Jump to content
Sign in to follow this  
BLUE - SBKP -

Azul na Ponte Aérea: aérea solicita slots com o Airbus A320neo

Recommended Posts

Mais de 15 anos aqui no Fórum e ultimamente sonho em um dia entrar em um assunto e ter a qualidade de posts que você encontra no Airliners.Net

 

Aqui temos 70% de usuários provocando o outro, defendendo uma empresa, e o resto são usuários que realmente agregam conteúdo.

Quem faz a qualidade de um fórum são os usuários, o Contato Radar (moderadores, administradores...) apenas atuam se há post desrespeitoso com as regras do fórum.

 

Falo aqui como usuário A345_Leadership, mero entusiasta. Há inúmeros usuários que são cansativos, repetitivos, provocativos, bajuladores, parciais, etc... Meu conselho: ignore, são um tipo que qualquer fórum deixa de canto depois de um tempo. Contribua com postagens que agregam valor, ignorando estes arquétipos. E posso dizer que há inúmeros usuários que dá gosto de ler seus posts, seja um avgeek ou piloto da SIA. :)

  • Like 9

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu deus, isso aqui tá ridículo, não importa o que faça, o que vale é chingue a azul, agora estão botando preço num serviço, pq ninguém falou nada agora que a ponte estava mil reais e era gol e Tam. A questão é criticar a empresa e pronto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu deus, isso aqui tá ridículo, não importa o que faça, o que vale é chingue a azul, agora estão botando preço num serviço, pq ninguém falou nada agora que a ponte estava mil reais e era gol e Tam. A questão é criticar a empresa e pronto.

 

Tem dois lados da moeda aí, um o seu, que não deixa de ser verdade, o outro é apenas consequencia do seu team que prometeu entrar para baixar os preços e estimular a concorrência risos, de dupolio para triopolio!

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Tem dois lados da moeda aí, um o seu, que não deixa de ser verdade, o outro é apenas consequencia do seu team que prometeu entrar para baixar os preços e estimular a concorrência risos, de dupolio para triopolio!

Sim...afinal fez de tudo para bloquear as outras empresas com argumentos ridiculos para pegar tudo pra ela

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu deus, isso aqui tá ridículo, não importa o que faça, o que vale é chingue a azul, agora estão botando preço num serviço, pq ninguém falou nada agora que a ponte estava mil reais e era gol e Tam. A questão é criticar a empresa e pronto.

Mas se a própria Azul já está vendendo passagens a 1000 reais, ela tanto que falou que queria a concorrência para estimular os preços e agora começou as vendas a 99 reais e no dia seguinte já tem opções a 1000? Por isso que tá esse mimimi, ainda vai tirar os slots da MAP e Passaredo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso me lembra tanto o case do Corolla...

 

Dentro da categoria não é o melhor motor, não é o mais equipado, não é o mais seguro, mas a percepção de valor a respeito da Toyota e da confiabilidade do carro faz com que paguem 110 mil reais nele, fazendo do Corolla o único sedan médio entre os dez veículos mais vendidos do país.

 

A Azul soube fazer isso direitinho no transporte aéreo. Não importa o que vale o serviço de fato, mas o quanto as pessoas ACHAM que vale. E ela fez a maioria do público consumidor achar que uma passagem da Azul vale mais do que o seu valor real. Todo mérito ao marketing e, provavelmente - opinião pessoal - ao serviço mais uniforme dentre as grandes.

 

Então, se ela cobra mil e tantos reais por um trecho de 45 minutos de voo onde há concorrência, certamente alguém está disposto a pagar. É simples como parece.

Edited by F-GSPN
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas se a própria Azul já está vendendo passagens a 1000 reais, ela tanto que falou que queria a concorrência para estimular os preços e agora começou as vendas a 99 reais e no dia seguinte já tem opções a 1000? Por isso que tá esse mimimi, ainda vai tirar os slots da MAP e Passaredo

Entendo seu raciocínio,mas também olho pelo mercado; as cias oferecem passagens a um preço alto e se tiver demanda vão baixar porque ?

Até que alguma comece o jogo de baixar um pouco e a outra mais um pouco e o mercado vai regular.

Cabe ao estado acompanhar somente se não há formação de cartel, o resto é livre.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendo seu raciocínio,mas também olho pelo mercado; as cias oferecem passagens a um preço alto e se tiver demanda vão baixar porque ?

Até que alguma comece o jogo de baixar um pouco e a outra mais um pouco e o mercado vai regular.

Cabe ao estado acompanhar somente se não há formação de cartel, o resto é livre.

Sim, estás correto, só chamou a atenção que ela falou o contrário, mas no segundo dia de vendas já passou a oferecer tarifas iguais ao duopólio anterior

Share this post


Link to post
Share on other sites

A avaliação do efeito da entrada da Azul não tem que ser feito pegando uma data específica e concluindo que ficou mais caro ou mais barato pq tem um voo a 99 reais ou outro a 1500.

 

O efeito sobre o preço vai ser percebido ao analisar, no medio/longo prazo, o preço médio e comparar com período semelhante no ano anterior. O resto é contabilidade criativa.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

A análise correta vai ser olhar entre Abril e Julho do ano que vem e comparar com esse ano quando só estava Latam e Gol. Mas olhar a tarifa média depois de voado, não é olhar as tarifas que estão no sistema hoje.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, o que efetivamente é alterado nessas aeronaves SFP, LIP, SHARP? Causa album efeito "cobertor curto", tipo maior consumo, menor alcance, mais emissões?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faz 5 anos que não voo pela Azul. Quase sempre é a mais cara quando procuro algum voo. Esse ano fui voar num E195, pela TAP (avião ex-Azul).

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

É a lei da oferta x demanda

Se as três companhias estão cobrando R$ 1.500,00 no trecho da ponte aérea, e o avião sai lotado, vão continuar cobrando R$ 1.500,00. Agora se os aviões começarem a bater lata, aí cai o preço.

 

Neste outro tópico está a discussão sobre voos executivos compartilhados (através do APP Flapper). Caso eu viajasse na ponte aérea e uma empresa aérea me cobrar R$ 1.500,00 em um SDU-CGH, e tiver um voo executivo compartilhado por esse mesmo valor, vou preferir o voo executivo. Óbvio, que logo as grandes empresas estarão implicando contra esses voos, assim como taxistas implicam com o Uber.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

A ponte aérea ficou subofertada nos horários de pico com a saída da Avianca. A entrada da Azul vai trazer mais equilíbrio nisso.

 

E é ÓBVIO que ter 3 empresas operando uma rota é melhor que 2. Haverá mais concorrência e a tarifa média tende a baixar, o que não quer dizer que vai ficar baratinha e todo mundo vai pagar R$100 pra fazer CGH-SDU. A ponte nunca foi uma rota com tarifa média baixa, pelo contrário, é das mais lucrativas pras cias aéreas. A Azul, que não é muito de fazer guerra tarifária, não vai jogar um yield desses no lixo. Vão fazer promoção por 2 meses pra encher os voos iniciais que têm um pre-sale curto e depois volta ao padrão de quando havia GOL/Latam/Avianca operando na rota.

 

Independente dos argumentos e atalhos que a Azul usou pra conseguir esses slots em CGH, é claro que haverá benefício ao consumidor por haver mais concorrência.

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

DataS EspecíficaS. E não foi só 1 passageiro não. Foi 1, 2 ,3, 20, 30, 40...

 

Viagem para daqui 2 , 3, 4 meses. A não ser que você ache "benéfico" pagar mais de 250 reais por um trecho da Ponte Aérea. Foi para isso então que querem a "concorrência" ?

 

Faça uma pesquisa e veja o que de tão sensacional tem a AZUL no quesito preços. Agora, se você for tiete da empresa e fã do polvilho com balinha colorida, tem mais que defender mesmo esses preços.

 

Eu sei muito bem os preços que a Azul cobra e sei que não são os mais baratos sempre. É só voar nas outras se você achou caro para as suas datas específicas. Eu encontrei várias datas que me interessam com a Azul mais barata. Assim como várias outras com a LATAM mais barata e a GOL mais barata. Se a companhia cobra muito caro, eu simplesmente não compro, mas entendo que a companhia é livre pra estabelecer os seus preços e não acho um "disparate". Se ela consegue vender pra alguém mais caro, que seja, paciência. Se não conseguir, logo vai baixar os preços. Pelo menos agora tem 3 de novo e não duas, será mais difícil ter datas em que não tenha nenhum assento em preço aceitável, o que foi a regra nesses tempos sem a Avianca

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resumindo (se dar para ser resumido)

 

Pernas mais "curtas" de 4, 5 frequências em geral são tão ou mais desgastantes que 1 ou 2 etapas, tanto para Pilotos e Comissários, vem desde a hora da apresentação e se houve um razoável descanço, briefing, eventuais vôos extra-a serviço,até a preparação da cabine, ítens inoperantes-manutenção, ATC, alterações em Plano de Vôo, trócas eventuais de aeronave num mesmo dia, metereologia, e todo o processo da decolagem, monitoramento do vôo e atenção no pouso.

 

Há uma variante, que os "terráquios", quem brincamos chamar os quem não voam/voaram e não compreende em parte a dinâmica: Pressurização, a exposição a baixa humidade, a altitude de cabine (em média 8000ft), aos vapores de combustível e ao próprio estresse que é lidar com pessoas; as relações interpessoais (você não convive com os mesmos colegas de trabalho mais que 2 ou 4 dias), chego a até compreender que os que sofrem mais são os comissários (chegam a lidar com mais de 500 pax num dia!) inclusive pelo esforço físico e desgaste mental.

 

O passageiro, a lazer ou negócios, em geral não compreende porque não está no dia a dia, compreendo sua dúvida e espero ter esclarecido.

Obrigado! Mas indo um pouco mais a fundo, como isso afeta o dia a dia de trabalho do trip?

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

A questão é simples. Se Gol e Latam ficam com os slota da AVB elas não iriam adicionar vôos na ponte aérea, logo o mercado da ponte aérea ficaria mais concentrado. Com mais um player na ponte aérea a concentração diminui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas o cobertor é curto.

 

Para entrar de forma competitiva na ponte aérea a Azul precisou usae os slots dos voos pra CWB e POA, então nessas rotas o valor médio da passagem deve aumentar, pois vão ficar na mão de GOL e Latam.

 

Não à toa a Azul tentou a manobra pra barrar a entrada de Passaredo/MAP, porque se ficasse com todos os slots poderia manter os atuais voos e entrar de forma competitiva na ponte aérea.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exatamente, para pagar a promessa de entrar na ponte e diminuir a concorrência, teve que abrir mão das outras rotas. (É claro que a ponte aérea é mais lucrativa, se não eles não fariam isso).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exatamente, para pagar a promessa de entrar na ponte e diminuir a concorrência, teve que abrir mão das outras rotas. (É claro que a ponte aérea é mais lucrativa, se não eles não fariam isso).

Vai ter mais concorrência na ponte e menos nas outras rotas. Isso tem nome: demagogia.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas o cobertor é curto.

 

Para entrar de forma competitiva na ponte aérea a Azul precisou usae os slots dos voos pra CWB e POA, então nessas rotas o valor médio da passagem deve aumentar, pois vão ficar na mão de GOL e Latam.

 

Não à toa a Azul tentou a manobra pra barrar a entrada de Passaredo/MAP, porque se ficasse com todos os slots poderia manter os atuais voos e entrar de forma competitiva na ponte aérea.

Ela foi muito prudente em priorizar a rota mais rentável e sacrificar Poa e Curitiba,onde já mantém ampla malha saindo de Gru e Vcp.

 

Uma coisa que queria entender é porque a ANAC usou o termo alocação provisória , por acaso MAP e Passaredo vão arrendar aeronaves,tripulações e lojas e depois de alguns meses ter os slots devolvidos?

 

Quando MAP e Passaredo iniciam os voos,digo,prazo limite é 29/10?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas a Azul já tem ampla oferta pro SDU partindo de VCP e GRU também.

 

A real é que ela cortou CGH-POA e CGH-CWB porque acredita que vai ganhar mais dinheiro no CGH-SDU

 

O argumento de "concorrência" é só uma desculpa/estratégia de marketing porque aumenta concorrência numa rota, mas reduz em outras duas.

Edited by Leirbag

Share this post


Link to post
Share on other sites

...porque acredita que vai ganhar mais dinheiro no CGH-SDU

 

E não é o princípio de qualquer empresa ? seja de qualquer ramo !

Só o estado estipula coisas sem noção, as empresas visam lucro em sua atividade; seja em um restaurante ou uma cia aérea.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ela foi muito prudente em priorizar a rota mais rentável e sacrificar Poa e Curitiba,onde já mantém ampla malha saindo de Gru e Vcp.

 

Uma coisa que queria entender é porque a ANAC usou o termo alocação provisória , por acaso MAP e Passaredo vão arrendar aeronaves,tripulações e lojas e depois de alguns meses ter os slots devolvidos?

 

Quando MAP e Passaredo iniciam os voos,digo,prazo limite é 29/10?

A alocação é provisória pq agora a cia vai ter que manter a regularidade operacional para não perder os slots, o período foi de 27/10/19 até uma data específica em Março/2020, que não me recordo agora; contudo, se elas tiverem condição de iniciar antes, também está autorizado; agora, pelo que entendi, não pode ser depois de 27/10, pq nesse caso, já entraria na estatística de não cumprimento do slot concedido.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A alocação é provisória pq agora a cia vai ter que manter a regularidade operacional para não perder os slots, o período foi de 27/10/19 até uma data específica em Março/2020, que não me recordo agora; contudo, se elas tiverem condição de iniciar antes, também está autorizado; agora, pelo que entendi, não pode ser depois de 27/10, pq nesse caso, já entraria na estatística de não cumprimento do slot concedido.

A regularidade operacional já é aplicada às demais empresas que operam no aeroporto há mais anos , não é algo novo e específico para as entrantes

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade