Jump to content
Sign in to follow this  
2setão

Brasília ganha voos internacionais para Santiago, Lima e Assunção

Recommended Posts

Brasília ganha voos internacionais para Santiago, Lima e Assunção

 

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/janela-indiscreta/brasilia-ganha-voos-internacionais-para-santiago-lima-e-assuncao

 

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (JK) acaba de ganhar três voos diretos para o exterior. Os novos destinos internacionais são: Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai). O anúncio foi feito pela Latam Airlines nessa segunda-feira (30/04/2019).

De acordo com a companhia aérea, as novas operações foram viabilizadas por conta da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação. A medida foi instituída pelo Governo do Distrito Federal (GDF) após a lei sobre o tema ter sido aprovada na Câmara Legislativa (CLDF).

“Estamos gerando uma nova fase para incentivar as empresas a voltarem a desenvolver suas atividades no Distrito Federal. Acredito que, em pouco tempo, teremos novos voos internacionais saindo de Brasilia. Essas novas rotas são resultado da contrapartida criada a partir da iniciativa do GDF. Elas vão gerar novos postos de trabalho no momento em que o desemprego está alarmante em todo o país”, declarou o governador Ibaneis Rocha (MDB) à coluna.

 

Segundo o CEO da Latam, Jerome Cadier, o combustível de aviação no Brasil é um dos mais caros do mundo, e os incentivos auxiliam a criação de rotas. “Medidas competitivas, como a redução do ICMS, são essenciais para viabilizar o desenvolvimento do nosso transporte aéreo com mais voos. Brasília é a segunda maior base de operações da Latam no Brasil, de onde decolamos direto para outros 33 destinos”, afirmou.

Escalas
As novas rotas devem projetar ainda mais conectividade no aeroporto da capital federal, que ocupa posição geográfica estratégica na América do Sul. Elas começam a ser operadas, de forma gradativa, a partir de 15 de outubro deste ano, quando sairão voos diretos para a capital chilena às terças, quintas e sábados.

Para Lima, a rota será operada a partir de 14 de novembro, às segundas, quintas e sábados. Já os voos com destino a Assunção, no Paraguai, começarão a partir de dezembro de 2019, mas a companhia não detalhou a escala. Todas as aeronaves também retornarão, sem escalas, para Brasília.

Aumento de passageiros
Nos três primeiros meses de 2019, o Aeroporto de Brasília registrou um aumento no número de passageiros internacionais. O crescimento foi de 30,9% comparado ao mesmo período do ano passado. O fluxo foi de 170 mil pessoas e 1.216 pousos e decolagens de aeronaves com rotas para o exterior. Uma movimentação aérea 40,9% maior que janeiro a março de 2018.

A entrada dos voos diários para Miami, Orlando e Buenos Aires impulsionaram o crescimento da área internacional do terminal brasiliense. Para Roberto Luiz, diretor de negócios aéreos da Inframerica, o aumento é consequência de uma política acertada de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal.

“As companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no Aeroporto de Brasília terão maior desconto no ICMS, que incide sobre o querosene de aviação em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas. Com esta política fiscal indutora, o DF poderá ser ainda mais atrativo para o investimento das empresas”, comentou o diretor.

Roberto Luiz ainda lembra que os investimentos realizados na área aumentaram o conforto e a agilidade para os passageiros. “Além da ampliação da área de desembarque, como alfândega e cabines de imigração, instalamos novos raios X e equipamentos para controle eletrônico de passaportes na imigração. O processamento está mais rápido e maior. Além disso, a nova loja Duty Free é duas vezes maior do que a que tínhamos, e oferece maior variedade de produtos aos passageiros”, finalizou.

Edited by 2setão

Share this post


Link to post
Share on other sites

Santiago e Lima já estão à venda através dos canais da Latam.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information