Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Radar passivo ‘TwInvis’ da Hensoldt demonstra capacidade de controle de tráfego aéreo

Recommended Posts

Meus prezados
Radar passivo ‘TwInvis’ da Hensoldt demonstra capacidade de controle de tráfego aéreo

Antena-do-TwInvis.jpg
Antena do TwInvis montada em um veiculo

ULM, Alemanha — O provedor de soluções de sensores Hensoldt demonstrou as capacidades de seu sistema de radar passivo “Twinvis” quando implantado para controle de tráfego aéreo durante uma campanha de medição abrangente.
Um cluster de sensores de radar passivo foi instalado em quatro locais no sul da Alemanha para os testes, a partir dos quais o tráfego aéreo acima dessa região poderia ser monitorado e rastreado em tempo real. Isso mostrou que os sistemas de radar passivo podem rastrear aeronaves com precisão suficiente para serem usadas no controle de tráfego aéreo. Os sensores foram posicionados em Nuremberg, Roth, Erding e Ulm, enquanto os dados foram processados centralmente na instalações da Hensoldt em Ulm.
Trabalhando como meros receptores que não emitem nenhuma radiação, os sistemas de radar passivo detectam as aeronaves analisando os sinais que elas refletem das emissões existentes de terceiros. O sistema Twinvis se destaca com uma visão abrangente do espaço aéreo coberto, obtido pela análise simultânea de um grande número de bandas de freqüência. Por exemplo, até 16 transmissores FM (rádio analógico) mais 5 frequências usadas por vários transmissores DAB e DAB+ (rádio digital), bem como DVB-T e DVB-T2 (televisão digital terrestre) podem ser analisados simultaneamente pela primeira vez.
Além disso, uma nova geração de software oferece um desempenho sem precedentes em termos de alcance e precisão de detecção.
Em aplicações civis, os sistemas de radar passivos possibilitam o controle de tráfego aéreo econômico sem emissões adicionais e sem o uso de frequências de transmissão, que são escassas.
Uma-imagem-da-situa%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9
Uma imagem da situação aérea fornecida pelo sistema de rastreamento por radar passivo da Hensoldt, que cobre o espaço aéreo do sul da Alemanha. (Foto da Hensoldt)

Em aplicações militares, o sistema permite a vigilância de área ampla usando receptores em rede, oferecendo a vantagem de que os sistemas de radar passivos não podem ser localizados pelo inimigo e são muito difíceis de bloquear. Além disso, nenhum acordo é necessário com qualquer outra autoridade pública, já que não há radiação, o que permite que o sistema esteja rapidamente pronto para ser implantado em novos locais e também ser usado em áreas urbanas.
Isso resulta em outra vantagem da nova tecnologia: o sistema pode ser usado em locais onde a cobertura era anteriormente inadequada, por exemplo, em regiões montanhosas.
O Twinvis mostrou o que pode fazer em várias demonstrações para clientes militares, organizações de controle de tráfego aéreo e outras partes interessadas. Dois demonstradores Twinvis já foram entregues a potenciais clientes na Europa.
A Hensoldt, com sede em Taufkirchen, perto de Munique, é líder de mercado em soluções de sensores civis e militares, desenvolvendo novos produtos para combater uma ampla variedade de ameaças baseadas em conceitos inovadores em campos como big data, robótica e segurança cibernética. Com uma força de trabalho de cerca de 4.500 funcionários, a Hensoldt gera receita de mais de € 1 bilhão por ano.
TwInvis-Passive-Radar-System-2.jpg

TwInvis-Passive-Radar-System.jpg

FONTE: Hensoldt via site Poder Aéreo 29 jul 2019[/i]
Nota do Poder Aéreo: Já foi divulgado que radares passivos também estariam sendo desenvolvidos por outros fabricantes com o objetivo de detectar aeronaves stealth (furtivas).

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...