Jump to content
Sign in to follow this  
B737-8EH

Aeronave da Avianca sai da pista durante pouso no Galeão

Recommended Posts

Não devemos julgar. Ainda mais quando não estamos passando pelas dificuldades que os tripulantes da "OCAIR" estão a passar.

Mas vale a leitura do texto abaixo a respeito da compulsão ao pouso:

http://www.aerohabitat.org/airmanshiponline/1nov01/04-Landing%20Compulsion%20&%20CFIT.htm

curioso é que os jornais noticiam arremetida mas esse incidente até agora nada. deve ter gente na companhia de joelhos ageadecendo isso ter acontecido no carnaval.

Nao tao rapido.....

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/03/04/aeronave-da-avianca-sai-pista-durante-pouso-no-galeao.ghtml

Meio ruim não... De acordo com o segundo SPECI, a operação era inviável naquele momento!

Quando temos muita instabilidade, presença de TCU , WS +TsRA e etc O METAR ou até mesmo o SPECI não é uma informação conclusiva para afirmarmos horas depois como estava a operação no extato momento do pouso.

Pelo fato que, em questão de 10 a 5 minutos uma chuva leve pode passar para uma Chuva extremamente forte com visibilidade vertical e horizontal praticamente inexistente, sem contar variações de intensidades do vento e sua direção com rajadas ou não

Ao passo que, o inverso tb é verdadeiro, uma .+TSRA com WS, GS e tudo mais, 10 minutos depois, pode virar uma chuva leve com vento calmo e boa visibilidade, mesmo sem dar tempo de um novo SPECI ser emitido

Todas, Atuais operadoras já tiveram incidentes semelhantes, inclusive no Galeão

Agora cabe, as autoridades, averiguarem a situação

Fazer as tasks referentes, torcer pra não ter afetado celula, motor e freio

Lavar e colocar no trilho de novo

• Like 4

Quando temos muita instabilidade, presença de TCU , WS +TsRA e etc O METAR ou até mesmo o SPECI não é uma informação conclusiva para afirmarmos horas depois como estava a operação no extato momento do pouso.

Pelo fato que, em questão de 10 a 5 minutos uma chuva leve pode passar para uma Chuva extremamente forte com visibilidade vertical e horizontal praticamente inexistente, sem contar variações de intensidades do vento e sua direção com rajadas ou não

Ao passo que, o inverso tb é verdadeiro, uma .+TSRA com WS, GS e tudo mais, 10 minutos depois, pode virar uma chuva leve com vento calmo e boa visibilidade, mesmo sem dar tempo de um novo SPECI ser emitido

Todas, Atuais operadoras já tiveram incidentes semelhantes, inclusive no Galeão

Agora cabe, as autoridades, averiguarem a situação

Fazer as tasks referentes, torcer pra não ter afetado celula, motor e freio

Lavar e colocar no trilho de novo

Vc entendeu que o SPECI foi emitido aprox 10 min apos o pouso ne?

E como o Lucas tentou explicar, porque até agora só vi uma tendencia sua em analtecer, condicoes absurdas, olha ali o METAR, MEU DEUS.... e etc o speci foi emitido aos 43. A aeronave pousou aos 30, e aos 41 ja estava no gate.

Concordo com o Lucas que explicou exatamente como funciona tudo, metar nao quer dizer nada. A chuva pode simplesmente sair de uma chuva forte para nenhuma chuva e voltar a chover de novo. Ninguem sem enxergar a pista, nos minimos, vai prosseguir. E se prosseguir é porque estava visual. Existe a possibilidade de cair chuva no meio do rollout? Existe... existe uma possibilidade de ter sido aquaplanagem devido a chuva o dia todo no galeao (com as nossas pistas de alta qualidade de escoamento)? Existe... mas sabem quem vai falar isso? A investigação. Depois da investigação todos teremos o relatório final.

Um abraço senhores.

• Like 3

Concordo com o amigo que devia está muito ruim o tempo

Só não tenho certeza, como estava a condição exatamente nos segundos da manobra de pouso e se foi isso o fator determinante

Tudo indica que sim, mas só quem viu ao vivo pra falar

Eu já pousei com chuva leve e vento calmo em uma cabeceira e na outra pista paralela GS e uma acft arremeteu menos de 1 min depois do meu pouso com aviso de WS já com chuva moderada

Não devemos julgar. Ainda mais quando não estamos passando pelas dificuldades que os tripulantes da "OCAIR" estão a passar.

Mas vale a leitura do texto abaixo a respeito da compulsão ao pouso:

http://www.aerohabitat.org/airmanshiponline/1nov01/04-Landing%20Compulsion%20&%20CFIT.htm

Penso que aqui temos todos a consciência de não julgarmos ninguém, principalmente em se falando de acidente/incidente aeronáutico. Estamos aqui somente tentando entender e comentando os fatos, mas repito, acidente/incidente aeronáutico é problema do cenipa. Após o término da investigação, saberemos ou não os fatores, e tiraremos ensinamentos para que não aconteça novamente.

• Like 3

olhando rapidamente o bkp do FR ele foi o único que pousou entre 17 e 18 30, o TP por exemplo alternou CNF, AF e AR orbitaram até pousar na 28.

Olhando as fotos, parece, que realmente saiu comendo grama igual video acima

Não foi só a roda direita, tem grama na roda do nariz também. Tem mato pra todo lado

• Like 1

Não foi só a roda direita, tem grama na roda do nariz também. Tem mato pra todo lado

Foi o MLG direito?

Segundo a empresa, sim

"Roda direita da aeronave invadiu a grama da pista do aeroporto; no momento da aterrissagem, cidade enfrentava forte chuva"

Agora pergunto: precisava se enfiar em condições tão severas?

SBGL 032043Z 02008G22KT 0500 R15///// R33///// R10/1000 R28/170 0 +TSRA FEW004 BKN009 BKN020 FEW030CB 23/22 Q1016

Muito triste, acho que vai ser a tampa no caixão da O6

Porque você acha isso?

E como o Lucas tentou explicar, porque até agora só vi uma tendencia sua em analtecer, condicoes absurdas, olha ali o METAR, MEU DEUS.... e etc o speci foi emitido aos 43. A aeronave pousou aos 30, e aos 41 ja estava no gate.

Concordo com o Lucas que explicou exatamente como funciona tudo, metar nao quer dizer nada. A chuva pode simplesmente sair de uma chuva forte para nenhuma chuva e voltar a chover de novo. Ninguem sem enxergar a pista, nos minimos, vai prosseguir. E se prosseguir é porque estava visual. Existe a possibilidade de cair chuva no meio do rollout? Existe... existe uma possibilidade de ter sido aquaplanagem devido a chuva o dia todo no galeao (com as nossas pistas de alta qualidade de escoamento)? Existe... mas sabem quem vai falar isso? A investigação. Depois da investigação todos teremos o relatório final.

Um abraço senhores.

Tenho certeza absoluta que as condicoes da pista podem ser um fator contribuinte.

Mas tambem me perdoe, afirmar que o METAR nao quer dizer nada, é forcar a barra.

Deixo claro tambem que nao é do meu perfil fazer inferencias ou ser leviano. Sempre que posto neste forum, escrevo com responsabilidade, compartilhando informacoes obtidas a partir de fontes confiaveis. Quem me acompanha por aqui sabe que, na esmagadora maioria das vezes, estao corretas.

• Like 2

Porque você acha isso?

Você não está sabendo da situação da empresa ?

Está né !?

Acha que este incidente não piora as coisas ? Já é ruim para as cias mesmo quando estão em situações normais, imagine para uma empresa na corda bamba.

• Like 1

Tenho certeza absoluta que as condicoes da pista podem ser um fator contribuinte.

Mas tambem me perdoe, afirmar que o METAR nao quer dizer nada, é forcar a barra.

Deixo claro tambem que nao é do meu perfil fazer inferencias ou ser leviano. Sempre que posto neste forum, escrevo com responsabilidade, compartilhando informacoes obtidas a partir de fontes confiaveis. Quem me acompanha por aqui sabe que, na esmagadora maioria das vezes, estao corretas.

Enfim, me expressei mal ao dizer que o METAR não quer dizer nada, eu deveria ter tido que ele pode não ter representado a condição real do tempo na hora da aproximação , para assim, atingindo os minimos e se ficando visual para prosseguir ao pouso.

abraços.

• Like 1

Está né !?

Acha que este incidente não piora as coisas ? Já é ruim para as cias mesmo quando estão em situações normais, imagine para uma empresa na corda bamba.

O problema maior é que praticamente todas as empresas que bloquearam a emissão de passagens pela Avianca por conta da RJ vão ver esse tipo de acidente como um "tá vendo? eu disse!" e vão reforçar a posição, e algumas que estavam na dúvida vão bloquear agora. Não chega a ser a tampa do caixão mas é mais um prego.

Está né !?

Sim estou sabendo da situação da empresa, e não, não acho que piora "as coisas". Todas as 4 grandes do país já tiveram evento de runway excursion e ninguém deixou de voar por conta disso, incluindo a Passaredo na época em situação tão delicada quanto a atual da Avianca.

Para descontrair: minha mulher já fez coisa muito pior ao tentar estacionar.

• Like 3