Jump to content
Sign in to follow this  
Carlos Augusto

Latam incorpora dez aviões da Avianca

Recommended Posts

05/05/2019 10:34

Por Francisco Costa

Com o processo de recuperação judicial da Avianca, a Latam irá incorporar dez aviões da companhia. Em dificuldades, a companhia aérea precisou cancelar mais de 1.400 voos por perda de aeronaves arrendadas.

Vale destacar, ainda, que a Avianca só opera em quatro aeroportos, nesse momento. São eles: Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio, Brasília e Salvador.

Inclusive, um leilão ocorre na próxima terça-feira, 7, para que ocorra a venda dos ativos da Avianca. A empresa já foi a quarta maior companhia aérea do País.

Aeronaves arrendadas

Os aviões incorporados pela Latam são Airbus 320-200 e pertencem da Air Castle. Esta, pontua-se, é uma das maiores empresas de leasing de aeronaves do mundo.

Negociações para o arrendamento, conforme nota da Latam, acontecem desde o começo do ano. Vale destacar que, conforme a companhia, algumas até já estão no centro de manutenção da empresa, em São Carlos-SP.

Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/latam-incorpora-dez-avioes-da-avianca-182568/

Ta rolando uma foto no whatsapp dizendo que são essas aeronaves e os novos registros pra Latam:
(sem confirmações).

PR-OCI - PR-TYL

PR-OCB - PRTYI

PR-OCD - PR-TYJ

PR-OCN - PR-TYN

PR-OCO - PR-TYO

PR-OCV - PR-TYQ

PR-OCT - PR-TYP

PR-OCH - PR-TYK

PR-OCM - PR-TYM

PR-OCW - PR-TYR

Então serão 12?

Estao negociando para fechar em 14 avioes...

Abs

Adição à frota ou renovação?

Estao negociando para fechar em 14 avioes...

Abs

Que estranho, devem estar oferecendo a leasings muito bons, em meio a crise colocar tantas aeronaves

Muito receio de super oferta ... o mercado caminhava para se auto-ajustar.

Agora parece que vamos ter exageros!

É mais do que natural que seja gerada superoferta, levando em consideração que as companhias não somente vão tentar crescer proporcionalmente para ocupar o espaço da Avianca, mas, sim, crescer para conquistar todo o espaço.

• Like 1

Nao e so a AV mas tambem a GOL e seus problemas com B737max... Existe uma janela de oportunidade a LA acordou para este fato.

* Veja o que a LA esta fazendo em FOR

A AD ja mantem crescimento em 2 digitos antes da AV so intensificou o crescimento verificou a mesma janela de oportunidade.

Edited by BLUE - SBKP -

Mas será que a LATAM vai usar essas 10-14 aeronaves para aumentar da oferta? Em algum topico aqui do fórum disseram que parte dessas aeronaves ajudariam a dar uma folga na malha e acelerar o retrofit.

Será que terminaremos o ano com mais outra quebra de cia aérea?

Não sei de onde essas aéreas remanescentes tiram este otimismo, parecem estar dando os mesmos passos da Avianca.

Enfim, a prioridade número 1 delas deve ser satisfazer as lessors.

Olha quantos avioes parados

img_3776_pa-1.jpg?w=829

Pelo o que vemos na foto, aproveitaram que as aeronaves estão paradas e instalaram o Wi-Fi.

Muito bom.

Será que terminaremos o ano com mais outra quebra de cia aérea?

Não sei de onde essas aéreas remanescentes tiram este otimismo, parecem estar dando os mesmos passos da Avianca.

Enfim, a prioridade número 1 delas deve ser satisfazer as lessors.

Também me assusta, a LA não tem nem sequer garantia de slots em Cgh, não sabe quanto obterá,caso Air Europa entre não vai sobrar muito para as outras 3.

Não creio que seja pelo retrofit dos A320, as aeronaves ficam pouco tempo fora e o mesmo está ocorrendo a passos de tartaruga.

Por outro lado estão fechando rotas internacionais, remanejando os A350 para a Qatar, enfim, não dá pra entender a empresa

• Like 1

Também me assusta, a LA não tem nem sequer garantia de slots em Cgh, não sabe quanto obterá,caso Air Europa entre não vai sobrar muito para as outras 3.

Não creio que seja pelo retrofit dos A320, as aeronaves ficam pouco tempo fora e o mesmo está ocorrendo a passos de tartaruga.

Por outro lado estão fechando rotas internacionais, remanejando os A350 para a Qatar, enfim, não dá pra entender a empresa

Todas as 3 estão agindo com a mesma estratégia.

Todas as 3 estão agindo com a mesma estratégia.

Não,a Azul está investindo do regional ao internacional, a LA ( não só no Brasil) está reduzindo drasticamente o internacional e investindo em 14 A320 extras no Brasil,a Gol, por sua vez está apostando em voos de SP e dentro da AS, cada uma de um jeito

Garanto que vcs não sabem 10% da missa...

Já passou da hora do Contato Radar abrir uma empresa aérea. Com a quantidade de experts que tem aqui em mercado, frota, linhas e hubs, a empresa já seria maior que a United...

• Like 3

Já passou da hora do Contato Radar abrir uma empresa aérea. Com a quantidade de experts que tem aqui em mercado, frota, linhas e hubs, a empresa já seria maior que a United...

O que eu sei é que 3 cias estão disputando o que uma que não gerava lucro operava.

E se essas empresas fossem tão experts assim com seus dados, será que uma teria R$ 3 bi de PL Negativo, a outra teria que ser comprada por uma empresa Chilena pois já estava na mesma direção negativa ?

Eu acho incrivel como as cias aéreas Brasileiras NÃO sabem lidar com a demanda. Sim, eu repito, elas NÃO sabem lidar com a demanda, a oferta , o problema do hedge sobre leasing/compra de aeronave e combustivel.

Lista das cias bem sucedidas até o momento: Azul

Lista das cias que são tocadas por experts e arrebentaram: Transbrasil, Vasp, Varig, BRA, Fly, Avianca/Ocean Air, Passaredo, Pantanal, ViaBrasil, Team, Cruzeiro, etc. etc.

Existem problemas - não digo que aqui ninguém seria mais competente em lidar com eles - pois alguns deles são estruturais por conta do que se oferece como instrumento financeiro, legislação sobre problemas meteorológicos, infra-estrutura aeroportuária, legislação trabalhista complicada, custo financeiro.... Mas você tem que se adaptar a cada problema e criar suas soluções.

O que eu sei é que 3 cias estão disputando o que uma que não gerava lucro operava.

E se essas empresas fossem tão experts assim com seus dados, será que uma teria R$ 3 bi de PL Negativo, a outra teria que ser comprada por uma empresa Chilena pois já estava na mesma direção negativa ?

Eu acho incrivel como as cias aéreas Brasileiras NÃO sabem lidar com a demanda. Sim, eu repito, elas NÃO sabem lidar com a demanda, a oferta , o problema do hedge sobre leasing/compra de aeronave e combustivel.

Lista das cias bem sucedidas até o momento: Azul

Lista das cias que são tocadas por experts e arrebentaram: Transbrasil, Vasp, Varig, BRA, Fly, Avianca/Ocean Air, Passaredo, Pantanal, ViaBrasil, Team, Cruzeiro, etc. etc.

Existem problemas - não digo que aqui ninguém seria mais competente em lidar com eles - pois alguns deles são estruturais por conta do que se oferece como instrumento financeiro, legislação sobre problemas meteorológicos, infra-estrutura aeroportuária, legislação trabalhista complicada, custo financeiro.... Mas você tem que se adaptar a cada problema e criar suas soluções.

Sábias observações,sempre muito técnico

Ao meu ver existiam 4 empresas aereas com uma demanda boa, ocupações razoáveis em todas. A quebra da O6 e redistruibuição dessas aeronaves dentro das proprias AD e LA, além dos leasings de 737 da G3, mostram que elas tem se esforçado pra cobrir a demanda deixada pela que fechou. O problema maior é a adequação dessas aeronaves, seja com retrofit, pinturas e até re-nacionalização que demora um tempinho. Essa demanda não atendida aumenta os loads dos voos já existentes e gera lucratividade maior pra essas empresas ja estabelecidas. No futuro, talvez veremos uma sobre-oferta, empresas devolvendo aeronaves mais antigas em detrimento dessas novas adquiridas (no caso da LA) e muito provavelmente a AD tendo que pensar em uma solução pros A20N extras, criação de novas rotas, talvez a devolução mais rápida de E-jets, ou até na postergação dos pedidos de fábrica. Enfim... com certeza quem planeja rotas terá trabalhinho extra.

Hahaha boa! Parece aqueles comentaristas de futebol que emitem opiniões e armam esquemas táticos infalíveis, mas quando um clube contrata é um fiasco puro!

A pergunta... serão 14 aviões pra aumento ou pra renovação de frota? Até pq a Latam tem muitos A320 bem antigos na frota....

Posso estar falando besteira, mas...

Pq não pega essas aeronaves ex-AVB, instala o pacote LIP e os deixa fixos na Ponte Aérea?!

São aeronaves com mais espaço entre as poltronas e sistema de entretenimento individual.

Faria sucesso na rota mais movimentada do país. Certeza!