Jump to content

LATAM Airlines anuncia cancelamento da rota entre São Paulo e Roma

Recommended Posts

Na verdade é apenas um único 777-300 que reveza nas rotas FCO pra EZE e GRU.

Avião relativamente novo, acho que em torno de 9 anos, mas com sistema de entretenimento dos anos 90.

"novissimos"...

Vc concorda que eles devam reduzir a oferta mesmo sendo os únicos na rota e tendo voado full nas duas classes ida e volta? Não entendi.

Se é todo dia cheio, eu não sei... das vezes que voei, foi sempre nos tradicionais AZ 674 / 675 e estavam quase lotados.

Desculpa pelo post confuso, mas meu ponto foi que mesmo moribunda, mesmo com fama de ser "marromenos", a AZ tem um público cativo e não se abalou com a concorrência. O turismo pra Itália obviamente é muito forte, principalmente o religioso e a AZ é a escolha primária.

Mas penso que a AZ dobrou a oferta pra fazer frente a Latam... depois que ela ficar solo na rota, pode ser que:

- realmente a demanda é forte pra ela e consegue sustentar 2 voos numa boa, sem muitas promoções e tarifas de 1000 reais como teve em janeiro OU

- 7X semanais é pouco, mas 10X são suficientes pra manter uma oferta sadia.

Lembrando que rasgar dinheiro não é opção pra AZ, embora seja a prática, rsss

• Like 1

Concordo...

Voei com eles uns 2 meses atrás e os voos estavam praticamente cheios. Tanto na Y quanto na C, considero melhor produto que a Latam. Essa rota é domínio total da AZ que tem público cativo.

pro produto da AZ estar melor que o da LATAM é sinal que a LATAM anda ruim das pernas...

Não tenho duvidas que a AZ tende a reduzir a oferta em breve.

A idéia da AZ era reduzir para 11/12x semanais pelo que eu sei.....

Mas a saída da LA pode influenciar isso agora....

Respondendo ao off-topic:

Velho Macedo

Rua da Madalena 117, Lisboa, Portugal (Baixa, Rossio e Restauradores) +351 (21) 887-3003

Seg – Sáb 12h às 16h30min; 19h às 23h30min; Dom 17h – 23h.

O melhor bacalhau que já comi em Lisboa e em todo o Mundo”.

É um restaurante pequeno e bem agradável, entre a Baixa e a Alfama, com o José Barbosa, dono do estabelecimento, servindo de garçom e buscando sempre ajudar ao orientar (quase ordenando) a melhor bebida para harmonizar com a refeição e desaconselhando (quase proibindo) combinações consideradas inadequadas (por ele). Na cozinha fica sua esposa.

Não se assuste com as “poucas palavras e com o modo direto” do “dono/garçom”, Barbosa; esta aparente sisudez é característica dos portugueses e em nada desmerece o estabelecimento. Mais do que isso, dá para perceber que o Barbosa é um cara muito correto que, com toda a sua experiência, quer sempre ajudar o cliente a fazer a melhor escolha.

O bacalhau que comi lá foi, realmente, o melhor bacalhau que já comi em Lisboa e no mundo. Escolhi um bacalhau na broa (coberto com uma farinha de broa e assado no azeite, ficando muito crocante) acompanhado de batatas ao murro.

- É importante lembrar que só no Brasil se come bacalhau sem espinhos, em Portugal – quase sempre – ele vem com os ossos-espinhos-pele, mas que são fáceis de tirar.

E não deixe passar as entradas opcionais, principalmente as azeitonas – grandes e saborosas – e os queijos – recomendo o “Azeitão” (bem cremoso por dentro), mas pode ser também o da serra.

Não deixe de fechar tudo com um bom Porto – o dono/garçom tem uns excelentes para indicar!

Ah, lá também conheci o azeite “Principal”, um dos melhores que já experimentei na vida! Peça para ser servido com ele!

Outras especialidades são o Polvo a Lagareiro (lagareira é grelhado com azeite e alho) , o Arroz de Pato sem Osso, o Medalhão de Vitela na Pedra, o Pernil de Porco no forno com Batata e Castanha. Eles ainda têm diversas outras opções de bacalhau, peixes e outros frutos do mar.

Preço bom para Lisboa, em excelente custo/benefício.

É tão saboroso que às vezes invento escala em Lisboa só para passar no “Velho Macedo”.

Uma ressalva importante: é claro que as avaliações dependem muito do resultado da combinação do prato escolhido – dentro da especialidade do restaurante – com o gosto do cliente. Se acertou a combinação, meio caminho para uma boa avaliação! Ou seja, se escolheu um prato muito bem feito e saboroso dentro do gosto do cliente, “gol”! Por isso, nada de pedir moqueca baiana em churrascaria ou bacalhoada em restaurante de sushi.

.......................................................................................................

FUJA DOS RESTAURANTES DOS CALÇADÕES FECHADOS. São “pega trouxa”/”pega turista” (comida ruim, caras, com pedidos adicionais mais caros que os pratos principais)

.......................................................................................................

André e colegas do fórum,

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

Abs.

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

Edited by MR. STAR
  • Like 1

Na verdade é apenas um único 777-300 que reveza nas rotas FCO pra EZE e GRU.

Avião relativamente novo, acho que em torno de 9 anos, mas com sistema de entretenimento dos anos 90.

há relatos aqui no Forum de que o estado dessa aeronave é sofrível. Assentos mal cuidados, desconfortáveis...

Procede. Voei e o estado do interior não é dos melhores, para dizer o mínimo. A única coisa boa é a distância entre as poltronas na Y, um pouco melhor que a concorrência.

há relatos aqui no Forum de que o estado dessa aeronave é sofrível. Assentos mal cuidados, desconfortáveis...

Surpreendente pela quantidade de assentos. 392 assentos é bastante coisa em um 77W com 3 classes.

Procede. Voei e o estado do interior não é dos melhores, para dizer o mínimo. A única coisa boa é a distância entre as poltronas na Y, um pouco melhor que a concorrência.

Edited by thgsr08

Cara, a comparação do espaço entre as poltronas eu fiz com o 777-200 da AF.

O espaço da AZ, pelo menos no -300, era visivelmente melhor do que o da companhia francesa. Todavia, a aeronave da AF estava um brinco por dentro, além de ter excelente sistema de entretenimento, ao contrário da italiana.

Se é todo dia cheio, eu não sei... das vezes que voei, foi sempre nos tradicionais AZ 674 / 675 e estavam quase lotados.

Desculpa pelo post confuso, mas meu ponto foi que mesmo moribunda, mesmo com fama de ser "marromenos", a AZ tem um público cativo e não se abalou com a concorrência. O turismo pra Itália obviamente é muito forte, principalmente o religioso e a AZ é a escolha primária.

Mas penso que a AZ dobrou a oferta pra fazer frente a Latam... depois que ela ficar solo na rota, pode ser que:

- realmente a demanda é forte pra ela e consegue sustentar 2 voos numa boa, sem muitas promoções e tarifas de 1000 reais como teve em janeiro OU

- 7X semanais é pouco, mas 10X são suficientes pra manter uma oferta sadia.

Lembrando que rasgar dinheiro não é opção pra AZ, embora seja a prática, rsss

Economicamente e' assim que pensam as cias aereas !

Lotado… mas que retorno se oferece ? E se cortar alguns voos, o retorno sobe mais ?

Aviacao nao e' diferente de fabricante de carro, de show de rock... tem que se dosar a oferta para a procura, mas tambem tem que se imaginar que expansao de oferta nao limita a obtencao do melhor preco.

A rota da Varig na verdade era FCO-MXP-GIG-GRU. Voei no 743 no upper-deck em 1989 neste trecho. Me lembro perfeitamente deste voo. Não sei se na década de 90 a VRG chegou a operar GRU-Italia direto. Acho que sim, mas para MXP.

A rota Brasil-Itália sempre foi instável em relação aos trilhos das rotas. Tinha GRU-GIG-FCO-MXP-GRU, GIG-GRU-MXP-FCO-GIG, GIG-GRU-MXP-GRU, GIG-FCO-SSA-GIG. Terei que olhar melhor as anotações, a grosso modo eu via dois mercados GIG-FCO e GRU-MXP.

Nesse caso nao sei se foi incapacidade da Tam, só nao quiseram perder dinheiro na queda de braço com a AZ. Claramente não existe demanda pra 3 voos diarios entre SP e FCO. E começo a me perguntar se a oferta entre SP e Lisboa também nao estaria exagerada.

Eu acho que a Alitalia resolveu abrir mão da lucratividade (dizem que é uma das mais lucrativas no long-haul) até a player LATAM saísse da rota. . Afinal Estatal pode tudo.

Fiz GRU FCO 2 semanas atrás no 772 da AZ, voando na Y. Avião com interior já dando sinais de cansaço, serviço de bordo simples, IFE sem tomadas ou sequer uma porta USB. Espaço entre as poltronas não era ruim, no entanto.

Por sorte eu tinha meu livro, filmes e séries baixados no iPad e tinha carregado meu power bank...

Dentre as opções que testei recentemente entre o Brasil e Europa (IB, KLM, Air Europa, AF, AZ), até agora incrivelmente a Iberia e a KLM foram as mais adequadas.

• Like 1

André e colegas do fórum,

Descupem o Off-topic, mas a pergunta, creio, seja de utilidade pública.

Diante da sua informação, poderia indicar um restaurante imperdível em Lisboa ou nas redondezas (óbidos, sintra etc).

Abs.

PS - Solar dos Presuntos não vale (risos).

Em Lisboa a não perder o Zazah, chefe brasileiro que trabalha apenas com produtos portugueses, boa carta de vinho. É obrigatório reservar!

Abraço

• Like 1

Fiz GRU FCO 2 semanas atrás no 772 da AZ, voando na Y. Avião com interior já dando sinais de cansaço, serviço de bordo simples, IFE sem tomadas ou sequer uma porta USB. Espaço entre as poltronas não era ruim, no entanto.

Por sorte eu tinha meu livro, filmes e séries baixados no iPad e tinha carregado meu power bank...

Dentre as opções que testei recentemente entre o Brasil e Europa (IB, KLM, Air Europa, AF, AZ), até agora incrivelmente a Iberia e a KLM foram as mais adequadas.

Já eu voei em 2015 no 772 da KL e tive as piores 12h da minha vida a bordo de uma aeronave. Sério, achei o espaço entre os assentos desumano. Cheguei em AMS todo moído, nunca tinha acontecido isso antes. Já o serviço de bordo foi honesto e cordial. Voei nos 789 e 77W da BA no GRU-LHR-GRU e encontrei mais espaço, apesar de não ser nada do outro mundo. Mesmo os 767 em aposentadoria na época ofereciam mais espaço. Continuo achando, no inter, os 767 da LA imbatíveis no pitch/largura do assento. Já o serviço...

ps.: voei 9h nos A333 da AirAsia superdensos e tive experiencias de conforto melhores que os 772 da KLM.

Edited by thgsr08