flightFernando Posted June 16, 2019 Share Posted June 16, 2019 Concordo com seu raciocínio e digo mais: se Congonhas ainda é o filé, tem gente com grandes pretenções de abocanhar esse pedaço. Já pensaram que pode ser uma movimentação das nanicas para inflar virtualmente seus valores de mercado? O Brasil está barato lá fora, tem interessados em entrar, ainda possa parecer absurdo, lembrem-se que eles tem 737-300QC, uma ferramenta versátil, e 500 é só a jóia da caroa, uma forma sutíl de acordar o mercado. Pessoal, que ela ganhe um par de slots, já é um ativo valioso e que não gastou nada. Depois faz a cisão da empresa e vende a que tem o COA com os slots. Teoria da conspiração: repararam que isto só surgiu quando a Azul começou a fazer campanha pela ponte? Link to post Share on other sites
Dinämica da Operação Posted June 16, 2019 Share Posted June 16, 2019 É preciso ter cuidado com o que se pede... Tiro pela culatra meu caro.. mostrou que todos podem ter esse "direito". Link to post Share on other sites
teiacontabil Posted June 16, 2019 Share Posted June 16, 2019 Já pensaram que os 2 E190 que a Sideral vai receber possam fazer sentido agora? Alguma notícia sobre quando isso irá se materializar? Link to post Share on other sites
lucasjacobus Posted June 16, 2019 Share Posted June 16, 2019 E SE: Passaredo, Sideral, etcs, forem laranjas para a Azul, que depois adquire ambas? Link to post Share on other sites
Luckert Posted June 16, 2019 Share Posted June 16, 2019 E SE: Passaredo, Sideral, etcs, forem laranjas para a Azul, que depois adquire ambas? Muito provável, o passivo dessas empresas é baixo ,não sei da Passaredo, mas as demais sim Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 E SE: Passaredo, Sideral, etcs, forem laranjas para a Azul, que depois adquire ambas? E não está difícil. A Sideral ganha um par de slots e faz a cisão da empresa em duas: Sideral 1 e 2, sendo a primeira a original e que ficaria com slots, a segunda seria nova e com os ativos atuais pré-slots. Vende a primeira e se capitaliza para a segunda. Talvez o CADE possa intervir ao perceber que estas empresas estão como laranjas. Link to post Share on other sites
kyloren Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 As menores também estão de olho nas possíveis estrangeiras que o Ministério da Infraestrutura anunciou. Com a abertura para capital qualquer companhia entrante pode recorrer à compra/aquisição ao invés de iniciar processos de homologação e certificação do zero. É um excelente negócio! E não está difícil. A Sideral ganha um par de slots e faz a cisão da empresa em duas: Sideral 1 e 2, sendo a primeira a original e que ficaria com slots, a segunda seria nova e com os ativos atuais pré-slots. Vende a primeira e se capitaliza para a segunda. Talvez o CADE possa intervir ao perceber que estas empresas estão como laranjas. Pra mim faz todo sentido essa lógica! Mas se esse movimento iniciar de fato LATAM e GOL também poderão comprar as companhias menores e por valores bem menos astronomicos do que o processo da Avianca. Me dá a sensação de que os sócios da MAP, Sid e Passaredo estavam numa mesa de bar no fim de semana e pensaram: TIVE UMA IDEIA. Link to post Share on other sites
vfman Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Ganhar um punhado de slots em Congonhas, é quase como ganhar na loteria para essas cias pequenas, faz sentido pensando em uma futura venda. Link to post Share on other sites
Schonarth Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Ganhar um punhado de slots em Congonhas, é quase como ganhar na loteria para essas cias pequenas, faz sentido pensando em uma futura venda. No caso da Sideral que está com as contas em dias e com todas as licenças da ANAC para operar 121 se torna muito atrativo para entrantes estrangeiros. É só comprar, levar uns slots em CGH e começar a operar. Link to post Share on other sites
PT-WRT Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Talvez o CADE possa intervir ao perceber que estas empresas estão como laranjas. Ainda que se as empresas possam ser consideradas de fato "laranjas", o "ato de concentração" seria a compra das partes da Sideral pela Azul que representaria uma porcentagem mínima do mercado, ou seja a chance do CADE vetar é minima! A Receita ate deve entender como simulação, mas isso não faria muita diferença, amenos que a Azul quisesse utilizar eventual "prejuízo" da Sideral (não sei se é o caso) para abatimento de imposto. Agora a ANAC pode concluir que foi uma forma de burlar as regras e redistribuir os slots, mas seria algo bastante incomum na história da agência, cujas decisões costumam ser benevolente com situações de regularidade formal de negócios feito para dissimular a falta de cumprimento de uma regra! Abraços Link to post Share on other sites
Leandrinho Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Aproveitando o tópico... TwoFlex faz solicitação de slots para operar em Congonhas https://www.aeroflap.com.br/twoflex-faz-solicitacao-de-slots-para-operar-em-congonhas/ Link to post Share on other sites
PT-WRT Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 O que acham de montar uma CR airways para operar em congonhas? Link to post Share on other sites
diasfly Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 É por isso que, assim como em todo o resto do mundo civilizado, slot em aeroporto deve ser comercializável, e não concedido. Isso encerraria a polêmica. Link to post Share on other sites
chico Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 É por isso que, assim como em todo o resto do mundo civilizado, slot em aeroporto deve ser comercializável, e não concedido. Isso encerraria a polêmica.Todo resto do mundo? Tirando LHR (e talvez LGW), que outros casos você conhece onde se pode efetivamente comprar slots? Eu desconheço, seja JFK, LGA, FRA, CDG, DXB, HND... Que eu saiba em todos estes aeroportos os slots são distribuídos por agências governamentais... Link to post Share on other sites
Luckert Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Aproveitando o tópico... TwoFlex faz solicitação de slots para operar em Congonhas https://www.aeroflap.com.br/twoflex-faz-solicitacao-de-slots-para-operar-em-congonhas/ Mas essa Two Flex não é a regional da Gol? Agora só falta a amazonense MAP pedir voos!!!!! Com tantos estreantes, se dividir os 50% dos slots entre novatos, quanto cada novata recebe, um ou dois pares? Link to post Share on other sites
AIRPORT SJP Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Pessoal, me perdoem a falta de entendimento nessa parte, alguma poderia me explicar, mesmo a justiça autorizando o leilão da Avianca, a Two, Passaredo e Sideral podem mesmo assim entrar em Congonhas? Agora dependem do que? Obrigado!! Link to post Share on other sites
Mauro10 Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Pessoal, me perdoem a falta de entendimento nessa parte, alguma poderia me explicar, mesmo a justiça autorizando o leilão da Avianca, a Two, Passaredo e Sideral podem mesmo assim entrar em Congonhas? Agora dependem do que? Obrigado!! Acho que a questão agora é se vão conseguir fazer o leilão antes que a Avianca perca os slots por não estar operando voos com eles. Se não me engano a regra da ANAC é que a companhia perde um slot quando deixa de utilizá-lo por 30 dias consecutivos. Se conseguirem vender acredito que essas cias todas não vão conseguir entrar não, porque os slots que elas estão pedindo seriam esses slots da Avianca, quando retornassem a ANAC para redistribuição. Se a Avianca conseguir vender, não vai ter slot nenhum para redistribuir Link to post Share on other sites
AIRPORT SJP Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Acho que a questão agora é se vão conseguir fazer o leilão antes que a Avianca perca os slots por não estar operando voos com eles. Se não me engano a regra da ANAC é que a companhia perde um slot quando deixa de utilizá-lo por 30 dias consecutivos. Se conseguirem vender acredito que essas cias todas não vão conseguir entrar não, porque os slots que elas estão pedindo seriam esses slots da Avianca, quando retornassem a ANAC para redistribuição. Se a Avianca conseguir vender, não vai ter slot nenhum para redistribuir Obrigado Mauro! Link to post Share on other sites
Luckert Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Mas já deu os 30 dias né? Link to post Share on other sites
Mauro10 Posted June 17, 2019 Share Posted June 17, 2019 Mas já deu os 30 dias né? Não tenho certeza, sei que a ANAC suspendeu as operações da Avianca em 24/05, ou seja, ainda faltaria uma semana, mas não me lembro se a Avianca estava realmente operando esses slots até a suspensão ou se já tinha parado antes Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted June 18, 2019 Share Posted June 18, 2019 O que acham de montar uma CR airways para operar em congonhas? Mas já teve a CR Airways Coloca na CR Airways Mk. II Lipe como COO, Longreach e KAL como pilotos-chefes, WRT no jurídico, sem falar nos diversos pilotos, mecânicos, comissários, agentes de solo que têm aqui, Só tem um problema (ou melhor solução): dinheiro Todo resto do mundo? Tirando LHR (e talvez LGW), que outros casos você conhece onde se pode efetivamente comprar slots? Eu desconheço, seja JFK, LGA, FRA, CDG, DXB, HND... Que eu saiba em todos estes aeroportos os slots são distribuídos por agências governamentais... JFK e LGA tenho quase certeza que são negociáveis, pois é a PANY/NJ que administra e anos atrás a Delta e a US Airways trocaram slots. Acredito que a FAA não interfira em questões de slots. Link to post Share on other sites
PT-WRT Posted June 18, 2019 Share Posted June 18, 2019 Mas já teve a CR Airways Coloca na CR Airways Mk. II Lipe como COO, Longreach e KAL como pilotos-chefes, WRT no jurídico, sem falar nos diversos pilotos, mecânicos, comissários, agentes de solo que têm aqui, Só tem um problema (ou melhor solução): dinheiro JFK e LGA tenho quase certeza que são negociáveis, pois é a PANY/NJ que administra e anos atrás a Delta e a US Airways trocaram slots. Acredito que a FAA não interfira em questões de slots. Já temos até avião....as instruções em chines vão ser um problema, será que o KAL aprendeu mandarin além de Koreano? Mas já teve a CR Airways JFK e LGA tenho quase certeza que são negociáveis, pois é a PANY/NJ que administra e anos atrás a Delta e a US Airways trocaram slots. Acredito que a FAA não interfira em questões de slots. S.m.j Nos slots domésticos apesar de ter regulamentação, o mercado secundário (troca, venda etc) é permitido. Nos slots internacionais não! São alocados pela FAA em conformidade com as diretriz do DOT. Abraços Link to post Share on other sites
qwert Posted June 19, 2019 Share Posted June 19, 2019 Sideral podia revelar logo qual é o grupo estrangeiro que irá assumi-la. Link to post Share on other sites
Vicente Medlig Posted June 19, 2019 Share Posted June 19, 2019 Prezados, bom dia a todos! Apenas como contribuição, gostaria de lembrar o contido na letra c), inciso XII do artigo 21 da Constituição Federal: "... Compete à União explorar diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária. ..." Ou seja, qualquer demanda sobre exploração de slots para qualquer empresa aérea deve, necessariamente, passar pelo crivo da ANAC, que é o órgão do governo autorizado para legislar sobre o tema. Nesta análise não é possível, salvo outro juízo, que qualquer empresa privada possa dispor para comercialização em benefício próprio autorização, concessão ou permissão para operação aérea como se fosse um patrimônio particular. Gostaria de registrar que é apenas meu ponto de vista. Entretanto, como vivemos um momento no qual as legislações podem ser interpretadas de forma "flexível", tudo pode acontecer. Grande abraço e bom dia a todos, Vicente Medlig Link to post Share on other sites
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