Jump to content
Sign in to follow this  
TheJoker

LATAM cancela BSB-EZE.

Recommended Posts

LATAM will end service between Brasilia and Buenos Aires from 2 May. Gol will remain as the sole carrier on the route.

https://twitter.com/ghimlay

Editora do Flightglobal.com

Edited by TheJoker
  • Like 1

Pelos slots de BSB de 15/03.

H JJ8126 03APR01MAY 0030060 174320 0055EZEEZE J último voo EZE-BSB dia 30/04 chegada em BSB 01/05
H JJ8126 08APR29APR 1000000 174320 0125EZEEZE J
H JJ8127 03APR01MAY 0030000 174320 EZEEZE0910 J último voo BSB-EZE
H JJ8127 06APR27APR 0000060 174320 EZEEZE0910 J
H JJ8127 08APR29APR 1000000 220321 EZEEZE0935 J

Duas empresas dividindo um mercado que não cresceu.

BSB-EZE JJ G3

dez18 1.890 pagos 12v LF 90,5% 3.002 26v LF 65,8%

jan19 2.142 14v 87,9% 3.147 26v 68,8% = 5.289 jan18 JJ 5.589

fev19 1.973 12v 94,5% 3.703 24v 87,7% = 5.676 fev18 5.700

10.965 -2,9% 11.289

EZE-BSB JJ G3

dez18 2.066 pagos 13v LF 91,3% 3.380 26v LF 73,9%

jan19 2.186 13v 94,6% 3.293 24v 78,0% = 5.479 jan18 JJ 6.292

fev19 1.665 12v 79,7% 3.703 24v 87,7% = 5.368 fev18 4.817

10.847 -2,4% 11.109

21.812 -2,6% 22.398

G3 GRU-EZE/AEP 2M18 36.506 JJ 44.599 4M 16.525

GRU-EZE/AEP 2M19 29.425 29.368 17.992

dif. -7.081 -15.231 +1.467

BSB-EZE +6.850

G3 GIG-EZE 2M18 23.096 JJ 6.140 PZ 14.295

2M19 17.566 8.726 12.133

dif. -5.536 +2.586 -2.162

AD CNF-EZE 2M18 17.784

CNF/VCP-EZE 2M19 26.729

dif. +8.945

É o que digo de corrosão. A Latam tira de um lado e coloca em outro e não necessariamente cresce o mercado

E em BSB ela tem um custo de conexão ruim pois se o passageiro vem do centro-sul é custo! Pelo que vejo pouco a pouco a Latam se concentra no internacional em GRU e as exceções parece que serão somente SCL-GIG (creio que mais cedo ou mais tarde a Latam vai tentar sair de BUE-RIO) e os voos para MIA e MCO que ela esta sustentando no Nordeste pra manter a briga com a Gol e a Azul.

• Like 1

BSB deve ser essencialmente conexões para o Nordeste, assim como VCP e CNF. Então melhor ficar em GRU do que perder dinheiro pra concorrência.

• Like 2

E saber que sondavam que teriam Bsb-Scl/Lima/Madri etc

Acredito que esteja relacionado ao ICMS ... ao que parece o incentivo não foi regulamentado para 2019 portanto ninguém terá o benefício.

Acredito que esteja relacionado ao ICMS ... ao que parece o incentivo não foi regulamentado para 2019 portanto ninguém terá o benefício.

Eu acho que tenha mais a ver com o benefício de São Paulo. A Latam tá tentando arrumar avião pra adicionar as rotas e ter desconto onde a frota inteira está.

É o que digo de corrosão. A Latam tira de um lado e coloca em outro e não necessariamente cresce o mercado

E em BSB ela tem um custo de conexão ruim pois se o passageiro vem do centro-sul é custo! Pelo que vejo pouco a pouco a Latam se concentra no internacional em GRU e as exceções parece que serão somente SCL-GIG (creio que mais cedo ou mais tarde a Latam vai tentar sair de BUE-RIO) e os voos para MIA e MCO que ela esta sustentando no Nordeste pra manter a briga com a Gol e a Azul.

Ela mantem REC-EZE 2X, tb. As vezes A320, as vezes A321. E as ocupações, pelo que tenho visto, são muito boas

Pra ilustrar o que falei, seguem as ocupações de fevereiro no inter em REC:

AEA

REC/MAD - 72%
MAD/REC - 72%

AZU

REC/FLL - 74%
FLL/REC - 91%

REC/MCO - 77%
MCO/REC - 94%

REC/ROS - 98%
ROS/REC - 92%

REC/COR - 97%
COR/REC - 93%

CFG

REC/FRA - 91%
FRA/REC - 88%

CMP

REC/PTY - 68%
PTY/REC - 76%

GLO

REC/EZE - 90%
EZE/REC - 89%

REC/MVD - 85%
MVD/REC - 76%

LAT

REC/MIA - 87%
MIA/REC - 84%

REC/EZE - 93%
EZE/REC - 93%

TAP

REC/LIS - 72%
LIS/REC - 68%

TCV

REC/SID - 59%
SID/REC - 50%

Eu acho que tenha mais a ver com o benefício de São Paulo. A Latam tá tentando arrumar avião pra adicionar as rotas e ter desconto onde a frota inteira está.

Acho que não, em uma empresa com mais de 100 A320, ela não conseguir remanejar a malha para atender o incentivo paulista soa estranho.

O que percebo na LATAM é abrir mão de slots preciosos na Argentina (cancelaram GRU-ROS e BSB-EZE), agora vão fazer o que com eles?

Para falar a verdade acho até benéfico a LATAM se concentrar em GRU, ela permite que os outros dois players (G3 e AD) possam ter voos internacionais fora de GRU.

Um BSB-EZE não representa nada na malha inter da empresa (afinal domina no maior e mais rico mercado: GRU), mas para a Gol é crucial para ligar com os voos para Flórida e Nordeste.

Será que vão dar a frequência do bilateral para concorrência?

O voo de Rosário acho que não entra no bilateral,já Bsb não sei,duvido que o perderão

Acho que não, em uma empresa com mais de 100 A320, ela não conseguir remanejar a malha para atender o incentivo paulista soa estranho.

O que percebo na LATAM é abrir mão de slots preciosos na Argentina (cancelaram GRU-ROS e BSB-EZE), agora vão fazer o que com eles?

Para falar a verdade acho até benéfico a LATAM se concentrar em GRU, ela permite que os outros dois players (G3 e AD) possam ter voos internacionais fora de GRU.

Um BSB-EZE não representa nada na malha inter da empresa (afinal domina no maior e mais rico mercado: GRU), mas para a Gol é crucial para ligar com os voos para Flórida e Nordeste.

Acho que se tiver que operar para manter os slots, periga a Latam relançar POA-EZE

Se eu fosse alguém na Latam tentava avaliar um IGU-EZE

Prezados

Ano passado voei no BSB-EZE, e o que notei é que na ida o voo era praticamente todo de argentinos voltando do nordeste, e na volta era de argentinos indo para o nordeste, lembro que na época até achei que tinha sido uma ótima sacada da Latam pois evitava o tumulto de GRU. Vai ver que com a crise na Argentina os hermanos já não vieram tanto

Se eu fosse alguém na Latam tentava avaliar um IGU-EZE

Eu acho que IGU-EZE rola uns 2-3 semanais, a LATAM poderia até vender um pacote interessante: Buenos Aires, Cataratas e Lima.

Não há nada que IGU-EZE adicione à malha da LATAM que os inúmeros IGR-BUE diários não atenda.

Não há nada que IGU-EZE adicione à malha da LATAM que os inúmeros IGR-BUE diários não atenda.

Quantos IGR-Bue a Latam possui ? Nem sabia que operava a rota

Quantos IGR-Bue a Latam possui ? Nem sabia que operava a rota

Segundo o FR24, na semana 24-30/03:

4M opera 14 vps AEP-IGR com 320, AR 34 vps com 737/8 + AU 8 vps E90, DN 13 vps com 738 e OY 7 vps com M83

AU 7 vps EZE-IGR

Pra ilustrar o que falei, seguem as ocupações de fevereiro no inter em REC:

AEA

REC/MAD - 72%

MAD/REC - 72%

AZU

REC/FLL - 74%

FLL/REC - 91%

REC/MCO - 77%

MCO/REC - 94%

REC/ROS - 98%

ROS/REC - 92%

REC/COR - 97%

COR/REC - 93%

CFG

REC/FRA - 91%

FRA/REC - 88%

CMP

REC/PTY - 68%

PTY/REC - 76%

GLO

REC/EZE - 90%

EZE/REC - 89%

REC/MVD - 85%

MVD/REC - 76%

LAT

REC/MIA - 87%

MIA/REC - 84%

REC/EZE - 93%

EZE/REC - 93%

TAP

REC/LIS - 72%

LIS/REC - 68%

TCV

REC/SID - 59%

SID/REC - 50%

Esse voo da AEA esta um desastre

AEA
REC/MAD - 72%
MAD/REC - 72%

Grande probabilidade desse voo n vingar.

TAP esta fraco tambem, nao esta indo bem, REC talvez seja Hora de pensar no A321 LR

Algo que surpreendeu foi o AF/KLM em FOR

• Like 2

AEA

REC/MAD - 72%

MAD/REC - 72%

TAP esta fraco tambem, nao esta indo bem, REC talvez seja Hora de pensar no A321 LR

TAP já disse que voará com os 321 LR para o Nordeste Brasileiro. Só não disse para quais bases.

AEA
REC/MAD - 72%
MAD/REC - 72%

Não diria um desastre, a rota ainda está se consolidando, eles começaram há pouco mais de 1 ano. Também não sabemos como estão no quesito "carga" nesses voos.

Só acho que precisam fortalecer um pouco a parceria com a Azul . Sempre que vejo, fica muito mais caro incluir algum trecho de REC, para outras cidades do nordeste, com a AD.

Não diria um desastre, a rota ainda está se consolidando, eles começaram há pouco mais de 1 ano. Também não sabemos como estão no quesito "carga" nesses voos.

Só acho que precisam fortalecer um pouco a parceria com a Azul . Sempre que vejo, fica muito mais caro incluir algum trecho de REC, para outras cidades do nordeste, com a AD.

Concordo... Sem contar que a aeronave da AEA é muito densa em relação às de outras empresas. O que na AEA é 72% em outras companhias é acima de 80%.

A título de curiosidade, o número médio de passageiros pagantes desse voo em fevereiro foi 215 por voo. Se pegarmos a AFR/KLM, citada pelo colega, em FOR, onde tem sempre ocupações médias na casa dos 90%, veremos que a AFR movimentou uma meia de 243 pagantes e a KLM movimentou 237 pagantes em média. Ambas ficaram com cerca de 90% de LF.

Conclusão: o LF em porcentagem tem uma diferença enorme, mas em número de passageiros não. Logo, não é esse desastre todo propagado. E nem falamos em yield... Deve estar sendo bom para a empresa, já que vai voar a terceira frequência na temporada de verão europeu esse ano

Edited by Dortin

Conclusão: o LF em porcentagem tem uma diferença enorme, mas em número de passageiros não. Logo, não é esse desastre todo propagado. E nem falamos em yield... Deve estar sendo bom para a empresa, já que vai voar a terceira frequência na temporada de verão europeu esse ano

Entretanto há uma diferença, são dois voos da AEA contra 6 ou 7 da AFR-KLM, ou seja, o custo fixo é divido por mais pessoas que a AEA. Talvez o que amenize é a AEA contratar GSA onde opera poucos voos.

Quero ver até quando está estratégia da AEA vai funcionar...

TAP já disse que voará com os 321 LR para o Nordeste Brasileiro. Só não disse para quais bases.

Praticamente todas. Há comentários inclusive que tem bases (REC) que receberiam um duplo diário com A321 LR.

Também abrirá JPA e MCZ com A321.