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Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines cai logo após a decolagem


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Senhores, o que no acidente da Lion Air está relacionado a um possível problema de desenho/projeto da aeronave que poderia justificar um grounding da frota MAX?

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Não acredito que seja de bom tom alguém rir da tragédias que foram a morte de mais de 300 pessoas, mas enfim.... hard times we are living in.

Não vejo avião caindo aqui no Brasil, que tem gente com 200h totais indo do C152 para o A320.   Gente competente entra em processo interno ou externo com pouca hora, estuda, absorve conhecimento e d

My nickelback:   Comecei por várias vezes a escrever o texto para postar neste tópico....mas não consigo chegar a conclusão nenhum...e tenho que aceitar isso. Meu lado tecnólogo e piloto me faz pen

Senhores, o que no acidente da Lion Air está relacionado a um possível problema de desenho/projeto da aeronave que poderia justificar um grounding da frota MAX?

 

Novo sistema que controla profundor e outras superfícies aerodinâmicas em alguns casos.

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Por muito menos os 787 ficaram groundeados... Não vem nem a questão se é seguro ou inseguro! É a resposta mínima que a Boeing pode dar. São mais de 300 vidas desperdiçadas...

Sou fanboy da Boeing, mas cara, tá difícil de defender!

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According to CNN
"Gebeyehu Fikadu, an eyewitness to Sunday's fatal crash about two-hour drive south of the Ethiopian capital of Addis Ababa, told CNN that the plane was "swerving and dipping" and belching smoke as it came down.
"I was in the mountain nearby when I saw the plane reach the mountain before turning around with a lot of smoke coming from the back and then crashed at this site," said the 25-year-old
"Before it crashed the plane was swerving and dipping with a lot of smoke coming from the back and also making a very loud unpleasant sound before hitting the ground."

Postado agora pouco no Airliners.
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Novo sistema que controla profundor e outras superfícies aerodinâmicas em alguns casos.

 

 

Imagino que exista um bypass em caso de funcionamento errático, certo?

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According to CNN
"Gebeyehu Fikadu, an eyewitness to Sunday's fatal crash about two-hour drive south of the Ethiopian capital of Addis Ababa, told CNN that the plane was "swerving and dipping" and belching smoke as it came down.
"I was in the mountain nearby when I saw the plane reach the mountain before turning around with a lot of smoke coming from the back and then crashed at this site," said the 25-year-old
"Before it crashed the plane was swerving and dipping with a lot of smoke coming from the back and also making a very loud unpleasant sound before hitting the ground."

 

Postado agora pouco no Airliners.

 

 

Toda vez tem uma testemunha ocular que viu fumaça, ou viu alguém pedindo socorro do avião...

Claro, na investigação não se deve descartar nenhuma hipótese até que ache a verdadeira causa.

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Há algo de estranho entre os dados transmitidos e a posição final da aeronave. Notem que há uma súbita interrupção de transmissão dos dados (ao contrário do Lion Air, que transmitiu tudo até o final), e o crash site está distante da última posição conhecida da aeronave:

 

ethiopian_b38m_et-avj_190310_map.jpg

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Toda vez tem uma testemunha ocular que viu fumaça, ou viu alguém pedindo socorro do avião...

Claro, na investigação não se deve descartar nenhuma hipótese até que ache a verdadeira causa.

Verdade, mas a tal testemunha disse que viu MUITA fumaça. Eu não duvidaria.
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Houve algum empecílho para desativar o MCAS no Lion Air? Se não houve, não deveria haver motivos para o ground. Além de uma diretriz de treinamento, etc. na migração de tripulações para o Max, certo?

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Houve algum empecílho para desativar o MCAS no Lion Air? Se não houve, não deveria haver motivos para o ground. Além de uma diretriz de treinamento, etc. na migração de tripulações para o Max, certo?

 

Os pilotos nem sabiam que ele existia, não foi listado no treinamento.

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Houve algum empecílho para desativar o MCAS no Lion Air? Se não houve, não deveria haver motivos para o ground. Além de uma diretriz de treinamento, etc. na migração de tripulações para o Max, certo?

 

No caso da LionAir, no vôo anterior ao da queda, teve o mesmo problema. Porém os pilotos trimaram manualmente e não houve maiores consequências. No vôo fatídico, com outra tripulação, até o momento, não haveria evidências de que tentatam desativar o trim automático (stab trim cutout). Investigações em aberto.

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Qual é o treinamento que um piloto de 737NG recebe antes de voar o 737Max?

 

 

Curso online de diferenças, similaridades e particularidades da operação. Em torno de 3h de duração.

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Alguém sabe me explicar qual o motivo de não ser bem visto especular as causas de um acidente aéreo? Toda vez que acontece algum acidente os comentários são sempre na linha de "vamos aguardar o relatório, é precipitado dizer isso, dizer aquilo, etc". Po, praticamente a única função desse tópico é levantar possíveis causas, o que uns acham, outros pensam, enfim. Se não bastaria um tópico trancado com a notícia e depois um post de update com o relatório final. É óbvio que ninguém sabe as causas ainda, aconteceu o acidente há 24h atrás, mas qual o problema em levantar hipóteses?

 

Prezado, existe uma diferença entre especular causas e trazer para o tópico apenas informações concretas com base em fontes confiáveis e compartilhar informações entre os membros do fórum, determinado usuário que voa a maquina e pode passar informações, outro que conhece a operação e etc...

Existe o problema ético tbm.

Caso vc entenda de outra forma, eu não concordo, mas tudo bem

Abraços meu querido

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Mais fácil na baixa, já que há uma diminuição forte da malha do que na alta. Agora, pode empurrar com a barriga e parar próximo a alta temporada.

 

Encaixar quem comprou passagem no Max em um WB é bem difícil né? E a aeronave vai ficar no solo por culpa da Boeing, vai ter compensação pras empresas com certeza.

Ai sim, já se sabe que a culpa é da Boeing?! Já saiu o relatório?! Foram rápidos...

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Curso online de diferenças, similaridades e particularidades da operação. Em torno de 3h de duração.

 

Obrigado pela informação. Tenho outras curiosidades nessa operação commonality, e agradeço se puder responder:

 

Há nesse "pacote" instrução de linha?

 

Algum instrutor/checador na companhia fez a transição por completo, incluindo treinamento de simulador abrangendo todas as possíveis situações, como o mau funcionamente deste sistema em debate, ou para a Boeing essa possível falha seria tão remota que passa "batido" como o reverser unlocked na decolagem do F100?

 

Pelo que entendi, uma atuação fora de hora do MCAS seria semelhante a um "runaway stablizer", certo?

 

Abs.

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Inicialmente o FCOM nem mesmo citava o MCAS. Não havia treinamento relacionado a este sistema. Aparentemente mudou após o Lion Air.

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Ai sim, já se sabe que a culpa é da Boeing?! Já saiu o relatório?! Foram rápidos...

 

Rapaz, só tem piloto terrorista então. A aeronave entra furando o chão e é culpa do piloto? A própria Boeing assumiu a falha no procedimento. Tá difícil defender a Boeing hein?

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Rapaz, só tem piloto terrorista então. A aeronave entra furando o chão e é culpa do piloto? A própria Boeing assumiu a falha no procedimento. Tá difícil defender a Boeing hein?

 

???

 

Ninguém tá defendendo ninguém... Porém, a maioria aqui (corretamente) não quer tirar conclusões antecipadas, para um lado ou para o outro, antes de uma investigação real dos fatos ocorridos (e sinceramente, não há nada de novo nisso, no meio aeronáutico).

 

O resto é especulação. A maioria prefere esperar a investigação e os laudos, sem especular, sem falar bobagens.

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E é por isso que eu fico com um pé atrás com aviões novos. A380 deu problema... 787 deu problema...

Tomara que tenha sido só uma triste coincidência, mas eu não gostaria de botar o pé em um até identificarem o que exatamente aconteceu.

A380 deu problema mas sequer foi goundeado,B787 deu muito problemas e uma centena foi pro chão, agora o Max,com menos de 1 ano de operação já teve 2 acidentes fatais, para mim é caso muito mais sério

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