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jambock

Aeroporto de Vila Oliva (RS) terá investimento de R$ 200 milhões do Ministério da Infraestrutura

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Excerto de uma notícia publicada, hoje, no jornal Pioneiro:

"Gasparin afirma que, a longo prazo, a melhoria na infraestrutura de transporte aéreo na região passa pelo aeroporto de Vila Oliva.

Se Vila Oliva começasse hoje, levaria cinco anos. Infelizmente estamos falando de um horizonte longo pondera.

Novo aeroporto a partir de 2020

O secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mondadori, diz que uma eventual concessão do Hugo Cantergiani não está nas negociações para a construção do aeroporto de Vila Oliva. Conforme ele, ainda não está definido se as obras serão realizadas por meio de parceria público-privada, exclusivamente pelo poder público, ou se o terminal será concedido depois de pronto.

O atual aeroporto é do Estado e ele é que pode tomar alguma ação nesses sentido. Nossa relação com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) é para criar um aeroporto novo. Ainda tentamos ver qual é o melhor caminho. Tivemos uma reunião em maio para analisar alguns cases, mas agora estamos focados no licenciamento ambiental explica.

Outro assunto no qual o município se debruça neste momento é na atualização dos valores para desapropriação da área de 445 hectares para a construção do aeroporto, inicialmente estimada em cerca R$ 20 milhões. A intenção é enviar o orçamento ao governo do Estado em agosto para o Piratini avaliar se tem condições de honrar o compromisso assumido durante o governo Tarso Genro. Se a resposta for positiva, Mondadori acredita que a construção do terminal pode começar já em 2020. Caso contrário, o município teria que buscar recursos.

Eles vão ter um prazo curto, porque pretendemos ter a resposta em setembro afirma Mondadori.

Com a desapropriação garantida, o município avalia buscar recursos junto ao governo federal ou órgãos de financiamento internacionais para a construção do aeroporto, caso a obra seja realizada pelo poder público. O orçamento mais atual aponta que o custo do terminal será de R$ 200 milhões.

Além da construção do aeroporto, seguem as conversas para o asfaltamento da estrada que liga Vila Oliva a Gramado. No último dia 19, Mondadori e a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Simone Bender, se reuniram com o senador Luiz Carlos Heinze (PP). Segundo Mondadori, o objetivo do encontro foi discutir o traçado da estrada, já que o terreno é acidentado e uma nova ponte terá que ser construída. Além disso, ele afirma que o encontro foi importante para demonstrar que as ações para viabilizar o aeroporto estão em andamento".

Fonte: Jornal Pioneiro 27 jul 2019

Depender do estado já é difícil, e se for depender do RS nos dias atuais, pior ainda.

Acho que é mais facil sair com pacotes de concessão quando começarem a investir da infraestrutura brasileira.

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AVIAÇÃO CIVIL

SAC e Prefeitura de Caxias do Sul assinam Termo de Compromisso para construir novo aeroporto

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 18h03
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 18h41
 

Obra na Serra Gaúcha vai representar o maior investimento na aviação regional brasileira

sac aeroporto caxias tc 041219

A construção do novo aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, avançou mais uma etapa, nesta quarta-feira (4), com a assinatura do Termo de Compromisso entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura e a Prefeitura de Caxias do Sul. Orçado em R$ 200 milhões, o aeroporto de Caxias do Sul será o maior investimento da SAC em aviação regional.

O recurso será proveniente do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O novo aeroporto, que deve ser concluído em quatro anos, vai atender 53 municípios localizados na Serra Gaúcha. O aeródromo ficará situado em uma área de 445 hectares no distrito de Vila Oliva. Terá capacidade de operação para Boeing 737-800, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas, pátio com 26 mil metros quadrados, pista com 1.930 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Participaram da solenidade, em Brasília, o secretário nacional Ronei Glanzmann e o prefeito Daniel Guerra, que assinaram o documento de forma eletrônica. “Esse investimento é um marco histórico para a SAC”, destacou Glanzmann. Segundo o secretário, os estudos começaram em abril de 2014, quando o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias, foi declarado inviável para expansão. Em 2017, a SAC declarou a viabilidade da área de Vila Oliva para o novo empreendimento.

O prefeito de Caxias do Sul comemorou a assinatura do termo e agradeceu à equipe da SAC e ao Governo Federal. “O novo aeroporto vai beneficiar 53 municípios da Serra Gaúcha e vai melhorar a infraestrutura da região. A cidade de Caxias está em festa”, disse Guerra.

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

 

Fonte: https://infraestrutura.gov.br/component/content/article.html?id=9338

Edited by teiacontabil

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CXJ tem poucos voo não por causa do aeroporto, mas sim por causa da demanda. Estão brigando por um aeroporto que será longe da cidade e continuará com os mesmos poucos voo... Vão se arrepender amargamente... Com a distância que será da cidade,  fará mais sentido ir a POA em função de mais opções e preços. Continuará um aeroporto para poucos, só que agora 40km da cidade...

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E o Brasil sempre com essa mania projetar um aeroporto novo com menos de 2000m de pista.

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11 hours ago, giuli said:

CXJ tem poucos voo não por causa do aeroporto, mas sim por causa da demanda. Estão brigando por um aeroporto que será longe da cidade e continuará com os mesmos poucos voo... Vão se arrepender amargamente... Com a distância que será da cidade,  fará mais sentido ir a POA em função de mais opções e preços. Continuará um aeroporto para poucos, só que agora 40km da cidade...

Não acho que Caxias tenha poucos vôos por causa de baixa demanda. A demanda deve ser altíssima, ainda mais agora com Gramado e Canela bem do lado deste novo aeroporto.

Na verdade, o aeroporto de Caxias do Sul tem problemas sérios com cancelamento frequente de vôos e restrições para alguns modelos de aeronaves. Com isso, é um aeroporto pouco confiável no sentido de não haver garantias se o avião pousará ou se decolará, o que é péssimo para o planejamento de viagens (principalmente a trabalho, com ida e volta no mesmo dia ou no próximo dia).

Sendo assim, a escolha da nova área para o aeroporto privilegia a possibilidade de ampliação da pista e é relativamente próxima a dois grandes pólos de atração de movimento (Caxias do Sul e Gramado/Canela).

Não é a mesma coisa ir até Porto Alegre, porque existe uma grande diferença entre um trajeto de 30 - 45 minutos (que é o tempo que irá ser de deslocamento entre Vila Oliva e Caxias do Sul / Gramado / Canela) e de 2hs 2h30m que é o tempo de deslocamento para Porto Alegre.

Sem falar que o trajeto para Porto Alegre é em rodovias, com grande possibilidade de atrasos e acidentes, o que é bastante reduzido em um trajeto mais curto.

Em um trajeto de menos de uma hora você pode se planejar para sair com bem menos antecedência do que em um trajeto de 2h 2h30, em que a margem de segurança deve ser bem maior.

Isso irá tornar, na minha opinião, o aeroporto bastante atrativo.

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1 hour ago, trichesjr said:

Não acho que Caxias tenha poucos vôos por causa de baixa demanda. A demanda deve ser altíssima, ainda mais agora com Gramado e Canela bem do lado deste novo aeroporto.

Na verdade, o aeroporto de Caxias do Sul tem problemas sérios com cancelamento frequente de vôos e restrições para alguns modelos de aeronaves. Com isso, é um aeroporto pouco confiável no sentido de não haver garantias se o avião pousará ou se decolará, o que é péssimo para o planejamento de viagens (principalmente a trabalho, com ida e volta no mesmo dia ou no próximo dia).

Sendo assim, a escolha da nova área para o aeroporto privilegia a possibilidade de ampliação da pista e é relativamente próxima a dois grandes pólos de atração de movimento (Caxias do Sul e Gramado/Canela).

Não é a mesma coisa ir até Porto Alegre, porque existe uma grande diferença entre um trajeto de 30 - 45 minutos (que é o tempo que irá ser de deslocamento entre Vila Oliva e Caxias do Sul / Gramado / Canela) e de 2hs 2h30m que é o tempo de deslocamento para Porto Alegre.

Sem falar que o trajeto para Porto Alegre é em rodovias, com grande possibilidade de atrasos e acidentes, o que é bastante reduzido em um trajeto mais curto.

Em um trajeto de menos de uma hora você pode se planejar para sair com bem menos antecedência do que em um trajeto de 2h 2h30, em que a margem de segurança deve ser bem maior.

Isso irá tornar, na minha opinião, o aeroporto bastante atrativo.

As mesmas restrições meteorológicas se aplicarão no novo aeroporto, duvido que instalarão um ILS, apesar de que os procedimentos RNP hoje em dia já tem os mínimos muito próximos de um ILS CAT I. Se houvesse tanta demanda a GOL não estaria tirando voos de CXJ e a TAM voltaria a operar. Bastaria alargar um pouco a pista atual e já teríamos algo suficiente e muito mais confortável para a população. Canela e Gramado estão negociando a construção de um aeroporto mais próximo que Vila Oliva, ou seja, esse tráfego de Gramado/Canela não irá para Caxias ou na melhor das hipóteses será dividido em 3. POA/CxJ e Canela. Não é muita coisa para um raio de 130KM? My 2cents...  Ainda acho que vão ficar com os mesmos voos só que agora 40km de distância com uma estrada de pista simples...

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57 minutes ago, giuli said:

As mesmas restrições meteorológicas se aplicarão no novo aeroporto, duvido que instalarão um ILS, apesar de que os procedimentos RNP hoje em dia já tem os mínimos muito próximos de um ILS CAT I. Se houvesse tanta demanda a GOL não estaria tirando voos de CXJ e a TAM voltaria a operar. Bastaria alargar um pouco a pista atual e já teríamos algo suficiente e muito mais confortável para a população. Canela e Gramado estão negociando a construção de um aeroporto mais próximo que Vila Oliva, ou seja, esse tráfego de Gramado/Canela não irá para Caxias ou na melhor das hipóteses será dividido em 3. POA/CxJ e Canela. Não é muita coisa para um raio de 130KM? My 2cents...  Ainda acho que vão ficar com os mesmos voos só que agora 40km de distância com uma estrada de pista simples...

Como eu disse, é apenas a minha opinião. Hj não pegaria um vôo para Caxias para ir até Gramado por causa da Br 116 (sinuosa e perigosa). Com Vila Oliva e a ampliação e pavimentação da estrada do raposo iria facilmente por Vila Oliva.

Mas vamos ter q esperar até o aeroporto ficar pronto e ver a demanda. E concordo q deve haver a insralação de um Ils devido às condições meteorológicas da região.

Abçs

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12 hours ago, Leirbag said:

E o Brasil sempre com essa mania projetar um aeroporto novo com menos de 2000m de pista.

Tem que garantir a obra de ampliação futura (e propina futura).

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27/01/2020

Reunião em Brasília para tratar do novo aeroporto em 04 de fevereiro

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Foto: Seplan/ Divulgação

O secretário Municipal das pastas da Receita e de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, deve viajar a Brasília na próxima semana, na companhia de representantes do Governo do Estado. O objetivo é tratar das indenizações e licitações do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será instalado no distrito de Vila Oliva. A reunião, com data pré-agendada para o dia 04 de fevereiro, vai ocorrer na Secretaria de Aviação Civil, com Ronei Saggioro Glanzmann, responsável pelo órgão.

Segundo o secretário de Gestão, o encontro tem como principal intuito saber como será feita a indenização às famílias proprietárias das terras onde será instalado o aeroporto, e se o Município arcará com as despesas ou se estas ficarão por conta do Estado. Dahmer ressalta ainda que haverá uma reunião com técnicos da Secretaria de Aviação Civil para tratar do projeto e do edital de licitação do aeroporto.

A Prefeitura de Caxias do Sul já encaminhou a compra e desapropriações da maior parte dos terrenos onde será construído o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O prazo para a licitação do projeto executivo da obra termina em fevereiro, e caso essa etapa burocrática não seja cumprida, o Termo de Compromisso pode ficar sem validade.

https://radiocaxias.com.br/portal/noticias/reuniao-em-brasilia-para-tratar-do-novo-aeroporto-em-04-de-fevereiro-111165

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