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Lufthansa aposenta seu mais antigo Airbus A320

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A Lufthansa concluiu a operação comercial de seu mais antigo Airbus A320

Autor: avianews.com - 29/05/2019 1491

 

Em 29 de maio, a Lufthansa concluiu a operação comercial de seu mais antigo Airbus A320 com o registro do D-AIPA.

 

Voo LH1005 aeronave levou os últimos passageiros de Bruxelas para Frankfurt. Um dia antes, o avião, apelidado de Papa Alpha nas duas últimas cartas de seu registro, fez um vôo de despedida de 2 horas sobre a Alemanha, fazendo passes baixos sobre o aeroporto de Hamburgo e o aeródromo da Airbus em Hamburgo.

 

A320 D-AIPA lançado em 1989 na fábrica da Airbus em Toulouse. Tornou-se a 69ª aeronave produzida deste tipo e a primeira aeronave com registro alemão, que usava a tecnologia fly-by-wire, quando era controlada não por cabos enviando comandos aos aviões, mas por fios na forma de sinais elétricos.

 

A aeronave é de propriedade da Lufthansa e todo o tempo desde a transferência de 13 de outubro de 1989 continuamente voado apenas na companhia aérea. Na frota da companhia aérea alemã, recebeu o nome de "Buxtehude" - em homenagem à cidade alemã de Buxtehude, na Baixa Saxônia.

 

Na Lufthansa, observa-se que a história de quase 30 anos de voos faz desse A320 a força motriz mais fiel da companhia aérea e um símbolo de competência em voo e engenharia.

 

Ao longo das décadas, este A320 tornou-se próximo do coração de muitos trabalhadores e passageiros, disse a Lufthansa.

 

A partir de 28 de maio, a aeronave realizou 56.979 voos com uma duração de 71.397 horas.

 

30 de maio, o avião realizará seu último vôo - será um vôo técnico para a Bulgária. Com base na Lufthansa Technik Sofia, a aeronave extrairá peças que podem ser usadas no futuro. Aproximadamente em meados de junho, o processo de transferência de propriedade será completado com a conclusão correspondente da carreira de voo do Papa Alpha como um avião.

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Normal da Lufthansa mandar para o machado direto seus narrows?

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Normal da Lufthansa mandar para o machado direto seus narrows?

Acho que com 30 anos de uso não sobrou muito o que fazer com esse aeromuseu, raro ver um narrow voar tantos anos, os wide, com menos ciclos,é até previsível,embora tb incomum

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Normal da Lufthansa mandar para o machado direto seus narrows?

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USA tbm tem uns jurássicos voando, nesses dias por acaso eu vi no jetphotos um 757 da delta que era ex american e twa (!) ainda na ativa..

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Tem um A320 mais antigo ainda voando, Jordan Aviation JY-JAC MSN/029 fez o primeiro em 05.01.1989.

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Tem um A320 mais antigo ainda voando, Jordan Aviation JY-JAC MSN/029 fez o primeiro em 05.01.1989.

Que está arrendado a Cubana.

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Que está arrendado a Cubana.

 

Nossa mãe do céu...

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Bateu o "saudosismo": ONG(Gremilim) e o AVP(Peréba)

Decorei todas as MEL de Elac/Sec, Ecam Actions neles...tinham virado piada na rota.

 

Tem um A320 mais antigo ainda voando, Jordan Aviation JY-JAC MSN/029 fez o primeiro em 05.01.1989.

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Nossa, como o A320 já tem mais de 30 anos, lembro quando era a aeronave mais moderna do mundo.

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Se o avião tem trinta anos, devia estar próximo da check C já que o intervalo típico entre duas checks C é de seis anos (se não estourar em quantidade de ciclos ou horas de voo). Além do mais, o limite de vida dos A320 era inicialmente de 48000 ciclos de voo ou 60000 horas de voo. Esse limite foi puxado pra 60000 ciclos de voo ou 120000 horas de voo para aqueles operadores interessados em extender a vida útil de suas aeronaves (caso a aeronave tiver sido entregue antes da Airbus ter demostrado que o limite de vida podia ser esticado).

 

Um A320 voa tipicamente 1500 ciclos de voo por ano e esse avião está acima da média, com quase dois mil ciclos por ano. Tendo realizado quase 57000 voos até agora, sobram pouco mais de dois anos antes do limite de ciclos de voo desse avião. Dois anos é provavelmente muito pouco pra amortizar o custo de uma check C em um avião dessa idade.

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Se o avião tem trinta anos, devia estar próximo da check C já que o intervalo típico entre duas checks C é de seis anos (se não estourar em quantidade de ciclos ou horas de voo). Além do mais, o limite de vida dos A320 era inicialmente de 48000 ciclos de voo ou 60000 horas de voo. Esse limite foi puxado pra 60000 ciclos de voo ou 120000 horas de voo para aqueles operadores interessados em extender a vida útil de suas aeronaves (caso a aeronave tiver sido entregue antes da Airbus ter demostrado que o limite de vida podia ser esticado).

 

Um A320 voa tipicamente 1500 ciclos de voo por ano e esse avião está acima da média, com quase dois mil ciclos por ano. Tendo realizado quase 57000 voos até agora, sobram pouco mais de dois anos antes do limite de ciclos de voo desse avião. Dois anos é provavelmente muito pouco pra amortizar o custo de uma check C em um avião dessa idade.

 

Levando tudo isso em consideração, não poderia vir nem a ser um cargueiro. Ou museu ou panela. Triste.

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Acho triste um aviso de 10 anos virar panela. Um que está voando a 30 já cumpriu o seu papel.

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