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Acidente com o Sukhoi Superjet da Aeroflot em Moscou


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Expliquei pro meu filho semana passada que aviões estavam completamente protegidos de raios.

E agora ?

 

Sempre foi dito, "raio não derruba avião". Nesse caso, não derrubou diretamente, mas...

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Angustiante saber que 13 morreram e tem vídeo de passageiros com malas... Podem ter sido esses segundos (dos que ficaram tirando malas) fatal para os que se foram!

Independe de achismo caro Bonotto, não se deve pegar pertences pessoais numa situação extrema dessas!

Mas e a Engenharia que une isso tudo?

 

Sempre foi dito, "raio não derruba avião". Nesse caso, não derrubou diretamente, mas...

já levei dois no Embraer 195, um literamente na cara... Tirando o barulho que parece que explodiu uma bomba nada mais aconteceu... Segue o baile, aviões levam raios todos os dias... Algo bem mais grave ocorreu.
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Tudo muito confuso ainda. O raio deixou inoperante não só o rádio mas vários comandos da aeronave, inclusive de flaps? Porque só assim para justificar aquele pouso em velocidade de cruzeiro.

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Tudo muito confuso ainda. O raio deixou inoperante não só o rádio mas vários comandos da aeronave, inclusive de flaps? Porque só assim para justificar aquele pouso em velocidade de cruzeiro.

Basicamente o raio matou o Fly By Wire e tiveram que controlar o avião na mão via sistema de emergência.

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Um site fez uma matéria "meio pesada" culpando quem retirou babagem de mão pela morte dos 41 ocupantes do avião que não conseguiram sair...

 

41 pessoas condenadas à morte pelos passageiros da frente que insistiram em retirar as bagagens de avião em chamas!

 

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Especialistas afirmam que os passageiros que perderam tempo a retirar bagagens condenaram à morte os restantes passageiros, que incluía crianças e pelo menos um membro da tripulação.

 

Neste Domingo um avião da companhia aérea russa Aeroflot Sukhoi Superjet aterrou de emergência no Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, devido a um incendio num dos motores causado por um raio. O avião que fazia ligação entre Moscovo e Murmansk levava 73 passageiros e 5 membros da tripulação num total de 78 pessoas. Imagens do avião envolto em chamas e uma nuvem de fumo preto foram divulgadas pela televisão estatal russa e por utilizadores nas redes sociais. Eram cerca das 18.40 horas locais (16.40 horas em Portugal continental). Segundo a companhia aérea Aeroflot, terá sido um raio a atingir o aparelho e causar o incêndio num dos motores. O pedido de aterragem de emergência foi feito cerca de 40 minutos após a descolagem. Segundo especialistas os passageiros da frente que perderam tempo a retirar as bagagens para levar consigo na evacuação condenaram a morte os restantes 41 passageiros na retaguarda incluindo duas crianças. A evacuação deste avião com 73 passageiros a bordo deveria ter ser feita em menos de 90 segundos mas especialistas dizem que a evacuação foi atrasada devido a vários passageiros insistirem em levar os seus pertences, demorando para os retirar dos compartimentos superiores. Isso causou fila num avião que só tinha as duas saídas de emergência da frente operacionais pois as restantes estavam em chamas. O video mostra o avião coberto em chamas e as pessoas a fugirem com malas nas mãos, infelizmente somente 37 pessoas saíram com as suas vidas. Este trágico acidente tornou-se fatal para 41 pessoas devido ao egoísmo de determinados indivíduos, desde quando a sua mala de mão vale mais do que dezenas de vidas???

Fonte: https://www.bligz.com.pt/2019/05/06/41-pessoas-condenadas-a-morte-pelos-passageiros-da-frente-que-insistiram-em-retirar-as-bagagens-de-aviao-em-chamas/

 

Não sei até que ponto eles podem ser culpados, mas é muito triste saber que pessoas podem ter morrido porque quem estava na frente demorou sair para pegar bagagens de mão... Se fosse possível comprovar que isso ocorreu, medidas precisariam ser tomadas para tentar evitar que isso ocorra novamente... O que poderia ser feito nesse sentido?

 

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Um site fez uma matéria "meio pesada" culpando quem retirou babagem de mão pela morte dos 41 ocupantes do avião que não conseguiram sair...

 

 

Não foi só essa matéria sobre isso, eu vi algumas já culpando esses pax que demoraram e que foi a diferença entre ter mais pessoas salvas no acidente, fora o risco da mala danificar a escorregadeira. Uma matéria que li foi que os que se salvaram estavam sentados ate a fileira 10, pra trás ninguém se salvou e olhando o mapa de assentos no setguru isso fica bem evidente.

 

Creio que com esse acidente, as normas serão revistas quanto a isso (talvez aplicação de multas) e será um longo caminho de conscientização até todo mundo entender que em caso de emergência tem que sair do avião e não pensar em malas.

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Não foi só essa matéria sobre isso, eu vi algumas já culpando esses pax que demoraram e que foi a diferença entre ter mais pessoas salvas no acidente, fora o risco da mala danificar a escorregadeira. Uma matéria que li foi que os que se salvaram estavam sentados ate a fileira 10, pra trás ninguém se salvou e olhando o mapa de assentos no setguru isso fica bem evidente.

 

Creio que com esse acidente, as normas serão revistas quanto a isso (talvez aplicação de multas) e será um longo caminho de conscientização até todo mundo entender que em caso de emergência tem que sair do avião e não pensar em malas.

 

Esse tipo de matéria apesar de pesada é útil, pois joga pro cidadão comum um problema que geralmente seria ignorado.

 

Cada segundo conta em uma evacuação, isso é fato!

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Acho que a regulamentação teria que mudar, e só ser permitidos volumes realmente pequenos a bordo, como uma mochila ou bolsa, sendo as demais bagagens despachadas. Mas certeza que as cias (e os pax) serão radicalmente contra.

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Na época do BA2276, em LAS, li a opinião de um psicólogo norte-americano sobre essa ser uma tendência comum entre pessoas que estão enfrentando situações de emergência. É como se pegar a mala no bin fosse um ato quase mecânico de convencimento, como se vc dissesse a si mesmo “Opa, tá tudo sob controle”. Claro que, mesmo que seja verdade, no meio da zona que é uma evacuação também tem gente egoísta e sem noção. Tema polêmico e sem solução fácil, mas que tem gerado debates importantes. O pior é que pelo visto não adianta impor restrições, gritar comandos na orelha das pessoas, nada. Talvez só uma solução como a do colega @vfman (travar os bins) seja a saída, apesar de eu desconfiar que é capaz de as pessoas ficarem paralisadas nos corredores tentando abrir os compartimentos de qualquer jeito até ser tarde demais.

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Impossível não pensar como o pax Brasileiro, em geral, reagiria numa situação dessas aqui, visto que não temos registros (pelo menos que eu lembre) de acidentes com esse desfecho, o que poderia ter levado a discussões/alertas e reflexões sobre o comportamento adequado numa situação de emergência em que é preciso todos saírem da aeronave o mais rápido possível, e também devido o fato que agora no pais a maioria dos passageiros (ou quase a maioria, não sei...) viajam exclusivamente com bagagens de mão. Imagino as consequenciais geradas se, por exemplo, 20% dos passageiros quererem pegar a bagagem que está nos compartimentos superiores...

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Um sistema de fechamento automático dos bins resolveria o problema dos apressados, inclusive no pouso onde já tem apressado que na hora que o avião se livra da pista já está se levantando.

Achei muito interessante essa proposta. Não sei como ela não foi implantada ainda...

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Recordo de um fato que presenciei e que mostra um pouco do que é cultura do ser humano nesses casos. Eu estava no Salgado Filho em fevereiro de 2000 quando o avião da TB aquaplanou e saiu da pista caindo na vala do lado da pista, estava na sala de embarque esperando justamente ele para ir para SP. Pois bem teve todo o tumulto correria e acabei por sair da sala de embarque e fiquei no saguão vendo a movimentação, nisso chega um senhor e começa a discutir com o pessoal de terra por que a filha não tinha conseguido retirar a mochila do bin e alguém tinha que ir lá retirar, como o pessoal falou que não ia ele começou a se exaltar e gritar, até que perguntaram se era por causa de algum remédio especifico que ela precisava tomar e que estava na mochila, resposta do cidadão: Não é por causa do notebook e dos documentos que ficaram lá.

 

Resposta de um dos funcionários : O senhor deve e ir para casa aproveitar a noite com a família e a agradecer que o que ficou no avião foi a mochila e não o corpo da sua filha. O senhor ficou calado virou as costas e foi embora.

 

Acho que as vezes a ficha não cai na hora, só pode ser isso.

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Achei muito interessante essa proposta. Não sei como ela não foi implantada ainda...

 

E ainda por cima, acho que seria muito simples o projeto, ao estilo das montanhas russas cujos protetores, presos ou não a eventual cinto se segurança, são ligados a um imã, controlado pelo operador.

Acredito que não seria difícil de instalar um sistema desses à fechadura dos bins.

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Na hora do desespero não se pode exigir nada de ninguém.

 

É muito fácil, no conforto de casa ou do escritório, cagar regras de como as pessoas agiram ou deixaram de agir.

 

Os passageiros estavam numa situação limite e, sinceramente, não sei o que o motivou alguns a levar bagagem de mão, mas não me sinto confortável em julgá-los.

 

A própria lei penal, por exemplo, isenta de pena aquele que mata o outro pra salvar a própria vida. O exemplo clássico é o do naufrágio do navio em que o cidadão A mata o cidadão B para usar a única boia disponível.

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Na hora do desespero não se pode exigir nada de ninguém.

 

É muito fácil, no conforto de casa ou do escritório, cagar regras de como as pessoas agiram ou deixaram de agir.

 

Os passageiros estavam numa situação limite e, sinceramente, não sei o que o motivou alguns a levar bagagem de mão, mas não me sinto confortável em julgá-los.

 

A própria lei penal, por exemplo, isenta de pena aquele que mata o outro pra salvar a própria vida. O exemplo clássico é o do naufrágio do navio em que o cidadão A mata o cidadão B para usar a única boia disponível.

 

Concordo que não da pra julgar. Mas legalmente dizendo, a realidade diverge do exemplo. No Brasil, embora estivessem em situação de perigo iminente, o qual não deram causa, o ato de tirar a bagagem do bin não tem correlação ao salvar-se - não vincula ao fato de salvar-se de perigo atual - pois todos os passageiros são orientados que, em caso de emergência, saiam do avião sem suas bagagens.

 

Agora, na lei penal brasileira, ouvindo-se o testemunho dos sobreviventes e havendo indícios de que os passageiros desrespeitaram as normas de segurança repassadas pelos comissários, repercutindo na dificuldade dos mortos em sair do avião, não haveria nenhum impedimento para que os responsáveis fossem denunciados por homicídio culposo.

Edited by Guilherme Andrade
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Sua visão é diferente da minha. Desrespeitar regras numa situação extrema, a meu ver, não é um fato punível.

Diferente seria se o passageiro, antes da emergência, se recusasse, por exemplo, a retirar sua bagagem do corredor e, com isso, impedisse a saída dos passageiros numa posterior situação emergência . Aí sim a culpa seria punível.

 

Respeito sua visão, mas discordo. Situações limite sao muito delicadas.

ABS.

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Acho que pensando como expectador venha uma repúdia aos que tiveram este pensamento de salvar seus pertences, mas o cérebro "pira" em situações extremas.

Alguns com uma calma felina e outros com um desespero que acaba congelando as suas ações e acabam fazendo coisas inexplicáveis.

 

Mas ainda acho que os pax que estavam para trás tinham nenhuma chance de sair daquele forno crematório que visou a parte traseira do avião.

 

Triste demais.

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Eu só sei de uma coisa, se eu estivesse em uma evacuação de emergência e o cidadão na minha frente parasse para retirar a bagagem, iria tomar um empurrão daqueles.

Eu que não ficaria passivo esperando um cidadão desses.

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Eu só sei de uma coisa, se eu estivesse em uma evacuação de emergência e o cidadão na minha frente parasse para retirar a bagagem, iria tomar um empurrão daqueles.

Eu que não ficaria passivo esperando um cidadão desses.

Pode ter certeza !!!! faria o mesmo !

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Eu só sei de uma coisa, se eu estivesse em uma evacuação de emergência e o cidadão na minha frente parasse para retirar a bagagem, iria tomar um empurrão daqueles.

Eu que não ficaria passivo esperando um cidadão desses.

 

Eu faria questão de fazer o sujeito ir até a escorregadeira a base de bicudas.

 

(ja faço quase isso no metro quando um lerdo fica na porta...)

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Eu só sei de uma coisa, se eu estivesse em uma evacuação de emergência e o cidadão na minha frente parasse para retirar a bagagem, iria tomar um empurrão daqueles.

Eu que não ficaria passivo esperando um cidadão desses.

Com certeza

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Reportagem da TV Russa. Imagens mostram que quando chegaram várias viaturas do bombeiros o avião já estava tomado pelo fogo. Aparece um bombeiro tentando entrar no avião "subindo pelo escorregador", mas não mostra se ele conseguiu entrar..

 

 

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