Jump to content
Sign in to follow this  
Dinämica da Operação

Azul assina acordo para adquirir nova empresa com ativos da Avianca Brasil

Recommended Posts

Calma pessoal.

 

Azul assinou uma carta não vinculante, ou seja, vai depender de certas condições, como a possibilidade de transferência de slots.

 

Pode ocorrer também que a empresa vai absorver a outra é não criar uma segunda aérea.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema é que os funcionários não vão para UPI, sendo que ficarão com a empresa que está com a divida. A divida é de quase 1 Bilhão, Irão receber $105 aproximadamente 500 milhões de reais. Para mandar os funcionários embora e pagar todas as rescisões são em media 70~100 milherões. Ai vai depender da prioridade, se paga os funcionários ou se paga os credores.

 

 

 

De onde você tirou que os funcionários vão embora? A Azul ou nova empresa vai tirar mão de obra de onde?

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema é que os funcionários não vão para UPI, sendo que ficarão com a empresa que está com a divida. A divida é de quase 1 Bilhão, Irão receber $105 aproximadamente 500 milhões de reais. Para mandar os funcionários embora e pagar todas as rescisões são em media 70~100 milherões. Ai vai depender da prioridade, se paga os funcionários ou se paga os credores.

 

 

 

De onde você tirou que os funcionários vão embora? A Azul ou nova empresa vai tirar mão de obra de onde?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Calma pessoal.

 

Azul assinou uma carta não vinculante, ou seja, vai depender de certas condições, como a possibilidade de transferência de slots.

 

Pode ocorrer também que a empresa vai absorver a outra é não criar uma segunda aérea.

 

A carta de intenções (non-bidding) é para aquisição de ativos, através de uma UPI, instrumento criado na lei da Recuperação Judicial. Os credores precisam aprovar. De qualquer forma, é uma bela oportunidade para a empresa se consolidar como 2a maior empresa área no doméstico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De onde você tirou que os funcionários vão embora? A Azul ou nova empresa vai tirar mão de obra de onde?

 

Vão recontratar, até mesmo porque a realidade salarial da Azul é menor que a da Avianca. Causaria automaticamente um aumento de custo já que a CLT obriga que peso na mesma função receba o mesmo salário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Calma pessoal.

 

Azul assinou uma carta não vinculante, ou seja, vai depender de certas condições, como a possibilidade de transferência de slots.

 

Pode ocorrer também que a empresa vai absorver a outra é não criar uma segunda aérea.

 

 

Na minha opinião vai ser mais parecido com a Pantanal. Compra, mantém como isolada e vai aos poucos absorvendo a empresa

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não fiz leitura da venda da Varig pra Gol e sim da venda da Avianca pra Azul. A primeira venda foi bizarra, a laranja não teve direito de ficar nem com os slots totais da falecida, comprou ativo bom e ativo podre e a partir dessa bizarrice se fez jurisprudência pra não quebrar a empresa sucessora por causa de dívidas da sucedida.

 

Essa nova venda só abarca os bons ativos, com a exigência de ser uma nova empresa. E me parece que o DN ama ter mais de uma empresa aérea por país.

Mais ou menos. Os ativos podres não sei exatamente ao que vc se refere, pois os passivos nunca foram assumidos. Os slots de Tóquio, por exemplo, foram negociados no mercado tendo em vista que a GOL não tinha como voar para o Japão.

 

Até onde eu sei não há como comprar uma marca e se beneficiar dela sem honrar suas dívidas. Manobra esta que só foi vista até hoje no Brasil uma vez, e aparentemente será vista pela segunda.

 

E a Flex Aviation LLC segue viva, né?

Edited by MarceloF

Share this post


Link to post
Share on other sites

Americanos sabem fazer direitinho, sem alarde.

Parabéns ao David!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais ou menos. Os ativos podres não sei exatamente ao que vc se refere, pois os passivos nunca foram assumidos. Os slots de Tóquio, por exemplo, foram negociados no mercado tendo em vista que a GOL não tinha como voar para o Japão.

 

Até onde eu sei não há como comprar uma marca e se beneficiar dela sem honrar suas dívidas. Manobra esta que só foi vista até hoje no Brasil uma vez, e aparentemente será vista pela segunda.

 

E a Flex Aviation LLC segue viva, né?

 

É possível comprar marca, ativos, o que quer que seja desde que aprovados pelos credores e respeitando a legislação. A Lei de Recuperação Judicial está ai para isso, justamente para viabilizar a continuidade da operação e preservação de empregos, etc. Graças a esse formato vários ativos continuam hoje em operação em diversos setores em vez de terem sido vendidos como sucata. Essa formato existe em diversos países.

Edited by Seahawk

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

Na minha opinião vai ser mais parecido com a Pantanal. Compra, mantém como isolada e vai aos poucos absorvendo a empresa

Exato! Inclusive com aviões Azul "a serviço da Life Air"

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma coisa é fato! DN fez uma baita jogada trabalhista! Mas vai sobrar gente no mercado

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exato! Inclusive com aviões Azul "a serviço da Life Air"

Ou ao contrário, aviões Life Air a serviço da Azul.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

É possível comprar marca, ativos, o que quer que seja desde que aprovados pelos credores e respeitando a legislação. A Lei de Recuperação Judicial está ai para isso, justamente para viabilizar a continuidade da operação e preservação de empregos, etc. Graças a esse formato vários ativos continuam hoje em operação em diversos setores em vez de terem sido vendidos como sucata. Essa formato existe em diversos países.

Uma coisa é comprar ativos. Outra, completamente diferente, é comprar as marcas. A Varig possui credores até hoje aguardando o pagamento das dívidas que não viram 1 centavo da venda dos ativos, por exemplo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De onde você tirou que os funcionários vão embora? A Azul ou nova empresa vai tirar mão de obra de onde?

 

De quais funcionários a AZUL precisaria? ela já tem um administrativo organizado e funcionando. ela já tem equipe para manutenção do Airbus, talvez precise contratar uns ou outros.. porem a Avianca tem 6 mil funcionários, sendo uns 4 mil de administrativos (Financeiro, TI, operações, Etc.).

 

Ela não vai querer contratar a equipe da Avianca. Talvez reaproveite uns 10% dos funcionários da Avianca isso no máximo.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma coisa é comprar ativos. Outra, completamente diferente, é comprar as marcas. A Varig possui credores até hoje aguardando o pagamento das dívidas que não viram 1 centavo da venda dos ativos, por exemplo.

E qual seria a solução pra você? Hoje em dia ninguém quer comprar mais as dívidas e, se não for no modelo da RJ, vamos ver milhares de desempregados o tempo todo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nunca entendi isso como dividem empresa em duas e sua principal função é vendida,slots e transportes e dívidas e funcionários ficam numa empresa fictícia que não pagará nada e ninguém

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma coisa é comprar ativos. Outra, completamente diferente, é comprar as marcas. A Varig possui credores até hoje aguardando o pagamento das dívidas que não viram 1 centavo da venda dos ativos, por exemplo.

 

Marca é um ativo. Os credores aprovaram o plano de recuperação e de acordo com a legislação, o pagamento dos saldos tem um componente fixo e outro pro-rata por classe de credor. Eu não acompanho o processo mas havendo alguma ilegalidade a associação de credores é senior para o recurso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nunca entendi isso como dividem empresa em duas e sua principal função é vendida,slots e transportes e dívidas e funcionários ficam numa empresa fictícia que não pagará nada e ninguém

Famoso "jeitinho brasileiro".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tio DN sempre muito esperto, leva só slots e aeronaves. Depois recontrata todo o pessoal que era da Avianca com o salário da Azul.

Edited by Mayday

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Nunca entendi isso como dividem empresa em duas e sua principal função é vendida,slots e transportes e dívidas e funcionários ficam numa empresa fictícia que não pagará nada e ninguém

 

 

Luckert, o plano de dividir em duas e em alguns casos até mais empresas, é tentar maximizar o resultado para os credores, ainda que o valor arrecado geralmente seja menor do que o saldo das dívidas (afinal a empresa quebrou), mas maior do que venda de ativos. Se imaginarmos uma industria por exemplo, acho que é mais fácil visualizar que a venda da planta em operação, produzindo, seja mais interessante economicamente do que desmonta-la de vender equipamentos usados praticamente por peso.

 

 

Famoso "jeitinho brasileiro".

 

Engano seu. É uma prática comum, utilizada em várias jurisdições para preservar o valor para os credores.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com essa intenção da Azul, dificilmente os credores não irão aceitar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Compraram então 70 pares de slots. Em CGH e GRU, correto? Finalmente a Azul poderá entrar com força na região mais disputada e rentável do país.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem foristas em orgasmos múltiplos! Tanto macumbaram para ver uma "fusão"! Agora começa a torcida pela fusão Azul e MAP

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...