Jump to content

Bom Jesus da Lapa ganhará novo aeroporto


Recommended Posts

Bom Jesus da Lapa ganhará novo aeroporto

Está previsto para junho a publicação do edital de licitação para a construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa, com finalização do processo em agosto. Nessa etapa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), definirá a empresa que fará a obra do equipamento, cujo projeto já foi concluído e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a implantação. A pavimentação do acesso ao novo aeroporto será feita em, aproximadamente, seis quilômetros da rodovia e ligará o entroncamento da BR-430 ao mesmo. O investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões.

Localizado em uma nova área patrimonial, o terminal aeroviário visa atender a necessidade para o tráfego com aviação geral e regular, contribuindo com o desenvolvimento econômico da região. Para isso, o projeto inclui a implantação de uma pista de pouso e decolagem com 1.550 m por 30 m de largura. Estão previstas, também, as atividades com aviões cargueiros para contribuir na exportação da produção de frutas para diferentes países.

O município de Bom Jesus da Lapa, no Sertão Produtivo, se destaca pelo turismo religioso, com a participação de fiéis na romaria que leva o nome da cidade e pela presença de parques solares. A cidade com cerca de 69 mil habitantes chega a receber 2,5 milhões de turistas por ano, de acordo com a administração do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sobre a energia renovável, o município possui oito empreendimentos que geram energia elétrica, a partir da fonte solar no Estado.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca que, por conta do envolvimento com a malha urbana e, portanto, das restrições operacionais, não existe a possibilidade do atual aeroporto de Bom Jesus da Lapa operar com a aviação regular. “Um novo equipamento capaz de receber voos comerciais deve ampliar a demanda de visitantes interessados em conhecer o município e a atração de mais investimentos em parques solares fotovoltaicos”.

 

Fonte: http://atarde.uol.com.br/portalmunicipios/valesaofrancisco/noticias/2062777-bom-jesus-da-lapa-ganhara-novo-aeroporto

Edited by teiacontabil
Link to post
Share on other sites

Novo aeroporto com 1550x30 de pista. Ninguém pensa no futuro mesmo.

Lógico que pensa! E a grana das obras de ampliação?

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

No Brasil se constrói aeroporto ainda com mentalidade de garimpo, coloca qualquer pista bosta que os "teco-tecos" pousam mesmo assim.

Link to post
Share on other sites

Pelo que tanto os políticos / mídia fala em voos cargueiros para aeroportos no interior, parece que o Brasil é podre de rico e transporta tudo por via aérea.

Surreal esse tipo de pensamento dessas otoridades.

Como se ainda fôssemos um país rico a coisa séria dessa lógica, um aeroporto de carga em cada cidade de interior.

Nem em País rico é assim, nem que tivesse produção de bens para carga aérea se transportaria ela pr um aeroporto maior pra viabilizar os fretes com várias outras cargas. Dentro de uma distância razoável.

Link to post
Share on other sites
  • 1 year later...

10/09/2020 12:09

Construção de novo aeroporto começa em Bom Jesus da Lapa

A construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa já está em andamento na região do Velho Chico. Os serviços realizados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), iniciaram no final do mês de agosto. O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros. Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. Esta etapa deve ser concluída no segundo semestre de 2021. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. Para a construção do aeroporto, a Seinfra assinou o convênio de delegação junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), obteve autorização pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e teve o plano básico aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Comaer). Outra importante obra realizada pela Seinfra na região do Velho Chico é a restauração da BA-160. “Em Bom Jesus da Lapa, estamos recuperando os 136 quilômetros da BA-160, que liga o município a Ibotirama, passando por Paratinga. Atualmente, os serviços são realizados entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Além disso, o projeto para a implantação de 5,7 km do acesso ao novo aeroporto está sendo elaborado”, ressalta o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.

Fonte: Ascom / Seinfra

spacer.png

spacer.png

Fotos: Ulgo Oliveira/Seinfra.

Disponível em: http://www.infraestrutura.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=11279

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites

Já que estão fazendo um novo aeroporto, espero que já deixem desapropriado uma boa reserva de terreno no eixo da pista, pensando em uma possível ampliação.  Por esse desenho, o TPS já aparenta ser pequeno, caso uma empresa resolva operar com um E190.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade