Jump to content
Sign in to follow this  
Carlo Fratini

Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines cai logo após a decolagem

Recommended Posts

4 hours ago, Luckert said:

30 a mais no Profit por conta do Max ou porque a demanda foi boa e mesmo sem o Max o lucro irá subir?

Só por causa do AOG do max, é o que está escrito na carta enviada aos funcionários. O profit de 2019 já tava fechado sem esse "bônus" do max...

Internal Boeing documents show employees discussing efforts to manipulate regulators scrutinizing the 737 Max

https://www.washingtonpost.com/local/trafficandcommuting/2020/01/09/83a0c6ec-334f-11ea-91fd-82d4e04a3fac_story.html#click=https://t.co/scfads8DBX

Não chega a surpreender porque já cantávamos a bola da certificação “leniente” do Max há tempos, mas acho grave vir a tona uma comprovação mesmo que extraoficial das teorias de certificação mambembe que descambaram em 300 vidas perdidas.

Será que existe a possibilidade do MAX não voltar a voar? A cada dia surge algo novo, e contra o projeto do MAX

1 hour ago, Rodolfo Rocha said:

Será que existe a possibilidade do MAX não voltar a voar? A cada dia surge algo novo, e contra o projeto do MAX

Eu diria que hoje a chance disso acontecer é de uns 40%.

Mas uma coisa é fato : O 737Max vai ser um dos projetos em que a Boeing não vai conseguir pagar nem os custos envolvidos. O ideal seria descontinuar o modelo, reativar a produção do NG e começar do ZERO um novo narrow. Queimaria menos dinheiro e não ia precisar ficar pagando youtuber e jornalistas pra tentar reconquistar a confiança na empresa. 

• Haha 1

19 minutes ago, deiv said:

Mas uma coisa é fato : O 737Max vai ser um dos projetos em que a Boeing não vai conseguir pagar nem os custos envolvidos. O ideal seria descontinuar o modelo, reativar a produção do NG e começar do ZERO um novo narrow. Queimaria menos dinheiro e não ia precisar ficar pagando youtuber e jornalistas pra tentar reconquistar a confiança na empresa. 

Blogueiro e jornalista não farão uma empresa aérea comprar ou desistir de determinado modelo ou não,eles conhecem bem o que compram para decidir sozinhas

• Thanks 1

32 minutes ago, deiv said:

Ninguém ia comprar 737NG com um A320neo no mercado podendo ir mais longe e entregando mais economia. Basta ver que o próprio A320ceo praticamente não recebeu mais encomendas após o anuncio do A320neo e a CFM já pôs data pra parar de produzir a versão do CFM56 para o A320.

Por mais que o Max esteja cheio de problemas, não tem muito jeito a não ser deixar ele no mercado assim mesmo. Até por que, tem a questão de novos motores, já que um narrowbody novo só entregaria um desempenho melhor com novos motores, e isso de certa forma seria um problema até pra Airbus.

Edited by Eric Breno

8 minutes ago, Luckert said:

Blogueiro e jornalista não farão uma empresa aérea comprar ou desistir de determinado modelo ou não,eles conhecem bem o que compram para decidir sozinhas

Acho que ele quis dizer, Luck, que os youtuber's e os jornalistas falam em favor da empresa pra fazer ela "ficar bonita" junto a opnião publica, operadores...  

Não pra os youtuber's e os jornalistas darem um gás pra boeing desistir ou não de um projeto

• Like 1

2 minutes ago, MRN said:

Acho que ele quis dizer, Luck, que os youtuber's e os jornalistas falam em favor da empresa pra fazer ela "ficar bonita" junto a opnião publica, operadores...  

Não pra os youtuber's e os jornalistas darem um gás pra boeing desistir ou não de um projeto

Eu entendi isso e inclusive citei que os blogueiros não teriam força para induzir uma empresa aérea a desistir ou não de comprar MAX, não me referi a Boeing desistir do Max

A questão dos blogueiros é obviamente a opinião publica, os usuários. Não eventual comprador PJ.

Alias tá aí uma parte dessa lambança do MAX que a cada segundo fica mais difícil reverter. A imagem de avião inseguro com o público.

Via de regra, pax só compra passagem e vai, nem conhece o modelo. Mas e com o modelo surgindo no noticiário o tempo todo?

• Like 3

Nas empresas existe uma sensação que os e-mails são privados e na verdade não são, costumo repetir isso, porque pessoas em momentos de frustração, estresse excessivo, escrevem coisas que não deveriam. Pinçar e-mails dos funcionários, sem fatos, que comprovam falhas no desenho, e tomar isso como verdade absoluta e prova real para comprovar falha no desenho/arquitetura, etc. é coisa para a imprensa sensacionalista, para os tabloides.

Não está em discussão o projeto. São quase 500 aviões que voltarão a voar e uma carteira de mais de 4K. Esqueçam. 

• Like 2
  • Thanks 2

O projeto é um grande fracasso. 

Tanto do lado financeiro quanto humano.

Edited by zeh_RJ
  • Like 1
  • Thanks 1

A pergunta é: qual dos senhores embarcaria num MAX? 

Se a GOL omitir quais são os MAX da sua frota, infelizmente, pelo menos por um par de anos, voarei com a concorrência.

34 minutes ago, 2setão said:

Se a GOL omitir quais são os MAX da sua frota, infelizmente, pelo menos por um par de anos, voarei com a concorrência.

Eu não, inclusive já procurei saber as matrículas, PR-XMA até PR-XMG, confere? Se alguém sabe se mudou, dá o bizu aí!

Eu acredito que a hora que ele for certificado corretamente eu não tenho problemas para voar nele.

1 hour ago, 2setão said:

Ele passando pela certificação, não vejo problemas em voar nele. Muito pelo contrário, depois de tudo que houve, eles estão sendo muito mais rígidos e cuidadosos antes de liberar o MAX pro voo novamente. Ele estará nos holofotes. Então, será uma acft muito segura, como hoje é o NG.

Como PF da G3 que sou, voarei sem problemas.

A questão é como ter certeza que ele foi de fato certificado corretamente. 

Eu to na turma dos que evitaria voar também, pelo menos por alguns anos.

• Like 1

Ai que tá, depois de ter ficado nos holofotes da mídia, de ter dado um prejuízo monstro a todos (Boeing e Cia`s), certeza de que vão vasculhar até o flush pra certificar novamente. Só vão liberar se estiver 110%. 

• Like 3

Se fosse pra não recertificar corretamente, já teriam liberado ele pra voar.

Mas estão fazendo justamente o contrário, segurando ao máximo até tudo estar concluído e aprovado.

Por falar nisso, qual a previsão mais recente da certificação sair?

Fevereiro? Março?

4 hours ago, 2setão said:

Voaria amanhã mesmo com toda tranquilidade....da mesma forma que voo o NG. 

• Like 1

13 hours ago, 2setão said:

Voaria tranquilamente também.

O que aconteceu no passado foi e será uma lição para a correção dos erros de projeto e certificação do MAX, não tenho dúvida, e esse tipo de coisa não é nenhuma novidade na aviação, vide Rudder PCU no 737CL, Cargo Door no DC10, janelas do Comet.

Não é passar pano para as atitudes erradas que a Boeing tomou, levando o MAX a ser visto como perigoso, mas confiar num processo que já é visto na aviação há anos, e tenho certeza que nem Boeing nem FAA querem ser colocadas em cheque novamente, principalmente pelo MAX.

• Like 2

14 hours ago, 2setão said:

Vou voar tranquilamente.

O povo é muito desesperado, o DC-10 tinha problemas estruturais muito mais sérios e nunca mais teve acidente relacionado aos problemas depois que voltou a voar e as correções foram feitas nos anos 70, então né... menos gente..

• Like 2

Não é questão de nunca mais voar no max pessoal, é apenas esperar ele voar uns meses...

Após a liberação pro voo pelas autoridades e a gol voltar a operar, vou deixar ele voar uns "dias" pra voltar a voar neles. Essa é a minha visão. E antes que digam que eu tô com cagaço, já fiz muito voo de experiência em bandeirante, Tucano, E145... Não é o caso...

• Like 1

1 hour ago, MRN said:

Não é questão de nunca mais voar no max pessoal, é apenas esperar ele voar uns meses...

Após a liberação pro voo pelas autoridades e a gol voltar a operar, vou deixar ele voar uns "dias" pra voltar a voar neles. Essa é a minha visão. 

A minha visão também. Eu não só vou como quero voar no 737 Max, confio nas tripulações e na manutenção da Gol (no caso, a única BR que opera o modelo), sei que o modelo está sendo certificado de forma totalmente seguro, mas nesses primeiros meses após o retorno eu prefiro ficar observando, quando eu pegar confiança, vou voltar a torcer pra eu ter a oportunidade de voar nele.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

• Create New...

Important Information