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Azul tenta barrar entrada de Passaredo e MAP no aeroporto de Congonhas


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Azul tenta barrar entrada de Passaredo e MAP no aeroporto de Congonhas

 

Vinícius Casagrande

 

Colaboração para o UOL, em São Paulo

 

12/08/2019 17h12

Atualizada em 12/08/2019 19h42

A Azul tem pressionado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para tentar barrar a entrada das companhias aéreas Passaredo e MAP no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos horários (slots) deixados pela Avianca Brasil. Caso as concorrentes sejam impedidas de operar no aeroporto, a Azul poderia herdar todos os horários que eram da Avianca .

 

Inicialmente, as empresas tinham até a última sexta-feira (9) para apresentar a comprovação dos requisitos técnicos, mas o prazo foi adiado para hoje. A Anac deve decidir entre hoje e amanhã se barra ou não a operação das duas empresas em Congonhas.

 

 

 

Azul critica avião que ela mesma já usou

A Passaredo e a MAP receberam 14 e 12 slots que eram da Avianca, respectivamente, e pretendem operar com aviões turboélices do modelo ATR 72. A Azul, que recebeu 15 novos slots (já tinha outros 26), alega que o modelo de avião que as concorrentes querem usar não tem capacidade operacional e tem poucos assentos.

 

A Azul chegou até mesmo a enviar um estudo à Anac mostrando que o avião não teria condições de cumprir certas exigências de operação. A empresa afirma que enviou o estudo a pedido da Anac, mas a agência disse que não solicitou o documento e que a Azul enviou por iniciativa própria.

 

Apesar da ofensiva contra as operações de aviões ATR em Congonhas, a própria Azul já chegou a operar no aeroporto da capital paulista com o turboélice ATR 72. "Mas isso foi logo no início das operações em Congonhas e aos finais de semana, quando o impacto era menor", afirmou Marcelo Bento, diretor de relações institucionais da Azul.

 

Sugestão de colocar concorrentes na pista auxiliar

O presidente da Azul, John Rodgerson, negou que a empresa queira impedir a entrada da Passaredo e da MAP no aeroporto de Congonhas. Segundo ele, a Azul defende apenas que as duas empresas operem na pista auxiliar. Na prática, isso significa que as duas empresas não utilizariam os slots deixados pela Avianca, abrindo espaço para a Azul ter mais voos em Congonhas.

 

"Não temos medo da MAP e da Passaredo. Queremos que eles operem em Congonhas, mas queremos que operem na pista auxiliar para fazer melhor uso dos ativos. Se forem para a pista auxiliar, vai ter mais voos, e isso é bom para o consumidor", afirmou.

 

Uma fonte que pediu para não ser identificada afirmou, no entanto, que isso prejudicaria um potencial crescimento futuro das companhias. "As operações na pista auxiliar não criam uma garantia de slot e não dariam condição para operar um avião maior no futuro, como Boeing ou Airbus", disse.

 

Antes mesmo do anúncio da distribuição dos slots pela Anac, a Azul já criticava a possibilidade de outras empresas menores conseguirem espaço em Congonhas.

 

"A empresa acredita que a abertura do aeroporto da capital paulista a uma série de novos entrantes aumenta o número de empresas presentes em Congonhas, mas não acirra a competição. Operar slots em Congonhas com aeronaves menores e, consequentemente, com poucos assentos, representa um uso ineficiente desses valiosos recursos públicos, impedindo a entrada efetiva de qualquer novo concorrente na ponte aérea Congonhas-Rio e Congonhas-Brasília", afirmou, na época.

 

Velocidade na aproximação final

Na semana passada, a Azul enviou à Anac um estudo dizendo que os aviões da ATR não teriam condições de cumprir a velocidade mínima de aproximação final de 120 nós (222 km/h), exigida para operação em Congonhas das 7h às 9h e das 18h às 21h.

 

Segundo uma fonte que teve acesso ao documento, o problema é que o estudo da Azul calcula a velocidade com o avião vazio, com cerca de 19 toneladas. Nesse caso, a velocidade de aproximação final seria de 110 nós (204 km/h). No entanto, acima de 22 toneladas, com passageiros, carga e combustível adicional, a velocidade subiria para 121 nós (224 km/h), cumprindo as exigências.

 

O diretor de relações institucionais da Azul afirmou que os estudos consideram sim o peso máximo de pouso, de 22 toneladas, e que a velocidade recomendada pela ATR é de 110 kt a 112 kt.

 

Como a velocidade mínima é exigida em apenas alguns horários, a maioria dos voos solicitados pela Passaredo e pela MAP não seria afetada com essa restrição.

 

Um estudo que teria sido feito pela ATR apontaria que, mesmo com a diferença de velocidade de 110 nós para 120 nós, o impacto do tempo total na aproximação final do avião é de nove segundos. Por outro lado, o turboélice consegue sair da pista após o pouso 20 segundos mais rápido que os aviões maiores.

 

A restrição da velocidade seria para agilizar o fluxo do tráfego aéreo. Atualmente, a Passaredo já opera com o ATR 72 no aeroporto de Guarulhos (SP), mais movimentado que o de Congonhas. Nesse caso, a Passaredo recebeu uma autorização especial da Anac para operar até 20 nós (37 km/h) acima da velocidade padrão da aproximação final, desde que cumpra outros requisitos operacionais.

 

 

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Publicamente faz um escândalo sob o pretexto da necessidade da concorrência.   Nos bastidores faz de tudo pra abocanhar o pedaço da torta sozinha.   Podiam ao menos dar uma disfarçada.

PONTE AEREA? Só tem três opções , você acha justo?   Eu quero #OutrasempresasemCGH

Azul: Vocês não podem operar ATR em CGH *ATR da Azul pousa em CGH Azul: Tá, eu posso e vcs não

Publicamente faz um escândalo sob o pretexto da necessidade da concorrência.

 

Nos bastidores faz de tudo pra abocanhar o pedaço da torta sozinha.

 

Podiam ao menos dar uma disfarçada.

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No aguardo do porta-voz oficial da empresa aqui no CR se pronunciar sobre isto ou vai continuar fingindo que não é com ele.

 

Ou só aparece para provocar o pessoal da Orange?

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Publicamente faz um escândalo sob o pretexto da necessidade da concorrência.

 

Nos bastidores faz de tudo pra abocanhar o pedaço da torta sozinha.

 

Podiam ao menos dar uma disfarçada.

Concorrência si, pero no mucho. 🤣😂

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Posicionamento sem pé nem cabeça. E se MAP e Passaredo a curto prazo decidirem adicionar aeronaves maiores à sua frota? A Azul agora quer controlar até decisões estratégicas das outras empresas. É patético o que vem acontecendo nesse episódio dos Slots de CGH.

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E desde quando a escala deixa tripulante dormir?

 

kkkk. Pois é, por isso que depois de 21 anos sem dormir direito eu deixei essa vida...

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Manda a Azul tirar a Flybe de LHR então porque opera com o Dash Q400 por lá, que é muito mais restrito em slots/trafego aéreo que CGH.

 

Completamente descabido o argumento da Azul.

Edited by Leirbag
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Essa choradeira da AD está de mais, como foi dito pelo PR-GTA logo acima está patética, conseguem de graça os slots e ficam nesse chororô sem fim.

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Esta mais que certa em tentar ficar com os slots, estranho seria se não se mobiliza-se para tal.

 

Não à toa é a companhia aérea mais antipatizada do país... Ridículo essa ladainha com os slots de CGH...

Essa antipatia parece que vem apenas de alguns membros dos CR, porque a Azul continua em expansão.

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Esta mais que certa em tentar ficar com os slots, estranho seria se não se mobiliza-se para tal.

 

Essa antipatia parece que vem apenas de alguns membros dos CR, porque a Azul continua em expansão.

Você já deu uma olhada nos comentários nas postagem deles nas redes sociais?

 

é 4 puxando o saco e 6 metendo o pau, principalmente devido a preços, então a fan base dela não esta tão boa assim não.

 

 

Edited by Cassio.Fernandes
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PONTE AEREA?

Só tem três opções , você acha justo?

 

Eu quero

#OutrasempresasemCGH

Pior estava antes com só duas por vários anos !

 

Mas é uma piada mesmo ficar ão restrito.

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Triste é você ver que o povo fanboy da Azul é funcionário ou gente que nunca entrou em um avião na vida e acredita naquele papo de empresa de bandeira.

 

Fora a turma que acha melhor porque "da comida".

 

#TwoFlexemCGH #MAPemCGH #PassaMedoCGH (odeio a empresa, mas tem todo meu apoio nesse caso)

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#LAGUNAemCGH :dente:

 

Sério pessoal, os executivos vieram do país mais capitalista do mundo. Lá eles conseguem o que querem aqui? Não, porque há uma segurança jurídica séria em que se a ANAC diz que os slots deverão ser distribuídos, que assim seja. Vai chorar? Compre a concorrente.

 

Azul (vulgo seus executivos) faz o que quer por causa do nosso sistema. Quem diria que a insegurança jurídica não seria boa para um investidor estrangeiro?

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MAP postando nas redes sociais que terá grandes novidades no Final de semana, a aguardar...

Tomara, nada de deixar os smurfs barrarem os outros....todos entao tem direito e chega de hipocrisia dessa azul

Edited by Max_dreamliner
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