Millan Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Alguns dados interessantes revelados pela ANAC: - 37% dos passageiros da LATAM em Congonhas estão em conexão. O percentual é de 29,8% na GOL e 0,6% na Azul. - O índice de concentração HHI é 3.912, o que segundo o CADE já altera negativamente o ambiente concorrencial. - Desde S17 não há qualquer perda relevante de slot em dias úteis. A título exemplificativo, a disponibilidade de slots às segundas foi nula na distribuição W19. O que é HHI, S17 e W19? Quote Link to post Share on other sites
Cassio.Fernandes Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 O que é HHI, S17 e W19? Summer 2017 (verão) e Winter 2019 (inverno) o outro termo não sei qual é, mas deve ser em quantidade de pax. Quote Link to post Share on other sites
PR-GGG Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 O que é HHI, S17 e W19? HHI é um índice de concentração de mercado. S = Summer W = Winter São as temporadas de alocação de slots utilizadas na aviação. Quote Link to post Share on other sites
PR-GGG Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Se a Azul queria tanto Congonhas porque não participou? Será que os advogados da Latam e da Gol estão errados ao recomendarem a participação das duas no leilão? Na minha visão, o leilão de hoje de nada valerá. Os slots já não eram da Oceanair. Mesmo que a justiça tenha garantido, o precedente da Pantanal é claro: os slots pertencem à ANAC e não cabe ao poder judiciário interferir no processo regulatório da agência. Como diria o Arnaldo, a regra é clara. A Oceanair passou 30 dias sem operação, a punição do órgão regulador é a perda imediata de slots. Se tem alguém querendo mudar a regra do jogo aqui são LA e G3. Elas alegam insegurança jurídica caso a ANAC queira "mudar" as regras presentes nas 338, sem dizer que a própria 338 tem mecanismos de mudanças de percentuais para entrantes. Quote Link to post Share on other sites
bannek Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Na minha visão, o leilão de hoje de nada valerá. Os slots já não eram da Oceanair. Mesmo que a justiça tenha garantido, o precedente da Pantanal é claro: os slots pertencem à ANAC e não cabe ao poder judiciário interferir no processo regulatório da agência. Como diria o Arnaldo, a regra é clara. A Oceanair passou 30 dias sem operação, a punição do órgão regulador é a perda imediata de slots. Se tem alguém querendo mudar a regra do jogo aqui são LA e G3. Elas alegam insegurança jurídica caso a ANAC queira "mudar" as regras presentes nas 338, sem dizer que a própria 338 tem mecanismos de mudanças de percentuais para entrantes. Concordo em partes. A AVB não pode dizer que o cancelamento do primeiro leilão tenha influenciado? Naquele momento ela estaria dentro do prazo. Quote Link to post Share on other sites
thor.rao Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Programa Amigo arrematado pela GOL. https://passageirodeprimeira.com/gol-arremata-programa-amigo-da-avianca-brasil-durante-leilao/?fbclid=IwAR0DBcrJuV_ZzJ4eMdA-nq4ExRiDV_ao_zzE73zSnakUUvJRdJTslOyDL40 https://passageirodeprimeira.com/retratacao-esclarecimento-sobre-gol-e-programa-amigo/?fbclid=IwAR0538FUSVA-MuYNOpJhId32U_0fHf1_QBQNAmxO7kZyGNYnzC2-CdJ_kn8 Retratação por informação errada. Quote Link to post Share on other sites
PR-GGG Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Concordo em partes. A AVB não pode dizer que o cancelamento do primeiro leilão tenha influenciado? Naquele momento ela estaria dentro do prazo. No momento do 1º leilão eles já estavam tentando fazer com que a ANAC não considerasse essa temporada de slots para a próxima distribuição, ou seja, eles já iam perder muitos slots e queriam mudar isso judicialmente. Quote Link to post Share on other sites
2setão Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Eu também concordo que os slots não podem ser negociados pelas empresas , vez que se trata de concessão/permissão concedida pelo poder público. Mas a Azul não ia participar do leilão antes da confusão toda? Antes os slots podiam ser vendidos mas, misteriosamente, depois que a azul saiu de cena, n podem mais? Na minha visão, o leilão de hoje de nada valerá. Os slots já não eram da Oceanair. Mesmo que a justiça tenha garantido, o precedente da Pantanal é claro: os slots pertencem à ANAC e não cabe ao poder judiciário interferir no processo regulatório da agência. Como diria o Arnaldo, a regra é clara. A Oceanair passou 30 dias sem operação, a punição do órgão regulador é a perda imediata de slots. Se tem alguém querendo mudar a regra do jogo aqui são LA e G3. Elas alegam insegurança jurídica caso a ANAC queira "mudar" as regras presentes nas 338, sem dizer que a própria 338 tem mecanismos de mudanças de percentuais para entrantes. 2 Quote Link to post Share on other sites
Woody Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Eu também concordo que os slots não podem ser negociados pelas empresas , vez que se trata de concessão/permissão concedida pelo poder público. Mas a Azul não ia participar do leilão antes da confusão toda? Antes os slots podiam ser vendidos mas, misteriosamente, depois que a azul saiu de cena, n podem mais? Quando passou a não ser mais interessante para a Azul, magicamente começaram a campanha contra a venda dos slots. Quote Link to post Share on other sites
PR-GGG Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Eu também concordo que os slots não podem ser negociados pelas empresas , vez que se trata de concessão/permissão concedida pelo poder público. Mas a Azul não ia participar do leilão antes da confusão toda? Antes os slots podiam ser vendidos mas, misteriosamente, depois que a azul saiu de cena, n podem mais? Cara, entendo o seu questionamento mas se não estou enganado a LA e a G3 tinha obrigação contratual com o Elliot em participar do leilão e ofertar os 70mm. Na minha opinião o leilão está fadado ao fracasso, não é interessante para qualquer empresa (além da LA e G3, pelas questões acima) participar. Quote Link to post Share on other sites
CRZ SPD LO Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 (edited) Leilão só para repassar o dinheiro do acordo com a Elliot, 70 milhões cravadinho de cada empresa, do jeito que a Elliot pediu para inventar essa nova forma de leilão em varias UPIs e barrar a primeira proposta da Azul. Resta saber se a justiça vai homologar, desqualificar, se fingir de morta, ou se vai ter juiz querendo mostrar que a toga dele é maior que a do outro ou outra. Que venham as cenas do próximo capítulo. O enredo tá interessante dessa novela mexicana chamada insegurança jurídica brasileira. Edited July 10, 2019 by CRZ SPD LO Quote Link to post Share on other sites
PT-KTR Posted July 10, 2019 Share Posted July 10, 2019 Leilão só para repassar o dinheiro do acordo com a Elliot, 70 milhões cravadinho de cada empresa, do jeito que a Elliot pediu para inventar essa nova forma de leilão em varias UPIs e barrar a primeira proposta da Azul. Resta saber se a justiça vai homologar, desqualificar, se fingir de morta, ou se vai ter juiz querendo mostrar que a toga dele é maior que a do outro ou outra. Que venham as cenas do próximo capítulo. O enredo tá interessante dessa novela mexicana chamada insegurança jurídica brasileira. Isso sim causará danos ao mercado e nao uma bagagem grátis. Quote Link to post Share on other sites
Crew Member Posted July 11, 2019 Share Posted July 11, 2019 Está na hora de esclarecer que Congonhas precisa de empresa "entrante" com aeronave do porte do ATR para o interior de SP e talvez Uberaba e Uberlândia, seria importante dar oportunidade à Passaredo para participar dos voos em Congonhas trazendo algumas aeronaves e renascer das cinzas. Saindo de Congonhas e voando para Congonhas a Passaredo decola de vez de forma consistente ! 2 Quote Link to post Share on other sites
Airbus-FA Posted July 11, 2019 Share Posted July 11, 2019 Mas se caso esse leilão seja invalidado e a redistribuição acontecer, tem algo que impeça a Passaredo de particilar e ganhar slots? Quote Link to post Share on other sites
Seahawk Posted July 11, 2019 Share Posted July 11, 2019 Duro essa discussão de slots, quando se teve a oportunidade de investir em transporte de alta velocidade em Rio-SP. Andamos na direção de estádios e olimpíada e perdemos o bonde. TMA SP crescendo 7-8% aa nos próximos anos, vamos expandir para a onde? 2 Quote Link to post Share on other sites
777Singapore Posted July 11, 2019 Share Posted July 11, 2019 Duro essa discussão de slots, quando se teve a oportunidade de investir em transporte de alta velocidade em Rio-SP. Andamos na direção de estádios e olimpíada e perdemos o bonde. TMA SP crescendo 7-8% aa nos próximos anos, vamos expandir para a onde? Tá na hora de acordar, ADS-B na TMA Limpar os puxadinhos velhos de SBSP; Construir saídas rápidas, Enfim tem muita coisa pra se fazer VCP tem muito a crescer, basta um trem para SP Quote Link to post Share on other sites
PR-GGG Posted July 11, 2019 Share Posted July 11, 2019 Mas se caso esse leilão seja invalidado e a redistribuição acontecer, tem algo que impeça a Passaredo de particilar e ganhar slots? Não. O que se discute é o percentual de slots para empresas entrantes como a Passaredo. No modelo atual de distribuição da 338, LA e G3 ainda recebem algo do que a Oceanair tinha - e não tem mais, frise-se. O que está se propondo é distribuir 100% do banco de slots para entrantes ou incumbentes que não LA e G3, que já concentram mercado. Quote Link to post Share on other sites
SOUSA CPV Posted July 11, 2019 Author Share Posted July 11, 2019 Turma, essa grana no "leilão", vai descontar o que Azul, Gol e Latam já adiantaram para Avianca. Neste caso, o que sobra para Avianca??? Pelo jeito funcionários receberão calote. Quote Link to post Share on other sites
CRZ SPD LO Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 Com todo respeito e amor a passaredo, ela não tem avião nem para cumprir os voos autorizados, muito menos os solicitados e de onde ela vai tirar avião para operar em CGH? Do que adiantaria ela assumir slot para atrasar voo, deixar passageiro no chão e perder o direito de operar lá? Podem dizer que ela priorizaria CGH, mas em detrimento do resto da malha? CHG nao está para amadores, no primeiro CHG-RAO que ela lançar a gol e TAM coloca um jato no mesmo horário é lá se vai o renascimento das cinzas da PAZ. Para mim, pega esses slots, divide entre quem quer excluindo Gol/Tam e sorte a passaredo. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 (edited) Se eu não errei no somatório G3 128 slots semana, 18.3/dia JJ 109 15.6 total 33.9 34.1 foi o que a O6 utilizou em mar19. Se o leilão for homologado, curioso pra saber de onde elas vão tirar voos pra ocupar todos os slots que ganharam em CGH e GRU, ou vão ter que alugar mais aviões pra ontem. tabelas com os horários https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/congonhas-confira-os-horarios-que-ficam-com-gol-e-latam-apos-leilao/ Edited July 12, 2019 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
Antonio (CENI) Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 Bem, não sei de onde vão tirar os aviões, mas a G3 tá movimentando bastante trip. técnica. Uma galera tá progredindo. Tem turma de copilas nova, o pessoal da Avianca pra entrar e ainda seleção interna pra copila pra acontecer. A aparência é de que tudo está sendo planejado pra crescimento. A dúvida mesma é de onde virão os aviões, ainda mais com MAX sem previsão de volta. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 (edited) Só reforçando, 34 são pousos + decolagens, 17 voos ida e volta ou pares de slots por dia, em média. Na G3 por exemplo, +9 voos em CGH + os novos slots de GRU + os novos voos de GRU do ICMS + substituição dos 7 MAX groundeados. Os seis 9Ws, será que chega? Edited July 12, 2019 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
PP-CJC Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 Bom dia amigos Forenses. ANAC ouve empresas aéreas e órgãos públicos sobre distribuição de slots em Congonhas http://www.revistaflap.com.br/web/industria/noticias/17560-anac-ouve-empresas-aereas-e-orgaos-publicos-sobre-distribuicao-de-slots-em-congonhas Fonte - Revista Flap Abs. Cursio Quote Link to post Share on other sites
PaxPoa Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 Turma, essa grana no "leilão", vai descontar o que Azul, Gol e Latam já adiantaram para Avianca. Neste caso, o que sobra para Avianca??? Pelo jeito funcionários receberão calote. Se o leilão não for homologado, i.e., prevalecer o parecer da ANAC, não terá dindin para os funcionários e credores. Certo? Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted July 12, 2019 Share Posted July 12, 2019 (edited) Se o leilão não for homologado, i.e., prevalecer o parecer da ANAC, não terá dindin para os funcionários e credores. Certo? Com ou sem leilão, não tem "dindin". A empresa não tem mais dono, o Elliot está tentando executar as ações que foram dadas em garantia. Se o leilão valer, o que for arrecadado descontado do que AD/G3/JJ adiantaram não deve sobrar quase nada. Advogados e facilitadores devem ter levado os últimos centavos que tinha no caixa. Edited July 12, 2019 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
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