Jump to content
Sign in to follow this  
jansenwinter

Azul, Passaredo e MAP ficam com horários que eram da Avianca em Congonhas

Recommended Posts

Meus caros,

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/07/azul-passaredo-e-map-ficam-com-horarios-que-eram-da-avianca-em-congonhas.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) redistribuiu nesta terça-feira (30) os slots (horários de pouso e decolagem) que eram da Avianca Brasil no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Dos 41 horários disponíveis, a Azul ficou com 15 slots, a Passaredo com 14 e a MAP com 12 slots).

Com o resultado, a Azul passa a ter 41 slots, o mesmo número que a Avianca Brasil tinha no aeroporto.

Os espaços foram disputados por quatro empresas: Azul, MAP, Passaredo e Two. Na última segunda-feira (29), as duas primeiras haviam pedido os 41 slots para si. A terceira e a quarta solicitaram 30 e 14 horários, respectivamente.

O novo método de distribuição foi adotado pela agência para mitigar a concentração de mercado entre Gol e Latam, e atende a pedidos do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Ministério Público Federal, que recomendaram a mudança do percentual de slots da Avianca a serem distribuídos para as empresas aéreas remanescentes a fim de evitar um oligopólio.

• Like 1

A operação da Passaredo em CGH ao meu ver seria interessante, interligando CGH ao interior paulista. Agora, não vejo nexo nas operações da TWO e da MAP.

• Like 2

Chances de serem barradas (Passaredo e Map) na regra do DCEA sobre espaçamento?

Qual a chance da Map conseguir operar todos esses slots agora?

Qual a chance da Map conseguir operar todos esses slots agora?

A questão é: Como a MAP vai chegar até lá? Ela só opera em Manaus, Porto Velho e mais um punhado de destinos regionais. Vai colocar ATR pra fazer MAO-BSB-CGH? Ou vai comprar aviões maiores pra disputar essa rota? E lá vamos nós, repetir o erro da Puma, Rico, TAF.

• Like 1

https://exame.abril.com.br/blog/primeiro-lugar/map-linhas-aereas-se-diz-pronta-para-ponte-aerea-rio-sao-paulo/

Respondendo ao meu post.

Parece que a MAP quer de alguma maneira basear alguns ATR's em CGH e fazer a ponte aérea. Mas ainda não entendo. Como vão fazer os ATRs chegarem aqui no Sudeste? Pinga-pinga pelo Nordeste partindo de Belém, ou vão meter o loco e fazer um BSB-MAO-CGH-SDU-CGH e retorno?

ANAC distribui slots para novas empresas em Congonhas

Empresas terão até 9 de agosto para comprovar atendimento de requisitos operacionais
31/07/2019

Nesta quarta-feira (31/7), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizou o processo de distribuição provisória dos 41 horários diários de partidas e chegadas (slots) da Avianca Brasil no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), para as empresas MAP (12 slots), Azul (15 slots) e Passaredo (14 slots) nos horários que eram operados pela Avianca Brasil na pista principal.

As empresas MAP e Passaredo deverão comprovar, junto ao operador aeroportuário e ao órgão de controle do espaço aéreo, o atendimento de requisitos operacionais exigidos para operação no aeroporto.

Em razão das aeronaves operadas pela empresa Two Flex, os 14 slots solicitados foram alocados na pista auxiliar de Congonhas e estão pendentes de confirmação pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA).

Após a aprovação, as empresas poderão iniciar a oferta de voos de acordo com os horários alocados. Caso alguma empresa não seja autorizada a operar, os slots voltarão para o banco e serão distribuídos conforme a Decisão Nº 109, ou seja, até 100% para as empresas que possuem até 54 slots (entrantes) e o restante a ser dividido entre todas as empresas.

https://www.anac.gov.br/noticias/2019/anac-distribui-slots-para-novas-empresas-entrantes-em-congonhas

https://exame.abril.com.br/blog/primeiro-lugar/map-linhas-aereas-se-diz-pronta-para-ponte-aerea-rio-sao-paulo/

Respondendo ao meu post.

Parece que a MAP quer de alguma maneira basear alguns ATR's em CGH e fazer a ponte aérea. Mas ainda não entendo. Como vão fazer os ATRs chegarem aqui no Sudeste? Pinga-pinga pelo Nordeste partindo de Belém, ou vão meter o loco e fazer um BSB-MAO-CGH-SDU-CGH e retorno?

Acho que terão que basear em Cgh algumas aeronaves

Em alguns dias começa uma nova ofensiva de marketing da Azul afirmando que só ela possui os aviões adequados para as rotas em CGH e que os 15 slots outorgados não são suficientes para a ponte-aérea.

Não sou eu quem estou dizendo isso: em um próprio comunicado da empresa eles deixaram essa mesma mensagem implícita nas entrelinhas.

• Like 3

Respondendo ao meu post.

Baseando aviões em CGH e eventualmente trasladando para manutenções em MAO.

Trip teve durante anos a malha toda no Sudeste/Centro Oeste/Norte e 1 ATR dedicado em REC voando REC-FEN-NAT.

• Like 1

Two e MAP devem ter pedido os slots para valorizar a empresa por certo, não vejo outra razão.

Mandem alguém da Azul pra Israel no muro das lamentações para desafogar a mágoa lá. Que novela chata essa.

• Like 10

Mandem alguém da Azul pra Israel no muro das lamentações para desafogar a mágoa lá. Que novela chata essa.

È mais fácil, perto e barato falar direto com o Messias. :lol:

Respondendo ao meu post.

Tem sul-mato-grossense por trás da MAP há um certo tempo. O plano deles sempre foi se expandir ao sudeste/centro-oeste. Ademais, com slots em CGH, é possível que consigam atrair investimentos. Aliás, dizem as más línguas que já estão fazendo isso e vão trazer mais ATRs esse ano. Bora vê no que dá.

Edited by ErickCF

Seria bom ver uma integração dos ATR's em CGH com o interior de Minas, GVR, UDI, IZA. Quem sabe PLU-CGH de ATR da Passaredo?

• Like 1

Seria bom ver uma integração dos ATR's em CGH com o interior de Minas, GVR, UDI, IZA. Quem sabe PLU-CGH de ATR da Passaredo?

Podemos sonhar com essas ligações com o interior de Minas pela Two Flex.

• Like 1

Seria um grande diferencial, de um aeroporto central para outro sem ter concorrente algum!!!! Grande diferencial seriam esses voos a Plu.

Será que Marília e Bauru terão chances?

O que farão com os slots do Sdu? Como muitos destes slots eram usados no Cgh-Sdu e ,pelo visto,essas empresas não voarão na rota, o lado no Sdu ficará livre

Respondendo ao meu post.

Tem sul-mato-grossense por trás da MAP há um certo tempo. O plano deles sempre foi se expandir ao sudeste/centro-oeste. Ademais, com slots em CGH, é possível que consigam atrair investimentos. Aliás, dizem as más línguas que já estão fazendo isso e vão trazer mais ATRs esse ano. Bora vê no que dá.

Acho que a ligação entre o Norte do país e CGH passa por aí. Devem tentar (imagino eu) criar alguma rota que tenha lucro, mas que também fuja da concorrência direta no trecho.

Azul e Passaredo blz, mas MAP como fará para entrar em CGH, ligando para onde?

Meus dois centavos. Se não tiver bala na agulha é presente de grego

12 slots da 2Z em CGH? Eu fecharia a base GRU, salvo se ela for importante para conexões internacionais.

Pessoal, ambas viram uma oportunidade a preço quase inexistente. Agrega valor... :P

Seria um grande diferencial, de um aeroporto central para outro sem ter concorrente algum!!!! Grande diferencial seriam esses voos a Plu.

Será que Marília e Bauru terão chances?

O que farão com os slots do Sdu? Como muitos destes slots eram usados no Cgh-Sdu e ,pelo visto,essas empresas não voarão na rota, o lado no Sdu ficará livre

A Tam fazia com F27 decolando às 07:00 local CGH /PLU / SDU chegando por volta das 10:30h depois SDU/PLU/CGH pousando em SP às 15:30h era um sucesso, não sei se hoje daria certo. A Passaredo podia estudar algo assim. CGH / SDU foi se o tempo de tubo Hélice nessa rota.

Do interior de SP para CGH de manhã cedo , com retorno à noite possibilita não dormir em SP .

De SP para o interior como Rio Preto com escala em Ribeirão, tinha um voo de F27 de manhã CGH / Maringá / Prudente / CGH , hoje tem muito mais indústrias no estado de SP do que há 30 anos, então teria maior fluxo de passageiros.

A Passaredo deve ter um planejamento da necessidade das indústrias do interior paulista para montar uma malha saindo e chegando à CGH, lifé da aviação nas mãos da Passaredo, só não dá certo , se não quiserem.

E por que a twoflex não foi contemplada ?

Baseando aviões em CGH e eventualmente trasladando para manutenções em MAO.

Trip teve durante anos a malha toda no Sudeste/Centro Oeste/Norte e 1 ATR dedicado em REC voando REC-FEN-NAT.

Mas nessa época ela certificou duas bases como manutenção, NAT e VCP. Mas certamente a MAP vai certificar até um nivel X em CGH, depois rola o traslado, a questão é, a MAP hoje tem 3 ATR72 e 3 ATR42, só 2 72 e 1 42 estão disponiveis para voo...

Respondendo ao meu post.

Vão fazer o que a TABA fez no passado, isola 2, 3, 4 aviões no sudeste e pronto.

Não pode ter PLU-CGH, PLU é limitada a destinos com movimento inferior a 600k paxs anuais ou que não sejam capitais.

12 slots da 2Z em CGH? Eu fecharia a base GRU, salvo se ela for importante para conexões internacionais.

Pessoal, ambas viram uma oportunidade a preço quase inexistente. Agrega valor... :P

Concordo, fecha GRU e concentra em CGH.

E por que a twoflex não foi contemplada ?

Ela não é uma linha aérea.

Vagas aberta para Agente de Aeroporto em CGH na Passaredo.