Jump to content
Sign in to follow this  
Mário Dourado

Nova pista central deve ser exigência para Congonhas

Recommended Posts

John F. Kennedy International Airport 19km centro

LaGuardia Airport 4km do centro

Newark Liberty International Airport 8km do centro

Vancouver International Airport 8km do centro

London City Airport 10km do centro

Essendon Airport 10km do centro

Haneda Airport 10km do centro

Stockholm Bromma Airport 6km do centro

Miami International Airport 10km do centro

Logan International Airport 4km do centro

Congonhas 8km do centro

Pois é, as pessoas colocam Congonhas como se os executivos saíssem da Paulista, atravessassem a rua e chegassem no terminal.

Congonhas não tem acesso por transporte público, fica numa área de trânsito intenso o dia inteiro.

Se tivessem construído um trem que saísse do centro e chegasse realmente em Guarulhos mais rápido do que as pessoas demoram pra chegar em CGH, vc teria matado boa parte do tráfego de CGH, mas como eu disse, preferiram fazer um puxadinho, então fica tudo na mesma.

Edited by rbullara
  • Like 3

Só para mostrar como as empresas "adoram" dual airports:

15-Feb-2019 1:03 AM
Aeromexico: Mexico's Government is 'investing very aggressively' in Mexico City Airport
Aeromexico Group CEO Andrés Conesa, via the carrier's 4Q2018 financial results call, commented (14-Feb-2019) on the cancellation of New Mexico City International Airport (NMCIA) stating: "Given our business model, we need to operate from a single airport. We would never be operating some from airport A and some from airport B". Mr Conesa added that the Mexican Government has "a very aggressive plan to strengthen the infrastructure of Mexico City Juarez International Airport". He added: "They are investing a significant amount of resources in enhancing terminal 2", constructing new facilities expected to add "seven or eight" new gates.

Alguém sabe quantos voos a aviação executiva tem em CGH atualmente?

Até onde lembro eram 4 slots por hora, não sei se nesta conta entra o "slot por oportunidade", quando há uma janela de slot aberta (um voo cancelado ou atrasado, por exemplo).

Pela minha percepção, nunca haverá um planejamento unificado e sistêmico dos aeroportos que atendem São Paulo. O que eu acho que vai acontecer é que todos vão crescer o máximo possível dentro de suas áreas e atender cada vez mais públicos locais ou seja, em breve (alias já é uma participação super relevante) ninguém da região metropolitana de Campinas irá a SP pegar voos e usarão VCP, SOD um dia poderá ter seus próprios voos pros principais destinos, SJK tem potencial, CGH e GRU terão menos passageiros passando em conexões e as empresas terão outros pontos de passagem (conexões em CNF, BSB ou RIO por exemplo) aliviando-os e abrindo espaço pro aumento dos locais.

Infelizmente é isto que vai ocorrer. Seremos uma versão tropical de Londres.

Pois é, as pessoas colocam Congonhas como se os executivos saíssem da Paulista, atravessassem a rua e chegassem no terminal.
Congonhas não tem acesso por transporte público, fica numa área de trânsito intenso o dia inteiro.
Se tivessem construído um trem que saísse do centro e chegasse realmente em Guarulhos mais rápido do que as pessoas demoram pra chegar em CGH, vc teria matado boa parte do tráfego de CGH, mas como eu disse, preferiram fazer um puxadinho, então fica tudo na mesma.

Isto é importante, estar próximo do centro não significa acesso fácil, temos considerar o quesito acessibilidade na conta.

No caso de CGH vamos ver qual será o impacto com a inauguração da L17.

• Like 1

Isto é importante, estar próximo do centro não significa acesso fácil, temos considerar o quesito acessibilidade na conta.

No caso de CGH vamos ver qual será o impacto com a inauguração da L17.

A última vez que fui a São Paulo fiquei hospedado no Holiday Inn do Anhembi. Na ida, desci em GRU por volta das 18:30hrs de um Sábado. O trajeto da área de desembarque do T2 até o hotel durou exatos 30min. O trânsito estava carregado, mas fluindo perfeitamente. A volta foi por CGH, entrei no Uber as 08:41hrs na frente do hotel e cheguei em CGH uma hora depois, trânsito quase parando em alguns trechos. Na Rubem Berta, estava parado para quem saía de CGH. Quem conhece melhor o dia-a-dia de São Paulo diria que seria mais rápido o trajeto nesse horário de Segunda-feira até GRU (partindo do Anhembi) ou não?

Meus pais também contam que uma vez chegaram em CGH por volta das 17:30hrs de uma Quinta-feira e demoraram uma hora para chegar no Ibis da Frei Caneca. Eu sei que são horários complicados, mas é muito tempo para poucas distâncias. Acredito que, dependendo de onde você estiver, e se tivesse trem expresso, vale mais a pena ir para Guarulhos ou até mesmo Viracopos (pra quem está no Alphaville ou Barra Funda).

Edited by Fabrício163

Quem conhece melhor o dia-a-dia de São Paulo diria que seria mais rápido o trajeto nesse horário de Segunda-feira até GRU (partindo do Anhembi) ou não?

Meus pais também contam que uma vez chegaram em CGH por volta das 17:30hrs de uma Quinta-feira e demoraram uma hora para chegar no Ibis da Frei Caneca. Eu sei que são horários complicados, mas é muito tempo para poucas distâncias. Acredito que, dependendo de onde você estiver, e se tivesse trem expresso, vale mais a pena ir para Guarulhos ou até mesmo Viracopos (pra quem está no Alphaville ou Barra Funda).

Do Anhenbi não tenha a menor dúvida que chega em GRU mais rápido

CGH até a Frei Caneca as vezes é meio complicado (17h30 ainda por cima), mas isso é SP

Não precisa de uma nova pista central e fazer dela a única pista do aeroporto.

Tem que deixar do jeito que está e liberar a auxiliar para voltar a receber a aviação comercial.

O Governo tem que colocar no edital como exigência uma bela ampliação do terminal, isso sim.

Principalmente equipar com pontes de embarque até onde não der mais.

Mas como a concessão de CGH será só lá para 2021/2022, ainda acho que vão desistir dessa ideia de pista única e voltar a liberar a auxiliar para a aviação comercial.

Que assim seja. Amém!

PS: Aos mais entendidos do assunto, falei besteira? rs.

Não falou besteira. Mas a ANAC está criando dificuldades de certificação pois baseado no regulamento onde a taxiway não cumpre o afastamento mínimo de segurança da pista.

Ou a cabeça da ANAC muda ou vai ficar com uma pista só.

Edited by -ZAP-

Não falou besteira. Mas a ANAC está criando dificuldades de certificação pois baseado no regulamento onde a taxiway não cumpre o afastamento mínimo de segurança da pista.

Ou a cabeça da ANAC muda ou vai ficar com uma pista só.

O grande problema foi a ampliação do terminal muito próxima da pista.

Mas esperar o que de quem conseguiu projetar a distancia entre as pontes de embarque baseado na envergadura de um avião em vez do Code das Aeronaves.

Não precisa de uma nova pista central e fazer dela a única pista do aeroporto.

Tem que deixar do jeito que está e liberar a auxiliar para voltar a receber a aviação comercial.

O Governo tem que colocar no edital como exigência uma bela ampliação do terminal, isso sim.

Principalmente equipar com pontes de embarque até onde não der mais.

Mas como a concessão de CGH será só lá para 2021/2022, ainda acho que vão desistir dessa ideia de pista única e voltar a liberar a auxiliar para a aviação comercial.

Que assim seja. Amém!

PS: Aos mais entendidos do assunto, falei besteira? rs.

O problema continuaria com a impossibilidade de fazer aproximações simultâneas e para piorar o cruzamento da pista para o terminal de passageiros.

Pousando pela ( exemplo ) pela 17L a acft teria que cruzar o eixo 17/35 pela taxiway C ou D, inviabilizando o pouso da 17R ou tendo que ficar no hold até a outra acft aterrisar.

Acho inviável.

As vezes até o busão que sai do terminal tatuapé para GRU é mais rápido que ir do centro de SP para CGH...Imagina um trem direto para GRU!!!

CGH nao pode aumentar na minha opiniao.

Ja saturou!

Olhem o transito para entrar no terminal antes do novo tunel, lotes de Uber e outros problemas....

Como disseram aqui, CGH deveriam proibir conexao, o aeroporto é de SP logo quem quer vir a SP ou sair de SP que use ele caso contrario vai conectar em VCP ou outro lugar.

Isto forcaria as emrpreas a reduzir a oferta de voos devido ao menor numero de pax e desafogando o aeroporto.

Outra coisa que precisaria ser estudada é o controle e limitacao da aviação executiva, seja com menos slots ou valores absurdos forcando a migração para outras bases.

Com Isto deveriam aproveitar e criar um criterio mais justo de distribuicao de slots limitando a no máximo 20% do total disponivel para cada empresa deixando assim o mercado mais competitivo, assim como limitando o numero de partidas para cada destino, forcando as cias a investir em todos mercados para melhor rentabilizar e justifcar a base em CGH, desta forma atendendo melhor ao publico de SP.

• Like 1

Ja saturou!

Olhem o transito para entrar no terminal antes do novo tunel, lotes de Uber e outros problemas....

Como disseram aqui, CGH deveriam proibir conexao, o aeroporto é de SP logo quem quer vir a SP ou sair de SP que use ele caso contrario vai conectar em VCP ou outro lugar.

Isto forcaria as emrpreas a reduzir a oferta de voos devido ao menor numero de pax e desafogando o aeroporto.

Outra coisa que precisaria ser estudada é o controle e limitacao da aviação executiva, seja com menos slots ou valores absurdos forcando a migração para outras bases.

Com Isto deveriam aproveitar e criar um criterio mais justo de distribuicao de slots limitando a no máximo 20% do total disponivel para cada empresa deixando assim o mercado mais competitivo, assim como limitando o numero de partidas para cada destino, forcando as cias a investir em todos mercados para melhor rentabilizar e justifcar a base em CGH, desta forma atendendo melhor ao publico de SP.

Concordo!

E melhorar o acesso ao aeroporto de Guarulhos, fazendo o Expresso Aeroporto da CPTM Luz-Tatuapé-Aeroporto com uma boa frequência e uma ligação decente da estação aos terminais, que pelo jeito a curto prazo deverá ser o aumento da frequência dos ônibus, já que pisaram na bola em não fazer a estação em frente aos terminais.

Isso talvez diminuiria a preferência de alguns passageiros por Congonhas.

Edited by Caravelle
  • Like 2

Se as empresas Low Cost atuarem no Brasil, "nego" vai querer voar em SBMT e Jundiai. Como acontece hj em BUE com a Flybondi em El Palomar.

Acho que o impacto da abertura de capital estrangeiro fara com q CGH fique tranquilo para operar...

meu ponto de vista....

Se as empresas Low Cost atuarem no Brasil, "nego" vai querer voar em SBMT e Jundiai. Como acontece hj em BUE com a Flybondi em El Palomar.

Acho que o impacto da abertura de capital estrangeiro fara com q CGH fique tranquilo para operar...

meu ponto de vista....

SBMT e SBJD não têm pistas para voos regulares na classe dos E-jets e 737.

Ja saturou!

Mas os problemas relacionados no trânsito ao entorno de CGH não são justamente aos pax que chegam ou partem de SP? Quem faz conexão nem sai da sala de embarque, a menos que seja chegando em CGH e indo pra GRU ou vice versa, mesmo assim, incabível proibir conexão em um aeroporto, não existe aeroporto "exclusivo" da cidade, nem London City por exemplo que é um aeroporto super restritivo, impõe a proibição de conexões.

Mas os problemas relacionados no trânsito ao entorno de CGH não são justamente aos pax que chegam ou partem de SP? Quem faz conexão nem sai da sala de embarque, a menos que seja chegando em CGH e indo pra GRU ou vice versa, mesmo assim, incabível proibir conexão em um aeroporto, não existe aeroporto "exclusivo" da cidade, nem London City por exemplo que é um aeroporto super restritivo, impõe a proibição de conexões.

brasil e a eterna mania em querer que o estado nos salve!