Jump to content

TAP define plano de rota para 2020


Recommended Posts

13/08/2019

 

Companhia amplia foco nos EUA e Brasil.

Nova Ponte Aérea para Madrid a partir do Porto e Lisboa.


  • Verão de 2020 com mais crescimento, frequências e novos produtos.
  • Nova Ponte Aérea passará a ligar Lisboa a Madrid.
  • Nova Ponte Aérea passará a ligar Porto a Madrid.
  • Aposta nos EUA continua: total de 4 voos diários para Nova Iorque (de Lisboa e do Porto), voos diários para Washington DC e Chicago e 10 voos por semana para Miami.
  • Reforço no Nordeste e Norte do Brasil com mais dois voos por semana para Natal e também para Belém, como Airbus A321neo Long Range.
  • Novo Airbus A321neo Long Range irá operar para Moscovo, com mais eficiência e o mesmo conforto de um avião de Longo Curso.
  • Telavive passa a ter duas frequências diárias em A321neo Long Rang.

Nos últimos dois anos, a TAP registou um crescimento assinalável do número de lugares oferecidos na sua rede. Em 2018, a Companhia disponibilizou mais 12 por cento de lugares e, em 2019, a capacidade oferecida já aumentou 9,3 por cento. Em 2020, o enfoque será consolidar e crescer nas apostas que estão a ser mais bem-sucedidas.

Com uma frota mais moderna e confortável no próximo ano, com todas as aeronaves do Longo Curso com interiores novos ou renovados e com uma frota de A321LR quatro vezes maior do que em 2019, a TAP continuará a investir na sua operação e são muitas as novidades previstas já para o verão do próximo ano.

Aposta nos EUA continua
Em 2020, a Companhia mantém a sua grande aposta nos Estados Unidos, com quatro voos diários para Nova Iorque: duplicam as frequências diárias entre Lisboa-Nova Iorque (JFK), além do voo Lisboa-Newark (EWR) e do Porto-Newark (EWR), que passa a ser diário. Miami receberá dez voos por semana, em vez dos atuais sete. Também as novas rotas de Washington D.C. e Chicago passarão a contar com voos diários.

Brasil com A321LR no Nordeste e Norte, permitindo mais frequências semanais
A TAP continua também a investir no Brasil, com voos no novo A321LR e com frequências reforçadas para as cidades de Natal e de Belém, crescendo de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos.

TAP mantém espaço conquistado no Porto
No Porto, entre 2017 e 2018, a TAP registou um aumento de 20 por cento (20%) em número de passageiros, ultrapassando pela primeira vez a marca dos dois milhões. As perspetivas são igualmente positivas para este ano de 2019, considerando que, entre janeiro e julho, a TAP está já a crescer 11 por cento (11%). Números de sucesso, que permitem à TAP, em 2020, implementar ajustes na rede do Porto, com o objetivo de redirecionar a capacidade para mercados onde a competitividade da Companhia seja maior. Assim, a TAP redireciona a capacidade dos voos Porto-Barcelona e Porto-Lyon, suspendendo a operação nesses mercados, que conta com ampla oferta da concorrência, para construir a novíssima Ponte Aérea entre Porto e Madrid, que contará com seis frequências diárias, mais que o dobro da oferta atual. Permite ainda aumentar as ligações entre o Porto e o Funchal com mais um voo diário, a meio do dia, operado no novo Airbus A321neo Long Range e fazer a operação diária do Porto-Newark (EWR) e a quarta frequência semanal Porto-São Paulo.
Por fim, a Ponte Aérea a jato para Lisboa ganha mais uma frequência diária em relação ao verão de 2019. Com estes ajustes, a TAP aumenta ligeiramente as frequências no Porto em 2020 e assegura o espaço reconquistado nos últimos dois anos.

Fortalecimento contínuo do Hub em Lisboa
Em Lisboa, o número de passageiros continua também a subir: 8,8 por cento (8%), entre 2017 e 2018, e, este ano, já com um crescimento de 6 por cento (6%). À saída da capital portuguesa, a capacidade dedicada a Estugarda, Colónia e Basileia, será redirecionada para outros mercados. Será criada uma nova Ponte Aérea ligando Lisboa a Madrid. Alem disso, a TAP lançará uma nova rota para Santiago de Compostela, e reforça outras ligações a Espanha, acrescentando voos diários entre Lisboa e as cidades de Barcelona (seis para sete diários), Bilbau, Valência e Málaga, todos de dois para três diários, e Sevilha (de três para quatro voos diários). Também Casablanca, a maior cidade de Marrocos, contará com mais uma frequência diária à saída de Lisboa, melhorando assim a conectividade com a rede intercontinental da TAP. A rota de Telavive, que abriu este ano, é um sucesso comprovado, motivo pelo qual a Companhia aposta agora em dois voos diários, em vez de apenas um, e ambos com o moderno A321 Long Range, permitindo assim melhor conectividade de Israel com os Estados Unidos e Brasil. A TAP passa também a voar para Moscovo com A321LR, permitindo corresponder às exigências de conforto dos passageiros que voam para aquele destino.

Suspensão da operação em London City
Devido às incertezas de procura por parte dos Clientes, associada ao Brexit, e pelos resultados abaixo do esperado nesse mesmo mercado, a TAP decide suspender a operação no aeroporto de London City, compensando parcialmente os assentos perdidos com o aumento da capacidade dos aviões à partida de Lisboa e do Porto para os restantes aeroportos londrinos, nos períodos de maior procura.

Aeronaves novas para Luanda e Maputo
A aposta em equipamentos mais modernos, eficientes e confortáveis, permitem também que a TAP consiga, já este ano, disponibilizar os novos A330neo aos passageiros que voem para Luanda, a partir de outubro e, até final do ano, para os passageiros que voem para Maputo.

O plano de rota da TAP para 2020 está naturalmente sujeito à obtenção de Slots, processo que se inicia agora em agosto.

 

 

https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-786

 

Link to post
Share on other sites

5 voos por semana em BEL e NAT será que vai ter pax pra isso tudo? Devem ter estudado antes...

 

3 x 268 (332) = 804 assentos por semana (75J nos retrofitados)

5 x 171 (32B) = 855 +6,3% (80J)

 

O problema é que BEL tem LF médio de 74% e NAT 70%

Link to post
Share on other sites

Me ficou a incógnita suspender Porto-Barcelona devido alta concorrência e dobrar( para 6 diários) Porto-Madri ???

 

Porto Madri tem menos concorrência que Porto-Barcelona para justificar a suspensão total da rota de um e ampliação da outra?

 

No mais é um plano arrojado, focado no corte de rotas deficitárias e ampliação e criação de outras, fora a incrível renovação da frota que fizeram, só falta corrigir os atrasos frequentes !

Muito bom TAP!

Link to post
Share on other sites

Me ficou a incógnita suspender Porto-Barcelona devido alta concorrência e dobrar( para 6 diários) Porto-Madri ???

 

Porto Madri tem menos concorrência que Porto-Barcelona para justificar a suspensão total da rota de um e ampliação da outra?

 

No mais é um plano arrojado, focado no corte de rotas deficitárias e ampliação e criação de outras, fora a incrível renovação da frota que fizeram, só falta corrigir os atrasos frequentes !

Muito bom TAP!

 

OPO-BCN FR 3 diários, VY 3, TP 2 contra 6 LCC 7M19 400.191 pax

OPO-MAD FR 2 diários + 2 vps TP 3, IB 4, UX 3 546.775

 

LIS-BCN 570.523

LIS-MAD TP 6 diários, IB 4, UX 4, U2 2 916.580

 

TP deve ter +O&D do Brasil pra Espanha do que IB ou UX. E agora tem o trânsito dos voos dos EUA também.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

13/08/2019

 

Companhia amplia foco nos EUA e Brasil.[/size]

 

TAP mantém espaço conquistado no Porto

No Porto, entre 2017 e 2018, a TAP registou um aumento de 20 por cento (20%) em número de passageiros, ultrapassando pela primeira vez a marca dos dois milhões.....e a quarta frequência semanal Porto-São Paulo.

Por fim, a Ponte Aérea a jato para Lisboa ganha mais uma frequência diária em relação ao verão de 2019. Com estes ajustes, a TAP aumenta ligeiramente as frequências no Porto em 2020 e assegura o espaço reconquistado nos últimos dois anos.

 

Fortalecimento contínuo do Hub em Lisboa

Em Lisboa, o número de passageiros continua também a subir: 8,8 por cento (8%), entre 2017 e 2018, e, este ano, já com um crescimento de 6 por cento (6%). À saída da capital portuguesa, a capacidade dedicada a Estugarda, Colónia e Basileia, será redirecionada para outros mercados. Será criada uma nova Ponte Aérea ligando Lisboa a Madrid. Alem disso, a TAP lançará uma nova rota para Santiago de Compostela, e reforça outras ligações a Espanha, acrescentando voos diários entre Lisboa e as cidades de Barcelona (seis para sete diários), Bilbau, Valência e Málaga, todos de dois para três diários, e Sevilha (de três para quatro voos diários). Também Casablanca, a maior cidade de Marrocos, contará com mais uma frequência diária à saída de Lisboa, melhorando assim a conectividade com a rede intercontinental da TAP. A rota de Telavive, que abriu este ano, é um sucesso comprovado, motivo pelo qual a Companhia aposta agora em dois voos diários, em vez de apenas um, e ambos com o moderno A321 Long Range, permitindo assim melhor conectividade de Israel com os Estados Unidos e Brasil.

 

Suspensão da operação em London City

Devido às incertezas de procura por parte dos Clientes, associada ao Brexit, e pelos resultados abaixo do esperado nesse mesmo mercado, a TAP decide suspender a operação no aeroporto de London City, compensando parcialmente os assentos perdidos com o aumento da capacidade dos aviões à partida de Lisboa e do Porto para os restantes aeroportos londrinos, nos períodos de maior procura.

 

 

A rota OPO-GRU continua um sucesso e agora dobrará em relação ao mesmo período do ano anterior. Somadas às 3 VCP-OPO, teremos TMA SP-OPO DIÁRIO,pela primeira vez na história. Vem de encontro ao crescimento de Brasileiros se mudando, estudando e indo fazer negócios no norte de Portugal, sendo Braga a nova queridinha dos Brasileiros. Não me surpreende em nada este aumento sem que prejudique a oferta TMA SP - LIS de 37 freq semanais (TAP + Latam + Azul).

 

Há mais Brasileiros (dentre outras nacionalidades) usando LIS para chegar a Israel, Russia, Marrocos (dentre outros destinos da África) e dentro das dezenas de destinos Europeus, as cidades secundárias da vizinha Espanha. Isto certamente impacta a RAM, que não consegue aumentar de 2 freq semanais no GIG e 3/4 em GRU.

 

Triste pelo fim do LIS-LCY. É UMA MÃO NA RODA pousar neste aeroporto central, mas LHR tb não é ruim (ainda mais no Queen Terminal).

Link to post
Share on other sites

Pelo visto João Pessoa e Maceió vão ficar para 2021. Ezeiza dificilmente sairá agora. Joanesburgo também aposto para 2021 - igualmente algum destino na China, para 2021/2022. Plano ambicioso da TAP!

Link to post
Share on other sites

Tenho minhas dúvidas sobre a atratividade pra TAP de voar pra China.

 

A grande demanda ali vem do centro da Europa, e voar de TAP pra China é backtrack pra eles.

Vender EUA-Portugal-China é fora de questão.

Confiar no Brasil com demanda fraca, economia patinante e inúmeras opções no BR-CN não dá

Sobrevoar o espaço aéreo russo é insandecidamente caro.

Emirates tem 2x diários pra LIS e 1 pra OPO; QR um diário pra LIS de 787.

 

Exemplo é a Iberia que há 3 anos mantém tão-somente 3 semanais MAD-PVG.

 

É fato que há muitos chineses ricos em Portugal, mas não sei se eles por si sós justificariam.

Link to post
Share on other sites

Falando em ligações da península ibérica para o leste asiático. Saiu no Routes O.

 

Iberia in summer 2020 season plans to expand service to Japan, reflected in last weeks schedule update. From 29MAR20, the oneWorld carrier will operate Airbus A350-900XWB aircraft on this route, replacing Airbus A330-200. Service operates 5 times a week.

 

IB6801 MAD1300 0925+1NRT 359 x23

IB6800 NRT1105 1815MAD 359 x34

 

Subject to Government Approval, service will expand to daily from 17JUN20.

Link to post
Share on other sites

Considerando que o LF nos meses de junho, julho, e etc no BEL-LIS é bem maior, acredito que dê pra rodar 5x na semana sim. Um incremento de 50 assentos semanais não acredito que seja algo absurdo pro mercado daqui

 

O interessante é transformar todo atendimento da base em A321. Esse misto A332 + A321 gera duvidas; Daí na alta viria com o A321 7x.

Link to post
Share on other sites

Alguns pilotos expatriados vão gostar muito, vários tripulantes que voam na Ásia estão com a família morando em Portugal e Espanha. Com dupla cidadania fica muito bom.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Falando em ligações da península ibérica para o leste asiático. Saiu no Routes O.

 

Iberia in summer 2020 season plans to expand service to Japan, reflected in last weeks schedule update. From 29MAR20, the oneWorld carrier will operate Airbus A350-900XWB aircraft on this route, replacing Airbus A330-200. Service operates 5 times a week.

 

IB6801 MAD1300 0925+1NRT 359 x23

IB6800 NRT1105 1815MAD 359 x34

 

Subject to Government Approval, service will expand to daily from 17JUN20.

 

Vai pegar o período de Olimpíadas de Tóquio. Tomaram que mantenham o A350 para o calendário W20.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade