Jump to content
Sign in to follow this  
Cassio.Fernandes

LATAM Airlines anuncia cancelamento da rota entre São Paulo e Roma

Recommended Posts

Conforme o que era discutido neste tópico, um dos rumores se concretizouhttp://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/127496-afa-latam-cancelara-roma-e-lisboa/page-6



Segue o comunicado na íntegra:

“O Grupo LATAM Airlines informa que suspendeu a rota São Paulo/Guarulhos–Roma em voos programados a partir de 1º de outubro de 2019. A decisão resulta da avaliação constante da malha aérea da companhia, que identificou excesso de oferta no mercado Brasil-Europa.

A LATAM já está em contato com os passageiros afetados, para que possam efetuar o reembolso integral dos seus bilhetes ou reacomodação em empresa congênere.

A LATAM reforça ainda que seguirá operando normalmente a sua rota São Paulo-Milão, além de todos os seus outros voos diretos para a Europa com destino a Londres, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Frankfurt.

O Grupo LATAM Airlines sempre busca atender adequadamente a demanda de passageiros de acordo com as condições de mercado. Apesar do ajuste pontual, a companhia seguirá atenta a todas as oportunidades de mercado para se manter como a empresa aérea que mais conecta a América do Sul e a sua região com outras partes do mundo.”

Fonte: http://passageirodeprimeira.com/latam-airlines-anuncia-cancelamento-da-rota-entre-sao-paulo-e-roma/?fbclid=IwAR3M7LYw4ZUcYMIteVx5V_P5JJjm4MqH3XFPzAY7ExnRPg7zTI6gWsFe2nw

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oficializado então, porém FCO continuará sendo comercializado através do codeshare com a Air Italy a partir de MXP.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sera que já podemos dar o LIS como cancelado segundo essa AFA que se concretizou?

LIS segue até 26/10 nos slots, só se for no W19/20.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sera que já podemos dar o LIS como cancelado segundo essa AFA que se concretizou?

 

 

A LATAM reforça ainda que seguirá operando normalmente a sua rota São Paulo-Milão, além de todos os seus outros voos diretos para a Europa com destino a Londres, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Frankfurt.

Se sim, não estão prontos para anunciar ainda.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, boa tarde. Vocês sabem qual o status daquele vôo para a europa que a latam deveria criar numa praça diferente do RJ-SP, como exigência do CADE?

 

Obrigado,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem que ser muito ingênuo pra cair numa cilada dessas.

 

A outra opção é uma promoção absurda.

 

 

Oficializado então, porém FCO continuará sendo comercializado através do codeshare com a Air Italy a partir de MXP.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Incrível como Roma, nos últimos 25 anos, não funciona com empresa brasileira: Varig (GIG-FCO-MXP), Nova Varig (GRU-CDG-FCO) e agora LATAM.

 

Mostra como o poder econômico italiano reforçou na região da Lombardia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Roma é mercado dificil para praticamente toda cia aérea que não seja da Skyteam e tenha a vantagem da conectividade da Alitalia ou uma rota originária da Africa que exija menos desvios.

 

FCO para o Brasil é uma rota de O&D e que onera demais os principais destinos procurados pelos Brasileiros (Portugal, Espanha, Inglaterra e Franca)

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Incrível como Roma, nos últimos 25 anos, não funciona com empresa brasileira: Varig (GIG-FCO-MXP), Nova Varig (GRU-CDG-FCO) e agora LATAM.

 

Mostra como o poder econômico italiano reforçou na região da Lombardia.

 

A rota da Varig na verdade era FCO-MXP-GIG-GRU. Voei no 743 no upper-deck em 1989 neste trecho. Me lembro perfeitamente deste voo. Não sei se na década de 90 a VRG chegou a operar GRU-Italia direto. Acho que sim, mas para MXP.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Incrível como Roma, nos últimos 25 anos, não funciona com empresa brasileira: Varig (GIG-FCO-MXP), Nova Varig (GRU-CDG-FCO) e agora LATAM.

 

 

 

Mostra como o poder econômico italiano reforçou na região da Lombardia.

Nesse caso nao sei se foi incapacidade da Tam, só nao quiseram perder dinheiro na queda de braço com a AZ. Claramente não existe demanda pra 3 voos diarios entre SP e FCO. E começo a me perguntar se a oferta entre SP e Lisboa também nao estaria exagerada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nesse caso nao sei se foi incapacidade da Tam, só nao quiseram perder dinheiro na queda de braço com a AZ. Claramente não existe demanda pra 3 voos diarios entre SP e FCO. E começo a me perguntar se a oferta entre SP e Lisboa também nao estaria exagerada.

Carlos, como você sabe, vivo parte de meu tempo em Lisboa e sou portanto um assíduo frequentador desta rota. A demanda é visivelmente crescente, seja de residentes Brasileiros lá, VFR, estudantes, negócios e turismo. O “problema” é que a TAP quase sempre cobra muito caro e com uma simples pesquisa de preços, encontram-se tarifas bem mais baratas pela Latam (no voo direto ou via outros destinos na Europa), Air Europa, Iberia e, principalmente, RAM. No meu voo LIS-CMN em março onde pegaria a cnx para GRU, mais da metade do 321 era de Brasileiros em cnx com destino a GRU e GIG (naquele dia havia os dois voos).

 

A TP, mesmo depois da alta temporada, manteve as 18 freq nesta rota e está adicionando a terceira no GRU-OPO totalizando 3 freq diárias entre GRU e Portugal. A sua parceira Azul vai para 15 freq semanais com o lançamento em um mês do VCP-OPO.

 

Estamos vendo a Latam cada vez mais criteriosa em seus voos, cortando tudo aquilo que não seja realmente lucrativo. Imagino ser difícil para ela concorrer com a dupla AD/TP, mas por outro lado, diferente de FCO, EZE e SCL não possuem voos nonstop para Lisboa, um destino cada vez mais procurado pelos Sul-americanos pelos motivos que todos já conhecemos. Vamos aguardar a decisão da Latam em manter ou não este voo.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boulos, eu tenho a opinião que a TAP em 2018/2019 realmente quer fincar o domínio dela entre Portugal e Brasil. E para isso inundou o mercado luso brasileiro de assentos.

 

Essa semana recebi um e-mail com passagens one way saindo de São Paulo por menos de 400 dólares. 238USD de Sáo Paulo até Paris-Orly. Só esse ano ela fez duas promoções de bonificação de milhas excelentes, além de dar desconto de 50% na emissão das passagens. Promoções essas que praticamente nunca existiram até 2017. Também facilitaram ou aumentaram o inventário de assentos prêmio para as parceiras da Star Alliance e resgate no seu próprio programa. Ao mesmo tempo várias promoções de passagens aéreas e, se não estou enganado, duas ou três de classe executiva para Portugal por menos de 5 mil reais.

Acho que a longo prazo essa estratégia não deve ser sustentável. (ainda mais com essa desvalorização do real). Mas parece que estará dando certo se a Latam sair dessa rota.

Outra atrativo da TAP: parcelamento direto no site em até 10 vezes (se não estou enganado).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oficializado então, porém FCO continuará sendo comercializado através do codeshare com a Air Italy a partir de MXP.

 

Galera, nem só de code-share vive o mundo. A Latam continuará conectando FCO com a própria Alitália, da mesma forma que tem interline com Jetblue, United, Delta, etc nos EUA. Só fechou o voo direto, mas chega por lá via Ibéria, British, Lufthansa, Alitália, Air France... nos quais eles tem acordo de emissão de addon.

Edited by Kal_Center
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

André e colegas do fórum,

 

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

 

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

 

Abs.

 

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

Carlos, como você sabe, vivo parte de meu tempo em Lisboa e sou portanto um assíduo frequentador desta rota. A demanda é visivelmente crescente, seja de residentes Brasileiros lá, VFR, estudantes, negócios e turismo. O “problema” é que a TAP quase sempre cobra muito caro e com uma simples pesquisa de preços, encontram-se tarifas bem mais baratas pela Latam (no voo direto ou via outros destinos na Europa), Air Europa, Iberia e, principalmente, RAM. No meu voo LIS-CMN em março onde pegaria a cnx para GRU, mais da metade do 321 era de Brasileiros em cnx com destino a GRU e GIG (naquele dia havia os dois voos).

A TP, mesmo depois da alta temporada, manteve as 18 freq nesta rota e está adicionando a terceira no GRU-OPO totalizando 3 freq diárias entre GRU e Portugal. A sua parceira Azul vai para 15 freq semanais com o lançamento em um mês do VCP-OPO.

Estamos vendo a Latam cada vez mais criteriosa em seus voos, cortando tudo aquilo que não seja realmente lucrativo. Imagino ser difícil para ela concorrer com a dupla AD/TP, mas por outro lado, diferente de FCO, EZE e SCL não possuem voos nonstop para Lisboa, um destino cada vez mais procurado pelos Sul-americanos pelos motivos que todos já conhecemos. Vamos aguardar a decisão da Latam em manter ou não este voo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

André e colegas do fórum,

 

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

 

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

 

Abs.

 

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

 

Na Praia do Guincho tem o restaurante Porto de Santa Maria ... para quem gosta de frutos do mar é imperdível.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na Praia do Guincho tem o restaurante Porto de Santa Maria ... para quem gosta de frutos do mar é imperdível.

Há muitos imperdíveis em Lisboa. Te mando MP. ABS!

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra atrativo da TAP: parcelamento direto no site em até 10 vezes (se não estou enganado).

 

Vou viajar em junho e comprei parcelando em 12x no site da TAP. E ainda tem outra vantagem: O parcelamento inclui até as taxas de embarque. Não vai tudo na 1ª parcela como outras companhias.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora GRU-FCO somente pela Alitalia isso?

Sim, já há alguns meses a AZ dobrou sua oferta nesta rota para 14 freq semanais, de 772 e algumas vezes por semana com os novíssimos 773.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho duvidas que a AZ tende a reduzir a oferta em breve.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tenho duvidas que a AZ tende a reduzir a oferta em breve.

 

Concordo...

 

Voei com eles uns 2 meses atrás e os voos estavam praticamente cheios. Tanto na Y quanto na C, considero melhor produto que a Latam. Essa rota é domínio total da AZ que tem público cativo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Concordo...

 

Voei com eles uns 2 meses atrás e os voos estavam praticamente cheios. Tanto na Y quanto na C, considero melhor produto que a Latam. Essa rota é domínio total da AZ que tem público cativo.

Vc concorda que eles devam reduzir a oferta mesmo sendo os únicos na rota e tendo voado full nas duas classes ida e volta? Não entendi.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vc concorda que eles devam reduzir a oferta mesmo sendo os únicos na rota e tendo voado full nas duas classes ida e volta? Não entendi.

Também não entendi a lógica da observação do colega acima

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, já há alguns meses a AZ dobrou sua oferta nesta rota para 14 freq semanais, de 772 e algumas vezes por semana com os novíssimos 773.

"novissimos"...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information