Jump to content
Sign in to follow this  
Silva

Avião arremete para evitar colisão com outra aeronave na pista do aeroporto de Salvador

Recommended Posts

Avião arremete para evitar colisão com outra aeronave na pista do aeroporto de Salvador e passageira relata tensão: 'Horrível'

Um avião que saiu de Belo Horizonte com destino a Salvador, na tarde deste sábado (20), precisou arremeter quando já estava próximo de pousar na capital baiana, para evitar se chocar com outra aeronave que estava na pista. A advogada Marcela Esteves, uma das passageiras do voo LA3883, da Latam, relatou ao G1 que houve muita tensão entre as pessoas a bordo durante o procedimento. Ela gravou um vídeo do momento em que o piloto da aeronave explicou para os passageiros o que tinha ocorrido.

"Houve a instrução para descontinuarmos nossa aproximação. Já estamos no controle de Salvador, recebendo as novas instruções para o pouso em Salvador. Apenas confirmando, então: devido a aeronave de baixa performance que ocupou a pista de Salvador num tempo maior que o previsto. Eu sinto muito pelo imprevisto e, em poucos minutos, estaremos então pousando em Salvador. Agradeço a compreensão", disse o piloto, após a arremetida. Marcela afirmou que algumas pessoas chegaram a passar mal. "O avião chegou a tocar no solo e arremeteu de lado. Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Até as aeromoças não sabiam o que tava acontecendo. Foi horrível. Depois da arremetida desesperante, todo mundo achava que o avião ia cair. Eu jurava que de hoje eu não passava", relatou

A passageira disse que, após a arremetida, o avião levou cerca de 20 minutos para conseguir pousar no aeroporto da capital. "Ele foi até a região da Barra e voltou para o aeroporto. O piloto pediu desculpas. Foi um absurdo o que aconteceu. Poderia ter sido um acidente horrível", relatou. Em nota, a Latam informou que o voo LA3883 (Belo Horizonte/Confins - Salvador), descontinuou o procedimento de aproximação e pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. Afirmou, no entanto, que a aeronave pousou normalmente e em total segurança no aeroporto da capital baiana às 16h. A companhia informou que aproveita a oportunidade para esclarecer que a manobra feita pelo piloto é um procedimento de segurança comum na aviação, previsto em diversas situações. A Latam disse, ainda, que segue as mais rigorosas normas de segurança da aviação, atendendo de forma irrestrita as regulamentações das autoridades brasileiras e internacionais. A assessoria da Vinci Airports, empresa que administra o terminal da capital baiana, informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pelo procedimento de pouso. A FAB disse que a aeronave da Latam ainda não tinha permissão para pousar, por conta da outra aeronave na pista, e que, por conta disso, a torre informou ao piloto a necessidade de arremeter. Disse, assim como a Latam, que o procedimento adotado pelo piloto é comum na aviação e que não houve nenhuma quebra de segurança.

fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/04/20/aviao-arremete-para-evitar-colisao-com-outra-aeronave-na-pista-do-aeroporto-de-salvador-e-passageira-relata-tensao-foi-horrivel.ghtml

Noticia padrão! Podemos imaginar os momentos de pânico e tensão...

Era verdade, eu era o cinto que segurou essa passageira.

• Like 3

Duplicado.

Edited by Uptrim

Caramba , essa mulher nasceu de novo!!!

Kkkkkkkkkkkk

• Like 2

Informação na mão de quem não sabe o que fazer com ela vira "desinformação".

Explicar essas coisas só piora. Nao faz speech. Se fizer, só com o novo horário de pouso. Falar muito só piora.

• Like 2

Globo!

😂😂😂😂😂

"O avião chegou a tocar no solo e arremeteu de lado. Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Até as aeromoças não sabiam o que tava acontecendo. Foi horrível. Depois da arremetida desesperante, todo mundo achava que o avião ia cair. Eu jurava que de hoje eu não passava"

É por essas coisas que pago a internet. 😂

Edited by Dortin
  • Like 7

hahahahahaaha essas noticias são otimas!!! "tocou no solo e arremeteu" ahhh ta.. ela estava pousando então em Cacimbinhas que não tem controle kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu fico imaginando como essas noticias chegam numa redação? A propria passageira manda pra lá pra ter seus 2 minutos de fama drama na internet?? Ela quer likes no video?? kkkkkkkkk

Eu me prestei a ir ver o track no fr24...

LA3883 - PT-XPG ... entrou na final a 2600 ft... e descontinuou a aproximação a 2200 ft - 170KT (18:44Z) e já subindo pra 4000 ft ... fez curva a direita e se ajustou na final denovo as 18:55Z (4000 ft) as 19:00Z no solo. Eu não sei da onde a mulher tirou que ele tocou na pista... e outra, essa aceleração que ele fez de 170kt pra 210kt nem deve ter sido perceptivel.... HAHAHAHAHAAHA

tam-ssa.jpg?1555851166

É cada pax :suicide_anim: :suicide_anim: :facepalm: :facepalm: :facepalm:

• Like 1

TOGA, gear up and go arround. Segue o jogo.

• Like 1

Antes que alguns venham com 500 pedras na mão, queria deixar claro que tenho plena consciência que arremetidas são parte da aviação, são situações treinadas constantemente, com raríssimas exceções não existe nenhum perigo real aos passageiros e os jornais prestam um desserviço ao noticiar esse tipo de coisa com o alarmismo que conhecemos.

Isto posto, o passageiro mais ressabiado fica sim com medo quando acontece uma arremetida. Não é o resultado esperado para quem espera estar pousando em poucos minutos, a súbita mudança de potência pode sim dar a impressão a quem não conhece que o avião chegou a tocar o solo (nem todo mundo está na janela para ver a altitude), e faz parte da natureza humana imaginar o pior quando está em situação de percepção de risco. Notem o uso da palavra "percepção".

No final, é interesse das empresas que os passageiros não tenham receio de voar, e penso que as empresas perdem uma excelente chance de esclarecer a situação ainda a bordo com um speech rápido a respeito do assunto. Discordo do colega acima que diz que explicar as coisas só piora. Na última arremetida que estive a bordo, depois do avião estabilizado e retomando a aproximação, o comandante muito calmamente explicou que aquela era uma situação normal, treinada à exaustão, que a despeito do barulho alto dos motores na hora da arremetida jamais a aeronave esteve em risco e que a única consequência seria um pequeno atraso no pouso. A senhora do meu lado, que segurava um livro tão apertado que os dedos estavam brancos, chegou a dar um sorriso de alívio. O que era uma percepção enorme de risco (errônea) passou a ser somente mais uma história a contar aos netos.

Obviamente sempre teremos aqueles atrás de seus segundos de "fama", mas não concordo em perder uma chance de educar os passageiros por conta de poucos imbecis.

• Like 2

Outro dia indo de THE para SLZ o avião arremeteu duas vezes seguidas, imagino como seria o relato dessa passageira.

Outro dia indo de THE para SLZ o avião arremeteu duas vezes seguidas, imagino como seria o relato dessa passageira.

Já estaria morta.

Haha.

Já aconteceu comigo, a primeira todos compreenderam, na segunda teve sim uma angústia de alguns passageiros. Normal, se considerar que 40% dos passageiros sentem desde um leve desconforto até pânico no avião.

Agora, foi horrível para ela ou quer generalizar para todos algo particular que ela sentiu?

• Like 2

Já aconteceu comigo, a primeira todos compreenderam, na segunda teve sim uma angústia de alguns passageiros. Normal, se considerar que 40% dos passageiros sentem desde um leve desconforto até pânico no avião.

Agora, foi horrível para ela ou quer generalizar para todos algo particular que ela sentiu?

Caro A345

No caso que presenciei também notei que na segunda vez algumas pessoas começaram a se olhar com um ar de certo receio, mas em momento algum houve qualquer drama sequer alguém chamou algum comissário para perguntar algo. Isso que na primeira arremetida o avião chegou a dar um toque na pista.

Já passei por duas situações de arremetidas: no EMB-120 da extinta RICO, em CAF, em 1999, e no F100 da também extinta OceanAir, em MCZ, no ano de 2006. Em ambos, foram três arremetidas por causa de fortes chuvas, e durante os procedimentos, todos a bordo ficaram apreensivos, claro, mas foi tudo muito tranquilo e sem transtorno algum por parte dos passageiros. Não vi nada de anormal.

Já passei por duas situações de arremetidas: no EMB-120 da extinta RICO, em CAF, em 1999, e no F100 da também extinta OceanAir, em MCZ, no ano de 2006. Em ambos, foram três arremetidas por causa de fortes chuvas, e durante os procedimentos, todos a bordo ficaram apreensivos, claro, mas foi tudo muito tranquilo e sem transtorno algum por parte dos passageiros. Não vi nada de anormal.

Já passei por arremetida em BSB em 2015 a bordo de um 737-800 da Gol por causa de tráfego que errou a taxiway e não livrou a pista a tempo. Isso em meio a uma tempestade daquelas.

O mais chato foi que o aeroporto fechou logo após por causa do tempo e ficamos orbitando 20 minutos até conseguir pousar.

Estive a bordo em duas arremetidas e, nas duas oportunidades, o comandante explicou a situação e todos ficaram muito calmos. Em uma delas, inclusive, acompanhei tudo pela câmera externa do A330.

De outro lado, há muitos passageiros que não se sentem confortáveis em voar. Acho que a sra da reportagem não mentiu, apenas relatou o que sentia. Quando se está nervoso é natural dar uma exagerada. Vide os milhares de noivos que acabam dizendo sim na hora de casar

• Like 6

Já passei por 3 arremetidas, duas por trafego, a primeira em um A320 da Tam IGU-GRU que o comandante até disse depois no PA: "Pra quem nunca tinha passado por uma arremetida, ta aí como é" bem descontraído.

A segunda foi esses dias em um AT72 da Azul CWB-VCP.

E Uma vez em um MAO-GRU pela Tam de A330 que arremeteu por mudança de pista em GRU. (e depois tacou o avião no chão...)

A única arremetida que estive foi em um Dart Herald da Sadia Transportes Aéreos em SSKC em....bom faz tempo !

• Like 1

passei por duas arremetidas:

2008, for-gru, varig, por trafego na pista.

2015, mcz-ssa, gol, segundo o cmte, "acendeu o sinal de windshear na curta final".

Uma única arremetida em um Varig 737-300 BSB CGH a noite e com neblina. A sensação não é das melhores mas ainda lembro do lindo ronco das turbinas daquele avião.

passei por duas arremetidas:

2008, for-gru, varig, por trafego na pista.

2015, mcz-ssa, gol, segundo o cmte, "acendeu o sinal de windshear na curta final".

Em 2008 a Varig ainda estava operando?