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Avianca Brasil entra com pedido de recuperação judicial [PARTE 2]

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Exatamente... dúvidas não faltam a respeito da sustentabilidade da Norwegian.. Mas entraram no promissor mercado Argentino, veremos...

 

Duvida, a AVB pode simplismente chegar agora e falar que desistiu do leilão e arrumou uma compradora? Não né?

Edited by Uptrim

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A O6 já saiu definitivamente de GRU e MCZ? Tenho uma conhecida que embarca(ria) amanhã, e a O6 garante que o voo (GRU-SSA-MCZ) está mantido. Imagino que ainda restem algumas operações pontuais nessas bases, alguém confirma?

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Ninguém vai comprar dívida da O6. Esqueçam. Quem for querer alguma coisa, será via leilão de UPI.

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A O6 já saiu definitivamente de GRU e MCZ? Tenho uma conhecida que embarca(ria) amanhã, e a O6 garante que o voo (GRU-SSA-MCZ) está mantido. Imagino que ainda restem algumas operações pontuais nessas bases, alguém confirma?

Eu acredito que sim, postaram nos stories desse instagram um speech bem emocionante (pena que cortou) sobre o ultimo voo em MCZ.

 

https://instagram.com/diario_de_uma_aeromoca?utm_source=ig_profile_share&igshid=1mcglbqam1sbh

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A O6 já saiu definitivamente de GRU e MCZ? Tenho uma conhecida que embarca(ria) amanhã, e a O6 garante que o voo (GRU-SSA-MCZ) está mantido. Imagino que ainda restem algumas operações pontuais nessas bases, alguém confirma?

Tem data pra sair, mas amanhã está previsto o PR-OCQ realizar GRU-SSA-MCZ, voos 6046 e 6140.

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TAM alguns já receberam e-mail pra seleção

Azul vi dizer que tinha parado mas poderia voltar

Já tem gente aí sendo chamado para trabalhar na azul mas batendo no peito e dizendo que prefere ficar em casa do que voar ATR. Nessa hora eu prefiro nem comentar uma cabeça dessa!

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Já tem gente aí sendo chamado para trabalhar na azul mas batendo no peito e dizendo que prefere ficar em casa do que voar ATR. Nessa hora eu prefiro nem comentar uma cabeça dessa!

Quando cair na realidade vai implorar para voar... Só deixar vencer a carteira e perder a recência que volta pra vala comum... Edited by giuli

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Triste realidade... Nesse momento não existe nenhum avião da O6 voando... Empresa foi reduzida ao pó e vai diminuir ainda mais semana que vem.

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Já tem gente aí sendo chamado para trabalhar na azul mas batendo no peito e dizendo que prefere ficar em casa do que voar ATR. Nessa hora eu prefiro nem comentar uma cabeça dessa!

Piloto tem que manter CHT. Acho o ATR um baita avião.

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Anac já prepara redistribuição de horários de voo da Avianca

 

Medida teria caráter emergencial para evitar prejuízos aos passageiros

 

Exclusivo para Assinantes

 

Geralda Doca e Eliane Oliveira

 

27/04/2019 - 04:30

 

Cancelamentos dos voos da Avianca gara transtornos Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

Cancelamentos dos voos da Avianca gara transtornos Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

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BRASÍLIA - Diante do agravamento da crise da Avianca , a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já se prepara para redistribuir os slots (autorizações de horários para pousos e decolagens) da companhia nos aeroportos mais movimentados. No caso de Congonhas, onde esses ativos são mais disputados, a divisão será feita igualmente entre as empresas que operam no terminal, como Latam, Gol e Azul, conforme prevê uma resolução da agência. Contudo, há pressão no mercado para que o órgão regulador reveja a norma e beneficie a Azul, que tem menor oferta de rotas no aeroporto mais rentável do país. Com isso, a proposta é aumentar a concorrência.

 

De acordo com a Anac, dos 3.459 pares de slots (pouso e decolagem) existentes em Congonhas, Latam e Gol respondem por 87,3%. A Avianca detém 268 e a Azul, 170 slots. A Avianca também tem 863 slots em Guarulhos e 134 no Santos Dumont.

 

A medida a ser tomada pela Anac seria em caráter emergencial para evitar prejuízos aos passageiros, pois há fortes indícios no mercado de que a Avianca, que está em recuperação judicial, não resistirá sequer até a data do leilão de seus ativos, marcado para 7 de maio . A companhia está sendo obrigada a devolver aeronaves para as empresas de leasing por falta de pagamento e foi proibida pela agência de vender bilhetes para rotas que serão canceladas.

 

A distribuição emergencial pode resolver a questão da oferta de voos em rotas de maior demanda, mas não acaba com o problema da concentração do mercado, já que os slots seriam repartidos entre empresas que operam no país. A concentração é apontada por especialistas como um dos fatores para a alta dos preços dos bilhetes após a crise da Avianca. Em algumas rotas, a tarifa subiu mais de 100% em relação a igual mês de 2018.

 

Em outubro, quando está prevista a revisão da distribuição de slots no país de acordo com critérios de pontualidade e regularidade das empresas , a Anac pretende aplicar a norma específica para Congonhas, que é assegurar 50% desses ativos para empresas entrantes e 50% para companhias que já operam no aeroporto. O objetivo é reduzir a concentração no setor.

 

Abertura do mercado

 

Avião da Avianca se prepara para aterrissar no aeroporto Santos Dumont, no Rio Foto: SERGIO MORAES / REUTERS

Avião da Avianca se prepara para aterrissar no aeroporto Santos Dumont, no Rio Foto: SERGIO MORAES / REUTERS

Procurada, a assessoria da agência informou que aguarda a realização do leilão. De acordo com a operação desenhada no processo de recuperação judicial, quem arrematar uma das fatias leva junto os slots. No entanto, o vencedor terá de percorrer etapas burocráticas na Anac, além da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que pode demorar.

 

A Anac informou ainda que a Avianca registrou nova malha aérea a partir de segunda-feira. A empresa passará a operar em apenas quatro aeroportos (Brasília, Congonhas, Santos Dumont e Salvador), com média de 39 voos diários.

 

Com perfil liberal, o governo não pretende intervir para salvar a companhia. Na verdade, aposta na aprovação da medida provisória (MP) que derruba a restrição ao capital estrangeiro para abrir o mercado doméstico a empresas low cost (baixo custo) e estimular a concorrência.

 

O problema é que a MP, editada logo após o pedido de recuperação judicial da Avianca em dezembro, foi modificada pelo Senado, que incluiu na proposta a volta da franquia de bagagem . A cobrança pelo despacho é condição para que as estrangeiras de baixo custo abram uma filial no Brasil e comecem a voar dentro do país. Segundo um técnico do governo, a ideia é recuperar o texto original da MP no plenário da Câmara. Se não for possível, a Anac vai recomendar o veto ao presidente.

 

O Ministério da Economia divulgou nota criticando as alterações na MP. A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade da pasta destacou que a MP foi alterada em sentido contrário ao seu objetivo desregulatório inicial, com o restabelecimento da obrigatoriedade do despacho gratuito de bagagem. Segundo a nota, nunca houve gratuidade nesse serviço, que estaria implícito na tarifa. Outro ponto criticado na nota diz respeito à criação de quota para operação de rotas regionais. O órgão enfatiza que as mudanças podem desestimular o ingresso de novas empresas no país.

 

https://m.oglobo.globo.com/economia/anac-ja-prepara-redistribuicao-de-horarios-de-voo-da-avianca-23626613

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Eu ainda quero saber o que é que vai ser vendido no leilão, no que consiste as tais "UPIs", pq até onde dá pra ver, não vai sobrar nada.

Quando cair na realidade vai implorar para voar... Só deixar vencer a carteira e perder a recência que volta pra vala comum...

A carteira pode ser mantida com recurso próprio. A recência pode ser um problema para os próximos 6 meses.

Em todo o caso, devemos entender que a aviação possui diversos perfis. Há quem tenha reservas financeiras consideráveis para se manter por um bom tempo sem voar e arriscar outras opções, e há quem aceitaria voar Pilatus pra ganhar, talvez, 3 mil por mês.

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Eu ainda quero saber o que é que vai ser vendido no leilão, no que consiste as tais "UPIs", pq até onde dá pra ver, não vai sobrar nada.

 

A carteira pode ser mantida com recurso próprio. A recência pode ser um problema para os próximos 6 meses.

 

Em todo o caso, devemos entender que a aviação possui diversos perfis. Há quem tenha reservas financeiras consideráveis para se manter por um bom tempo sem voar e arriscar outras opções, e há quem aceitaria voar Pilatus pra ganhar, talvez, 3 mil por mês.

Perfeito.. o pessoal tende a achar que focar na escolha de emprego é feio, ou diminuir alguém Ou algum equipamento, não se trata disso.

Abrir mão de uma carteira de A320 para voar ATR costuma ser uma decisão difícil de ser revertida, existem muitos empregos para TR no 20, com salário muito melhor e com empregabilidade muito maior. Isso não é desmerecer nenhum tipo de trabalho. Acontece que nem sempre os colegas podem ir ou mesmo querem ir pro exterior. Por uma série de motivos. Cada caso é um caso.

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Já tem gente aí sendo chamado para trabalhar na azul mas batendo no peito e dizendo que prefere ficar em casa do que voar ATR. Nessa hora eu prefiro nem comentar uma cabeça dessa!

O ATR é um avião maravilhoso, mas para quem tem a carteira do 320, não é uma opção razoável vc aceitar um emprego de ATR, vou explicar por que.

 

Primeiro que as remunerações lá fora pra quem voa Airbus 320, são vamos chutar se um piloto de ATR da azul esteja tirando 20000 limpo isso da 5000 e poucos dólares, lá fora dependendo do contrato vc vai ganhar 4 a 5x mais, na pior da hipótese vc vai ganhar 3x mais em paises que pagam

Menos

Um outro problema, é a experiência recente, se o profissional quiser voar um ATR ou outro avião, ele vai perder a experiência recente do último voo, que em média são 12 meses, em alguns casos variando de 6 a 30 meses dependendo da empresa

Então resumindo, pra quem tem a carteira do Airbus com experiência de PIC de pelo menos 500 horas

Só aceitaria um emprego de ATR se já tiver beirando os 60 anos, ou se for muito rico e não precisar mais juntar dinheiro. Fora isso seria uma decisão não muito inteligente do ponto de vista profissional

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Antes de criticar me coloco na pele do cara que tem carteira de A32F e tem que "descer" pro ATR, sair do jato, talvez sabe lá quanto tempo vai demorar a retornar, pesa o lado de que se perder a carteira de A32F, as oportunidades no exterior diminuam muito, porém, numa condição que o cara tem família, filhos pra alimentar, apê, carro, contas a pagar, vale a máxima: Melhor pingar do que secar.

 


chutar se um piloto de ATR da azul esteja tirando 20000 limpo isso da 5000 e poucos dólares

 

Posso estar muito enganado, mas acho que ninguém tira 20k limpo no ATR na Azul.

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Antes de criticar me coloco na pele do cara que tem carteira de A32F e tem que "descer" pro ATR, sair do jato, talvez sabe lá quanto tempo vai demorar a retornar, pesa o lado de que se perder a carteira de A32F, as oportunidades no exterior diminuam muito, porém, numa condição que o cara tem família, filhos pra alimentar, apê, carro, contas a pagar, vale a máxima: Melhor pingar do que secar.

 

 

Posso estar muito enganado, mas acho que ninguém tira 20k limpo no ATR na Azul.

Amigo, vou ser sincero com vc, não interprete como arrogância

Como falei o ATR é um excelente avião e a Azul considero uma boa empresa

Mas são momentos de carreira diferente, não é questão de descer ou subir de avião, a questão é financeira e de alto impacto na empregabilidade futura

Quem por acaso bateria na porta da Azul pra voar ATR, e nunca seriam aceitos, são pilotos com idade avançada, ou sem Inglês ou um ou outro milionário que não tá afim nem de tentar um contrato lá fora 4 semana trabalhando e 4 semanas folgando e ganhar mais que o dobro.

Até por que, não me entenda mal, acho que o aventureiro que fosse voar ATR na Azul iria tomar mais calor do que no A 380 da Emirates.

Por um simples motivo, vc chegou atrasado e sentou na janela, não terão facilidades nenhuma

Resumindo ferrar com a empregabilidade, ganhar 1/3 ou 1/4 e ainda tomar calor

Só se o caro perdeu o juízo mesmo

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Antes de criticar me coloco na pele do cara que tem carteira de A32F e tem que "descer" pro ATR, sair do jato, talvez sabe lá quanto tempo vai demorar a retornar, pesa o lado de que se perder a carteira de A32F, as oportunidades no exterior diminuam muito, porém, numa condição que o cara tem família, filhos pra alimentar, apê, carro, contas a pagar, vale a máxima: Melhor pingar do que secar.

 

 

Posso estar muito enganado, mas acho que ninguém tira 20k limpo no ATR na Azul.

Nem no A320, mas ninguém vai oficialmente poder falar isso aqui,ele fez apenas um chute hipotético

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Sair do 320 para o ATR na Azul sem antes tentar outras opções no Type pode ser um tombo na carreira que não recupera mais.

Sem citar o salário medíocre para o patamar que se encontra o rated no Airbus.

Edited by Eva_777

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Nem no A320, mas ninguém vai oficialmente poder falar isso aqui,ele fez apenas um chute hipotético

Exatamente, foi apenas pra fazer um raciocínio grosseiro

E na minha opinião, a grana não é nem o fator principal no primeiro momento

A galera que tem ido ou irá continuar voando Airbus na Azul ou na TAM, a qualquer momento depois, poderá se precisar oi quiser expatriar com a mesma empregabilidade de antes. Estará mantendo as carteiras e principalmente a experiência recente de voo.

Podem ficar tranquilos, pois se amanhã tomarem um pé na bunda estarão altamente elegível em dezenas de bons empregos.

Já com uma carteira de ATR é rezar pra aposentar na empresa que deu a oportunidade, as opções lá fora existem, mas são em lugares não muito atrativos e com remuneração tb não tão boa comparado aos contratos de jato.

Só minha opinião

Infelizmente, o profissional tem que ponderar muita coisa antes de tomar certas decisões

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Vários copilas da azul estão hoje na Emirates, que exige (ou exigia, estou por fora), 2k de horas em avião com mtow acima de 20ton. atr são 23.

Não é bem por aí amigo.

E mais, melhor avião é o que paga o salário.

Voei esse cara 5 anos e me abriu muito caminho.

 

 

Exatamente, foi apenas pra fazer um raciocínio grosseiro

E na minha opinião, a grana não é nem o fator principal no primeiro momento

A galera que tem ido ou irá continuar voando Airbus na Azul ou na TAM, a qualquer momento depois, poderá se precisar oi quiser expatriar com a mesma empregabilidade de antes. Estará mantendo as carteiras e principalmente a experiência recente de voo.

Podem ficar tranquilos, pois se amanhã tomarem um pé na bunda estarão altamente elegível em dezenas de bons empregos.

Já com uma carteira de ATR é rezar pra aposentar na empresa que deu a oportunidade, as opções lá fora existem, mas são em lugares não muito atrativos e com remuneração tb não tão boa comparado aos contratos de jato.

Só minha opinião

Infelizmente, o profissional tem que ponderar muita coisa antes de tomar certas decisões

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Vários copilas da azul estão hoje na Emirates, que exige (ou exigia, estou por fora), 2k de horas em avião com mtow acima de 20ton. atr são 23.

Não é bem por aí amigo.

E mais, melhor avião é o que paga o salário.

Voei esse cara 5 anos e me abriu muito caminho.

 

 

 

Concordo que melhor avião é o que paga o salário

Apenas, acredito que o amigo tb concorda, não é razoável um Type de 320 com mais de 500 PIC hrs, tentar voar ATR sem esgotar todas as possibilidades antes.

E outra, eu me referi a quem é Comandante de 320, para os Co pilotos meu raciocínio não se aplica, as opções lá fora são totalmente mais restritas e nesse caso voar ATR pode ser até considerado pra não ficar parado ou enquanto se prepara para um processo lá fora.

Eu tenho certeza que esses conhecidos seus que saíram do ATR para EK foram de primeiro Oficial.

Abc

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Muita gente aqui tentando adivinhar o que é bom ou ruim para os outros. Mas quem decide isso é a pessoa, só ela sabe o que é bom ou ruim para ela. Largar toda a familia aqui para fazer dinheiro, para uns é bom, porem para outros o dinheiro não é importante assim. Ngm sabe das condições familiares e financeiras que ela se encontra.

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Pergunta pra quem voa lá.. quanto tirava um cmte na O6? Sem dar instrução.

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Muita gente aqui tentando adivinhar o que é bom ou ruim para os outros. Mas quem decide isso é a pessoa, só ela sabe o que é bom ou ruim para ela. Largar toda a familia aqui para fazer dinheiro, para uns é bom, porem para outros o dinheiro não é importante assim. Ngm sabe das condições familiares e financeiras que ela se encontra.

Na teoria isso é perfeito

Na prática só quem ficou desempregado pra saber o quanto numa sociedade capitalista dinheiro é importante para a manutenção da sua própria família

Pra mim quem tem o Type do 320 com experiência de Comandante, atende os critérios para expatriação mesmo que contratos de Commuter, e não é rico.

Jogar a carteira do 320 ou outro avião de alta empregabilidade no lixo, está sendo irresponsável com a sua própria família

Minha humilde opinião

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Pergunta pra quem voa lá.. quanto tirava um cmte na O6? Sem dar instrução.

17 a 20.

Atr na azul 16/17 e muito mais beneficio.

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