Jump to content

Sideral também quer entrar na Ponte Aérea.

Recommended Posts

Concordo com seu raciocínio e digo mais: se Congonhas ainda é o filé, tem gente com grandes pretenções de abocanhar esse pedaço.

Já pensaram que pode ser uma movimentação das nanicas para inflar virtualmente seus valores de mercado?

O Brasil está barato lá fora, tem interessados em entrar, ainda possa parecer absurdo, lembrem-se que eles tem 737-300QC, uma ferramenta versátil, e 500 é só a jóia da caroa, uma forma sutíl de acordar o mercado.

Pessoal, que ela ganhe um par de slots, já é um ativo valioso e que não gastou nada. Depois faz a cisão da empresa e vende a que tem o COA com os slots.

Teoria da conspiração: repararam que isto só surgiu quando a Azul começou a fazer campanha pela ponte?

E SE:

Passaredo, Sideral, etcs, forem laranjas para a Azul, que depois adquire ambas?

Muito provável, o passivo dessas empresas é baixo ,não sei da Passaredo, mas as demais sim

E SE:

Passaredo, Sideral, etcs, forem laranjas para a Azul, que depois adquire ambas?

E não está difícil. A Sideral ganha um par de slots e faz a cisão da empresa em duas: Sideral 1 e 2, sendo a primeira a original e que ficaria com slots, a segunda seria nova e com os ativos atuais pré-slots. Vende a primeira e se capitaliza para a segunda.

Talvez o CADE possa intervir ao perceber que estas empresas estão como laranjas.

• Like 1

As menores também estão de olho nas possíveis estrangeiras que o Ministério da Infraestrutura anunciou.

Com a abertura para capital qualquer companhia entrante pode recorrer à compra/aquisição ao invés de iniciar processos de homologação e certificação do zero.

É um excelente negócio!

E não está difícil. A Sideral ganha um par de slots e faz a cisão da empresa em duas: Sideral 1 e 2, sendo a primeira a original e que ficaria com slots, a segunda seria nova e com os ativos atuais pré-slots. Vende a primeira e se capitaliza para a segunda.

Talvez o CADE possa intervir ao perceber que estas empresas estão como laranjas.

Pra mim faz todo sentido essa lógica! Mas se esse movimento iniciar de fato LATAM e GOL também poderão comprar as companhias menores e por valores bem menos astronomicos do que o processo da Avianca.

Me dá a sensação de que os sócios da MAP, Sid e Passaredo estavam numa mesa de bar no fim de semana e pensaram: TIVE UMA IDEIA.

• Like 2

Ganhar um punhado de slots em Congonhas, é quase como ganhar na loteria para essas cias pequenas, faz sentido pensando em uma futura venda.

Ganhar um punhado de slots em Congonhas, é quase como ganhar na loteria para essas cias pequenas, faz sentido pensando em uma futura venda.

No caso da Sideral que está com as contas em dias e com todas as licenças da ANAC para operar 121 se torna muito atrativo para entrantes estrangeiros. É só comprar, levar uns slots em CGH e começar a operar.

Ainda que se as empresas possam ser consideradas de fato "laranjas", o "ato de concentração" seria a compra das partes da Sideral pela Azul que representaria uma porcentagem mínima do mercado, ou seja a chance do CADE vetar é minima!

A Receita ate deve entender como simulação, mas isso não faria muita diferença, amenos que a Azul quisesse utilizar eventual "prejuízo" da Sideral (não sei se é o caso) para abatimento de imposto.

Agora a ANAC pode concluir que foi uma forma de burlar as regras e redistribuir os slots, mas seria algo bastante incomum na história da agência, cujas decisões costumam ser benevolente com situações de regularidade formal de negócios feito para dissimular a falta de cumprimento de uma regra!

Abraços

É por isso que, assim como em todo o resto do mundo civilizado, slot em aeroporto deve ser comercializável, e não concedido. Isso encerraria a polêmica.

Todo resto do mundo?

Tirando LHR (e talvez LGW), que outros casos você conhece onde se pode efetivamente comprar slots?

Eu desconheço, seja JFK, LGA, FRA, CDG, DXB, HND...

Que eu saiba em todos estes aeroportos os slots são distribuídos por agências governamentais...

Edited by chico
  • Like 1

Aproveitando o tópico...

TwoFlex faz solicitação de slots para operar em Congonhas

https://www.aeroflap.com.br/twoflex-faz-solicitacao-de-slots-para-operar-em-congonhas/

Mas essa Two Flex não é a regional da Gol? Agora só falta a amazonense MAP pedir voos!!!!!

Com tantos estreantes, se dividir os 50% dos slots entre novatos, quanto cada novata recebe, um ou dois pares?

Pessoal, me perdoem a falta de entendimento nessa parte, alguma poderia me explicar, mesmo a justiça autorizando o leilão da Avianca, a Two, Passaredo e Sideral podem mesmo assim entrar em Congonhas? Agora dependem do que? Obrigado!!

Pessoal, me perdoem a falta de entendimento nessa parte, alguma poderia me explicar, mesmo a justiça autorizando o leilão da Avianca, a Two, Passaredo e Sideral podem mesmo assim entrar em Congonhas? Agora dependem do que? Obrigado!!

Acho que a questão agora é se vão conseguir fazer o leilão antes que a Avianca perca os slots por não estar operando voos com eles. Se não me engano a regra da ANAC é que a companhia perde um slot quando deixa de utilizá-lo por 30 dias consecutivos.

Se conseguirem vender acredito que essas cias todas não vão conseguir entrar não, porque os slots que elas estão pedindo seriam esses slots da Avianca, quando retornassem a ANAC para redistribuição. Se a Avianca conseguir vender, não vai ter slot nenhum para redistribuir

Acho que a questão agora é se vão conseguir fazer o leilão antes que a Avianca perca os slots por não estar operando voos com eles. Se não me engano a regra da ANAC é que a companhia perde um slot quando deixa de utilizá-lo por 30 dias consecutivos.

Se conseguirem vender acredito que essas cias todas não vão conseguir entrar não, porque os slots que elas estão pedindo seriam esses slots da Avianca, quando retornassem a ANAC para redistribuição. Se a Avianca conseguir vender, não vai ter slot nenhum para redistribuir

Obrigado Mauro!

Mas já deu os 30 dias né?

Não tenho certeza, sei que a ANAC suspendeu as operações da Avianca em 24/05, ou seja, ainda faltaria uma semana, mas não me lembro se a Avianca estava realmente operando esses slots até a suspensão ou se já tinha parado antes

O que acham de montar uma CR airways para operar em congonhas?

Mas já teve a CR Airways :lol:

CR_Airways_Boeing_737-800_MRD-1.jpg

Coloca na CR Airways Mk. II Lipe como COO, Longreach e KAL como pilotos-chefes, WRT no jurídico, sem falar nos diversos pilotos, mecânicos, comissários, agentes de solo que têm aqui,

Só tem um problema (ou melhor solução): dinheiro :dente:

Todo resto do mundo?

Tirando LHR (e talvez LGW), que outros casos você conhece onde se pode efetivamente comprar slots?

Eu desconheço, seja JFK, LGA, FRA, CDG, DXB, HND...

Que eu saiba em todos estes aeroportos os slots são distribuídos por agências governamentais...

JFK e LGA tenho quase certeza que são negociáveis, pois é a PANY/NJ que administra e anos atrás a Delta e a US Airways trocaram slots.

Acredito que a FAA não interfira em questões de slots.

• Like 1

CR_Airways_Boeing_737-800_MRD-1.jpg

Coloca na CR Airways Mk. II Lipe como COO, Longreach e KAL como pilotos-chefes, WRT no jurídico, sem falar nos diversos pilotos, mecânicos, comissários, agentes de solo que têm aqui,

Só tem um problema (ou melhor solução): dinheiro :dente:

JFK e LGA tenho quase certeza que são negociáveis, pois é a PANY/NJ que administra e anos atrás a Delta e a US Airways trocaram slots.

Já temos até avião....as instruções em chines vão ser um problema, será que o KAL aprendeu mandarin além de Koreano?

S.m.j

Nos slots domésticos apesar de ter regulamentação, o mercado secundário (troca, venda etc) é permitido.

Nos slots internacionais não! São alocados pela FAA em conformidade com as diretriz do DOT.

Abraços

Edited by PT-WRT
  • Like 1

Prezados, bom dia a todos!

Apenas como contribuição, gostaria de lembrar o contido na letra c), inciso XII do artigo 21 da Constituição Federal:

"... Compete à União explorar diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária. ..."

Ou seja, qualquer demanda sobre exploração de slots para qualquer empresa aérea deve, necessariamente, passar pelo crivo da ANAC, que é o órgão do governo autorizado para legislar sobre o tema. Nesta análise não é possível, salvo outro juízo, que qualquer empresa privada possa dispor para comercialização em benefício próprio autorização, concessão ou permissão para operação aérea como se fosse um patrimônio particular.

Gostaria de registrar que é apenas meu ponto de vista. Entretanto, como vivemos um momento no qual as legislações podem ser interpretadas de forma "flexível", tudo pode acontecer.

Grande abraço e bom dia a todos,

Vicente Medlig

Edited by Vicente Medlig