Jump to content
Sign in to follow this  
teiacontabil

Avião com o cantor Amado Batista faz pouso de emergência na Bahia

Recommended Posts

Publicado em 13/05/2019 09h55.

Avião com o cantor Amado Batista faz pouso de emergência na Bahia

Aeronave que transportava o cantor chegou ao aeroporto de Jequié quando terminal já estava fechado, com luzes desligadas, e carros foram usados para iluminar pista.
167037-3.jpg
Foto: Reprodução/TV Bahia

Acorda Cidade

 

Um avião que transportava o cantor Amado Batista fez um pouso de emergência no aeroporto de Jequié, sudoeste da Bahia, na noite de domingo (12). Ninguém ficou ferido, e o cantor se apresentou normalmente no show que estava previso para ocorrer em um clube da cidade.

A prefeitura de Jequié informou que a aeronave de Amado Batista se aproximou do Aeroporto Vicente Grillo, em Jequié, após o pôr do sol, quando o terminal não funciona noturna e a pista fica apagada, não tendo condições de pouso.

A aeronave conseguiu pousar após carros serem levados ao local e acionarem os faróis para iluminar a pista e auxiliar no pouso, conforme registro de imagens de testemunhas. O G1 procurou a assessoria de Amado Batista, que informou que nem o cantor e nem a equipe irão se manifestar sobre o caso.

Ainda segundo a prefeitura de Jequié, os comandantes de aeronaves sabem quais os aeroportos no Brasil possuem balizamento para operação noturna.

"Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado", diz a nota da administração municipal.

Com a situação, a prefeitura de Jequié informou que o pouso no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que o procedimento será comunicado à Anac.

Esta foi a terceira vez em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisa fazer um pouso de emergência na Bahia. Em 2012, um o pouso de emergência ocorreu na rodovia BA-262, perto da cidade de Aracatu. Onze pessoas estavam dentro da aeronave - dez integrantes da banda e um piloto -, que não sofreram ferimentos. O cantor não estava no voo.

Em 2018, quando ele seguia para um show em Vitória da Conquista, também no sudoeste baiano, a aeronave que ele estava também precisou fazer um pouso de emergência.

Ainda no ano passado, a Anac informou que o avião usado pelo cantor foi interditado por conta de indícios de que era um táxi-aéreo clandestino.

 

Fonte: G1

Disponível em: https://www.acordacidade.com.br/noticias/210916/aviao-com-o-cantor-amado-batista-faz-pouso-de-emergencia-na-bahia.html

Edited by teiacontabil
  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual foi a emergência mesmo? Acho que foi pelada, isso sim...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual foi a emergência mesmo? Acho que foi pelada, isso sim..

 

 

A "emergencia" foi a necessidade de fazer o show na cidade... Pra levar veículos para iluminar a pista, pra mim ficou claro que já estava premeditado o pouso noturno.

Share this post


Link to post
Share on other sites

"...fui seresteiro das noites!"

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Esta foi a terceira vez em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisa fazer um pouso de emergência na Bahia"

 

 

Foi com o mesmo avião? Será que pode pedir música no Fantástico?? :shock:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eles não aprendem.....

 

 

"Esta foi a terceira vez em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisa fazer um pouso de emergência na Bahia"

 

 

Foi com o mesmo avião? Será que pode pedir música no Fantástico?? :shock:

 

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/07/aviao-de-cantor-amado-batista-faz-pouso-forcado-em-rodovia-na-bahia.html

Share this post


Link to post
Share on other sites

Moradores de Jequié iluminam pista de aeroporto para pouso de equipe de Amado Batista

Aeroporto não tem iluminação noturna; cantor aterrissou 3 horas antes

Um dos pilotos da equipe do cantor Amado Batista, que se apresentou na noite deste domingo (12) em Jequié, Sudoeste da Bahia, mobilizou moradores da cidade para irem ao Aeroporto Vicente Grillo iluminar a pista com carros e motos e só assim conseguir pousar a aeronave bimotor (prefixo PT-RSP) que transportava três pessoas da produção do cantor.

O pouso arriscado ocorreu cerca de três horas antes da apresentação do cantor, que chegou a Jequié por volta das 16h de domingo em outra aeronave e não teve problemas no pouso. Apesar de ser um pouso de risco, a aeronave seguinte também conseguiu chegar ao solo sem maiores problemas.

O fato, contudo, chamou a atenção em Jequié, cujo aeroporto não possui balizamento noturno, o que possibilitaria o pouso noturno. Consultada pelo CORREIO, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que investigará o caso para avaliar se o piloto da aeronave que pousou à noite cometeu alguma irregularidade.

Na manhã desta segunda-feira (13), um advogado do cantor Amado Batista procurou a Polícia Civil para prestar esclarecimento sobre o caso. O delegado Moabe Macedo Lima, titular da 1ª Delegacia, disse que foi instaurada ocorrência não delituosa e que não há nada a ser investigado pela Polícia Civil.

“Se tiver algo a ser feito, será por parte da Anac ou da Polícia Federal. O que o piloto fez foi registrar uma oitiva na polícia, diante de um delegado, para depois encaminhar esse documento à Anac”, disse Lima. “O que teve, aparentemente, foi um pouso arriscado que gerou apreensão em muitas pessoas”.

O cantor Amado Batista foi visto na manhã desta segunda conversando com policiais civis no aeroporto Vicente Grillo, e logo depois foi fotografado dentro da aeronave que realizou o pouso noturno, na espera do retorno do piloto da delegacia local.

Cantor Amado Batista aguarda piloto, na manhã desta segunda (13), na aeronave que fez pouso arriscado (Foto: Prefeitura de Jequié)

A reportagem não conseguiu contato com a produção do cantor Amado Batista nesta segunda-feira. Num dos telefones usados para contato, foi informado que era apenas para agendamento de shows.

Situações semelhantes a essa – de mobilizar moradores para iluminar a pista do aeroporto com carros e motos – já ocorreram diversas vezes em Jequié, seja por pouso forçado ou por supostas displicência do piloto com relação ao fato de o equipamento não possuir balizamento noturno.

O Aeroporto Vicente Grillo é de responsabilidade do Governo da Bahia, cabendo a Prefeitura de Jequié, em forma de cooperação técnica, a sua manutenção básica e a segurança do espaço interno e no seu entorno, durante o uso esporádico. Não há voos comerciais no local.

Ao comentar sobre o pouso noturno deste domingo, a Prefeitura de Jequié declarou em nota que “o pouso da aeronave, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a Anac, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade”.

“Todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema ROTEAR, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna”
, diz a nota da Prefeitura de Jequié.

“Diante desse aspecto técnico, considerado básico para Anac, qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado”.

As aeronaves vieram de Aracaju (SE) e de Jequié seguem para Sorriso (MT).

Procurada, a Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que aeródromo Vicente Grilo passará por melhorias este ano - mas não foi informado se está prevista a iluminação noturna.

Confira nota na íntegra:

"O aeródromo Vicente Grilo, em Jequié, está homologado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apenas para voos diurnos e visuais. O aeródromo opera com aviação geral (táxi aéreo e voos fretados). Atualmente, o equipamento administrado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) recebe voos fretados, de UTI aérea, transporte de vacinas e medicamentos. Serviços de melhorias no sítio aeroportuário estão programados para ainda este ano".

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-de-jequie-iluminam-pista-de-aeroporto-para-pouso-de-equipe-de-amado-batista/

 

A pergunta é: Como que os carros entraram no sitio aeroportuário e iluminaram a pista???

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não deu pra editar.

 

O Avião é proprio dele.

 

Matrícula PTRSP

Proprietário: AMADO RODRIGUES BATISTA

CPF/CNPJ: 13675206149

Operador: AMADO RODRIGUES BATISTA

CPF/CNPJ: 13675206149

Fabricante: NEIVA

Ano de Fabricação: 1982

Modelo: EMB-810D

Número de Série: 810482

Tipo ICAO: PA34

Tipo de Habilitação para Pilotos: MLTE

Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS

Peso Máximo de Decolagem: 2155 - Kg

Número Máximo de Passageiros: 006

Tipo de voo autorizado: IFR Noturno

Categoria de Registro: PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS

Número dos Certificados (CM - CA): 11051

Status da Operação: OPERAÇÃO NEGADA PARA TÁXI AÉREO

Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência: 11/05/18

Data de Validade do CA: 22/08/22

Data de Validade da IAM: 25/10/19

Situação de Aeronavegabilidade: Normal Motivo(s):

Edited by Leonardo PoA

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

A "emergencia" foi a necessidade de fazer o show na cidade... Pra levar veículos para iluminar a pista, pra mim ficou claro que já estava premeditado o pouso noturno.

Não acredito que foi premeditado. Provavelmente atrasaram uns 20 ou 30 minutos. Sobre os veículos, devem ter entrado em contato com os contratantes por celular e eles deram esse "jeitinho".

Edited by gqueiroz
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

O cara tinha um Caravan (e pousou na estrada... na Bahia mesmo, vendeu o avião), agora compra um Seneca... o próximo passo é encontrar a morte em um R44 PQP...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não existem limites para esse tipo de pessoal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelada das brabas...Jequié é cercada de morros. Me espanta estarmos em 2019 e ainda ouvir casos como esse...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O cara tinha um Caravan (e pousou na estrada... na Bahia mesmo, vendeu o avião), agora compra um Seneca... o próximo passo é encontrar a morte em um R44 PQP...

Teve o caravan por um bom tempo junto com um citation Jet e um R66. Vendeu e comprou um Pilatus, depois do mesmo veio um King Air 350 que ta voando com a banda enquanto ele vai no seneca.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelada das brabas...Jequié é cercada de morros. Me espanta estarmos em 2019 e ainda ouvir casos como esse...

Ta cheio disso meu amigo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A primeira vez não acontece nada...

A segunda tbm não...

A terceira não...

Aí cria a sensação que é invulnerável e vira estatística...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aí quando sofre um acidente (se sobreviver) vai dar entrevista dizendo que nunca imaginou que algo assim podia acontecer...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Anac abre investigação para apurar pouso de avião da equipe de Amado Batista em aeroporto fechado e sem iluminação na BA
Caso ocorreu no domingo (12), em Jequié, sudoeste do estado. Cantor fez show em clube da cidade. Assessoria do artista disse que não vai comentar o caso.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu uma investigação para apurar as condições do pouso da aeronave que levou a equipe do cantor Amado Batista, no início da noite de domingo (12), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. O avião aterrissou em um aeródromo que estava fechado e com as luzes da pista apagadas.

Conforme a Anac, após o resultado do processo administrativo, o piloto do avião pode sofrer uma punição, que vai de multa à cassação da licença de voo. Não há prazo para a conclusão do processo administrativo.

A Anac informou que o aeródromo de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. Entretanto, de acordo com o registro, o terminal está apto a operar apenas durante o dia, e pode ser utilizado à noite apenas em caso de pouso de emergência.

De acordo com informações da prefeitura de Jequié, duas aeronaves de equipes de Amado estavam programadas para pousar no o Aeroporto Vicente Grillo. Uma delas chegou ao local no horário programado, às 15h.

A outra, um bimotor com capacidade para 9 pessoas, na qual estava o cantor, deveria aterrissar às 17h. No entanto, o avião só apareceu no entorno do aeródromo por volta das 17h40, 10 minutos após o horário do fechamento do do terminal. Não houve feridos.

O aeródromo fica em uma região próxima de muitas residências. A movimentação da aeronave assustou moradores, que invadiram a pista de voo para ver o que tinha acontecido.

Um homem responsável por abrir e fechar os portões do aeródromo, que não quis se identificar, informou que um dos produtores do cantor Amado Batista chegou ao local às 17h30 e disse que o avião estava à caminho.

Conforme o rapaz, a aeronave chegou a dar entre três e quatro voltas no ar e fez o pouso às 17h50, após carros serem levados para o terminal e acionarem os faróis para iluminar a pista e auxiliar no pouso.

Ainda conforme a assessoria da prefeitura, o piloto relatou que saiu atrasado de Sergipe e, por isso, chegou na cidade após o horário previsto.

A assessoria da gestão municipal ainda afirmou que o condutor da aeronave disse que não houve nenhum problema técnico e que, caso não conseguisse pousar em Jequié, tinha gasolina suficiente para seguir até o Aeroporto de Vitória da Conquista, cidade distante cerca de 175 km.

O G1 procurou a assessoria de Amado Batista, que informou que nem o cantor e nem a equipe irão se manifestar sobre o caso.

O artista se apresentou em um clube de Jequié, na noite de domingo. Nas redes sociais, Amado Batista postou vídeos e fotos do show, mas não comentou nada sobre o ocorrido com o avião.

O cantor embarcou na mesma aeronave, na manhã desta segunda-feira (13). Ele seguiu para Sorriso (MT), onde se apresenta nesta noite. Antes da decolagem, o piloto que acompanhava o artista, que é o mesmo que conduzia a aeronave na noite de domingo, foi levado por um advogado até a Delegacia de Jequié e prestou depoimento.

No entanto, conforme o delegado Moabe Macedo Lima, titular da unidade, a investigação não é atribuição da Polícia Civil e a oitiva do piloto foi feita no local após o pedido do advogado dele, que recebeu uma cópia do depoimento para apresentar à Anac.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), responsável pelo aeródromo, disse que o terminal opera com aviação geral, táxi aéreo e voos fretados. Atualmente, o equipamento recebe voos fretados, de UTIaérea, transporte de vacinas e medicamentos. A Seinfra disse que serviços de melhorias no local estão programados para este ano.

Outros casos com Amado Batista

Esta foi a terceira vez, em sete anos, que um avião do cantor Amado Batista precisou fazer um pouso de emergência na Bahia. Em 2012, um o pouso de emergência ocorreu na rodovia BA-262, perto da cidade de Aracatu. Onze pessoas estavam dentro da aeronave - dez integrantes da banda e um piloto -, que não sofreram ferimentos. O cantor não estava no voo.

Em 2018, quando ele seguia para um show em Vitória da Conquista, também no sudoeste baiano, a aeronave que ele estava também precisou fazer um pouso de emergência.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...