Oliveira_BH Posted February 24, 2019 Share Posted February 24, 2019 Me lembrei de uma frase de um investigador no Mayday: Aeronaves modernas não caem simplesmente do céu. Alguma coisa abrupta e grave aconteceu, vamos aguardar. 1 Quote Link to post Share on other sites
Diego Oliveira Posted February 24, 2019 Share Posted February 24, 2019 Já acharam o FDR e o CVR? Quote Link to post Share on other sites
Brown Tails Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Já acharam o FDR e o CVR? http://avherald.com/h?article=4c497c3c&opt=0 Quote Link to post Share on other sites
edu2703 Posted February 25, 2019 Author Share Posted February 25, 2019 O NTSB disse que teve acesso a uma câmera de vigilância de um presídio que mostra os instantes finais da aeronave, mergulhando com o nariz para baixo em direção ao solo. A profundidade da água onde caiu a aeronave é bem pequena e com a força do impacto, várias peças da aeronave ficaram enterradas no lodo existe no fundo da baía, incluindo o FDR e o CVR, o que dificulta sua localização. Os sinais emitidos pelos mesmos não estão sendo captados pela equipe de buscas. Quote Link to post Share on other sites
PR-FHI Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Será que não foi outro caso de reverso aberto ou flap travado? Quote Link to post Share on other sites
Roadster Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Será que não foi outro caso de reverso aberto ou flap travado? Isso não derruba avião assim... Tá com cara de disparo de trim ou carga solta 1 Quote Link to post Share on other sites
MRN Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Isso não derruba avião assim... Tá com cara de disparo de trim ou carga solta Aposto nisso também Quote Link to post Share on other sites
Matheus Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Os aviões da Atlas que voam para Amazon carregam somente pacotes com um volume relativamente grande e um peso pequeno, mesmo com o avião vazio e a carga toda concentrada em um ou dois pallets, dificilmente a movimentação deles ocasionaria um desbalanceamento grande o suficiente para uma descida tão abrupta. Lembrando que o caso do 747 da National no Afeganistão, o deslocamento da carga acabou por danificar os comandos do avião e o travamento dos mesmos, sendo que caso isso não tivesse acontecido os pilotos teriam amplitude suficiente para controlar o avião. 1 Quote Link to post Share on other sites
DpsTr Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Isso não derruba avião assim... Tá com cara de disparo de trim ou carga solta Reverso aberto derruba avião exatamente assim Quote Link to post Share on other sites
Dreamliner Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Radares apontam que a aeronave descia em uma razão que chegou a -7.000 fpm. https://www.youtube.com/watch?v=0cn58iVuzBY Quote Link to post Share on other sites
PR-GOK Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Esse braço da Amazon foi lançada recentemente, em 2016:https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/05/economia/1470397693_744949.html Quote Link to post Share on other sites
vfman Posted February 25, 2019 Share Posted February 25, 2019 Isso não derruba avião assim... Tá com cara de disparo de trim ou carga solta Ou suicídio, algo que, infelizmente, tem se tornado comum em acidentes recentes (Germanwings e LAM). 1 Quote Link to post Share on other sites
2setão Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Li em algum lugar que, após o acidente da Lauda Air, os reversos dos 767s receberam uma trava e só podem ser acionados quando o trem de pouso toca no chão. Será que não foi outro caso de reverso aberto ou flap travado? Quote Link to post Share on other sites
2setão Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 (edited) Aqui está o endereço onde li a informação: https://pt.quora.com/O-que-aconteceria-se-um-piloto-acidentalmente-acionasse-o-reverso-dos-motores-durante-o-voo Li em algum lugar que, após o acidente da Lauda Air, os reversos dos 767s receberam uma trava e só podem ser acionados quando o trem de pouso toca no chão. Edited February 26, 2019 by 2setão Quote Link to post Share on other sites
MRN Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Sem querer sair do foco do tópico, mas vejam o que acontece com reverso atuado em voo, independente que seja turbo-hélice ou turbofan ou qualquer outro, o resultado não é bom. Dizem as más línguas que esse "procedimento" era comum pra esse comandante, fazia a descida EMBU e matava a velocidade na final com o reverso... Matou todo mundo... 21/OCT/1998 - PT-WKH Quote Link to post Share on other sites
CACTUS 25 Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Como assim? O 767 permite acionar o reverso em voo? Quote Link to post Share on other sites
Schonarth Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Como assim? O 767 permite acionar o reverso em voo? Não deveria. Pelo que sei desde aquele acidente com o Fokker 100 da TAM em CGH o sistema para impedir abertura se tornou norma. Quote Link to post Share on other sites
MRN Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Hoje é praticamente impossível a abertura de um reversor em voo. É necessário um sinal de que a aeronave está "on ground" (WOW), o release do sync-lock, posição das manetes, dentre outras... http://www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_12/lockinstallation.pdf https://lessonslearned.faa.gov/ll_main.cfm?TabID=3&LLID=34&LLTypeID=10 Quote Link to post Share on other sites
Bonotto Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Como assim? O 767 permite acionar o reverso em voo? Foi defeito, eles não comandaram o reverso. Ele abriu sozinho. Quote Link to post Share on other sites
Longreach Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Sem querer sair do foco do tópico, mas vejam o que acontece com reverso atuado em voo, independente que seja turbo-hélice ou turbofan ou qualquer outro, o resultado não é bom. Dizem as más línguas que esse "procedimento" era comum pra esse comandante, fazia a descida EMBU e matava a velocidade na final com o reverso... Matou todo mundo... Reverso aberto em voo de forma não intencional, não necessariamente derruba um avião. Vale observar que a Boeing nem considera como "memory item" uma situação como esta, independente da fase do voo. Inclusive, algumas aeronaves, como o DC-8 e o Concorde, era prevista a utilização deste dispositivo em determinadas circunstâncias. No caso daquele E120, foi pura imprudência, sendo assim, não há checklist que resolva. Nos episódios do 767 da Lauda Air e do F100 da Tam, é interessante ler no relatório final a sequência de eventos que culminaram naqueles episódios. 2 Quote Link to post Share on other sites
MRN Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Reverso aberto em voo de forma não intencional, não necessariamente derruba um avião. Vale observar que a Boeing nem considera como "memory item" uma situação como esta, independente da fase do voo. Inclusive, algumas aeronaves, como o DC-8 e o Concorde, era prevista a utilização deste dispositivo em determinadas circunstâncias. Hoje em dia não conheço nenhuma aeronave que permita acionar o reversor em voo. São várias redundâncias para que não seja possível. Deve ser pela situação complicada se isso acontecer... Quote Link to post Share on other sites
737-800 Posted February 26, 2019 Share Posted February 26, 2019 Hoje em dia não conheço nenhuma aeronave que permita acionar o reversor em voo. São várias redundâncias para que não seja possível. Deve ser pela situação complicada se isso acontecer... Também pensei isso.. ou.. Fizeram igual no PT-MRK que forçaram a manete para frente até o feedback cable romper-se. Quote Link to post Share on other sites
Eduardo Mello Posted February 27, 2019 Share Posted February 27, 2019 Não deveria. Pelo que sei desde aquele acidente com o Fokker 100 da TAM em CGH o sistema para impedir abertura se tornou norma. O Fokker 100 que se acidentou, já contava com um sistema contra abertura de reverso, que funcionou corretamente (mandou o motor com reverso aberto automaticamente para o Idle). O problema é que não teve nenhum aviso/alarme no painel indicando a Abertura, e como a tripulação anterior havia reportado um problema no autothrottle, os pilotos acharam que era ele que estava mandando o motor pra IDLE. Aí no cabo de guerra entre copiloto puxando manete pra frente, e sistema automático puxando pra trás, a tensão aplicada no cabo de comando foi maior do que a projetada, o que fez ele arrebentar e selar o triste destino desse voo. 2 Quote Link to post Share on other sites
Chico-MII Posted February 27, 2019 Share Posted February 27, 2019 (edited) Exceto os russos Hoje em dia não conheço nenhuma aeronave que permita acionar o reversor em voo. São várias redundâncias para que não seja possível. Deve ser pela situação complicada se isso acontecer... Edited February 27, 2019 by Chico-MII 1 Quote Link to post Share on other sites
Darui Posted February 27, 2019 Share Posted February 27, 2019 O c17 usa reverso em pouso tático, não? Quote Link to post Share on other sites
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