando a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci não tinha autorização para fazer transporte de passageiros. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) , a dona da aeronave — a RG Serviços Aéreos Especializados — não poderia fazer nenhuma atividade remunerada , a não ser de "aerofotografia, aeroreportagem, aerofilmagem, entre outros do mesmo ramo".

https://oglobo.globo.com/brasil/helicoptero-que-levava-boechat-nao-tinha-autorizacao-para-transporte-de-passageiros-23445186

A RQ S.A.E foi contratada pela Zum Brasil, uma empresa baiana especializada na organização de eventos, que pelo visto desconhece métodos para organizar logística aérea.

O helicóptero que caiu nesta segunda-feira provocando a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci não tinha autorização para fazer transporte de passageiros. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) , a dona da aeronave — a RG Serviços Aéreos Especializados — não poderia fazer nenhuma atividade remunerada , a não ser de "aerofotografia, aeroreportagem, aerofilmagem, entre outros do mesmo ramo".

https://oglobo.globo.com/brasil/helicoptero-que-levava-boechat-nao-tinha-autorizacao-para-transporte-de-passageiros-23445186

A verdade é que o TACA é extremamente comum. Se eu fosse a Anac inclusive pensaria uma forma de regulamentar a atividade dos TPX esporádicos, ou algo assim.

Uma grande perda ao jornalismo brasileiro.

Pelas reportagens sobre o acidente, ele aconteceu próximo a um viaduto, o que deve ter dificultado o caminhoneiro de visualizar que o helicóptero vinha pra um pouso forçado. E até parar um caminhão há uns 80 km/h, se vão muitos metros percorridos. Mas, vamos deixar o Cenipa trabalhar...

Numa matéria na TV entrevistam um carreteiro que conta que ao sair do pedágio viu o heli vindo baixo e acelerou, escapando de colisão, mas o caminhão do gaúcho não conseguiu se livrara do HPG, creio que encoberto pela carreta que seguia à frente.Triste.RIP ao Boechat e ao Ronaldo.

Numa matéria na TV entrevistam um carreteiro que conta que ao sair do pedágio viu o heli vindo baixo e acelerou, escapando de colisão, mas o caminhão do gaúcho não conseguiu se livrara do HPG, creio que encoberto pela carreta que seguia à frente.Triste.RIP ao Boechat e ao Ronaldo.

Se as investigações confirmarem isso, será mais triste saber que quase houve êxito na manobra e que ambos saíram bem. Outra testemunha disse que o passageiro pulou antes do choque mas que o helicóptero caiu em cima dele.

Se as investigações confirmarem isso, será mais triste saber que quase houve êxito na manobra e que ambos saíram bem. Outra testemunha disse que o passageiro pulou antes do choque mas que o helicóptero caiu em cima dele.

Não se deve acreditar nessas pessoas que dizem terem visto algo.A maioria é gente idiota querendo aparecer na TV.Enfim, uma pena.Gostava muito de assisti-lo no Jornal da Band.

Que situação terrível, o Heli passou entre os dois viadutos mas achou o caminhão pela frente.

Parecia que ele tentava "pousar" no canteiro, mas acabou indo a frente e não alcançou o outro lado dos viadutos.

abs,

Evandro

Que situação terrível, o Heli passou entre os dois viadutos mas achou o caminhão pela frente.

Parecia que ele tentava "pousar" no canteiro, mas acabou indo a frente e não alcançou o outro lado dos viadutos.

abs,

Evandro

Não tenho certeza. Parece que ele se aproximou na diagonal em relação à pista de cima. Além disso, tenho minhas dúvidas se o helicóptero passou entre os dois viadutos.

Cara o fato em sí pra mim foi uma p... fatalidade, a operação em tese era pra ter dado certo, tinha tudo pra ser um sucesso (digo do pouso), mas havia um fator externo e imprevisível tanto do ponto de vista do piloto, quanto do motorista. O acaso é mt complexo pra se acreditar, eu prefiro me convencer de que a hora dos colegas chegou. Desde ontem estou consternado com o desencarne precoce desse profissional brilhante e no auge de sua carreira, era um contraponto moral. A verdade se cala um pouco mais no Brasil. #RIP

• Like 4

Muito triste. Não está na hora de fiscalizar melhor o Taca ?

E claro fiquei triste pois era um dos jornalistas que eu mais admirava

Pergunta bem de leigo mesmo: na situação em que o helicóptero estava, que tipo de comando era possível dar?

As circunstâncias eram bem desfavoráveis, evidente, mas me parece improvável que o piloto tenha optado conscientemente por tentar pousar em uma rodovia muito movimentada, logo após um viaduto. É bem parecida com a situação de alguém que vai atravessar a rua e é surpreendido pelo carro que vinha uma faixa depois e não tinha nenhuma visão do pedestre, já que havia um ônibus encobrindo. Antes do viaduto ou no próprio viaduto a aeronave seria bem mais visível, além da possibilidade (sendo mais navegável do que imagino) de tentar fora da estrada.

Claro que estou pensando sentado no sofá e a situação lá era crítica, impossibilitando a análise de todos os fatores. Talvez a ideia fosse apenas descer em qualquer lugar e torcer pelo melhor.

Muito triste. Não está na hora de fiscalizar melhor o Taca ?

E claro fiquei triste pois era um dos jornalistas que eu mais admirava

É um debate bem amplo, pois não era um heli enquadrado como RBAC 91, ele era um SAE... que teoricamente tem toda a carga de fiscalização de um táxi aéreo. Se não me falha memória, é um SAE para filmagens aéreas ou seja poderia ter um cara ali operando equipamento ou até mesmo um cameraman, mas transportar um pax pago não poderia. Mas neste caso o helicoptero não mataria gente do mesmo jeito? Algumas exigencias para ter TPX e operador 135 poderiam ser "flexibilizadas" de um lado e apertada do outro, por exemplo, manutenção!

O operador 135 precisa ter um mecânico chefe, mesmo que ele tenha um avião só e este avião faça TODAS revisões em uma entidade certificada sob RBAC 145. Porque não dispensar essa exigência e apertar as oficinas 145? O cara garante que tem um contrato com a 145, toca os serviços lá, mas não tem o peso no orçamento de um cara (que por sua vez pode pertencer a várias empresas ao mesmo tempo) só para assinar a ordem de serviço.

Ser operador 135 no Brasil é complicado e aí o cara que pelo visto tinha um SAE todo arrumadinho, arrisca ganhar um troco como PAX e deu no que deu.

Agora o TACA picareta de um operador 91 atuando como 135, aí sim, tem que entrar de sola.

• Like 6

abs,

Evandro

Fico abismado com o comportamento das pessoas

Não tem um fdp pra pegar um extintor e tentar apagar o fogo

Dezenas de carros e caminhões com dezenas de extintores, nem que for para preservar o corpo para seus familiares

E no caso do caminhão uma descarga preventiva nas partes quentes seguindo o protocolo de vítima presa em ferragem.

Tem um vídeo que mostra o corpo pegando fogo e um monte de gente filmando

Lamentável

• Like 3

vc já viu o um extintor de veiculo consegue fazer?

simplesmente nada, ele é pra ser usado em principio de incêndio em carro não quando um helicóptero cheio de combustível explodir na queda.

• Like 2

vc já viu o um extintor de veiculo consegue fazer?

simplesmente nada, ele é pra ser usado em principio de incêndio em carro não quando um helicóptero cheio de combustível explodir na queda.

Um extintor sim, dezenas a coisa é diferente

Se o caminhão pegasse fogo, provavelmente teríamos varias filmagens e nenhum civil tomando iniciativa.

Mas isso pouco importa agora

O dia que eu ver um corpo pegando fogo perto de mim, descarregarei quantos extintores puder, e pedirei para que todas façam a mesma coisa

Mas como disse, isso pouco importa agora

Se o caminhão pegasse fogo, provavelmente teríamos varias filmagens e nenhum civil tomando iniciativa.

O dia que eu ver um corpo pegando fogo perto de mim, descarregarei quantos extintores puder, e pedirei para que todas façam a mesma coisa

Se vc tivesse 10 extintores aí na hora em nada mudaria o fatídico desfecho. Helicóptero Não anda com 30 ou 40 litros de gasolina que um carro anda. Só a reserva técnica deve passar dos 100 litros para o equipamento, fora o que havia no tanque.

Resta só lamentar a fatalidade e aguardar o CENIPA. Sem mais se.

• Like 1

Me pareceu vir na auto rotação, só que gastou o coletivo cedo demais, ainda alto, e perdeu toda a energia. Mesmo assim, o caminhão contribuiu muito pro desfecho.

Minha opinião.

• Like 1

Concordo com a questão que as pessoas parecem abutres com seus smartphones.

Porém, não me arriscaria me aproximar de centenas de litros de combustível, exceto unicamente se pudesse salvar uma vida. A tragédia já foi consumada com 2 vítimas, não haveria necessidade de uma terceira.

Olhando o vídeo vê-se que parecia estar em auto-rotação, pois a razão da decida estava bem alta.

Acho que se o caminhão não estivesse ali, ele teria conseguido tocar o chão sem explodir. Mas também teria sido uma pancada e tanto.

Alguns anos atras tive a infelicidade de presenciar um acidente de paulistinha, no qual o mesmo pegou fogo após a queda, utilizamos prontamente cerca de 5 extintores grandes que ficavam no hangar e nas areas de circulação do aerodromo e mais um pequeno de outro paulistinha. Posso te afirmar que o efeito foi nulo, o fogo não deu tregua, e só nos restou observar a aeronave e os ocupantes morrerem queimados. A aeronave em questão só estava com o tanque inferior cheio ou seja menos de 50 litros de avgas.

De qualquer forma entendo sua frustração, a sensação de impotencia naquele dia foi terrivel e a imagem de dois homens sendo queimados vivos a menos de 4 metros de distancia é outra coisa que nunca vou esquecer.

• Like 1

Olhando o vídeo vê-se que parecia estar em auto-rotação, pois a razão da decida estava bem alta.

Acho que se o caminhão não estivesse ali, ele teria conseguido tocar o chão sem explodir. Mas também teria sido uma pancada e tanto.

É o que penso tbm. Seria uma pancada e tanto.

Eu tive a curiosidade de ir no google maps e ver como é o terreno ali e o que o helicoptero iria encontrar se não fosse a carreta. Como ele veio pousando na transversal das vias, iria dar de cara com os concretos que as separam.

Não entendo nada de nada. Mas pousar entre dois viadutos, nem se estivesse em voo normal. Se repararem bem no maps, tem uma extensa faixa de grama antes do viaduto no sentido que ele vem, e tem também a própria rodovia. No sentido do fluxo, imagino eu, que pela velocidade dos carros, ali é um viaduto com várias alças de acesso ngm tá a 150 por hora, conseguem enxergar o que está acontecendo.

Se ele tentou pousar na grama ficou mto longo e se tentou pousar na rodovia o vento tirou ele do eixo.

Uma grande perda sem duvida. Vamos ver a investigação.

Concordo com a questão que as pessoas parecem abutres com seus smartphones.

Porém, não me arriscaria me aproximar de centenas de litros de combustível, exceto unicamente se pudesse salvar uma vida. A tragédia já foi consumada com 2 vítimas, não haveria necessidade de uma terceira.

Pensei o mesmo. Certa vez, vi um carro pegando fogo em frente ao meu prédio. Era muito difícil se aproximar a menos de 15 metros do veículo, isso sem contar das explosões que aconteciam. Por isso, não condeno quem não teve coragem de aproximar do helicóptero, até porque o mais provável é que os ocupantes morreram no momento da queda.