Jump to content

Qantas Confirms 747 Retirement By 2020, A380 by 2030


TheJoker

Recommended Posts

11 junho 2019

 

During the IATA Annual General Meeting in Seoul, Qantas’ CEO Alan Joyce confirmed fleet retirement plans for both its Boeing 747-400s and Airbus A380s.

According to Joyce, the airline is planning to retire its last seven 747-400s by next year, and the Airbus A380s by 2030.

As of today, the airline operates one 22.7-year-old Boeing 747-400, and six 16.4-year-old 747-400(ER) aircraft, all of which will be replaced with “additional six Boeing 787s,” as noted by Joyce.

The airline has also added domestic 747 flights between Sydney and Adelaide, Brisbane, and Melbourne—a remarkable opportunity for passengers to enjoy short flights on the retiring Queen of the Skies.

 

As per Routes Online, the new 747 flights are scheduled as follows:

 

Sydney – Adelaide
QF743 SYD1840 – 2015ADL 744 23NOV19
QF736 ADL1235 – 1500SYD 744 25NOV19

Sydney – Brisbane
QF524 SYD1200 – 1230BNE 744 09NOV19
QF529 BNE1205 – 1440SYD 744 11NOV19

 

Sydney – Melbourne
QF417 SYD0830 – 1005MEL 744 31DEC19
QF439 SYD1400 – 1535MEL 744 15FEB20
QF438 MEL1400 – 1525SYD 744 01JAN20
QF400 MEL0600 – 0725SYD 744 17FEB20

 

Next year’s retirement of the Boeing 747 fleet does not leave Qantas without Jumbo planes. The Airbus A380s will continue to be in the fleet for another ten years. The airline plans to retrofit its interiors to withstand an additional decade soaring the skies.

 

THE A380 RETIRING BY 2030

“We are reconfiguring the A380s as we speak. It will take a year to reconfigure all twelve of them. We are committed to operating the aircraft for another up to ten years,” Joyce said.

he airline’s A380s average a short 9.8 years of age, which at the time of retirement will have the same age average of its retiring 747-400s.

The Boeing 787-9 Dreamliners will replace the 747 routes to the likes of Honolulu, Johannesburg, San Francisco, Santiago de Chile, and Tokyo-Haneda.

Interestingly, the airline has scheduled a one-time charter A380 service from Sydney to Orlando, Florida via Los Angeles on January 19, 2020.

 

REPLACEMENTS FOR THE A380, PROJECT SUNRISE

It remains unclear which kind of aircraft will come to replace the Airbus A380. However, the airline’s recent intentions to link Sydney with London with a nonstop flight (dubbed Project Sunrise) is pushing Boeing and Airbus to develop a range upgrade to either the 777X or A350-1000ULR, which would allow operating the world’s longest flight, aimed at 22 hours.

 

 

https://airwaysmag.com/airlines/qantas-confirms-747-retirement-by-2020-a380-by-2030/

 

 

Em breve 789 no SYD-SCL, vai ficar +caro! :cry:

 

Link to post
Share on other sites

Muito triste estas aposentadorias dos 747, cia após cia. Pelo menos, teremos mais uns 10 anos para nos acostumarmos às aposentadorias dos 380.

 

E o mundo se volta cada vez mais para o trio 777, 788 e 350 em seus mais diversos modelos e configurações.

Link to post
Share on other sites

Muito triste estas aposentadorias dos 747, cia após cia. Pelo menos, teremos mais uns 10 anos para nos acostumarmos às aposentadorias dos 380.

 

E o mundo se volta cada vez mais para o trio 777, 788 e 350 em seus mais diversos modelos e configurações.

 

Por ironia os A380 da Emirates tb sairão em 2030

Link to post
Share on other sites

Por ironia os A380 da Emirates tb sairão em 2030

Temos uma década para desfrutar daqueles bares fantásticos nos upper-decks dos 380 da EK e QR :)

Link to post
Share on other sites

Torço para que a saída dos A380, ocorra de forma bem tardia, em relação ao prazo inicialmente previsto.

Sou fascinado por esta aeronave.

Link to post
Share on other sites

Boeing 747 ... Um dos maiores ícones da aviação, adorado pelos passageiros, tripulantes e entusiastas aeronáuticos..

 

A sua elegância e imponência deixarão, sempre, muitas lembranças.

Link to post
Share on other sites

Boeing 747 ... Um dos maiores ícones da aviação, adorado pelos passageiros, tripulantes e entusiastas aeronáuticos..

 

A sua elegância e imponência deixarão, sempre, muitas lembranças.

Verdade. Me lembro de minha primeira vez, em 1985 num 742 da RAM (GIG-CMN). Meu pai tinha operado o dono de uma grande agência de viagens da época e ganhamos upgrade para a Business, justamente na parte anterior da aeronave, onde havia aquela escada “marinheiro” para a First. No meio da noite, não conseguia dormir tamanha a emoção e o chefe dos comissários me permitiu visitar o upper-deck. Incrível! Depois desta vez, voei em vários Jumbos: VARIG, PAN AM, AIR FRANCE, BRITISH AIRWAYS, AEROLINEAS ARGENTINAS, ALITALIA, LUFTHANSA... Sentirei saudades do que vivi bem, portanto. :)

Link to post
Share on other sites

Voei no VH-OEE SYD-SCL, e num da Varig quando era criança - o qual só me recordo de sentar na escada durante o voo pra comer pizza que a comissária gentilmente tinha conseguido pra mim. Double deckers são aeronaves incríveis, principalmente praqueles que tiveram o privilégio de sentar no upper deck.

Fiz o trecho de Qantas na Business, mas foi na parte de baixo e a configuração é aquela 2x3x2 sem graça e como foi upgrade forçado devido ao cancelamento do LA800, fui sorteado e sentei no assento do meio da fileira de 3. Ainda quero ter a oportunidade de voar direito num 74x ou num A380 antes que eles se aposentem de vez... ao menos ainda temos pelo menos mais 10 anos pra poder aproveitá-los. Mas ainda creio que o cenário possa mudar e que algumas empresas possam aproveitá-los por mais tempo, mesmo sendo de segunda mão.

Link to post
Share on other sites

Em 1970 ia para Paris (acho que julho). Comprei a passagem pela PANAM para fazer o trajeto Rio - Nova York e depois Nova York - Paris só para conhecer o 747 que naquela época ainda não frequentava os céus brasileiros.

Link to post
Share on other sites

Boeing 747 ... Um dos maiores ícones da aviação, adorado pelos passageiros, tripulantes e entusiastas aeronáuticos..

 

A sua elegância e imponência deixarão, sempre, muitas lembranças.

O 747 foi responsável pelo Aerococus, lembro como se fosse ontem. :lol:

Link to post
Share on other sites

Meu primeiro voo foi em um 747-200 das Aerolineas Argentinas. Uma pena que esteja em extinção...

Link to post
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade