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Luzes apagam duas vezes antes de decolagem e passageiros deixam avião com destino a Brasília

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Luzes apagam duas vezes antes de decolagem, em Porto Alegre, e passageiros deixam avião com destino a Brasília
Latam disse que aeronave passou por ‘manutenção corretiva’, procedimento comum que não afeta segurança dos passageiros.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/03/31/luzes-apagam-duas-vezes-antes-de-decolagem-e-passageiros-deixam-aviao-com-destino-a-brasilia.ghtml

 

Fonte: Afonso Ferreira e Mônica Harada, TV Globo e G1 DF 31 mar 2019

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Outro?

Sim!

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Um tempo atrás os mecânicos da Latam lançaram uma carta dizendo que as suas condições de trabalho eram desfavoráveis etc etc. Esse tanto de incidentes com a Latam teria algo a ver com esses alertas dessa carta?

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Zica ou desleixo? É só uma pergunta...

 

Acho que é desleixo. Pela reportagem, o cmte falou que foi o "gerador do aeroporto", provavelmente uma GPU. Já vi GPU cortar por falta de combustível, por não conseguir manter 115V na aeronave por falta de manutenção... Isso tudo é desleixo. Já vi cada GPU...

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Um tempo atrás os mecânicos da Latam lançaram uma carta dizendo que as suas condições de trabalho eram desfavoráveis etc etc. Esse tanto de incidentes com a Latam teria algo a ver com esses alertas dessa carta?

 

Acho que não. Problemas com GSE, por exemplo, não tem a ver com a manutenção da TAM. Condições de trabalho desfavoráveis não vai fazer um técnico liberar um avião para o voo sem que esteja realmente aeronavegável, porque é a sua licença que está em jogo. Se for cassada, ele não trabalha em mais nenhum lugar

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Acho que não. Problemas com GSE, por exemplo, não tem a ver com a manutenção da TAM. Condições de trabalho desfavoráveis não vai fazer um técnico liberar um avião para o voo sem que esteja realmente aeronavegável, porque é a sua licença que está em jogo. Se for cassada, ele não trabalha em mais nenhum lugar

 

E complementando, toda empresa sofre auditoria, seja da ANAC, seja pela setor de qualidade da própria empresa. A TAM ainda é homologada EASA part 145 e FAA repair station. Se a situação não estivesse de acordo, já teriam tomado alguma providência.

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E complementando, toda empresa sofre auditoria, seja da ANAC, seja pela setor de qualidade da própria empresa. A TAM ainda é homologada EASA part 145 e FAA repair station. Se a situação não estivesse de acordo, já teriam tomado alguma providência.

Algo que pode ter afetado é essa fase de transição que está ocorrendo na Latam com a inauguração do centro de manutenção em GRU. Muita coisa que estava em São Carlos está vindo pro novo local, como a manutenção de motores.

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Os equipamentos de GPU/esteira de bagagens são terceirizados? Na verdade é o terceiro problema em uma semana, pois ainda teve a esteira de bagagem que pegou fogo...

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Os equipamentos de GPU/esteira de bagagens são terceirizados? Na verdade é o terceiro problema em uma semana, pois ainda teve a esteira de bagagem que pegou fogo...

 

No final de 2018 a TAM demitiu todos os funcionários que eram de rampa/limpeza, e terceirizou esses serviços. Em GRU é a orbital que atende os voos da TAM, não sei em outras bases.

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Uma coisa que venho reparado, é que a Latam está usando a GPU mesmo com a APU operante. Então ficam os dois geradores carregando as barras, e o estranho nesse caso, é que mesmo assim, a aeronave ficou só no stby power.

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Não ficam os dois geradores. A aeronave prioriza sozinha a GPU e reduz o EGT do APU, o que economiza combustível. Diversos operadores adotam o mesmo procedimento.

 

Caso a GPU caia, o gerador do APU assume.

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Algo que pode ter afetado é essa fase de transição que está ocorrendo na Latam com a inauguração do centro de manutenção em GRU. Muita coisa que estava em São Carlos está vindo pro novo local, como a manutenção de motores.

 

Não se inaugura um hangar da noite pro dia, precisa inclusive de certificação do local, onde a agência reguladora verifica qualificação de pessoal e disposição de ferramental para as tarefas propostas e as empresas geralmente além de cumprirem os requisitos costumam mover mão de obra que sustente a certificação.

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