Jump to content
Sign in to follow this  
Cassio.Fernandes

LATAM Airlines anuncia cancelamento da rota entre São Paulo e Roma

Recommended Posts

Conforme o que era discutido neste tópico, um dos rumores se concretizouhttp://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/127496-afa-latam-cancelara-roma-e-lisboa/page-6

Segue o comunicado na íntegra:

“O Grupo LATAM Airlines informa que suspendeu a rota São Paulo/Guarulhos–Roma em voos programados a partir de 1º de outubro de 2019. A decisão resulta da avaliação constante da malha aérea da companhia, que identificou excesso de oferta no mercado Brasil-Europa.

A LATAM já está em contato com os passageiros afetados, para que possam efetuar o reembolso integral dos seus bilhetes ou reacomodação em empresa congênere.

A LATAM reforça ainda que seguirá operando normalmente a sua rota São Paulo-Milão, além de todos os seus outros voos diretos para a Europa com destino a Londres, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Frankfurt.

O Grupo LATAM Airlines sempre busca atender adequadamente a demanda de passageiros de acordo com as condições de mercado. Apesar do ajuste pontual, a companhia seguirá atenta a todas as oportunidades de mercado para se manter como a empresa aérea que mais conecta a América do Sul e a sua região com outras partes do mundo.”

Fonte: http://passageirodeprimeira.com/latam-airlines-anuncia-cancelamento-da-rota-entre-sao-paulo-e-roma/?fbclid=IwAR3M7LYw4ZUcYMIteVx5V_P5JJjm4MqH3XFPzAY7ExnRPg7zTI6gWsFe2nw

Oficializado então, porém FCO continuará sendo comercializado através do codeshare com a Air Italy a partir de MXP.

• Like 1

Sera que já podemos dar o LIS como cancelado segundo essa AFA que se concretizou?

LIS segue até 26/10 nos slots, só se for no W19/20.

Sera que já podemos dar o LIS como cancelado segundo essa AFA que se concretizou?

A LATAM reforça ainda que seguirá operando normalmente a sua rota São Paulo-Milão, além de todos os seus outros voos diretos para a Europa com destino a Londres, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Frankfurt.

Se sim, não estão prontos para anunciar ainda.

• Like 2

Pessoal, boa tarde. Vocês sabem qual o status daquele vôo para a europa que a latam deveria criar numa praça diferente do RJ-SP, como exigência do CADE?

Obrigado,

Tem que ser muito ingênuo pra cair numa cilada dessas.

A outra opção é uma promoção absurda.

Oficializado então, porém FCO continuará sendo comercializado através do codeshare com a Air Italy a partir de MXP.

Incrível como Roma, nos últimos 25 anos, não funciona com empresa brasileira: Varig (GIG-FCO-MXP), Nova Varig (GRU-CDG-FCO) e agora LATAM.

Mostra como o poder econômico italiano reforçou na região da Lombardia.

Roma é mercado dificil para praticamente toda cia aérea que não seja da Skyteam e tenha a vantagem da conectividade da Alitalia ou uma rota originária da Africa que exija menos desvios.

FCO para o Brasil é uma rota de O&D e que onera demais os principais destinos procurados pelos Brasileiros (Portugal, Espanha, Inglaterra e Franca)

• Like 1

Incrível como Roma, nos últimos 25 anos, não funciona com empresa brasileira: Varig (GIG-FCO-MXP), Nova Varig (GRU-CDG-FCO) e agora LATAM.

A rota da Varig na verdade era FCO-MXP-GIG-GRU. Voei no 743 no upper-deck em 1989 neste trecho. Me lembro perfeitamente deste voo. Não sei se na década de 90 a VRG chegou a operar GRU-Italia direto. Acho que sim, mas para MXP.

Nesse caso nao sei se foi incapacidade da Tam, só nao quiseram perder dinheiro na queda de braço com a AZ. Claramente não existe demanda pra 3 voos diarios entre SP e FCO. E começo a me perguntar se a oferta entre SP e Lisboa também nao estaria exagerada.

Nesse caso nao sei se foi incapacidade da Tam, só nao quiseram perder dinheiro na queda de braço com a AZ. Claramente não existe demanda pra 3 voos diarios entre SP e FCO. E começo a me perguntar se a oferta entre SP e Lisboa também nao estaria exagerada.

Carlos, como você sabe, vivo parte de meu tempo em Lisboa e sou portanto um assíduo frequentador desta rota. A demanda é visivelmente crescente, seja de residentes Brasileiros lá, VFR, estudantes, negócios e turismo. O “problema” é que a TAP quase sempre cobra muito caro e com uma simples pesquisa de preços, encontram-se tarifas bem mais baratas pela Latam (no voo direto ou via outros destinos na Europa), Air Europa, Iberia e, principalmente, RAM. No meu voo LIS-CMN em março onde pegaria a cnx para GRU, mais da metade do 321 era de Brasileiros em cnx com destino a GRU e GIG (naquele dia havia os dois voos).

A TP, mesmo depois da alta temporada, manteve as 18 freq nesta rota e está adicionando a terceira no GRU-OPO totalizando 3 freq diárias entre GRU e Portugal. A sua parceira Azul vai para 15 freq semanais com o lançamento em um mês do VCP-OPO.

Estamos vendo a Latam cada vez mais criteriosa em seus voos, cortando tudo aquilo que não seja realmente lucrativo. Imagino ser difícil para ela concorrer com a dupla AD/TP, mas por outro lado, diferente de FCO, EZE e SCL não possuem voos nonstop para Lisboa, um destino cada vez mais procurado pelos Sul-americanos pelos motivos que todos já conhecemos. Vamos aguardar a decisão da Latam em manter ou não este voo.

• Like 1

Boulos, eu tenho a opinião que a TAP em 2018/2019 realmente quer fincar o domínio dela entre Portugal e Brasil. E para isso inundou o mercado luso brasileiro de assentos.

Essa semana recebi um e-mail com passagens one way saindo de São Paulo por menos de 400 dólares. 238USD de Sáo Paulo até Paris-Orly. Só esse ano ela fez duas promoções de bonificação de milhas excelentes, além de dar desconto de 50% na emissão das passagens. Promoções essas que praticamente nunca existiram até 2017. Também facilitaram ou aumentaram o inventário de assentos prêmio para as parceiras da Star Alliance e resgate no seu próprio programa. Ao mesmo tempo várias promoções de passagens aéreas e, se não estou enganado, duas ou três de classe executiva para Portugal por menos de 5 mil reais.

Acho que a longo prazo essa estratégia não deve ser sustentável. (ainda mais com essa desvalorização do real). Mas parece que estará dando certo se a Latam sair dessa rota.

Outra atrativo da TAP: parcelamento direto no site em até 10 vezes (se não estou enganado).

Galera, nem só de code-share vive o mundo. A Latam continuará conectando FCO com a própria Alitália, da mesma forma que tem interline com Jetblue, United, Delta, etc nos EUA. Só fechou o voo direto, mas chega por lá via Ibéria, British, Lufthansa, Alitália, Air France... nos quais eles tem acordo de emissão de addon.

Edited by Kal_Center
  • Like 1

André e colegas do fórum,

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

Abs.

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

Carlos, como você sabe, vivo parte de meu tempo em Lisboa e sou portanto um assíduo frequentador desta rota. A demanda é visivelmente crescente, seja de residentes Brasileiros lá, VFR, estudantes, negócios e turismo. O “problema” é que a TAP quase sempre cobra muito caro e com uma simples pesquisa de preços, encontram-se tarifas bem mais baratas pela Latam (no voo direto ou via outros destinos na Europa), Air Europa, Iberia e, principalmente, RAM. No meu voo LIS-CMN em março onde pegaria a cnx para GRU, mais da metade do 321 era de Brasileiros em cnx com destino a GRU e GIG (naquele dia havia os dois voos).

A TP, mesmo depois da alta temporada, manteve as 18 freq nesta rota e está adicionando a terceira no GRU-OPO totalizando 3 freq diárias entre GRU e Portugal. A sua parceira Azul vai para 15 freq semanais com o lançamento em um mês do VCP-OPO.

Estamos vendo a Latam cada vez mais criteriosa em seus voos, cortando tudo aquilo que não seja realmente lucrativo. Imagino ser difícil para ela concorrer com a dupla AD/TP, mas por outro lado, diferente de FCO, EZE e SCL não possuem voos nonstop para Lisboa, um destino cada vez mais procurado pelos Sul-americanos pelos motivos que todos já conhecemos. Vamos aguardar a decisão da Latam em manter ou não este voo.

André e colegas do fórum,

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

Abs.

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

Na Praia do Guincho tem o restaurante Porto de Santa Maria ... para quem gosta de frutos do mar é imperdível.

• Like 1

Na Praia do Guincho tem o restaurante Porto de Santa Maria ... para quem gosta de frutos do mar é imperdível.

Há muitos imperdíveis em Lisboa. Te mando MP. ABS!

• Like 1

Outra atrativo da TAP: parcelamento direto no site em até 10 vezes (se não estou enganado).

Vou viajar em junho e comprei parcelando em 12x no site da TAP. E ainda tem outra vantagem: O parcelamento inclui até as taxas de embarque. Não vai tudo na 1ª parcela como outras companhias.

Agora GRU-FCO somente pela Alitalia isso?

Sim, já há alguns meses a AZ dobrou sua oferta nesta rota para 14 freq semanais, de 772 e algumas vezes por semana com os novíssimos 773.

• Like 1

Não tenho duvidas que a AZ tende a reduzir a oferta em breve.

• Like 1

Não tenho duvidas que a AZ tende a reduzir a oferta em breve.

Concordo...

Voei com eles uns 2 meses atrás e os voos estavam praticamente cheios. Tanto na Y quanto na C, considero melhor produto que a Latam. Essa rota é domínio total da AZ que tem público cativo.

Concordo...

Voei com eles uns 2 meses atrás e os voos estavam praticamente cheios. Tanto na Y quanto na C, considero melhor produto que a Latam. Essa rota é domínio total da AZ que tem público cativo.

Vc concorda que eles devam reduzir a oferta mesmo sendo os únicos na rota e tendo voado full nas duas classes ida e volta? Não entendi.

Vc concorda que eles devam reduzir a oferta mesmo sendo os únicos na rota e tendo voado full nas duas classes ida e volta? Não entendi.

Também não entendi a lógica da observação do colega acima

Sim, já há alguns meses a AZ dobrou sua oferta nesta rota para 14 freq semanais, de 772 e algumas vezes por semana com os novíssimos 773.

"novissimos"...