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BLUE - SBKP -

Azul na Ponte Aérea: aérea solicita slots com o Airbus A320neo

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Obrigado! Mas indo um pouco mais a fundo, como isso afeta o dia a dia de trabalho do trip?

 

Se a tripulação é devidamente treinada e qualificada, a aeronave está dentro do seu envelope operacional e as condições atmosféricas são compatíveis para uma operação segura ... em absolutamente nada!

 

140 pés de diferença de comprimento de uma para outra não é algo do outro mundo. Tem muito avião que perde mais do que isso fazendo um flare (arredondamento) além do devido numa pista um pouco mais longa, em Ilhéus, por exemplo, e nem por isso vai parar na grama. Em termos comparativos, London City tem uma pista de 1,500m x 30m, mas as aproximações são feitas num ângulo de 5.5º (o normal é uma rampa de 3º), que é uma coisa muito mais complicada de se administrar, e a British opera com A318 por lá, nos seus voos entre LCY/JFK.

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Dentro desse tiroteio que virou esse tópico, a sua questão é interessante, pois quando os jatos começaram a operar regularmente no SDU, no início dos anos 90, havia uma série de restrições operacionais na utilização do B737-300.

 

Mas a aviação evoluiu. E além do B737-800 SFP, a Airbus também oferece desde meados desta década, se não estou enganado, um pacote de modificações para o A320 chamado de 'SHARP' - SHort AiRfield Package, e acredito que se a Azul quer colocar ASAP essa aeronave por lá, essa modificação já deve ter sido incorporada, pelo menos em algumas unidades de sua frota.

Longreach, poderia informar às restrições que o 737-300 sofria? Obrigado

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Longreach, poderia informar às restrições que o 737-300 sofria? Obrigado

 

Vale um breve histórico do uso do jato na Ponte Aérea ...

 

Apesar da demonstração da Boeing em 1985 (veio um B737 com as cores da companhia aérea Piedmont), a implantação da operação de uma aeronave a jato na rota entre SDU/CGH levou algum tempo até ser efetivada, apesar da pressão da Vasp e Transbrasil.

 

A própria FSF (Flight Safety Foundation) ficou bem cautelosa ao apresentar um relatório analisando o uso do B737-300 no SDU, principalmente com a pista molhada. Em 1991, com a substituição do Electra pelo B737, a Infraero aprimorou a capacidade de coeficiente de atrito da pista principal, fazendo a substituição dos primeiros 100 m da camada porosa de atrito de cada cabeceira, devido ao desgaste natural e ao acúmulo de borracha na área de toque. Posteriormente, foi feito um contínuo monitoramento do coeficiente de atrito da pista (se não me engano, no caso do Boeing 737 era necessário apresentar um valor mínimo ao redor de 0,60 medido no Mu-Meter).

 

Em meados dos anos 1990 foi necessário fazer outra intervenção na pista principal, pois notava-se que havia um desgaste considerável ao longo do pavimento. Somente em 1998 a pista auxiliar recebeu uma reforma para apresentar as mesmas características técnicas da pista principal (20L/02R).

 

Assim, a operação do 737 era acompanhada atentamente para evitar qualquer tipo de surpresa. De acidentes e incidentes, lembro-me de um caso que ocorreu em 1997, com o PP-VPC, que saiu da pista durante um pouso noturno na pista 20L (foi parar nas pedras que limitam o aterro e a Baía da Guanabara). Houve também um episódio durante a decolagem, quando o piloto pressionou o modo automático dos manetes de potência, sendo que o motor direito avançou e o esquerdo não ... o avião foi parar na grama.

 

Havia uma natural restrição de pesos, principalmente em função das condições atmosféricas, mas geralmente os 132 assentos e os jumpseats eram ocupados, levando algo em torno de 5,000 a 6,000 kg de combustível nos tanques. Curiosamente, o 737-200 também possuía análise de pista para operar no SDU, um feito que nunca ocorreu na prática.

 

Não sendo muito diferente do que ocorre atualmente, apesar de ser certamente muito mais rigorosa a qualificação, mas naqueles tempos apenas um pessoal especificamente treinado podia voar na rota, que incluía sessões de simulador e voos de linha acompanhados por um instrutor, e somente o comandante podia operar no SDU (tempos depois isso foi alterado). No aspecto técnico, o avião não era diferente daqueles que voavam nas demais linhas da empresa, exceto pela obrigatoriedade de utilizar motores 22K (havia duas versões de configuração de motores para o 737-300: 20K e 22K).

Edited by Longreach
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Uma coisa eu digo com mais de 100 decolagens e pousos por lá: as cias tem uma atenção especial para o SDU, creio que todas operam somente com comandantes, com suas melhores aeronaves e com atenção especial para chuva, etc.

 

É sem duvida o aeroporto que dá mais custo operacional (fecha bastante tanto por neblina quanto por chuva) não previsto.

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Curiosamente, o 737-200 também possuía análise de pista para operar no SDU, um feito que nunca ocorreu na prática.

Queria muito ver o Caravelle da SC em SDU. Essa foto é rara, se bem que tenho a impressão de ter visto uma em algum jornal da época.

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Queria muito ver o Caravelle da SC em SDU. Essa foto é rara, se bem que tenho a impressão de ter visto uma em algum jornal da época.

 

 

Off topic, mas a chefia pediu, tá liberado :lol:

 

Recebi via FB, desconheço a autoria e maiores detalhes de quando foi feito esse registro.

 

 

LGWkvsU.jpg

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Ponte aérea Rio-SP

Queda no preço

Caiu o valor das passagens entre as duas maiores capitais do país. Pesquisa da Kayak indica que houve redução de até 42%. Por quê? Por causa da entrada da Azul como operadora de voos na ponte aérea.

 

 

bbf7df0a-5370-41a8-aa5f-20dd54b42ef5.png

 

Ministro comemora

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) festejou a queda de preços no Twitter. Mostrou 1 recibo de passagem:

 

7a33c3ad-3e8e-4843-b173-a15626ad33d1.png

O ministro compartilhou em seu perfil no Twitter recibo de passagem para comemorar a queda de preços

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Off topic, mas a chefia pediu, tá liberado :lol:

 

Recebi via FB, desconheço a autoria e maiores detalhes de quando foi feito esse registro.

 

 

LGWkvsU.jpg

:rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev: :rev:

 

Obrigado Mestre! Salvo, guardado em HD e exportado para nuvem para não perder esta relíquia.

 

Como não tenho Facebook, às vezes perco estes registros históricos.

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Ponte aérea Rio-SP

Queda no preço

Caiu o valor das passagens entre as duas maiores capitais do país. Pesquisa da Kayak indica que houve redução de até 42%. Por quê? Por causa da entrada da Azul como operadora de voos na ponte aérea.

 

 

bbf7df0a-5370-41a8-aa5f-20dd54b42ef5.png

 

Ministro comemora

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) festejou a queda de preços no Twitter. Mostrou 1 recibo de passagem:

 

7a33c3ad-3e8e-4843-b173-a15626ad33d1.png

O ministro compartilhou em seu perfil no Twitter recibo de passagem para comemorar a queda de preços

 

 

Ridículo. É óbvio que vai cair, afinal são 16 voos por dia vazios para vender a menos de um mês da operação.

 

Há datas em que a Azul é 3x mais cara que G3/LA...

 

Só quero ver o discurso qdo sair o relatório de tarifas da ANAC e a Azul for a mais cara...

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Ridículo. É óbvio que vai cair, afinal são 16 voos por dia vazios para vender a menos de um mês da operação.

 

Há datas em que a Azul é 3x mais cara que G3/LA...

 

Só quero ver o discurso qdo sair o relatório de tarifas da ANAC e a Azul for a mais cara...

 

Relaxa amigo !

É só uma pesquisa do Kayak sobre como estão agora.

Se subir eles vão constatar também e pronto !

 

Parece que torce contra ?!

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A Azul entrou e tem o disparate de cobrar 547 reais o trecho para voar daqui a 2 meses !

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Relaxa amigo !

É só uma pesquisa do Kayak sobre como estão agora.

Se subir eles vão constatar também e pronto !

 

Parece que torce contra ?!

Só achei estranho o ministro compartilhar isso no perfil, óbvio que no começo eles vão precisar lotar, depois que Latam, Gol e Azul estiverem as 3 operando Sdu, rotas estabilizadas, tudo pode mudar

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A Azul entrou e tem o disparate de cobrar 547 reais o trecho para voar daqui a 2 meses !

 

 

Tudo tem um preço. Voar com o melhor avião do mundo e comendo o melhor serviço de bordo do mundo também tem o seu!

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Tudo tem um preço. Voar com o melhor avião do mundo e comendo o melhor serviço de bordo do mundo também tem o seu!

 

é o preço da experciência azul hahahahahaha

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A Azul entrou e tem o disparate de cobrar 547 reais o trecho para voar daqui a 2 meses !

 

Puxa, a entrada da Azul não serviu para beneficiar 1 dos 4.157.697 passageiros da ponte aérea (dado de 2018), em uma data específica daqui 2 meses? Poxa ANAC... vamos rever esses slots aí, os que estão comprando nas datas que a Azul está mais barata não contam não, um absurdo o que esta companhia faz.

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Percepção de valor (o que é diferente de valor real)

Lei da oferta e da procura

 

Dois conceitos que precisam ser relembrados sempre...

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Mais de 15 anos aqui no Fórum e ultimamente sonho em um dia entrar em um assunto e ter a qualidade de posts que você encontra no Airliners.Net

 

Aqui temos 70% de usuários provocando o outro, defendendo uma empresa, e o resto são usuários que realmente agregam conteúdo.

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Se alguém não se interessa por notícias de uma empresa, ou ainda, caso não goste dela, basta não acessar o tópico.
O fato de Azul entrar na ponte, não quer dizer que ela deva oferecer o menor preço. A escolha continua sendo do cliente.

Encontrei passagens na ponte por 109 reais com a Azul.
Mas claro que se eu optar por um horário de pico, em uma segunda ou sexta-feira, os preços estão tão altos quanto as demais.

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Mais de 15 anos aqui no Fórum e ultimamente sonho em um dia entrar em um assunto e ter a qualidade de posts que você encontra no Airliners.Net

 

Aqui temos 70% de usuários provocando o outro, defendendo uma empresa, e o resto são usuários que realmente agregam conteúdo.

 

não querendo criar intriga

"qualidade do airliners"

acompanho o airliners há 20 anos

nunca vi um forum perder tanta qualidade, um monte tanto fã boy, pessoas grosas, informações repetitivas, trilhões de posts perguntando porque empresa A não voa para destino B, porque empresa C nao compra aviao D, um monte de americano egocêntrico

a qualidade lá caiu demais

tem que ter paciencia para acompanhar um post....

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Puxa, a entrada da Azul não serviu para beneficiar 1 dos 4.157.697 passageiros da ponte aérea (dado de 2018), em uma data específica daqui 2 meses? Poxa ANAC... vamos rever esses slots aí, os que estão comprando nas datas que a Azul está mais barata não contam não, um absurdo o que esta companhia faz.

DataS EspecíficaS. E não foi só 1 passageiro não. Foi 1, 2 ,3, 20, 30, 40...

 

Viagem para daqui 2 , 3, 4 meses. A não ser que você ache "benéfico" pagar mais de 250 reais por um trecho da Ponte Aérea. Foi para isso então que querem a "concorrência" ?

 

Faça uma pesquisa e veja o que de tão sensacional tem a AZUL no quesito preços. Agora, se você for tiete da empresa e fã do polvilho com balinha colorida, tem mais que defender mesmo esses preços.

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não sei a surpresa

Azul sempre foi a empresa mais cara

Esse papo de mais concerrência era só marketing

Ou alguem realmente acreditava nisso

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Corrigindo: R$ 1054,00 somente IDA no mês de Dezembro em VÁRIAS DATAS ( no PLURAL)

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Corrigindo: R$ 1054,00 somente IDA no mês de Dezembro em VÁRIAS DATAS ( no PLURAL)

E 99 reais no lançamento para chamar atenção do ministro

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Corrigindo: R$ 1054,00 somente IDA no mês de Dezembro em VÁRIAS DATAS ( no PLURAL)

Meu irmão vai sempre de Congonhas para SBNF, já chegou a pagar R$1,300.00

Preço vai muito de datas que são concorridas, compra muito em cima da hora, horário de pico do tipo domingo a noite, etc

 

A Azul não é uma empresa barateira, logo.....

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