Jump to content
Sign in to follow this  
Carlo Fratini

Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines cai logo após a decolagem

Recommended Posts

Vôos da Delta que substituíram os vôos gol pousaram em Brasília hoje pela manhã: DL8878 (MCO/BSB) com 767-300 e DL8877 (MIA/BSB) com A330-300.

Ambos constam no flight radar como previstos para os vôos de retorno para os USA apenas na data de amanhã.

Já em Fortaleza, segundo o FlightRadar, os vôos MCO/FOR e MIA/FOR de hoje constam como cancelados. Não localizei nenhum vôo da Delta vindo dos USA na data de hoje.

O vôo FOR/MCO G37654 está sendo operado pelo Boeing 737-800 PR GUH e o vôo FOR/MIA G37732 consta como cancelado.

XMD acaba de deixar Fortaleza rumo a CNF

Desculpa, mas são coisas bem diferentes. Além disso, aqui não é órgão de imprensa, é um fórum da comunidade aeronautica. Concordo que meios de imprensa não devem mesmo especular, mas aqui deveríamos poder levantar hipóteses sem maiores problemas.

Os atores são diferentes, os efeitos similares.

Mas para justificar sua curiosidade, a ansiedade por respostas e a vontade de ver todos especulando, vc vai ignorar todos os efeitos para se sentir confortável.

Mas para justificar sua curiosidade, a ansiedade por respostas e a vontade de ver todos especulando, vc vai ignorar todos os efeitos para se sentir confortável.

E não basta levar que muitas vezes membros da imprensa utilizam o CR como fonte de informações, mesmo sem mencionar a fonte.

• Like 2

Mais um: Autoridade de aviação civil do Reino Unido suspendeu as operações do MAX 8, incluindo sobrevoo no espaço aéreo do país.

Voos TATL da Norwergian e Air Canada com o MAX serão suspensos com isso. Afeta TUI e Icelandair também.

Edited by edu2703

Mais um: Autoridade de aviação civil do Reino Unido suspendeu as operações do MAX 8, incluindo sobrevoo no espaço aéreo do país.

Voos TATL da Norwergian e Air Canada com o MAX serão suspensos com isso. Afeta TUI e Icelandair ta

A dimensão da suspensão das operações do MAX 8 (a nível mundial), me faz pensar que já existe, nos bastidores, informações do que aconteceu com o MAX 8 da Ethiopian.

• Like 8

E a Copa continua voando com seus Max?

Por enquanto sim, os Max 9 da Copa ainda voando

Cara, você tá viajando rsrs. O termo especular carrega uma conotação bem negativa, mas no fundo é apenas levantar hipóteses. Como você acha que uma investigação é feita? Os caras levantam hipóteses (igual estamos fazendo aqui), e depois vão atrás de confirmar essas hipóteses levantando provas (o que obviamente nós não temos como fazer).

Eu não tenho ansiedade por respostas, o que eu tenho é vontade de ver as pessoas poderem levantar um questionamento ou opinião num fórum público ("será que foi isso?", "acho que pode ser aquilo") sem que alguém aponte o dedo e fale: "pare de especular, vamos esperar o RF!".

E não basta levar que muitas vezes membros da imprensa utilizam o CR como fonte de informações, mesmo sem mencionar a fonte.

Aí é falha do órgão de imprensa que está fazendo isso, nossa atitude não deve mudar por causa disso.

• Like 3

Voos TATL da Norwergian e Air Canada com o MAX serão suspensos com isso. Afeta TUI e Icelandair também.

Ryanair tb não opera o Max?

Norwergian Air suspendeu todos os voos com o MAX 8

Edited by edu2703

Ryanair tb não opera o Max?

Ainda não, o MAX 200 dela ainda esta em Renton...

A dimensão da suspensão das operações do MAX 8 (a nível mundial), me faz pensar que já existe, nos bastidores, informações do que aconteceu com o MAX 8 da Ethiopian.

E pelo que dá pra imaginar a coisa é grave. Alguém leu algum posicionamento da fabricante?

• Like 1

B737-MAX voando neste momento

12-Mar-2019, 08:00 (Cidade do México, Denver)

12-Mar-2019, 09:00 (Chicago, New Orleans)

12-Mar-2019, 10:00 (Manaus, Cuiabá)

12-Mar-2019, 11:00 (Brasília, São Paulo)

12-Mar-2019, 14:00 (UTC, Zulu)

O único voo no Brasil é o de traslado (sem pax) de FOR para CNF, no PR-XMD.

B737-MAX-8

b38m-7m8-3.jpg?w=888

E pelo que dá pra imaginar a coisa é grave. Alguém leu algum posicionamento da fabricante?

Posicionamento padrão como sempre: Confiamos no nosso produto, a aeronave é segura,blá,blá blá. O relevante é que vão antecipar a atualização do MCAS e de procedimentos de segurança, que estava marcada para acontecer no mês que vem.

Agora imagino que a pressão sobre FAA para groundear os MAX 8 nos EUA deve estar a mil com os groundeamentos a redor do mundo. Ao mesmo tempo a pressão das cias. aéreas para a FAA nem pensar nisso.

A atual posição de pedir cautela e aguardar investigações choca um total de 0 pessoas,mas eu acho prático. Se as investigações mostrarem que o acidente não tem nada a ver com o MCAS ou sistema eletrônico da aeronave, a FAA ganha pontos por não se juntar a ''histeria'' de outros países e cias. aéreas.

Acho errado dizer que a FAA não tem coragem para isso, pois já groundeou os 787 por quatro meses.

Edited by edu2703
  • Like 2

Não necessariamente. A similaridade entre os 2 casos que acabaram em acidente, mais o caso do voo anterior ao acidente do Lion Air já causa um temor entre os responsáveis das cias e das autoridades aeronáuticas em que caso ocorra novamente eles serão cobrados judicialmente por não terem tomado uma atitude.

Eu estava lendo um artigo da época do acidente do Lion Air que o motivo da Boeing ter instalado esse sistema é que as modificações no pylon e da posição do motor mais a frente causa tendencia do avião estolar em certas circunstancias que o NG não estolaria, o que com certeza na matriz de risco da Boeing ou da FAA gerou uma necessidade de criar um sistema para evitar que isso ocorresse.

Os MAX 8 da Turkish estão voltando para IST. A TK até agora não emitiu comunicado dizendo que vai groundear os MAX.

a FAA é comandada atualmente por um ex-militar e ex piloto da American (Dan Elwell) que comandou muitos anos o lobby da indústria aeroespacial - a propósito, as duas empresas que mais gastam com lobby nos EUA (em valores declarados, lembrando que lá a atividade é legítima e regulamentada) são GE e Boeing.

no board de 4 diretores da NTSB tem um executivo senior da Boeing (Earl F Weener).

pode não ter nada a ver, pode ter tudo a ver. mas se os EUA ficarem por último nessa história vai ficar feio, pra dizer o mínimo.

na Bloomberg estavam mencionando a pressão das companhias seguradoras. a questão não é nada trivial mas parece cada vez mais incontestável que beira a irresponsabilidade assumir o risco de manter os MAX voando.

• Like 1

Reino Unido proibiu as operações também.

Icelandair groundeou os MAX 8

As filosofias do MAX e do NG são extremamente semelhantes. O curso de diferenças aplicado para nós acompanha a mesma linha do dado pela Airbus aos pilotos do A320 que voarão também o A320neo. São pouquíssimas as diferenças na operação de um do outro (NG/MAX), no que se refere ao voo manual e aos procedimentos normais. Não há motivo para panopretagem: quem voa NG voa MAX, e vice-versa. Zero dificuldade adicional.

Contudo, em relação ao A320, apesar das mudanças deste não se limitarem aos motores, as mudanças do MAX são mais abrangentes.

Outra questão levantada é a do type rating comum para ambos. Lembro que os operadores de 737-300/400/500 e 737-700/800/900 podiam manter tripulações voando os diferentes tipos dentro da mesma empresa, dada a similaridade de ambos. Ou seja, não se trata de algo novo, mas de algo já visto e experimentado antes na indústria.

Se não me engano, me corrijam se eu estiver equivocado, na antiga Varig as tripulações técnicas de 737-200 e 737-300 operavam ambos também. Ou, senão na Varig, isso ocorria na VASP.

A arquitetura de controles de voo é, na sua essência, exatamente igual à do 737NG. Como já levantamos a bola em outras vezes, o Boeing 737 segue uma concepção igual à adotada desde o 737-100 - resguardadas as devidas proporções e aprimoramentos.

Tenho como opinião o esgotamento da família 737. Não há mais o que a Boeing possa fazer para dar sobrevida ao modelo, já defasado e atrás do seu tempo. Aguardemos as cenas do próximo capítulo...

• Like 15

Alemanha e Irlanda suspenderam a operação do MAX 8 em seus países

Edit: França também

Edited by edu2703

Os EUA vão realmente querer ficar por último e passar esse recibo de corporativistas?

Os EUA vão realmente querer ficar por último e passar esse recibo de corporativistas?

Deus o livre, mas imagina se ocorre outro acidente. Seria devastador para a imagem das americanas.

Nessa dança, se as operadoras começam a groundear, vira efeito cascata. Quem sobra, mesmo que seja por confiança e conservadorismo, pode passar imagem de negligente.

E a ANAC hein? Tudo bem que a Gol decidiu por conta própria groundear as aeronaves, mas a ANAC não deveria se posicionar também?

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade