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NASA está projetando aeronave que voa sem janela no cockpit e em velocidades supersônicas com baixo ruído

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NASA está projetando aeronave que voa sem janela no cockpit e em velocidades supersônicas com baixo ruído
A NASA se comprometeu oficialmente com um cronograma de desenvolvimento que levará ao primeiro voo de sua aeronave X-59 Quiet Supersonic Technology (QueSST) em apenas três anos.
Este marco crítico vem após uma revisão rigorosa, Key Decision Point-C (KDP-C), que confirmou o apoio contínuo da NASA ao X-59 , em termos de financiamento, e estabeleceu um cronograma de desenvolvimento viável para o primeiro pilotado da NASA em tamanho real. X-plane em mais de três décadas.
“Esta aeronave tem o potencial de transformar a aviação nos Estados Unidos e em todo o mundo, tornando possíveis as viagens aéreas mais rápidas do que as possíveis para todos”, disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. “Mal podemos esperar para ver esse pássaro voar!”
A KDP-C compromete a NASA com o esforço de desenvolvimento X-59 através de testes de voo em 2021. Os compromissos de custo e cronograma descritos no KDP-C alinham o projeto com as melhores práticas de gerenciamento de programas que representam potenciais riscos técnicos e incerteza orçamentária além do projeto. ao controle.
“Este é um marco monumental para o projeto”, disse Jaiwon Shin, administrador associado da NASA para aeronáutica. “Estou extremamente orgulhoso da equipe por seu trabalho duro chegar a este ponto, e todos nós estamos ansiosos para assistir a esta aeronave tomar forma e, em seguida, levantar voo.”
O X-59 QueSST é moldado para reduzir o volume de um estrondo sônico ao de um baque suave, se é que é ouvido. A aeronave supersônica voará acima de algumas comunidades dos Estados Unidos para medir a percepção pública do ruído – dados que ajudarão os reguladores a estabelecer novas regras para viagens aéreas supersônicas por terra.
A gestão do desenvolvimento do X-59 QueSST se enquadra no projeto Demonstrador de Voo Low Boom , parte doPrograma de Sistemas Integrados de Aviação no Diretório da Missão de Pesquisa Aeronáutica da NASA.
Voando sem visão de janela:
O piloto da tecnologia SuperSonic silenciosa X-59 da NASA , ou QueSST, as aeronaves navegarão pelos céus em um cockpit diferente de qualquer outro. Não haverá uma janela voltada para frente. Está certo; na verdade, é um monitor 4K que serve como janela central e permite que o piloto veja com segurança o tráfego em sua trajetória de voo e fornece recursos visuais adicionais para aproximações, pousos e decolagens no aeroporto. O monitor 4K, que faz parte do eXternal Visibility System da aeronave, ou XVS, exibe imagens costuradas de duas câmeras fora da aeronave combinadas com dados de terreno de um sistema de computação avançado. Os dois portais e o dossel tradicional são janelas reais, e ajudam o piloto a ver o horizonte. Os displays abaixo do XVS fornecerão uma variedade de sistemas de aeronaves e dados de trajetória para o piloto voar com segurança.
O XVS é uma das várias soluções inovadoras para ajudar a garantir que a forma do design do X-59 reduza o boom sônico a um ruído suave ouvido pelas pessoas no solo. Embora não tenha a intenção de transportar passageiros, a tecnologia de supressão de lança X-59 e os dados de resposta da comunidade podem ajudar a suspender as proibições atuais de sobrevôo sobre terra e permitir uma nova geração de aeronaves comerciais supersônicas silenciosas
A Missão:
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Os inovadores aeronáuticos da NASA estão liderando uma equipe do governo da indústria para coletar dados que poderiam possibilitar o vôo supersônico sobre a terra, reduzindo drasticamente o tempo de viagem nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo.
A missão de Demonstração de Voo Low-Boom tem dois objetivos: 1) projetar e construir um avião X supersônico em larga escala e pilotado com tecnologia que reduza o volume sonoro de uma batida sônica ao som de um baque suave; e 2) pilotar o X-plane em comunidades selecionadas dos EUA para coletar dados sobre respostas humanas aos voos de baixa potência e entregar esse conjunto de dados aos reguladores dos EUA e internacionais.
Usando esses dados, novas regras baseadas em som sobre o vôo supersônico sobre a terra podem ser escritas e adotadas, o que abriria as portas para novos mercados comerciais de carga e passageiros para oferecer viagens aéreas mais rápidas que o som.
Os elementos da silenciosa missão de tecnologia supersônica da NASA estão organizados em dois dos programas aeronáuticos da agência – o Advanced Air Vehicles Program e o Integrated Aviation Systems Program – e gerenciados por um escritório de projetos de sistemas cujos membros abrangem os dois programas e todos os quatro campos de pesquisa aeronáutica da NASA. centros: Langley Research Center, na Virgínia; Glenn Research Center, em Cleveland; e Ames Research Center e Armstrong Flight Research Center, ambos localizados na Califórnia.
FASES
Fase 1: Desenvolvimento de Aeronaves
2018–2022 A
NASA prevê que os vôos iniciais da aeronave X-59 Quiet SuperSonic Technology para garantir desempenho e segurança (também conhecidos como “expansão de envelope”) demorem cerca de nove meses. Na conclusão bem-sucedida desses voos, a NASA receberá oficialmente a aeronave da Lockheed Martin.
Fase 2: Validação Acústica
2022 – Primavera 2023 A
NASA voará com o X-59 dentro da faixa de testes supersônicos sobre o Armstrong Flight Research Center e a Edwards Air Force Base na Califórnia para provar que a silenciosa tecnologia supersônica funciona como projetada, o desempenho da aeronave é robusto em termos reais condições atmosféricas, e o X-59 é seguro para operações no Sistema Nacional de Espaço Aéreo.
Fase 3: Estudo de Resposta da Comunidade
2023–2025
A agência usará o X-59 para coletar dados sobre a eficácia da tecnologia de baixo crescimento em termos de aceitação pública. Isso será feito voando sobre cidades selecionadas dos EUA a partir de 2023 e coletando dados sobre as respostas da comunidade aos voos de baixa altitude. Os dados serão analisados ??e reduzidos para criar dados de resposta que serão entregues aos reguladores dos EUA e internacionais para o seu uso na consideração de novas regras baseadas em sons relativas ao vôo supersônico sobre a terra. Tais regras poderiam permitir novos mercados de carga comercial e de passageiros em viagens aéreas mais rápidas do que o som.
Fase 4: Dados finais para os reguladores
2026
Uma análise completa dos dados de resposta da comunidade, representando uma população diversificada das comunidades em todo os EUA, será entregue quando a missão de demonstração de voo de baixo-braço terminar.
O VOO:
Uma vez construído e entregue à NASA em 2021, o novo avião X passará os próximos três anos realizando uma série de vôos, inicialmente para provar que a silenciosa tecnologia supersônica funciona como esperado, e então sobrevoar várias cidades dos EUA para medir a reação do público. se for o caso, às batidas sônicas silenciosas que ondulavam sobre a população no chão. Enquanto isso, testes de voo usando outras aeronaves da NASA continuarão a fornecer aos pesquisadores mais dados sobre lanças sônicas e tecnologia supersônica silenciosa.
Fonte: André Magalhães para AEROFLAP via CECOMSAER 2 jul 2019

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Aeronaves de pesquisa supersônicas silenciosas X-59 da NASA liberadas para montagem final

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Créditos: NASA

O jato experimental X-59 da NASA, que poderá tornar realidade as viagens comerciais supersônicas, foi liberado para montagem final. A aeronave X-59 Quiet SuperSonic Technology (QueSST), projetada pela Lockheed Martin, poderá fazer seu primeiro voo em 2021.

O primeiro avião X pilotado em larga escala da NASA em mais de três décadas foi liberado para a montagem final e integração de seus sistemas, após uma grande revisão do projeto realizada pelos gerentes seniores realizada quinta-feira na sede da NASA em Washington.

A revisão da administração, conhecida como KDP-D (Ponto de Decisão-Chave), foi o último obstáculo programático para a aeronave X-59 Quiet SuperSonic Technology (QueSST) a ser liberada antes que as autoridades se reúnam no final de 2020 para aprovar o primeiro voo da aeronave em 2021

"Com a conclusão do KDP-D, mostramos que o projeto está dentro do cronograma, está bem planejado e no caminho certo. Temos tudo para continuar essa missão histórica de pesquisa para o público de viagens aéreas do país ”, disse Bob Pearce, administrador associado da NASA para Aeronáutica.

O X-59 é modelado para reduzir o volume de uma explosão sônica que atinge o solo a de um baque suave, sequer ouvida. Ele voará acima de comunidades selecionadas dos EUA para gerar dados de sensores e de pessoas no local, a fim de avaliar a percepção do público. Esses dados ajudarão os reguladores a estabelecer novas regras para permitir viagens aéreas supersônicas comerciais sobre a terra.

A construção do X-59, sob um contrato de US $ 247,5 milhões de custo mais incentivo, continua na fábrica Skunk Works da Lockheed Martin Aeronautics Company em Palmdale, Califórnia.

Três grandes áreas de trabalho estão ativamente configuradas para a construção da fuselagem, asa e empenagem principal do avião. A montagem final e a integração dos sistemas do avião - incluindo um inovador Sistema de Visibilidade Externa do cockpit - está prevista para o final de 2020.

O gerenciamento do desenvolvimento e construção do X-59 QueSST se enquadra no projeto Low Boom Flight Demonstrator, que faz parte do Programa de Sistemas de Aviação Integrados da NASA.

Fonte: Fighter Jets World 23 dez 2019

Trad./adapt. jambock

 

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É surreal lembrar que mesmo com toda tecnologia que temos HOJE, o único projeto supersônico que voou comercialmente foi projetado na década de 60.

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